Engenharia Ambiental e Sanitária

“Gratidão sem limites”: Mais de 70 acadêmicos colam grau e tornam-se profissionais em cerimônia na Unesc

“Gratidão sem limites”: Mais de 70 acadêmicos colam grau e tornam-se profissionais em cerimônia na Unesc
cerimônia de Colação de Grau Especial lotou Auditório Ruy Hülse nesta quinta-feira (13/2) (Fotos: Mayara Cardoso) Mais imagens

Ao ter o grau de bacharel em Ciência da Computação outorgado pelo diretor de Pesquisa e Pós-Graduação da Unesc, Oscar Montedo, Ana Cleusia Saldanha dos Santos viu um filme passar em sua mente. Ela, que assim como dezenas de colegas saiu de Angola em busca da realização de um sonho no Brasil, teve um de seus mais profundos desejos realizados na noite desta quinta-feira (13/2)  na cerimônia de Colação de Grau Especial no Auditório Ruy Hülse.

A noite marcou a transformação de acadêmicos para bacharéis de mais de 70 alunos dos cursos de Arquitetura e Urbanismo, Ciência da Computação, Ciências Contábeis, Design, Engenharia Ambiental, Engenharia Ambiental  e Sanitária, Engenharia de Agrimensura e Cartográfica, Engenharia Civil, Engenharia de Agrimensura, Engenharia de Materiais, Engenharia Química, Tecnologia em Design de Moda e Tecnologia em Jogos Digitais. Os formandos da noite foram prestigiados por familiares e amigos que lotaram o espaço e vibraram com as suas conquistas.

O significado de receber o certificado que marca a conquista da graduação, para Ana, lhe remete a um sentimento que descreve como “gratidão sem limites”. A bacharel chegou ao Brasil em 2014 e, conforme ela, desde então encarou duras batalhas para realizar o sonho de formar-se na faculdade. “Foi uma luta muito, muito árdua. O fato de estar esse tempo todo longe de meus pais que ficaram em Angola e agora celebrar essa conquista sem eles corta meu coração, mas é tudo em busca de um sonho mesmo. Faltam palavras para descrever a emoção dessa conquista”, descreve.

Ao longo da graduação Ana participou ativamente de projetos de Extensão da Unesc e, com eles, ganhou uma bagagem profissional ainda mais extensa. “Trabalhei, além dos estágios em escolas da região, com o projeto Informática para a Terceira Idade. Essa experiência foi maravilhosa e me fez perceber o que eu quero daqui para frente, que é estar em sala de aula”, destaca a profissional que vê no feedback do aprendizado dos alunos a recompensa pelo bom trabalho.

Os projetos para o futuro, conforme Ana, são de compartilhar muito conhecimento, mas dessa vez no seu país de origem. “Pretendo ir em busca de uma oportunidade de cursar um mestrado para me capacitar ainda mais e depois voltar para a Angola para ensinar e ainda trabalhar em projetos de empreendedorismo e tecnologia”, planeja.

Confira um dos vídeos da Unesc TV, gravado ainda em 2018, que mostra a participação de Ana no projeto de Extensão:

Homenagem ao melhor desempenho do curso de Design

Durante a cerimônia de Colação de Grau Especial a diretora da Acic (Associação Empresarial de Criciúma), Maria Julita Volpato Gomes, representando o presidente da entidade empresarial, Moacir Dagostin, entregou um certificado de honra ao mérito parabenizando e reconhecendo a formanda Licéia Edileine Kleischmidt com o melhor desempenho acadêmico durante o curso de Design.

“A Acic é parceria do curso de Design da Unesc desde a sua implantação, inclusive com carta de recomendação. O curso é de extrema importância para toda a região uma vez que os profissionais desta área agregam maior valor aos produtos das empresas. Tivemos também a grata satisfação nesta noite de ter um profissional do nosso quadro de colaboradores da entidade entre os formandos”, destaca a diretora Maria Julita Volpato Gomes. “A entidade tem feito diversos movimentos para aproximar o setor produtivo com as instituições de ensino, um deles foi realizado no ano passado quando recebemos na nossa galeria de arte os trabalhos dos acadêmicos de design das entidades da cidade”, acrescenta.

Mayara Cardoso -  Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

13 de fevereiro de 2020 às 22:19
Compartilhar Comente

Professor da Unesc participa de evento internacional sobre Áreas Protegidas e Inclusão Social

Professor da Unesc participa de evento internacional sobre Áreas Protegidas e Inclusão Social
Carlyle Menezes representou o Programa de Pós-graduação em Ciências Ambientais e o curso de graduação em Engenharia Ambiental e Sanitária (Fotos: Divulgação) Mais imagens

A Unesc esteve representada, neste final de semana, no 4º Enalapis (Encontro Latino Americano) e 9º Sapis (Simpósio Brasileiro sobre Áreas Protegidas e Inclusão Social) em Recife, Pernambuco. Participou do evento, levando a expertise do PPGCA (Programa de Pós-graduação em Ciências Ambientais) e do curso de graduação em Engenharia Ambiental e Sanitária, o professor doutor Carlyle Menezes.

