Engenharia Ambiental e Sanitária

Educação ambiental

Na semana, o projeto de extensão “Educação Ambiental com Enfoque na Reserva Biológica Estadual do Aguaí” realizou uma atividade abordando a temática “Poluição Atmosférica”, com a participação de alunos do segundo ano do Ensino Médio da Escola de Educação Básica Udo Deeke, em Treviso.

“Iniciamos explicando as diversas ações que culminam na poluição da atmosfera, na sequência propomos um jogo educativo sobre o tema, onde os estudantes puderam interagir sobre as questões abordadas, tornando o processo de aprendizagem dinâmico e interativo”, conta o acadêmico do curso de Engenharia Ambiental e Sanitária e bolsista do projeto, Carlos Henrique Devilla Marcello.

O projeto envolve professores e alunos cursos de Ciências Biológicas e Engenharia Ambiental e Sanitária.

Por: Milena Spilere Nandi 16 de outubro de 2019 às 17:00
Compartilhar Comente

Unesc no Simpósio Brasileiro de Engenharia Ambiental

Unesc no Simpósio Brasileiro de Engenharia Ambiental
Universidade foi representada por professores, egressos e acadêmicos (Fotos: divulgação) Mais imagens

O professor Carlyle Torres Bezerra de Menezes, professor do curso de Engenharia Ambiental e Sanitária e docente pesquisador do PPGCA (Programa de Pós-graduação em Ciências Ambientais), socializou seus conhecimentos na conferência de abertura do 10º SBEA (Simpósio Brasileiro de Engenharia Ambiental). O evento está sendo realizado no Recife – PE desde a terça-feira (8/10). Até a noite desta sexta-feira (11/10), mais de 1.500 congressistas de todo o Brasil passarão pelo local.

Durante sua palestra, o professor da Unesc abordou a história da SBEA e o papel dos engenheiros ambientais e sanitárias diante dos atuais desafios socioambientais, a nível nacional e global. Também presentes no evento, alunos e egressos do curso de Engenharia Ambiental e Sanitária e do PPGCA apresentaram resultados de pesquisas e projetos de extensão desenvolvidos na Unesc, dentro dos níveis de graduação, iniciação científica, mestrado e doutorado.

Já os egressos do curso de Engenharia Ambiental e Sanitária contribuíram com o evento na condição de expositores, apresentado os primeiros passos de um Startup com foco na inovação do campo de licenciamento ambiental, que fomenta o empreendedorismo no campo de atuação profissional do engenheiro.

Em paralelo ao Simpósio, coordenadores e professores de cursos de graduação trocaram de experiências, consideradas pelo professor Carlyle Torres Bezerra de Menezes como inovadoras, abordando a perspectiva do importante papel socioambiental da Engenharia Ambiental e Sanitária e sua inserção nas comunidades, com a busca da articulação dos conhecimentos técnicos científicos dos saberes de povos e comunidades tradicionais, aspectos trazidos por cursos da região Norte e do Nordeste, além da tendência do fortalecimento do enfoque na formação da área do conhecimento das energias renováveis.

Leonardo Ferreira - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Leonardo Ferreira Barbosa 11 de outubro de 2019 às 18:07
Compartilhar Comente

Acadêmicos da Unesc participam de aulões preparatórios para o Enade

Acadêmicos da Unesc participam de aulões preparatórios para o Enade
Exame será realizado em novembro e participarão 13 cursos da Universidade (Fotos: Vitor Netto) Mais imagens

Acadêmicos da Unesc que vão prestar o Enade (Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes) neste ano estão participando de diversos aulões preparatórios para a prova. Na manhã desta sexta-feira (4/10) foi o dia de os alunos dos cursos de Fisioterapia, Engenharia Ambiental e Sanitária e Engenharia Civil se reunirem no Auditório Ruy Hülse e participarem de um aulão sobre atualidades.

Ministrado pelo professor de Filosofia da Unesc, Jeferson de Azeredo, o aulão abordou os temas que foram destaque em 2018 e 2019, como assuntos amplos da globalização, o marco de 50 anos do dia em que o homem pisou na lua, neoliberalismo, privatizações, migrantes internacionais no século XXI, os refugiados, as condições de apátridas, o Brexit e seus acordos, questões ambientais, os impactos do aquecimento global e os conceitos de deficiência.

De acordo com Azeredo, o Enade é uma oportunidade de testar e avaliar os conhecimentos dos cursos e dos alunos. “É o momento de pensar o acadêmico, de despertar o interesse dos alunos e a instigá-los a desenvolver uma boa prova. O Enade também é importante ferramenta para avaliar e repensar os métodos de aula”, comentou.

A acadêmica da 10ª fase de Fisioterapia, Malu Mina Conforti, esteve atenta e teve uma participação ativa no aulão. Conforme ela, o tema de atualidades é um assunto importante para ser abordado na preparação do Exame. “Pelo fato de às vezes não estarmos antenados dos assuntos que estão em alta no dia a dia, é essencial termos um momento para saber dos principais pontos que possivelmente possam cair no Enade”, afirmou.

O exame será realizada no dia 24 de novembro, e os aulões preparatórios continuam até a data. Neste ano, os cursos de Educação Física (Bacharelado), Odontologia, Fisioterapia, Engenharia Civil, Engenharia Ambiental e Sanitária, Arquitetura e Urbanismo, Medicina, Nutrição, Biomedicina, Enfermagem, Farmácia, Engenharia de Produção e Engenharia Química participarão do Exame.

Acompanhe o cronograma:

7/10 – Conhecimento Gerais – 19h – Auditório Edson Rodrigues – Nutrição e Biomedicina

8/10 - Produção e Interpretação de Texto – 19h - Auditório Edson Rodrigues – Eng. de Produção e Eng. Química

10/10 – Produção e Interpretação de Texto – 8h - Auditório Edson Rodrigues -  Ed. Física e Eng. Ambiental e Sanitária

24/10 – Conhecimento Gerais -17h30 – Mini Auditório Bloco S – Medicina

31/10 – Conhecimentos Gerais – 19h - Auditório Edson Rodrigues – Enfermagem e Farmácia

1º/11 – Conhecimentos Gerais – 19h – Bloco R1 Sala 206 – Eng. Civil

1º/11 - Produção e Interpretação de Texto – 8h – Auditório Ruy Hülse – Eng. Civil, Odontologia, Fisioterapia e Arquitetura e Urbanismo

1º/11 - Produção e Interpretação de Texto – 19h – Bloco R1 Sala 206 – Eng. Civil

4/11 - Produção e Interpretação de Texto – 19h – Auditório Ruy Hülse – Farmácia, Nutrição, Biomedicina e Enfermagem

11/11 -  Conhecimentos Gerais – 19h - Auditório Edson Rodrigues – Eng. Produção e Eng. Química

Vitor Netto - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Vitor Netto Henrique 04 de outubro de 2019 às 11:19
Compartilhar Comente