Engenharia Ambiental e Sanitária

Unesc internacional: Aluno de Engenharia Ambiental e Sanitária faz intercâmbio na Espanha

Unesc internacional: Aluno de Engenharia Ambiental e Sanitária faz intercâmbio na Espanha
Além das aulas na Universidade de Santiago de Compostela, Eduardo Martinello atuará com pesquisa (Foto: Divulgação) Mais imagens

O início de 2020 tem sido de descobertas e muito aprendizado para o aluno da nona fase de Engenharia Ambiental e Sanitária da Unesc, Eduardo Fernandes Martinello. No fim de janeiro, ele saiu de sua cidade natal, Araranguá, com destino à Espanha. Mais precisamente, à Universidade de Santiago de Compostela, onde ficará por seis meses fazendo intercâmbio com atividades de ensino e pesquisa. A temporada no exterior é só o início de um projeto profissional – e pessoal – do estudante da Unesc.

No campus de Lugo fica a Faculdade Politécnica, local em que Martinello estudará durante seis meses até voltar ao Brasil para concluir a graduação na Unesc, para depois dar continuidade aos estudos – provavelmente com um mestrado na Espanha. “O objetivo maior do intercâmbio é crescer enquanto ser humano. Conhecer outra realidade, outra cultura, outra língua, outras pessoas e costumes. Conhecer outras metodologias de estudo, pesquisas na minha área e olhar o Brasil de fora, com uma visão completamente aberta, para depois poder levar tudo o que eu aprendi e compartilhar com as pessoas, principalmente com aqueles que não tiveram a oportunidade que eu tive. Também amadurecer a ponto de, no futuro, realizar meus maiores sonhos, que são fazer mestrado, doutorado e pós-doutorado”, afirma Martinello, que é o primeiro aluno dos cursos de engenharia da Unesc a fazer intercâmbio na Universidade de Santiago de Compostela.

Um novo mundo

Conhecer novas culturas é um desejo antigo do estudante, e a Espanha, especialmente a região onde fica a cidade de Santiago de Compostela, famosa pela peregrinação católica, era um sonho que o estudante acalentava há anos. “Não conheço muito nem do Brasil, quem dirá do exterior. Boa parte do que sei do nosso país hoje, devo aos meus estudos, aos meus professores, em especial, aos que foram meus orientadores em projetos na Unesc, devo aos meus pais, ao movimento estudantil, que me proporcionou um crescimento muito grande quanto pessoa e, por último, à Universidade, que sempre me deu todo o suporte necessário para que eu fosse defender as minhas pesquisas”.

Sobre a experiência vivida em pouco mais de dois meses de intercâmbio, o acadêmico da Unesc classifica como desafiadora: a primeira vez morando fora de casa, a saudade da família e dos amigos, a adaptação a uma nova cultura e universidade. No entanto, ele encontrou nos laços com outros estudantes estrangeiros uma motivação para não perder o foco. Todos os finais de semana os intercambistas do campus se encontram para conversar e compartilhar vivências. São brasileiros como ele, mexicanos, argentinos, costarriquenhos, italianos, franceses e colombianos.

Projetos de extensão e de pesquisa

Martinello é um extensionista nato. Desde seu ingresso na Unesc, em 2016, esteve envolvido em projetos comunitários. Participou de iniciativas do Programa Território Paulo Freire, que desenvolve projetos na região da chamada Grande Santa Luzia, em Criciúma.

A atuação dele no projeto “Educação e Gestão Ambiental na Escola José Contim Portella, Criciúma, SC: Fortalecimento dos Processos de Ecoformação e sua Ampliação para a comunidade do Entorno”, rendeu um trabalho apresentado e publicado no Encontro Paranaense de Educação Ambiental, em 2017, e no Encontro Sul Brasileiro de Engenharia Ambiental e Sanitária, em 2018.

Em 2019, Martinello participou do “Inovação para a Sustentabilidade”, um programa interno da Unesc que abriu a porta para o estudante debater e trocar saberes, além de render mais um trabalho, desta vez, apresentado no Simpósio Brasileiro de Engenharia Ambiental e Sanitária. No mesmo ano, o aluno recebeu dois destaques de melhores trabalhos na Semana de Ciência e Tecnologia da Unesc.

Na bagagem para Santiago de Compostela, o aluno levou a pesquisa “Estudo de Impactos Ambientais Devido ao Uso de Agrotóxicos e Possibilidades de Transição para Sistemas Agroecológicos”, para ser finalizada durante o intercâmbio. Orientado pelo professor Carlyle Torres Bezerra de Menezes, o estudo deve ser apresentado no retorno do aluno de Engenharia Ambiental e Sanitária ao Brasil.  

