Engenharia Ambiental e Sanitária

Unesc entra em recesso nesta quinta-feira em virtude do feriado nacional

Unesc entra em recesso nesta quinta-feira em virtude do feriado nacional
Apenas Iparque; Nuprevips; Farmácia Escola e Ambulatório de Estomaterapia; e o Ambulatório de Feridas funcionarão na sexta-feira Mais imagens

A partir desta quinta-feira (12/10), devido ao feriado nacional e recesso institucional, as atividades no campus da Unesc serão suspensas, com retorno para a próxima segunda-feira (16/10). As unidades de Araranguá e Balneário Rincão seguirão o mesmo calendário.

As aulas de graduação, de pós-graduação, dos cursos técnicos, bem como dos setores administrativos, secretarias dos cursos e a Biblioteca Professor Eurico Back retornarão ao seu horário de funcionamento habitual também na segunda-feira (16/10). 

O Colégio Unesc acompanhará o recesso da Universidade.

Nas Clínicas Integradas, os serviços prestados pela Unesc estarão em recesso, retornando também na segunda-feira (16/10).

Já o Núcleo de Prevenção às Violências e Promoção da Saúde (Nuprevips); a Farmácia Escola; e o Ambulatório de Estomaterapia e o Ambulatório de Feridas, funcionarão na sexta-feira (13/10).

O Parque Científico e Tecnológico (Iparque) estará fechado na quinta-feira, retomando suas atividades na sexta-feira (13/10), das 8h às 12h e das 13h às 17h.






 

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

10 de outubro de 2023 às 15:28
Compartilhar Comente

Nacional: Professoras da Unesc apresentam projeto de Extensão em Congresso no Rio de Janeiro

Nacional: Professoras da Unesc apresentam projeto de Extensão em Congresso no Rio de Janeiro
Ininterrupto desde sua criação, evento tem como meta reunir profissionais da engenharia nacional para discutir as necessidades do setor Mais imagens

Representantes da Unesc participaram do Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia (Cobenge 2023) nessa semana. As profissionais em questão, são as professoras Paula Tramontim Pavei, Assessora Pedagógica da Área CET, e Marta Guimarães de Souza Hoffman, coordenadora do curso de Engenharia Ambiental e Sanitária. 

O evento, que aconteceu na cidade do Rio de Janeiro, entre os dias 18 e 20 de setembro, é realizado pela Associação Brasileira de Educação em Engenharia (Abenge) e organizado em parceria com o Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (Cefet/RJ). 

Criado em 1973, o evento tem em 2023 a sua 51º edição. Durante o encontro, estiveram reunidos gestores e representantes de órgãos oficiais e instituições de ensino relacionados à Educação em Engenharia, além de empresas e professores, pesquisadores, profissionais e estudantes interessados na melhoria da formação em Engenharia e no desenvolvimento da Engenharia Nacional. 

A edição deste ano teve como tema central  “Abenge 50 anos:Desafios de Ensino, Pesquisa e Extensão na Educação em Engenharia”. 

Conforme Paula, a participação no evento permitiu a discussão de temáticas emergentes nas engenharias e a troca de experiências com profissionais de diversas instituições.

Na ocasião, as professoras também apresentaram os resultados do projeto de Extensão, em que fazem parte, intitulado “Intervenções Educativas, na Escola José Contim Portela para Redução do Desperdício de Alimentos e Promoção da Sustentabilidade” – Edital 2021 – 2023. 

O projeto é coordenado pela professora Miquele Padula, coordenadora do curso de Engenharia Química, com a participação das bolsistas Cristiane Fernandes, do curso de Arquitetura e Urbanismo, e Ketryn Giusti Manenti, do curso de Nutrição. 

