Engenharia Ambiental e Sanitária

Educação ambiental

Professores e estudantes do curso de Engenharia Ambiental e Sanitária e de Ciências Biológicas, desenvolvem o projeto de extensão “Educação Ambiental com Enfoque na Reserva Biológica Estadual do Aguaí – SC” com alunos de escolas da região. Nesta segunda-feira (24/9), eles fizeram reuniões na Escola de Educação Básica José do Patrocínio, em Siderópolis com o diretor Mericles Rossa e demais assessoras pedagógicas e na Escola de Educação Básica Udo Deeke, em Treviso, com o diretor Jean Carlos Buogo para apresentar as atividades que serão desenvolvidas ao longo de dois anos e conhecer a estrutura das escolas.

O projeto tem a participação das professoras Marta Valéria Hoffmann, Miriam da Conceição Martins e Paula Tramontin Pavei e dos acadêmicos bolsistas Carlos Henrique Devilla Marcello e Lia Cristiam Nascimento dos Santos.

Por: Milena Spilere Nandi 26 de setembro de 2018 às 17:10
Compartilhar Comente

Mobilidade Acadêmica: Estudantes da Unesc podem estudar fora do Brasil

Mobilidade Acadêmica: Estudantes da Unesc podem estudar fora do Brasil
Oportunidade oferece 19 vagas até o dia 5 de outubro (Foto: Divulgação) Mais imagens

França, Espanha, México, Portugal, Uruguai e Perú. Os destinos são muitos e os estudantes da Unesc podem aproveitar o programa de Mobilidade Acadêmica para estudar fora do Brasil. As inscrições podem ser feitas no Escritório de Relações Internacionais até 5 de outubro, de segunda a quinta-feira, das 8 às 12 horas e das 13 às 17 horas, e na sexta-feira das 8 às 12 horas. O espaço fica localizado na sala 1 do Bloco do Estudante e atende pelo telefone (48) 3431-2660.

A oportunidade oferece 19 vagas para os cursos: Arquitetura e Urbanismo, Administração, Comércio Exterior, Engenharia Ambiental e Sanitária, Ciências Contábeis, Direito, Biomedicina, Farmácia, Odontologia, Ciências Econômicas, Fisioterapia, Letras, Artes Visuais, Enfermagem, Geografia, História, Nutrição, Ciências Biológicas, Psicologia e Matemática.

Os estudantes selecionados iniciam os estudos no primeiro semestre de 2019. Confira os destinos e normas de participação clicando aqui.

Seleção

Para realizar a inscrição, o candidato deve ter em mãos uma cópia do RG e do CPF, o histórico escolar original emitido pela Centac e preencher o cadastro no Escritório de Relações Internacionais.

O processo seletivo é realizado pela análise da média geral do histórico escolar do acadêmico. Os estudantes selecionados são submetidos a um novo processo seletivo na Universidade de destino. O resultado final será divulgado em edital no portal Unesc, no dia 9 de outubro.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Leonardo Ferreira Barbosa 21 de setembro de 2018 às 18:32
Compartilhar Comente

Unesc presente no 28º Seminário de Iniciação Científica da Udesc

Unesc presente no 28º Seminário de Iniciação Científica da Udesc
Evento reuniu educadores, pesquisadores e estudantes durante todo o mês de setembro (Foto: Divulgação) Mais imagens

O professor da Unesc Carlyle Torres Bezerra de Menezes fez parte da Comissão Avaliadora do 28º Seminário de Iniciação Científica da Udesc (Universidade do Estado de Santa Catarina), em Laguna. Durante todo o mês de setembro pesquisadores, professores e estudantes estão fomentando conversas sobre tecnologias e inovações na área ambiental. O docente da Unesc participou do evento nesta quarta-feira (19/9).

Durante o mês de atividades, os participantes apresentaram resultados de pesquisas e debateram sobre os ecossistemas marinho-costeiros da região e abordaram os impactos ambientais em ambientes aquáticos. Para Menezes, o evento contribuiu para a aproximação de áreas do conhecimento. “Este intercâmbio interinstitucional permitiu a aproximação de grupos de pesquisas, incentivando o desenvolvimento de estudos em rede de forma interdisciplinar", destaca o professor.

O docente da Universidade atua no PPGCA (Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais) e também é professor do curso de graduação em Engenharia Ambiental e Sanitária.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Leonardo Ferreira Barbosa 20 de setembro de 2018 às 17:13
Compartilhar Comente

Projeto de extensão busca melhor qualidade de vida a catadores

O projeto de extensão “Gestão de Resíduos, Inclusão Social & Gestão Ambiental Pública”, desenvolvido por professores e acadêmicos da Universidade, busca gerar uma melhor qualidade de vida para os catadores de Criciúma e região, além de auxiliar o município na implantação de uma política pública de gestão de resíduos sólidos em conformidade com a legislação vigente.

Orientado pelo professor Mário Guadagnin, o grupo realiza reuniões semanais. No dia 6 de setembro, os participantes do projeto realizaram uma visita à sede da Acrica (Associação Criciumense de Catadores), onde realizaram uma pesquisa de campo e uma aproximação com os colaboradores com o objetivo de elencar as novas demandas do grupo.

Os participantes do projeto pretendem ainda realizar encontros quinzenais na associação.

Por: Milena Spilere Nandi 17 de setembro de 2018 às 10:24
Compartilhar Comente