Engenharia Ambiental e Sanitária

Projeto de extensão desenvolve atividades em Treviso

O projeto de extensão “Educação Ambiental com Enfoque na Reserva Biológica Estadual do Aguaí” realizou mais uma atividade com alunos do Ensino Médio da escola Udo Deeke, em Treviso. No dia 12 de novembro, professores e alunos dos cursos de Engenharia Ambiental e Sanitária e de Ciências Biológicas estiveram na escola para realizar uma atividade sobre poluição do ar.

No local, a professora da Unesc Paula Tramontin Pavei e os bolsistas Carlos Henrique Devilla Marcello (Engenharia Ambiental e Sanitária) e Lia Cristiam Nascimento dos Santos (Ciências Biológicas), possibilitaram que os alunos do terceiro ano do Ensino Médio da escola verificassem os níveis de emissão dos veículos cedidos pela prefeitura de Treviso. Para isso, eles utilizaram a cartela do Teste de Ringelmann, o aplicativo para celular “Virtual Ringelmann” e uma placa branca para ser de fácil visualização o material particulado emitido pelo escapamento de veículos que utilizam combustíveis fósseis.

O projeto é coordenado pela professora Miriam da Conceição Martins, tendo como colaboradoras as professoras Marta Valéria e Paula Tramontin Pavei, juntamente com os acadêmicos bolsistas Carlos Henrique Devilla Marcello e Lia Cristiam Nascimento dos Santos. 

Milena Nandi – Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Milena Spilere Nandi 22 de novembro de 2018 às 14:48
Compartilhar Comente

Unesc no Encontro Sul-Brasileiro de Catadores e Catadoras de Materiais Recicláveis

As experiências da Unesc em atividades de pesquisa e extensão foram compartilhadas no 2º Encontro Sul-Brasileiro de Catadores e Catadoras de Materiais Recicláveis e no 1º Seminário Catarinense de Estudos sobre Reciclagem e Valorização Socioprodutiva de Catadores, que ocorreu de 31 de outubro a 2 de novembro na UFSC, em Florianópolis. A Unesc foi representada pelos professores Viviane Kraieski de Assunção e Mario Ricardo Guadagnin e pela acadêmica do curso de Psicologia Vitória de Oliveira de Souza.

O evento reuniu pesquisadores e catadores para tratar sobre os desafios da inclusão social de catadores e da efetivação da Política Nacional de Resíduos Sólidos, que entrou em vigor no Brasil em 2010.

Os representantes da Universidade apresentaram cinco trabalhos do grupo Coleta Seletiva Solidária, que atua desde 2001 na inclusão social de catadoras e catadores do município de Criciúma. Os professores da Unesc ainda participaram de uma roda de conversa com lideranças do movimento nacional de catadores e pesquisadores de instituições do Sul do país.

Por: Milena Spilere Nandi 06 de novembro de 2018 às 10:24
Compartilhar Comente