Engenharia Ambiental e Sanitária

Acesse o vídeo do Curso:

/portal/resources/files/372/2019%20-%20Eng_%20Ambiental%20e%20Sanit%C3%A1ria.mp4

Mais informações: https://www.unesc.net/portal/capa/index/372

Por: Mariane Martins Cunha 12 de fevereiro de 2019 às 10:53
Compartilhar Comente

Unesc participa da etapa final da construção do Plano de Manejo da APA da Baleia Franca

Unesc participa da etapa final da construção do Plano de Manejo da APA da Baleia Franca
Reuniões ocorreram na última semana em Laguna (Fotos: Divulgação) Mais imagens

Mais um passo importante foi dado em prol do meio ambiente no Sul do Estado. Na última semana, representantes de diversas entidades e instituições se reuniram durante quatro dias para a 2ª Oficina de Planejamento Participativo para a elaboração do Plano de Manejo da APA da Baleia Franca. O encontro, que encerrou quinta-feira (19/4), marcou a etapa final do projeto e ocorreu em Laguna. A Unesc é uma das instituições conselheiras desta unidade de conservação federal.

Segundo o professor do PPGCA (Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais) e do curso de graduação em Engenharia Ambiental e Sanitária da Unesc, Carlyle Torres Bezerra de Menezes, após todas as contribuições apresentadas até o momento por meio da proposição da criação de zonas, normas e diretrizes gerais, a etapa seguinte será o da consolidação dos dados, com a revisão do ponto de vista técnico e jurídico. De acordo com ele, a previsão é que até setembro de 2018 seja publicado e instituído o Plano de Manejo, que se constituirá no principal instrumento de gestão e zoneamento econômico-ecológico do território da APA.

O espaço abrange nove municípios e compreende áreas terrestres e marinha, ao longo de uma faixa litorânea de 130 quilômetros de extensão e 156 mil hectares, entre o município de Balneário Rincão e o Sul da Ilha de Florianópolis. Possui uma grande diversidade de atributos naturais, destacando-se internacionalmente por ser um dos principais santuários para a reprodução da Baleia Franca e por integrar diversos ecossistemas marinho-costeiros de grande importância ecológica, que abriga diversas espécies da flora e fauna ameaçadas de extinção, além de um patrimônio sociocultural formado por comunidades e povos tradicionais.

O Plano de Manejo vem sendo construído desde do ano de 2015 de forma participativa com a presença dos diversos setores da sociedade que integram o seu território. Neste processo ocorreram diversas oficinas setoriais com a participação dos diversos seguimentos da sociedade, culminando com esta etapa final de planejamento.

“Tendo em vista os diversos interesses existentes, que muitas vezes são conflitantes entre alguns setores econômicos e movimentos socioambientais presentes neste território, faz com que o processo participativo adotado para a construção do Plano de Manejo seja um instrumento de fundamental importância, de maneira a permitir o diálogo e superação dos conflitos existentes”, afirma o professor da Unesc, que salienta ainda a importância da integração do Plano de Manejo da APA com outros Planos Diretores Municipais e os Planos de Gestão de Bacias Hidrográficas.

Representam a Unesc no Conselho Gestor da APA da Baleia Franca, Menezes, como conselheiro titular e o professor do curso de graduação em Ciências Biológicas e também do PPGCA, Robson dos Santos, que é  conselheiro suplente. O Conselho Gestor foi criado em 2006. A Unesc vem contribuindo com as atividades desde início. O professor afirma que a intenção do Conselho Gestor é fortalecer o processo de gestão pública participativa em uma unidade de conservação de importância em âmbito regional e nacional, por meio de um processo que vem sendo considerado modelo de gestão participativa por parte do ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade), órgão integrante do Ministério do Meio Ambiente.
 

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Milena Spilere Nandi 23 de abril de 2018 às 12:01
Compartilhar Comente

Projeto de extensão discute tratamento adequado de resíduos na José Contim Portella

Projeto de extensão discute tratamento adequado de resíduos na José Contim Portella
Encontro desta quinta apresentou uma série de possibilidades a serem desenvolvidas Mais imagens

Discutir novas ações relacionadas ao tratamento adequado de resíduos sólidos, envolvendo coleta seletiva e reaproveitamento de material para produção de papel artesanal no ambiente escolar. Com este objetivo, a equipe do projeto de extensão da Unesc “Educação e gestão ambiental na Escola Municipal José Contim Portella e sua ampliação para a comunidade do entorno”, que integra o Programa Território Paulo Freire, participou da reunião pedagógica da escola nesta quinta-feira (20/4).

Na oportunidade, o coordenador do projeto, professor José Carlos Virtuoso, e a acadêmica bolsista Marina Pacheco Teixeira (Ciências Biológicas) apresentaram uma séria de possibilidades que poderão ser desenvolvidas no local. “Oficinas de reciclagem e confecção de papel artesanal são expedientes já desenvolvidos que deverão ser retomados, por indicação dos próprios docentes, os quais deverão inseri-los como conteúdo a ser trabalhado em sala de aula. Essas são iniciativas que já apresentaram bons resultados junto aos alunos das diversas turmas, das séries iniciais do ensino fundamental (1º ao 5º ano)”, explicou Virtuoso.