O evento teve o patrocínio do Sistema Confea/Crea, que atualmente é presidido pelo também professor da Unesc, Evanio Ramos Nicoleit.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

22 de setembro de 2023 às 16:34
Compartilhar Comente

Unesc entra 2023 com novidades nos cursos de Engenharias e Tecnologias

Unesc entra 2023 com novidades nos cursos de Engenharias e Tecnologias
urso de Sistemas de Informação passa a integrar o portfólio da Universidade Mais imagens

Proporcionar experiências excepcionais aos acadêmicos unindo a teoria e a prática faz parte do método de ensino-aprendizagem da Unesc. Além de serem amplamente diferenciados, pois colocam o estudante no centro da aprendizagem diretamente em contato com a realidade da prática profissional, os cursos da Universidade promovem a verdadeira ressignificação de saberes. Com foco em ampliar ainda mais esse leque de oportunidades, a Instituição entra 2023 - período em que completa 55 anos de atuação -, com mais uma grande novidade: o curso de graduação em Sistema da Informação com habilitação em bacharelado. A nova proposta está integrada aos cursos de Engenharia e Tecnologia da Instituição.

De acordo com o diretor de Ensino Presencial da Universidade, Marcelo Feldhaus, o campo de engenharias e tecnologias possibilita uma gama diversificada de atuação profissional, pois ambas as atuações contam com a exigência de profissionais com domínio técnico, que possuam habilidade de liderança de equipes, saibam lidar com problemas complexos e que tenham perfil empreendedor. 

“O ano de 2022 foi conhecido pela retomada plena pós-Covid e, para este ano, a Universidade acompanha o aquecimento das indústrias, da construção civil e das tecnologias, apostando na ampliação da oferta dos cursos nestas áreas. Essa é uma maneira de atender as necessidades postas nos segmentos a partir de análise e pesquisa de mercado, sempre mantendo os propósitos da missão institucional”, diz ele, reforçando que a Unesc realiza constante trabalho de revisão de seu portfólio de cursos nas diferentes áreas do conhecimento. 

“Na área de engenharias e tecnologias estamos atentos às demandas do mundo do trabalho, especialmente das necessidades da indústria, empresas nacionais e multinacionais e setores de comunicação e informação, com foco ainda mais voltado à região sul, principais lócus de atuação da Unesc”, enfatiza Feldhaus. 

Mais informações sobre a novidade em curso de graduação da Unesc podem ser acessadas na página https://www.unesc.net/sistemas-de-informacao.

Mercado de Trabalho aquecido

Conforme o professor, o mercado das engenharias está retomando o crescimento e apresenta possibilidades promissoras. “Há diferentes segmentos nas empresas, indústrias e organizações em geral que estão absorvendo os nossos egressos que muitas vezes já ingressam no campo de atuação profissional logo nas fases iniciais dos cursos escolhidos", lembra.

É o caso do egresso do curso de Engenharia Civil da Unesc, Dener da Silva, que buscou uma forma de se destacar no mercado, especialmente em projetos com foco em estruturas. Há dois anos, por intermédio da coordenação do curso, surgiu a oportunidade de entrar no mestrado para especialização, em Portugal. 

“Vivo uma experiência intercultural, conhecendo pessoas de várias partes do mundo, pensamentos diversificados. Acredito que isso é uma grande oportunidade profissional e pessoal. Sou grato à Unesc e a todos os professores envolvidos para que eu chegasse até aqui. Meu tempo na Universidade foi incrível”, destaca.

Além dele, o também egresso da Universidade, Felipe Baschirotto, conquistou outros patamares, após a conclusão do curso na Instituição, e hoje atua na Universidade Nacional de Singapura em um laboratório de tecido.  “Fico muito feliz, pois sei que a pesquisa e a oportunidade de estudar fora do país abriram todas as portas para mim. Pude ver como é a pesquisa em outros países, saber o que está sendo pensado sobre os assuntos e estar conectado a tudo isso. Desta forma, tendo contato com pessoas de todas as nacionalidades, experiências no mundo todo, mudamos a forma de pensar e abrir a visão para outras oportunidades e na Unesc eu tive as portas abertas para isso. Bastou demonstrar interesse e dar os primeiros passos na iniciação científica para que iniciasse a jornada”, compartilhou.