Conforme Carlyle, o evento, realziado de 11 a 14 de dezembro, contou com a realização de mesas redondas, apresentações orais e pôsteres, além das atividades de minicursos, oficinas, exposições dialogadas e visitas técnicas, dentre outros eventos paralelos. Os trabalhos da Unesc aprovados para apresentação neste evento foram inseridos nos grupos sobre "Cultura, Biodiversidade, Conhecimentos Tradicionais   e Manejo Comunitário do Ambiente", e "Conflitos Ambientais em Áreas Protegidas".

De acordo com o professor, dentre as várias temáticas abordadas nesta edição do evento estiveram a questão das mudanças climáticas, a conservação da biodiversidade e inclusão social, além da problemática decorrente do vazamento de petróleo nas praias da região Nordeste e os seus impactos socioambientais e perspectivas futuras. “Dentre as visitas técnicas, uma delas correspondeu a Área de Proteção Ambiental de Guadalupe, situada na região próximo da área afetada por este vazamento e onde está situada uma comunidade quilombola formada por pescadores artesanais, agricultores agroecológicos familiares e com o desenvolvimento do turismo de base comunitária”, acrescentou o representante da Universidade.

Os trabalhos aprovados neste evento foram desenvolvidos com a participação de alunos do PPGCA, em nível de mestrado e doutorado, e da graduação em Engenharia Ambiental e Sanitária.

Mayara Cardoso - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Mayara Cardoso 16 de dezembro de 2019 às 17:16
Compartilhar Comente

Professor da Unesc recebe Diploma de Mérito do Conselho Estadual de Educação

Professor da Unesc recebe Diploma de Mérito do Conselho Estadual de Educação
Ademir Damazio é docente e pesquisador na Universidade (Fotos: Sergio Nei Coelho) Mais imagens

O professor doutor da Unesc, Ademir Damazio, recebeu nesta terça-feira (10/12) o Diploma de Mérito Educacional, concedido pelo CEE (Conselho Estadual de Educação). A honraria foi entregue a Damazio em função dos relevantes serviços prestados à educação de Santa Catarina. A indicação do professor foi feita pelo docente da Unesc e membro do CEE, Gildo Volpato, em julho de 2019, e aprovada por unanimidade pelos conselheiros.

Receber o Diploma de Mérito Educacional do CEE traz, segundo o professor da Unesc, o compromisso de fazer cada dia melhor e suscita uma reflexão sobre o seu trabalho, possível, apenas em coletividade. “A homenagem chama a um momento de reflexão de que ainda temos muito a fazer e que somos incompletos. E este reconhecimento recebido não é meu, mas nosso. O alguém só é alguém com outro e na educação só existe o ‘nós’, o coletivo”, ressalta Damazio, que atua há 54 anos na área da educação. Ele reforça ainda que o lugar onde gosta de estar é em sala de aula e desenvolvendo pesquisas (especialmente sobre o ensino da Matemática nos diferentes níveis).  

A reitora da Unesc, Luciane Bisgonin Ceretta, comemorou a deferência a Damazio, salientando a importância da sua atuação como professor e pesquisador na Instituição. “Professor Ademir é um desses sujeitos raros. Apaixonado pela docência e com significativa capacidade de transformar os espaços por onde protagoniza o ensino e a pesquisa. Seus alunos o têm como referência e a nossa Universidade tem muito orgulho e admiração pelo seu trabalho. A comunidade Unesc comemora este ato de reconhecimento ao nosso mestre Ademir Damazio!”, afirma a reitora.

Segundo o proponente da homenagem, Damazio possui uma extensa produção acadêmica e a contribuição com a formação das futuras gerações, tanto em nível de graduação, quanto especialização, mestrado e doutorado. “Foi com muita convicção que indiquei o professor Ademir Damazio para receber a outorga do Diploma de Mérito Educacional pelos relevantes serviços prestados à educação catarinense. Esta homenagem é um reconhecimento e agradecimento a sua caminhada e grandiosa obra”.

Uma vida dedicada à educação

A trajetória de Ademir Damázio na educação começou em 1966, quando iniciou as atividades como professor na Escola Isolada Municipal Rocinha Alta, localidade de Lauro Müller. Trabalhou durante 30 anos como professor na Educação Básica, passando por dez escolas públicas estaduais até se aposentar.

Chegou ao Ensino Superior para lecionar em 1982, na Faciecri (Faculdade de Ciências e Educação de Criciúma), uma das faculdades isoladas da Fucri (Fundação Educacional de Criciúma), mantenedora da Unesc. Foi o primeiro coordenador do PPGE (Programa de Pós-Graduação em Educação) da Unesc e atualmente, além de lecionar nele, é professor dos cursos de Licenciatura em Matemática, Engenharia Civil e Engenharia Ambiental e Sanitária.

