Engenharia Ambiental e Sanitária

Estudantes de Siderópolis e Nova Veneza conhecem comunidade de Guanabara

Estudantes de Siderópolis e Nova Veneza conhecem comunidade de Guanabara
Atividade apresentou parte do Rio Mãe Luzia (Fotos: Divulgação) Mais imagens

Uma tarde para promover a natureza. Os alunos do primeiro e do quarto ano das escolas Bairro Bortolotto, de Nova Veneza, e Extensão Miguel Lazzarin, de Siderópolis, visitaram a comunidade de Guanabara, em Treviso, para conhecer uma parte do Rio Mãe Luzia em que a água é pura. O encontro foi promovido pelo projeto de extensão "Educação Ambiental com Enfoque na Preservação da Reserva Biológica Estadual do Aguaí".

Segundo a bolsista Karen Meller, os alunos se surpreenderam. “Eles ficaram encantados com aquela parte do Rio Mãe Luzia, já que apenas conheciam a parte poluída, devido atividade de extração de carvão, efluentes industriais e sanitários”, comentou.

Além de conhecer a história do rio, os estudantes também participaram de uma atividade ao ar livre. “Eles receberam máscaras de diversos animais presentes na Reserva Biológica Estadual do Aguaí e foi feita uma roda de conversa sobre a importância de cada um na natureza”, contou Karen.

O projeto é coordenado pelas professoras Paula Tramontim Pavei, Marta Valéria Guimarães de Souza Hoffman, Miriam da Conceição Martins, e conta com as bolsistas Karen de Farias Meller e Tainá Chefer Cardoso, juntamente com os voluntários Jonata Teixieira Furtado e Antuní Tomé Gomes Crescêncio, acompanhados pela  professora voluntária Zenaide Pais Topanoti.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Mayra Antonio De Lima 11 de outubro de 2017 às 18:04
Compartilhar Comente

Alunos da Escola Silva Alvarenga constroem jardim junto a projeto de extensão da Unesc

Alunos da Escola Silva Alvarenga constroem jardim junto a projeto de extensão da Unesc
As plantas foram doadas pelo Horto Florestal da Universidade. Mais imagens

A Escola de  Educação Básica Silva Alvarenga ganhou mais cor e vida em seus arredores. Extensionistas do projeto de extensão "A utilização do Laboratório de Ensino de Ciências Profª.  Mari Stela Campos da UNESC por professores e alunos de escolas da rede pública municipal e estadual de ensino de Criciúma”, da Unesc, criaram um jardim junto aos estudantes do quinto e sexto ano, acompanhados pela professora de Ciências da Escola Mirian Berti Salvaro.

A consturção do jardim contou com a colaboração do Horto Florestal da Unesc, por meio da doação de mudas florísticas para a sua construção. A iniciativa é coordenada pela professora Miriam da Conceição Martins e conta com a participação das bolsistas Beatriz Reiser e Samara de Assunção, juntamente com a voluntária Zenaide Pais Topanotti.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Mayra Antonio De Lima 11 de outubro de 2017 às 17:53
Compartilhar Comente

Plantas e flores ocupam local de descarte de lixo no Bairro Cristo Redentor

Plantas e flores ocupam local de descarte de lixo no Bairro Cristo Redentor
Projeto de extensão da Unesc colaborou na mudança do espaço (Foto: Divulgação) Mais imagens

O entulho e lixo perderam espaço para plantas e flores, em um local de descarte ao lado da Associação Abadeus, no Bairro Cristo Redentor, em Criciúma. Em uma ação da Fundação do Meio Ambiente de Criciúma, Secretaria de Infraestrutura, Abadeus e Unesc, a área foi transformada durante esta terça-feira (3/10) com a remoção dos resíduos e plantio de mudas de árvores nativas e espécies de flor. Trata-se de uma das ações do projeto Cristo Redentor Mais Verde, que conta ainda com a participação da Escola Municipal Vilson Lalau, CRAS e Associação de Moradores.

A iniciativa tem o apoio do projeto de extensão “Gestão de resíduos sólidos da Associação Beneficente Abadeus: proposta de fortalecimento e ampliação para a comunidade de entorno, do Bairro Cristo Redentor”, que é vinculado à UNA CET (Unidade Acadêmica de Ciências, Engenharias e Tecnologias). O objetivo das ações é melhorar as condições socioambientais do Bairro, promovendo o empoderamento dos moradores, estimulando-os a serem protagonistas no planejamento e transformação do seu território. Atualmente, o local sofre com questões como o descarte de resíduos de forma indiscriminada, a falta de saneamento básico, dentre outras.

O projeto é coordenado pelos professores José Carlos Virtuoso e Mário Guadagnin, com a colaboração das bolsistas Jéssica dos Santos e Karine da Silveira, do curso de Engenharia Ambiental e Sanitária. Além do trabalho de orientação sobre gerenciamento de resíduos e educação ambiental, a equipe realiza a articulação institucional dos segmentos presentes no bairro para o fortalecimento do processo de governança local.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Assessoria de imprensa 03 de outubro de 2017 às 20:48
Compartilhar Comente