Graduação Multi

Desde o primeiro semestre de 2022, a Universidade iniciou um grande projeto de ressignificação nos currículos dos cursos de graduação presenciais com a Graduação Multi. A Unesc potencializou o percurso de formação dos alunos na resolução de problemas práticos que exigem soluções complexas e ágeis. “Os nossos estudantes são colocados em contato com a área de atuação profissional desde a primeira fase em propostas pedagógicas que se concentram no desenvolvimento de competências, habilidades e atitudes requeridas pelo mundo contemporâneo”, reforça a reitora Luciane Bisognin Ceretta. 

Aulas em cenários de prática, forte embasamento teórico, infraestrutura física e tecnológica de laboratórios de última geração fazem parte do cotidiano dos acadêmicos. Além disso, os estudantes dessas áreas contam com estágios supervisionados que os aproximam da formação do cotidiano profissional. Os professores atuam como mediadores do processo formativo e dão ênfase às situações de aprendizagem que estimulam o saber fazer, corroborando com o desenvolvimento do protagonismo estudantil.

Cursos

Atualmente, a Unesc possui a oferta de cinco cursos de bacharelado na modalidade presencial, na área das Engenharias: Engenharia Civil, Engenharia Ambiental e Sanitária, Engenharia de Produção, Engenharia Mecânica e Engenharia Química. Além deles, a Instituição ainda com os cursos de Engenharia de Materiais e Engenharia de Agrimensura e Cartográfica. Na área de tecnologias, a Unesc conta com o curso de Ciência da Computação.

Na modalidade Ensino a Distância (EaD), há o curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas na área de tecnologia, além do curso de Arquitetura e Urbanismo, que passa a contar também no período noturno. O curso de Design, também integra a área de ciências, engenharias e tecnologias da Unesc.

Além da qualificação dos professores mestres e doutores, e da atuação do aluno em ações de pesquisa científica e diretamente ligado à comunidade por meio da Extensão, a Universidade oferece a estrutura física do campus e do Parque Científico e Tecnológico (Iparque) como grandes diferenciais no processo de aprendizagem. 

Portas abertas para a transformação

Os interessados em conhecer e fazer parte das experiências proporcionadas pela Unesc, como a internacionalização e toda a gama de graduação em modelo presencial ou de Educação a Distância (EaD), podem entrar em contato com a Universidade para obter mais informações sobre as inúmeras oportunidades de bolsas, descontos e formas de ingresso pelo Whatsapp (48) 99915 0433. 

Já quem procura cursos de pós-graduação pode entrar em contato pelo telefone (48) 3431 2626 e pelos cursos técnicos no telefone (48) 3431 2671 ou pelo telefone (48) 3431 4500 (whatsapp).

A Central de Atenção ao Estudante (Centac) atende calouros e veteranos pelo Whatsapp (48) (48) 99644 0170 ou no (48) 3431 2545 e presencialmente das 8h30 às 21h. Mais informações e os detalhes de cada um dos cursos disponíveis podem ser obtidas no site unesc.net. As formas de ingresso ainda podem ser conferidas pelo www.unesc.net/formas-de-ingresso.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

10 de março de 2023 às 16:30
Compartilhar Comente

Projetos de Extensão são socializados em Fóruns na Unesc

Projetos de Extensão são socializados em Fóruns na Unesc
Diretoria de Extensão, Cultura e Ações Comunitárias, apresenta nesta quinzena de novembro, suas atividades realizadas por professores e acadêmicos Mais imagens

A diretoria de Extensão, Cultura e Ações Comunitárias (Dirext) da Unesc realiza nesta quinzena do mês de novembro o Fórum “Socializar as atividades desenvolvidas pelos projetos de extensão”. O objetivo é divulgar as ações que estão sendo realizadas pela Universidade, e servem para avaliar os programas extensionistas realizados no período, bem como, analisar as propostas sugeridas, para o futuro planejamento e fortalecimento da Extensão na nossa Universidade Comunitária. Os encontros ocorrem em seis etapas e são divididos por área de conhecimento e os do Território Paulo Freire I e II.

