Engenharia Ambiental e Sanitária

Acadêmicos do Curso de Engenharia Ambiental e Sanitária visitam Aterro Sanitário da RAC

Os alunos da 7ª fase   do curso de Engenharia Ambiental e Sanitária participaram de visita técnica ao Aterro Sanitário da RAC Saneamento e Tecnologia Ambiental para Disposição e Tratamento de Resíduos  onde puderam observar na prática os conteúdos aprendidos em sala de aula. A empresa opera com licença ambiental e é especializada no gerenciamento, destacando-se o tratamento e a disposição final, de resíduos sólidos urbanos (domiciliares e comerciais) e industriais Classe II (IIA e IIB), conforme classificação definida pela NBR 10.004/2004.

A visita teve como objetivo observar as obras e infraestrutura componentes de um aterro sanitário, bem como sua operação e funcionamento.

De acordo com o professor Mario Ricardo Guadagnin, "os discentes puderam acompanhar de perto a operação das máquinas compactadoras, a impermeabilização do solo com membranas geotécnicas e também a drenagem de gases e percolados(chorume), sistema de tramento de chorume e o avanço no projeto piloto de de geração de energia com biogás". 

O evento foi orientado e supervisionado pelo professor  Mario Ricardo Guadagnin responsável pela disciplina de Gestão de Resíduos Sólidos Urbanos, e acompanhada pelo professor Luis Afonso dos Santos que aproveitou a visita para registrar fotografias que farão parte de uma obra em fase de concepção sobre a rota do consumo - descarte - desperdício  de resíduos em suas interfaces social (catadores e  sua invisibilidade), ambiental (aspectos e impactos da geração de resíduos) e econômico (cadeia de reciclagem).

Por: Mariane Martins Cunha 17 de novembro de 2017 às 17:01
Compartilhar Comente