Experiência deve virar livro

As vivências de Martinello no exterior vão render um livro. O aluno da Unesc já está escrevendo sobre este momento de sua vida e pensa em lançar uma espécie de manual para auxiliar, especialmente, futuros intercambistas. 

“Na vida profissional, esta experiência vai me preparar e abrir portas para continuar meus estudos e minhas pesquisas em outros lugares do mundo, e até mesmo na Unesc, que é uma grande universidade. Na vida pessoal, acredito que vai servir como um aprendizado muito grande, conhecer outro país e sentir na pele as dores de morar longe e as alegrias das vitórias que estão por vir. Além de conseguir notar o quão pequenos somos neste mundo tão grande, servirá para aguçar aquilo que eu já defendia no Brasil, fazer o bem e ser ético, afinal, quão grande somos se não do mesmo tamanho do próximo?”, salienta.

Internacionalização

A Unesc é uma Instituição de Ensino Superior internacionalizada. E é por isso que o estudante de Engenharia Ambiental e Sanitária, Eduardo Fernandes Martinello, conseguiu realizar o sonho de conhecer a Espanha. A quantidade de acordos e convênios internacionais que a Universidade tem com institutos superiores, hospitais, universidades e institutos politécnicos ultrapassa a casa dos 50, em mais de 20 países (Alemanha, Argentina, Canadá, Espanha, Portugal, Chile, França, Irlanda, Rússia e Suíça são alguns deles). 

A maioria dos acordos internacionais da Unesc preveem intercâmbio para estudantes e professores. Além de possibilitar que acadêmicos e docentes passem um período estudando e participando de projetos de pesquisa em instituições estrangeiras, a Unesc recebe estudantes de outros países para fazer parte do curso de graduação ou de pós em seu campus. Os países que mais mandam alunos para intercâmbio na Unesc são Espanha, Rússia e Angola.

Para a reitora da Unesc, Luciane Bisognin Ceretta, ao investir em sua internacionalização, a Unesc se coloca mais uma vez como protagonista na região quando o assunto é educação e formação diferenciada. “A parceria com instituições de diversas partes do mundo coloca a Unesc à frente, e isso tem reflexos também na formação acadêmica de nossos estudantes. Eles têm a possibilidade de conhecer novas culturas e instituições e, ao voltar, também colaboram com a disseminação desse conhecimento. Nós também recebemos estudantes estrangeiros, e a presença deles em nosso campus é valiosa e agregadora”.

Milena Nandi – Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing 

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

09 de março de 2020 às 15:35
Compartilhar Comente

Instagram @engambientalsanitaria_unesc abre espaços para alunos, Centro Acadêmicos, Empresa Jr e Egressos divulgarem seus conteúdos

Instagram @engambientalsanitaria_unesc abre espaços para alunos, Centro Acadêmicos, Empresa Jr e Egressos divulgarem seus conteúdos
Mais imagens

O Curso de Eng. Ambiental e Sanitária abriu espaços para seus egressos, estagiários, Centro Acadêmico, Atlética e Empresa Jr, divulgarem seus trabalhos. 

Com isso, acredita-se que o Curso irá interagir com seus acadêmicos, comunidade em geral e egressos, levando conteúdo de qualidade.

Siga-nos: @engambientalsanitaria_unesc

Sugestões serão sempre bem-vindas!

Por: Mariane Martins Cunha 08 de abril de 2019 às 09:11
Compartilhar Comente

Acesse o vídeo do Curso:

/portal/resources/files/372/2019%20-%20Eng_%20Ambiental%20e%20Sanit%C3%A1ria.mp4

Mais informações: https://www.unesc.net/portal/capa/index/372

Por: Mariane Martins Cunha 12 de fevereiro de 2019 às 10:53
Compartilhar Comente

Mobilidade Acadêmica: Estudantes da Unesc podem estudar fora do Brasil

Mobilidade Acadêmica: Estudantes da Unesc podem estudar fora do Brasil
Oportunidade oferece 19 vagas até o dia 5 de outubro (Foto: Divulgação) Mais imagens

França, Espanha, México, Portugal, Uruguai e Perú. Os destinos são muitos e os estudantes da Unesc podem aproveitar o programa de Mobilidade Acadêmica para estudar fora do Brasil. As inscrições podem ser feitas no Escritório de Relações Internacionais até 5 de outubro, de segunda a quinta-feira, das 8 às 12 horas e das 13 às 17 horas, e na sexta-feira das 8 às 12 horas. O espaço fica localizado na sala 1 do Bloco do Estudante e atende pelo telefone (48) 3431-2660.

