Engenharia Ambiental e Sanitária

Unesc participa da etapa final da construção do Plano de Manejo da APA da Baleia Franca

Unesc participa da etapa final da construção do Plano de Manejo da APA da Baleia Franca
Reuniões ocorreram na última semana em Laguna (Fotos: Divulgação) Mais imagens

Mais um passo importante foi dado em prol do meio ambiente no Sul do Estado. Na última semana, representantes de diversas entidades e instituições se reuniram durante quatro dias para a 2ª Oficina de Planejamento Participativo para a elaboração do Plano de Manejo da APA da Baleia Franca. O encontro, que encerrou quinta-feira (19/4), marcou a etapa final do projeto e ocorreu em Laguna. A Unesc é uma das instituições conselheiras desta unidade de conservação federal.

Segundo o professor do PPGCA (Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais) e do curso de graduação em Engenharia Ambiental e Sanitária da Unesc, Carlyle Torres Bezerra de Menezes, após todas as contribuições apresentadas até o momento por meio da proposição da criação de zonas, normas e diretrizes gerais, a etapa seguinte será o da consolidação dos dados, com a revisão do ponto de vista técnico e jurídico. De acordo com ele, a previsão é que até setembro de 2018 seja publicado e instituído o Plano de Manejo, que se constituirá no principal instrumento de gestão e zoneamento econômico-ecológico do território da APA.

O espaço abrange nove municípios e compreende áreas terrestres e marinha, ao longo de uma faixa litorânea de 130 quilômetros de extensão e 156 mil hectares, entre o município de Balneário Rincão e o Sul da Ilha de Florianópolis. Possui uma grande diversidade de atributos naturais, destacando-se internacionalmente por ser um dos principais santuários para a reprodução da Baleia Franca e por integrar diversos ecossistemas marinho-costeiros de grande importância ecológica, que abriga diversas espécies da flora e fauna ameaçadas de extinção, além de um patrimônio sociocultural formado por comunidades e povos tradicionais.

O Plano de Manejo vem sendo construído desde do ano de 2015 de forma participativa com a presença dos diversos setores da sociedade que integram o seu território. Neste processo ocorreram diversas oficinas setoriais com a participação dos diversos seguimentos da sociedade, culminando com esta etapa final de planejamento.

“Tendo em vista os diversos interesses existentes, que muitas vezes são conflitantes entre alguns setores econômicos e movimentos socioambientais presentes neste território, faz com que o processo participativo adotado para a construção do Plano de Manejo seja um instrumento de fundamental importância, de maneira a permitir o diálogo e superação dos conflitos existentes”, afirma o professor da Unesc, que salienta ainda a importância da integração do Plano de Manejo da APA com outros Planos Diretores Municipais e os Planos de Gestão de Bacias Hidrográficas.

Representam a Unesc no Conselho Gestor da APA da Baleia Franca, Menezes, como conselheiro titular e o professor do curso de graduação em Ciências Biológicas e também do PPGCA, Robson dos Santos, que é  conselheiro suplente. O Conselho Gestor foi criado em 2006. A Unesc vem contribuindo com as atividades desde início. O professor afirma que a intenção do Conselho Gestor é fortalecer o processo de gestão pública participativa em uma unidade de conservação de importância em âmbito regional e nacional, por meio de um processo que vem sendo considerado modelo de gestão participativa por parte do ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade), órgão integrante do Ministério do Meio Ambiente.
 

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Milena Spilere Nandi 23 de abril de 2018 às 12:01
Compartilhar Comente

Engenharia Ambiental e Sanitária e de Engenharia Química visitam Fiema 2018

Engenharia Ambiental e Sanitária e de Engenharia Química visitam Fiema 2018
Estudantes visitaram Feira e empresas no Rio Grande do Sul (Foto: Divulgação) Mais imagens

Estudantes dos cursos de Engenharia Ambiental e Sanitária e de Engenharia Química visitaram a Fiema Brasil (Feira de Negócios e Tecnologia em Resíduos, Águas, Efluentes e Energia), e a Vinícola Aurora, em Bento Gonçalves e a Codeca (Companhia de Desenvolvimento de Caxias do Sul) para aprender sobre novas tecnologias que estão chegando no Brasil, como por exemplo, o Sistema de Tratamento de Efluentes que não produz lodo e não produz cheiro. A saída de campo ocorreu na última semana e os acadêmicos conheceram ainda novas tecnologias em compostagem.

Na Feira também foi possível analisar o desenvolvimento de tecnologias sustentáveis, a exemplo de um carro da montadora BYD que é 100% elétrico e o único do Brasil, de tanques de reservatórios de águas, tanques de fibra de vidro e outros tipos de tanques.

Na Codeca, os engenheiros fizeram uma palestra e disponibilizaram um vídeo com dados da empresa e a área de atuação dos engenheiros ambientais e sanitaristas na empresa. Já na Vinícola Aurora, os acadêmicos da Unesc conheceram o processo produtivo dos vinhos, desde a escolha das uvas até os produtos finais: vinho e conhaque. Também foi apresentado um vídeo, em que os colaboradores da vinícola explanaram sobre a empresa, dando ênfase que passou de geração em geração. A Vinícola Aurora é a maior do Brasil e uma das maiores da América Latina.

“Conseguimos adquirir um grande conhecimento, já que visualizamos na prática o que vimos em teoria. Foi muito gratificante conhecer novas tecnologias e ver fisicamente o que víamos dentro de sala de aula”, afirma o presidente do Centro Acadêmico de Engenharia Ambiental e Sanitária, Eduardo Fernandes Martinello.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Milena Spilere Nandi 17 de abril de 2018 às 11:54
Compartilhar Comente