Engenharia Ambiental e Sanitária

Engenharia Ambiental e Sanitária realiza ação social de coleta de lixo

Engenharia Ambiental e Sanitária realiza ação social de coleta de lixo
Atividade contou com a participação de professores e estudantes no Farol de Santa Marta (Fotos: Divulgação) Mais imagens

O curso de Engenharia Ambiental e Sanitária realizou, no sábado (15/6), no Farol de Santa Marta, uma ação social que visou a coleta de resíduos materiais deixados na Praia do Cardoso. A atividade envolveu professores e acadêmicos de todas as fases, que recolheram aproximadamente 200 quilos de resíduos. O evento fez parte do calendário de aniversário de 20 anos do curso.

De acordo com a coordenadora do curso, Paula Tramontim Pavei, a ação teve o objetivo de recolher os resíduos materiais e também conscientizar a população da região. “Foi uma ação social que além de praticar o bem, despertou a consciência nos estudantes e nas pessoas que estavam ali”, comentou.

O clima também colaborou com sol e temperatura boa para estar na praia. “Foi um fim de semana de sol na região e tinha algumas pessoas na praia, o que também conscientizou a população que vive e visita o local”, colocou a coordenadora adjunta do curso, Marta Hoffman.

Entre os resíduos recolhidos em maior quantidade estiveram materiais plásticos, chepas de cigarro, roupas e utensílios de pesca. “Nos surpreendemos com a extensão do local, que é visto como um ponto turístico pequeno do litoral, e encontramos vários resíduos, inclusive entre as dunas da praia”, acrescentou.

Os 200 quilos recolhidos foram encaminhados para a coleta urbana da cidade. Os alunos ainda tiveram uma atividade prática com o uso de drones como um recurso na pesquisa de campo dentro da Engenharia Ambiental e Sanitária. 

Vitor Netto - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Vitor Netto Henrique 17 de junho de 2019 às 17:16
Compartilhar Comente

Participantes de projeto de educação ambiental conhecem o campus

A Universidade recebeu recentemente alunos do terceiro ano do Ensino Médio da Escola de Educação Básica Udo Deeke, de Treviso, para uma Visita Orientada pelos diversos espaços do campus. Os estudantes participam do projeto de extensão “Educação Ambiental com Enfoque na Preservação da Reserva Biológica Estadual do Aguaí”.

Durante o tour, organizado pela equipe do projeto e pelos Programas de Relacionamento da Unesc, os visitantes conheceram o  Bloco Administrativo, o Museu de Zoologia, a Biblioteca, o Ginásio José Antônio Carrilho, as quadras poliesportivas e as Clínicas Integradas. O grupo ainda participou de aulas demonstrativas nos laboratórios do Bloco S, as possibilidades que a Unesc oferece na formação profissional e cidadã e as oportunidades de bolsas de estudo, pesquisa e extensão.

O projeto é coordenado pela professora Miriam da Conceição Martins, tendo como colaboradoras as professoras Marta Valéria de Souza Hoffman e Paula Tramontin Pavei, como voluntária, a técnica de Laboratório Zenaide Paes Topanotti, juntamente com os acadêmicos bolsistas Carlos Henrique Devilla Marcello e Lia Cristiam Nascimento dos Santos, dos cursos de Ciências Biológicas e Engenharia Ambiental e Sanitária respectivamente.

Milena Nandi – Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Milena Spilere Nandi 12 de junho de 2019 às 11:39
Compartilhar Comente

Estudantes de Engenharia Ambiental e Sanitária trocam experiências com egressos

Estudantes de Engenharia Ambiental e Sanitária trocam experiências com egressos
Atividade fez parte da 14ª Semana de Meio Ambiente e Valores Humanos (Fotos: Leonardo Ferreira) Mais imagens

As comemorações do aniversário de 20 anos do curso de Engenharia Ambiental e Sanitária da Unesc iniciaram na manhã desta quarta-feira (5/6) com conhecimentos e trocas de experiências. A mesa redonda, com o tema “Desafios e oportunidades do engenheiro ambiental e sanitarista no mundo contemporâneo", reuniu egressos da Universidade com atuação de destaque para dialogar com os estudantes e apresentar a realidade da área.

“O dia 5 de junho é uma data especial. Hoje comemoramos o Dia do Meio Ambiente e iniciamos uma programação especial em homenagem ao curso. Para o primeiro encontro, reunimos engenheiros ambientais de diferentes áreas para compartilhar momentos vividos na profissão e apresentar as ricas oportunidades que se apresentaram em suas trajetórias”, destaca a coordenadora do curso, Paula Tramontim Pavei.

O encontro contou com a presença do presidente da Comissão de Meio Ambiente e Valores Humanos da UniversidadeCarlyle Torres Bezerra de Menezes, que foi o primeiro coordenador e um dos idealizadores do curso. Para ele, a troca de informações entre egressos e acadêmicos é um momento importante e que se valoriza diante de uma data especial como os 20 anos.

Palestrantes

  • Luiz Henrique da Silva – experiência na área de gestão ambiental, tratamento de efluentes e rejeitos de mineração do carvão.
  • Patrícia Darolt da Costa – Mestre em Ciências Ambientais, atua no desenvolvimento de gestão e controle de licenças e condicionantes ambientais. É empreendedora, tesoureira na ACEAMB (Associação Catarinense de Engenharia Ambiental) e inspetora do Crea SC (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Santa Catarina).
  • Émilin Casagrande de Souza – Vicência nas áreas de saneamento ambiental, gestão ambiental, resíduos sólidos, modelagem matemática de rompimento de barragens e geoprocessamento. Também é consultora e trabalha com licença ambiental e modelagem hidrológica.
  • Lara Possamai Wesler – Engenheira ambiental no Ima (Instituto do Meio Ambiente).
  • Monique Demarch – Com experiência em negócios de impacto, participou via web conferencia e abordou a engenharia e suas interdisciplinaridades.

O curso

Com momentos que marcaram a história da Unesc, o curso de Engenharia Ambiental e Sanitária foi criado em 1998 para suprir a necessidade de profissionais com expertise, em uma região de grande exploração do meio ambiente. “O engenheiro ambiental e sanitarista tem uma outra visão sobre o espaço que ocupa. Ele é um profissional que não pensa apenas em si, mas se preocupa com a natureza, com as pessoas e com a qualidade de vida na comunidade”, afirma Paula.

Até o segundo semestre de 2018, mais de 470 profissionais da área foram formados na Universidade, sendo 11 vindos de outros países. Em sua trajetória, mais de 500 trabalhos de pesquisa e de extensão na comunidade já passaram pelas mãos de estudantes do curso, em temas como recuperação de áreas degradadas, planos de saneamentos, estudos de impacto ambiental e monitoramentos.

Segundo a coordenadora, a Engenharia Ambiental e Sanitária também foi pioneira na criação da primeira empresa júnior federada da Instituição, a Eco Júnior. “A inovação, o engajamento, o espirito de equipe, os aprendizados, a solidariedade, as amizades e as novas histórias são o que nos motivam para os próximos 20 anos”, ressalta.

A atividade proposta nesta quarta-feira fez parte da programação da 14ª Semana de Meio Ambiente e Valores Humanos. A coordenadora adjunta, Marta Valéria Guimarães de Souza Hoffman, e o presidente do Centro Acadêmico, Eduardo Martinello, também estiveram presentes.

Leonardo Ferreira – Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Leonardo Ferreira Barbosa 05 de junho de 2019 às 11:10
Compartilhar Comente