Nesta quarta-feira (16/11), no auditório Edson Rodrigues, foram apresentadas, por meio de pitches, as atividades da área de Ciências Sociais Aplicadas (CSA). No período noturno foi a vez das ações desenvolvidas nas Ciências, Engenharias e Tecnologias (CET). Na manhã de quinta-feira (17/11), foram apresentados os programas da área das Ciências da Saúde e no vespertino os trabalhos de Humanidades, Ciências e Educação.

Na próxima segunda-feira (21/11), à tarde, no Bloco O, serão demonstrados os resultados dos Territórios Paulo Freire I e II. O encerramento dos Fóruns ocorre no período vespertino, no Bloco R, com a presença de todos os extensionistas, onde serão apresentadas as propostas dos envolvidos, e que norteará o Programa de Desenvolvimento Institucional (PDI) e os editais para o próximo biênio. As sugestões serão compiladas dos questionários que professores e alunos estarão respondendo neste período.

Aumento das atividades

Os professores ainda mencionaram que, em comparação com os editais de projetos internos da Unesc neste último biênio (2021/2022) com o biênio anterior (2019/2020), ocorreu um aumento de 25% no número de atividades. Atualmente, a diretoria desenvolve cerca de 80 projetos executados por meio dos editais 358, 359 e 360 e com a participação de 217 docentes e cerca de 160 alunos.

Números que impressionam

Os números das atividades extensionistas são gigantes e marca a presença da Unesc como uma Universidade Comunitária que se faz presente nos mais diversos segmentos da sociedade do Extremo Sul Catarinense. São mais de 221 projetos e programas realizados em mais de 45 municípios da Amrec, Amesc e Amurel, e no Rio Grande do Sul, com o engajamento em ações e projetos de extensão de 729 acadêmicos bolsistas e 82 voluntários, dentro  dos editais internos, externos, setores e realizados pelos cursos.

ODS

Os projetos e programas atendem aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS). Neste ano foram 52 ações comunitárias realizadas que beneficiaram cerca de 4 mil pessoas.

Graduação Multi

A partir de 2023 todos os cursos da Graduação Multi terão atividades curriculares de extensão, computando o mínimo de 10% do total da carga horária do curso em extensão ligadas a comunidade externa da instituição.

Universidade premiada

A nossa Universidade Comunitária, participante da Associação Catarinense das Fundações Educacionais (Acafe), por anos consecutivos vem sendo reconhecida com o Prêmio de Responsabilidade Social conferido pela Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc), e pelo Top Of Mind, como a marca mais lembrada do estado, e por ser a Universidade mais empreendedora de Santa Catarina.

Para a diretora da Dirext, Fernanda Sonego, todas essas iniciativas é para a prezar pela indissociabilidade do ensino, pesquisa e extensão, atrelando a inovação e a cultura como transversais ao processo de aprendizagem. "Também valorizamos a experiência como o grande diferencial na formação de nossos acadêmicos. Motivos pelos quais temos contribuído significativamente para o desenvolvimento social, econômico, cultural, político de toda nossa região”, afirmou.

Mesmo estando em Aracajú(SE), representando a Universidade em um encontro de Educação Superior, a pró-reitora de Pós-graduação, Pesquisa, Inovação e Extensão Comunitária (Propiex), Gisele Coelho Lopes, transmitiu sua mensagem via Google-Meet aos participantes nas duas oportunidades do dia.

