Engenharia Ambiental e Sanitária

Educação ambiental

A equipe do projeto de extensão “Educação Ambiental com Enfoque na Preservação da Reserva Biológica Estadual do Aguaí”, realizou recentemente atividades com os alunos dos terceiros e segundos anos do Ensino Médio das escolas de Educação Básica Humberto Hermes Hoffmann (Nova Veneza) e Udo Deeke (Treviso). Durante os encontros, foram desenvolvidas atividades pedagógicas sobre a contribuição que Reserva Biológica Estadual do Aguaí exerce sobre a qualidade do ar (jogo didático denominado “Poluição do Ar”), e das águas (determinação do pH de drenagem ácida de mineração e oficinas de confecção de terrários e mata ciliar).

O projeto é coordenado pela professora Miriam da Conceição Martins, tendo como colaboradoras as professoras Marta Valéria de Souza Hoffman e Paula Tramontin Pavei, como voluntária a técnica de laboratório Zenaide Paes Topanotti, juntamente com os acadêmicos bolsistas Carlos Henrique Devilla Marcello e Lia Cristiam Nascimento dos Santos, dos cursos de Engenharia Ambiental e Sanitária e Ciências Biológicas, respectivamente.

Por: Milena Spilere Nandi 11 de novembro de 2019 às 09:00
Compartilhar Comente

Educação ambiental

Na semana, o projeto de extensão “Educação Ambiental com Enfoque na Reserva Biológica Estadual do Aguaí” realizou uma atividade abordando a temática “Poluição Atmosférica”, com a participação de alunos do segundo ano do Ensino Médio da Escola de Educação Básica Udo Deeke, em Treviso.

“Iniciamos explicando as diversas ações que culminam na poluição da atmosfera, na sequência propomos um jogo educativo sobre o tema, onde os estudantes puderam interagir sobre as questões abordadas, tornando o processo de aprendizagem dinâmico e interativo”, conta o acadêmico do curso de Engenharia Ambiental e Sanitária e bolsista do projeto, Carlos Henrique Devilla Marcello.

O projeto envolve professores e alunos cursos de Ciências Biológicas e Engenharia Ambiental e Sanitária.

Por: Milena Spilere Nandi 16 de outubro de 2019 às 17:00
Compartilhar Comente

Professores participam de Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia

Professores participam de Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia
Mais imagens

Os professores Angela Arnt, Marta Hoffman e Michael Peterson participaram do 47º Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia e 2º Simpósio Internacional de Educação em Engenharia da Abenge (Associação Brasileira de Educação em Engenharia). O evento ocorreu de 16 a 20 de setembro, em Fortaleza, Ceará.

No evento, os professores participaram de oficinas sobre metodologias ativas, fóruns, mesas redondas e sessões técnicas que abordam temas como: “As novas DCN's e políticas públicas para a implantação e avaliação”; “Currículos inovadores para os cursos de Engenharia”; “Inovação na educação em Engenharia e na Educação Continuada” e “Projetos internacionais de cursos”.

Por: Milena Spilere Nandi 25 de setembro de 2019 às 16:54
Compartilhar Comente

Comunidade

Professores e acadêmicos dos cursos de Ciências Biológicas, Direito, Enfermagem, Engenharia Ambiental e Sanitária, Farmácia, Fisioterapia, Medicina, Nutrição, Psicologia e Odontologia participaram de uma ação comunitária no último sábado (10/8), em Araranguá.

A iniciativa beneficiou mais de 250 pessoas, com atividades como aferição de pressão arterial e orientações de saúde, auriculoterapia, avaliação nutricional, IMC (Índice de Massa Corporal), orientações nutricionais, orientações referentes ao uso racional de medicamentos e relacionadas ao "Agosto Dourado" (mês dedicado à intensificação das ações de promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno), avaliação do estresse, qualidade de vida e orientação profissional, além de informações sobre a compostagem e divulgação dos cursos da Unesc Virtual.

Por: Milena Spilere Nandi 13 de agosto de 2019 às 16:52
Compartilhar Comente

Projeto de extensão realiza atividade sobre bioindicadores

O projeto de extensão “Educação Ambiental com Enfoque na Preservação da Reserva Biológica Estadual do Aguaí” realizou na última semana, uma atividade sobre bioindicadores com os alunos do terceiro ano do Ensino Médio da Escola de Educação Básica Udo Deeke, em Treviso.

Durante o encontro foi realizada uma palestra sobre bioindicadores e sua importância pela professora da Unesc Miriam da Conceição Martins e em seguida, os estudantes puderam observar pelo microscópio os efeitos causados pela poluição nos botões de uma planta.

O projeto é coordenado pela professora Miriam, tendo como colaboradoras as professoras da Unesc Marta Valéria de Souza Hoffman e Paula Tramontin Pavei e como voluntária, a técnica de Laboratório Zenaide Paes Topanotti. As atividades contam ainda com a participação dos bolsistas Carlos Henrique Devilla Marcello e Lia Cristiam Nascimento dos Santos, acadêmicos dos cursos de Ciências Biológicas e Engenharia Ambiental e Sanitária respectivamente.

Milena Nandi – Assessoria de Imprensa. Comunicação e Marketing

Por: Milena Spilere Nandi 09 de julho de 2019 às 10:14
Compartilhar Comente