Ainda na Universidade coordena o Grupo de Pesquisa Educação Matemática: Uma Abordagem Histórico-Cultural, que faz parte da Unidade Catarinense de Relacionamento do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre a Atividade Pedagógica da Faculdade de Educação da USP.

Possui 45 artigos completos publicados em revistas qualificadas; dois livros publicados; 14 capítulos de livros publicados; 77 trabalhos completos publicados em anais de eventos científicos; apresentou mais de 100 trabalhos em eventos acadêmicos e possui mais de 245 trabalhos técnicos no campo da educação, sobretudo da Matemática.

Ademir Damazio é Licenciado em Matemática pela Uniplac (Universidade do Planalto Catarinense), mestre e doutor em Educação, linha de pesquisa Ensino de Ciências, pela UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina).

Milena Nandi – Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Milena Spilere Nandi 13 de dezembro de 2019 às 14:08
Compartilhar Comente

Unesc sedia Enade no domingo

Unesc sedia Enade no domingo
Mais imagens

A Unesc vai sediar no próximo domingo, 24/11, mais uma edição do Enade – Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes. O exame avalia o rendimento dos estudantes concluintes, dos cursos de graduação, em relação aos conteúdos programáticos dos cursos em que estão matriculados. A prova inicia às 13h30min do domingo, mas os participantes precisam estar no local das provas às 13 horas. O exame acontece nos blocos R1 e R2.

No Enade 2019 a Unesc terá a participação de aproximadamente 900 concluintes dos cursos de Arquitetura e Urbanismo, Biomedicina, Educação Física Bacharelado, Enfermagem, Engenharia Ambiental, Engenharia Civil, Engenharia de Produção, Engenharia Mecânica, Engenharia Química, Farmácia, Fisioterapia, Medicina, Nutrição e Odontologia. “O Enade é um componente curricular obrigatório para a conclusão do curso de graduação. O exame reflete um ciclo formativo de nossos estudantes e auxilia na verificação das competências desenvolvidas durante o curso e que se alinham ao perfil do egresso”, explica o professor Marcelo Feldhaus, Diretor de Ensino de Graduação da Unesc.

A Unesc receberá seus concluintes num lounge instalado em frente aos blocos de aplicação da prova. A partir das 11h os professores e coordenadores dos cursos já estarão aguardando por todos os estudantes. “Além disso, a universidade lançou a promoção “Quem se prepara, valoriza sua formação” que tem como objetivos, criar estímulos e motivação para que os alunos se preparem para a prova, apoiar as iniciativas de comprometimento com o resultado, premiar o desempenho individual, fortalecer a relação dos acadêmicos com o curso, bem como a imagem institucional”, explica o professor Marcelo Feldhaus. A ação promocional destina-se aos alunos concluintes habilitados para realizar o Enade e com aproveitamento superior a 60% na prova. Esta ação vai sortear seis bolsas de estudos para pós-graduação. O sorteio será realizado no dia 10 de dezembro, com a presença dos coordenadores de curso em local e horário a serem divulgados posteriormente.

Todas as informações sobre o Enade estão contidas no hot site exame: http://www.unesc.net/portal/capa/index/520

Ana Sofia Schuster - Assessoria de Imprensa AICOM Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Ana Sofia Schuster 22 de novembro de 2019 às 15:25
Compartilhar Comente

Educação ambiental

A equipe do projeto de extensão “Educação Ambiental com Enfoque na Preservação da Reserva Biológica Estadual do Aguaí”, realizou recentemente atividades com os alunos dos terceiros e segundos anos do Ensino Médio das escolas de Educação Básica Humberto Hermes Hoffmann (Nova Veneza) e Udo Deeke (Treviso). Durante os encontros, foram desenvolvidas atividades pedagógicas sobre a contribuição que Reserva Biológica Estadual do Aguaí exerce sobre a qualidade do ar (jogo didático denominado “Poluição do Ar”), e das águas (determinação do pH de drenagem ácida de mineração e oficinas de confecção de terrários e mata ciliar).

O projeto é coordenado pela professora Miriam da Conceição Martins, tendo como colaboradoras as professoras Marta Valéria de Souza Hoffman e Paula Tramontin Pavei, como voluntária a técnica de laboratório Zenaide Paes Topanotti, juntamente com os acadêmicos bolsistas Carlos Henrique Devilla Marcello e Lia Cristiam Nascimento dos Santos, dos cursos de Engenharia Ambiental e Sanitária e Ciências Biológicas, respectivamente.

Por: Milena Spilere Nandi 11 de novembro de 2019 às 09:00
Compartilhar Comente