Água da chuva já é utilizada

Sequência de projetos anteriores na José Contim Portella, a iniciativa extensionista já rendeu ao estabelecimento a implantação de um sistema de captação de água da chuva, cujo uso é destinado à lavação do pátio e rega das plantas. Da mesma forma, uma composteira recebe os resíduos orgânicos que viram húmus para aproveitamento no jardim. “Estamos muito motivados para dar sequência ao processo, que contribui muito para a sensibilização ecológica na escola”, disse a diretora, Simone Garcia Conceição de Sá.

O projeto, que utiliza conceitos de gestão ambiental como estratégia pedagógica de sensibilização, também contempla ações a serem desenvolvidas no conjunto Residencial Venezia, situado em frente à escola, no Bairro São Sebastião. Uma delas é o apoio para o correto gerenciamento de resíduos no condomínio, composto por 16 unidades habitacionais em que residem aproximadamente 1.300 pessoas. A equipe extensionista também tem a colaboração do professor Gustavo Zambrano e do bolsista Eduardo Fernandes Martinello (Engenharia Ambiental e Sanitária).

 

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

20 de abril de 2017 às 15:13
Compartilhar Comente

Projeto de extensão leva educação ambiental a crianças da região

Projeto de extensão leva educação ambiental a crianças da região
Ação foi desenvolvida na Escola Municipal Caetano Ronchi, do Bairro São Defende Mais imagens

Um projeto de extensão da Unesc visitou a Escola Municipal Caetano Ronchi, do Bairro São Defende, para realizar atividades de educação ambiental. As ações do projeto Ambiente e Cidadania: Educação Ambiental em escolas do Território Paulo Freire, localizadas próximas à nascente do Bairro Santo André, foram desenvolvidas com oficinas e uma visita orientada na manhã da última quarta-feira (5/10).

Durante o encontro as crianças do quarto ano participaram da oficina “O papel da formiga na cadeia ecológica”. Já a turma do quinto ano visitou a Nascente do Loteamento Santo André. As duas atividades buscaram desenvolver conhecimentos sobre o ambiente no entorno da escola, para estimular o cuidado e manter o equilíbrio na comunidade.

O projeto é coordenado pelos professores Maristela Giassi, Elizabeth Siervi e Dourival Giassi, com o auxilio das bolsistas Joésia Campos e Jaqueline Porto. Julia Faedo e Gisele Delfino foram voluntárias na ação.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

06 de outubro de 2016 às 11:56
Compartilhar Comente

Oficina de papel reciclado estimula reuso de materiais

Oficina de papel reciclado estimula reuso de materiais
Atividade foi realizada com alunos Contim Portella Mais imagens

Estimular o reuso de materiais para a adoção de práticas mais conscientes em relação aos cuidados com o meio ambiente. Este é o objetivo principal da oficina de papel realizada com alunos da Escola de Ensino Fundamental José Contim Portella, do Bairro São Sebastião, em Criciúma. A atividade compreende mais uma ação do projeto de extensão da Unesc “Educação e gestão ambiental na escola José Contim Portella, Criciúma, SC: fortalecimento dos processos de Ecoformação e sua ampliação para a comunidade do entorno”. Iniciativa que integra o Território Paulo Freire, programa institucional da Universidade, desenvolvido em 11 bairros na região da Grande Santa Luzia.

Na oficina, os alunos aprendem o processo de produção de papel artesanal, que é muito simples – o papel, preferencialmente os menos rígidos, são picados e moídos com água em liquidificador, ganhando forma numa tela. “Com esta atividade, podemos estimular nossos alunos a repensarem sobre o descarte adequado de papel e o seu reaproveitamento”, afirmou a professora Alessandra Rodrigues Cardoso. Responsável pela disciplina de Artes, ao lado das colegas Maiara de Souza, Eliana Guimarães Barth e Ângela Cristina Matias, ela pretende desenvolver uma cartilha sobre coleta seletiva de resíduos e de reaproveitamento do papel.

Antes desta oficina, todos os alunos da escola – da Educação Infantil às séries iniciais do Ensino Fundamentais, aproximadamente 500 crianças receberam informações sobre coleta seletiva, por meio de palestra realizada no mês de setembro. A equipe extensionista é composta pelos bolsistas Eduardo Fernandes Martinello (Engenharia Ambiental e Sanitária) e Marina Pacheco Teixeira (Ciências Biológicas) e professores José Carlos Virtuoso (coordenador) e Gustavo Dembler Zambrano. A atividade desta segunda-feira, prevista para os dois períodos, tem a orientação da acadêmica de Artes Visuais Maria Cristina Pacheco.

 

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

24 de outubro de 2016 às 11:48
Compartilhar Comente