A oportunidade oferece 19 vagas para os cursos: Arquitetura e Urbanismo, Administração, Comércio Exterior, Engenharia Ambiental e Sanitária, Ciências Contábeis, Direito, Biomedicina, Farmácia, Odontologia, Ciências Econômicas, Fisioterapia, Letras, Artes Visuais, Enfermagem, Geografia, História, Nutrição, Ciências Biológicas, Psicologia e Matemática.

Os estudantes selecionados iniciam os estudos no primeiro semestre de 2019. Confira os destinos e normas de participação clicando aqui.

Seleção

Para realizar a inscrição, o candidato deve ter em mãos uma cópia do RG e do CPF, o histórico escolar original emitido pela Centac e preencher o cadastro no Escritório de Relações Internacionais.

O processo seletivo é realizado pela análise da média geral do histórico escolar do acadêmico. Os estudantes selecionados são submetidos a um novo processo seletivo na Universidade de destino. O resultado final será divulgado em edital no portal Unesc, no dia 9 de outubro.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Leonardo Ferreira Barbosa 21 de setembro de 2018 às 18:32
Compartilhar Comente

Acadêmicos se preparam para experiência internacional

Acadêmicos se preparam para experiência internacional
Oito acadêmicos vão fazer intercâmbio a partir do segundo semestre (Fotos: Milena Nandi) Mais imagens

Caio Canarin Mroninski, da terceira fase do curso de Design – ênfase em Projeto de Produtos da Unesc se prepara para uma experiência única. Ele faz parte do grupo de oito acadêmicos da Universidade que estão afivelando as malas para fazer intercâmbio em Instituições de Ensino Superior de Portugal, Argentina, Áustria e Peru. Caio vai passar um ano na Universidade Nacional de Avellaneda, na Argentina, e será o primeiro aluno do curso de Design a ter a dupla titulação. “A Unesc e Avellaneda têm um acordo para que estudantes de Design daqui e de Desenho Industrial de lá possam fazer intercâmbio e quando se formar, ter diplomas das duas instituições. É uma oportunidade muito interessante e estou com uma expectativa muito boa a respeito desse intercâmbio”, comentou.

Nesta quinta-feira (18/5), Mroninski e os outros acadêmicos que irão embarcar no segundo semestre para estudar no exterior – para passar de um mês a um ano – tiveram um encontro com o reitor da Unesc, Gildo Volpato, que desejou sucesso nesta nova etapa da vida acadêmica e pessoal deles. “Parabéns pela coragem de vocês em ir para outro país e a ousadia de sair da zona de conforto. É uma experiência pessoal e acadêmica muito interessante. Aproveitem também para conhecer lugares, culturas, pessoas. E não esqueçam que mais que representar a Unesc, vocês vão representar o Brasil lá fora. Sucesso para vocês e quando voltarem, compartilhem com todos ao redor as experiências vividas”, afirmou.

Segundo o coordenador de Relações Internacionais da Unesc, Alexandre Possamai, a Universidade é uma das IES catarinenses com mais acordos com instituições do exterior e possibilidades de mobilidade acadêmica. Atualmente, são 44 acordos internacionais com 18 países. Além de ter alunos seus em instituições estrangeiras, a Unesc possui mais de 140 alunos oriundos de 12 países fazendo cursos de graduação e pós.

Além de Mroninski, vão realizar intercâmbio os alunos: Gustavo Cardoso da Silva, Luísa de Campos Loreto e André Luiz Vasconcelos Patrício, que farão um mês do curso de Medicina no Hospital Garcia Orta, em Portugal; já Letícia de Matos Silveira, de Engenharia Química, vai estudar no Management Center Innsbruck, na Áustria; Bianca Luiza Duarte Schmoller vai estudar Direito na Universidade de Coimbra, em Portugal; Sabrina Baesso Cadorin, estudante de Engenharia Ambiental e Sanitária, vai para a Universidade Científica do Sul, no Peru e Débora Jerônimo de Borba, de Arquitetura e Urbanismo, vai para Portugal estudar na Universidade de Algarve.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Milena Spilere Nandi 18 de maio de 2017 às 21:57
Compartilhar Comente