Engenharia Ambiental e Sanitária

Curso de Engenharia Ambiental e Sanitária presente no Dia Mundial da Água

No Dia Mundial da Água, comemorado em 22 de março, acadêmicos e professores do Curso de Engenharia Ambiental e Sanitária estiveram presentes na Praça Nereu Ramos (Criciúma/SC) com atividades de conscientização.

Também estiveram presentes no Evento, a FAMCRI, o cursos de licenciatura da UNESC, o PPGCA, o PPGE, o museu de Zoologia da Universidade em parceria com a Polícia Militar e escolas da região.

Foi um momento enriquecedor, ao qual as pessoas que por ali fizeram visita, puderam aprender e entender a importância da água.

Por: Mariane Martins Cunha 25 de março de 2019 às 14:24
Compartilhar Comente

Acesse o vídeo do Curso:

/portal/resources/files/372/2019%20-%20Eng_%20Ambiental%20e%20Sanit%C3%A1ria.mp4

Mais informações: https://www.unesc.net/portal/capa/index/372

Por: Mariane Martins Cunha 12 de fevereiro de 2019 às 10:53
Compartilhar Comente

Elaine encontrou na Unesc as ferramentas para lutar por um futuro sustentável

Elaine encontrou na Unesc as ferramentas para lutar por um futuro sustentável
Hoje ela está na oitava fase do curso de Engenharia Ambiental e Sanitária (Fotos: Mayra Lima) Mais imagens

Mudar o mundo. Era essa a percepção de futuro que Elaine Adriano tinha aos 6 anos de idade. Depois de participar de palestras sobre o meio ambiente na escola, ela começou a influenciar seus pais a separarem o lixo e ter outras atitudes sustentáveis. Essa era a área que ela queria atuar, encontrando no curso de Engenharia Ambiental e Sanitária da Unesc a sua profissão. Hoje, na oitava fase do curso, Elaine se sente realizada, embriagada pela certeza de contribuir com um amanhã mais sustentável.

Elaine conta que descobriu a Unesc quando ainda morava em São João do Sul, por meio de seus professores do Ensino Médio, que também se formaram na Instituição. “Eles falavam que a Unesc trazia diversas oportunidades de bolsas, e também fortaleciam o cuidado que devíamos ter com o nosso histórico escolar. E foi pelas minhas notas que eu consegui tanto ingressar na Universidade quanto conseguir uma bolsa de estudos, agradeço muito a eles”, ressaltou a aluna.

Extensão, experiência e objetivos futuros

O primeiro estágio de Elaine também foi dentro da Unesc, no Museu de Zoologia da Universidade. “Trabalhei um ano no Museu e adquiri uma experiência incrível, principalmente na área de ecologia, sobre a fauna e a flora e todo o universo da zoologia. Hoje, eu atuo na Racli – Limpeza Urbana, que tem o intuito de conscientizar a população sobre questões ambientais. O que aprendi no Museu, carrego no meu atual estágio, e as experiências que tenho hoje vou levar para o meu futuro profissional também”, contou.

Ao ter contato com a Educação Ambiental por meio dos dois estágios, Elaine também se interessou pela vida acadêmica. “Tenho vontade de fazer um mestrado e até um doutorado na Unesc, para dar aula dentro da minha área. A oratória e o contato com as pessoas por meio do ensino me encantam”, ressaltou a aluna.

Escolha Unesc

Os interessados em ingressar no Ensino Superior em 2018 podem participar do Escolha Unesc, que está com inscrições abertas (online) até o dia 9 de março. As inscrições também ocorrem de forma presencial, sendo que o primeiro período é entre 27 de novembro e 21 de dezembro.

O ingresso se dá por meio do Histórico Escolar e o acadêmico tem a oportunidade de participar do Nossa Bolsa, e ser beneficiado com bolsas de estudos de 70% ou 100%, dependendo do seu perfil socioeconômico. Na primeira fase, também há a possibilidade de descontos de 30% ou 20%

Na Unesc, o calouro vai encontrar cursos nas áreas de educação, saúde, ciências sociais aplicadas, engenharia e tecnologia avaliados pelo MEC (Ministério da Educação) com notas 4 e 5 – de um máximo de 5 – devido a qualidade de seu processo de aprendizagem, infraestrutura e qualificação dos professores da Unesc.

Confira mais informações (clique aqui)

www.unesc.net/portal/capa/index/733

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Mayra Antonio De Lima 08 de dezembro de 2017 às 14:53
Compartilhar Comente

Iniciam as Defesas de TCC do Curso de Engenharia Ambiental e Engenharia Ambiental e Sanitária

Sexta-feira (24/11) foi um dia muito importante aqui no Curso de Engenharia Ambiental e Sanitária, pois, deu início às Defesas de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). Até a próxima sexta-feira (01/12) 17 acadêmicos do Curso defenderão seu TCC.

As defesas estão ocorrendo no Bloco P - Salas 15 e 16, nos horários das 08h e das 10h, além disso, é aberta ao público.

Quem necessitar de maiores informações, poderá entrar em contato no telefone.: (48) 3431-2668 e/ou no e-mail.: engambiental@unesc.net

A seguir, seguem fotos dos acadêmicos que já defenderam seu TCC.

Desejamos sucesso a todos!

Por: Mariane Martins Cunha 08 de dezembro de 2017 às 10:08
Compartilhar Comente

Acadêmicos do Curso de Engenharia Ambiental e Sanitária visitam Aterro Sanitário da RAC

Os alunos da 7ª fase   do curso de Engenharia Ambiental e Sanitária participaram de visita técnica ao Aterro Sanitário da RAC Saneamento e Tecnologia Ambiental para Disposição e Tratamento de Resíduos  onde puderam observar na prática os conteúdos aprendidos em sala de aula. A empresa opera com licença ambiental e é especializada no gerenciamento, destacando-se o tratamento e a disposição final, de resíduos sólidos urbanos (domiciliares e comerciais) e industriais Classe II (IIA e IIB), conforme classificação definida pela NBR 10.004/2004.

A visita teve como objetivo observar as obras e infraestrutura componentes de um aterro sanitário, bem como sua operação e funcionamento.

De acordo com o professor Mario Ricardo Guadagnin, "os discentes puderam acompanhar de perto a operação das máquinas compactadoras, a impermeabilização do solo com membranas geotécnicas e também a drenagem de gases e percolados(chorume), sistema de tramento de chorume e o avanço no projeto piloto de de geração de energia com biogás". 

O evento foi orientado e supervisionado pelo professor  Mario Ricardo Guadagnin responsável pela disciplina de Gestão de Resíduos Sólidos Urbanos, e acompanhada pelo professor Luis Afonso dos Santos que aproveitou a visita para registrar fotografias que farão parte de uma obra em fase de concepção sobre a rota do consumo - descarte - desperdício  de resíduos em suas interfaces social (catadores e  sua invisibilidade), ambiental (aspectos e impactos da geração de resíduos) e econômico (cadeia de reciclagem).

Por: Mariane Martins Cunha 17 de novembro de 2017 às 17:01
Compartilhar Comente