“Nosso intuito é entender o que fizemos, mas também refletir quais são as oportunidades que nós temos para poder aprimorar aquilo que estamos fazendo. Vivemos um momento diferente dos últimos anos, em que a Extensão se coloca, cada vez mais, como lugar estratégico na nossa instituição. Ela possibilita também, aos nossos estudantes, uma experiência formativa, não somente  pela perspectiva do Edital, mas também na curricularização da Extensão, colocando o acadêmico no centro deste conhecimento", destacou Gisele.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

21 de novembro de 2022 às 15:48
Compartilhar Comente

Unesc está com inscrições abertas para o Pibid e Residência Pedagógica

Unesc está com inscrições abertas para o Pibid e Residência Pedagógica
Mais imagens

Acadêmicos de Licenciatura da Unesc e professores das redes públicas estadual e municipal de ensino tem mais uma grande oportunidade de ampliarem conhecimentos. A Unesc está com inscrições abertas para o processo seletivo de bolsistas para o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) e o Programa Institucional de Residência Pedagógica. Interessados podem se inscrever até segunda-feira (03/10) nos dois programas do governo federal.

Os projetos acolhem acadêmicos que tenham cursado o mínimo de 50% do curso ou estejam frequentando a partir do 5º período e professores com dois anos de experiência no magistério na Educação Básica. 

Além de garantirem diferenciais para seus currículos, os selecionados receberão uma bolsa de estudos como auxílio financeiro mensal e pagamento de acordo com o cronograma da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). O resultado preliminar será divulgado dia 5 de outubro pelo site da Unesc.

“É uma ótima oportunidade de ampliar os conhecimentos na escola. Tanto o Pibid quanto a Residência Pedagógica visam proporcionar aos acadêmicos uma aproximação prática com o cotidiano das escolas públicas de educação básica e com o contexto em que estão inseridos”, comenta Schlickmann. 

Sobre os programas:

O Pibid oferece bolsas de iniciação à docência a estudantes de cursos de licenciatura que desenvolvam atividades pedagógicas em escolas da rede pública de educação básica; a coordenadores institucionais que articulem e implementem o programa em universidades ou institutos federais de educação, ciência e tecnologia; a coordenadores de área envolvidos na orientação aos bolsistas e, ainda, a professores de escolas públicas responsáveis pela supervisão dos licenciandos.

O Programa de Residência Pedagógica, da Capes, tem a finalidade de contribuir para o aperfeiçoamento da formação inicial de professores da educação básica nos cursos de licenciatura. O objetivo é induzir o aperfeiçoamento da formação prática nos cursos de licenciatura, promovendo a imersão de licenciandos na escola de educação básica, a partir da segunda metade de seu curso.

Regras, editais e inscrições

São 180 bolsas disponíveis entre os cursos de Arte, Ensino Religioso e História, Educação Física Licenciatura, Matemática, Geografia, Química, Língua Portuguesa, Língua Inglesa e Pedagogia e 25 bolsas para os professores das redes públicas estadual e municipal.

As regras completas para participação e a documentação necessária para concorrer às vagas podem ser encontradas nos editais já publicados no site da Unesc.

Pibid

Professor supervisor

Edital: https://www.unesc.net/portal/capa/index/231/0/0/componente/processo/ver/1/142/2022/2

Inscrições: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSd12Noa_J3TtJnbfpYz6keIFDxY3R81wSgQEBlmpDvE-JtDWg/viewform

Aluno bolsista

Edital: https://www.unesc.net/portal/capa/index/231/0/0/componente/processo/ver/1/141/2022/2

Inscrições:

https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfrgP8QDfPfA545NVjsJgjbOhdIY0cc7-PmEV-JjthKZRCkvg/viewform

Residência Pedagógica

Professor preceptor 

Edital: 

https://www.unesc.net/portal/capa/index/231/0/0/componente/processo/ver/1/219/2022/2

Inscrições: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScVYgWTESJQAk1lnM6lADidszSOUnVIBbICJTxeK_We6vz6KA/viewform

Aluno bolsista 

Edital: https://www.unesc.net/portal/capa/index/231/0/0/componente/processo/ver/1/218/2022/2

Inscrições: 

https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfrgP8QDfPfA545NVjsJgjbOhdIY0cc7-PmEV-JjthKZRCkvg/viewform


 

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

30 de setembro de 2022 às 13:10
Compartilhar Comente (1)