Engenharia Ambiental e Sanitária

Projeto de extensão desenvolve atividades em Treviso

O projeto de extensão “Educação Ambiental com Enfoque na Reserva Biológica Estadual do Aguaí” realizou mais uma atividade com alunos do Ensino Médio da escola Udo Deeke, em Treviso. No dia 12 de novembro, professores e alunos dos cursos de Engenharia Ambiental e Sanitária e de Ciências Biológicas estiveram na escola para realizar uma atividade sobre poluição do ar.

No local, a professora da Unesc Paula Tramontin Pavei e os bolsistas Carlos Henrique Devilla Marcello (Engenharia Ambiental e Sanitária) e Lia Cristiam Nascimento dos Santos (Ciências Biológicas), possibilitaram que os alunos do terceiro ano do Ensino Médio da escola verificassem os níveis de emissão dos veículos cedidos pela prefeitura de Treviso. Para isso, eles utilizaram a cartela do Teste de Ringelmann, o aplicativo para celular “Virtual Ringelmann” e uma placa branca para ser de fácil visualização o material particulado emitido pelo escapamento de veículos que utilizam combustíveis fósseis.

O projeto é coordenado pela professora Miriam da Conceição Martins, tendo como colaboradoras as professoras Marta Valéria e Paula Tramontin Pavei, juntamente com os acadêmicos bolsistas Carlos Henrique Devilla Marcello e Lia Cristiam Nascimento dos Santos. 

Milena Nandi – Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Milena Spilere Nandi 22 de novembro de 2018 às 14:48
Compartilhar Comente

Unesc no Encontro Sul-Brasileiro de Catadores e Catadoras de Materiais Recicláveis

As experiências da Unesc em atividades de pesquisa e extensão foram compartilhadas no 2º Encontro Sul-Brasileiro de Catadores e Catadoras de Materiais Recicláveis e no 1º Seminário Catarinense de Estudos sobre Reciclagem e Valorização Socioprodutiva de Catadores, que ocorreu de 31 de outubro a 2 de novembro na UFSC, em Florianópolis. A Unesc foi representada pelos professores Viviane Kraieski de Assunção e Mario Ricardo Guadagnin e pela acadêmica do curso de Psicologia Vitória de Oliveira de Souza.

O evento reuniu pesquisadores e catadores para tratar sobre os desafios da inclusão social de catadores e da efetivação da Política Nacional de Resíduos Sólidos, que entrou em vigor no Brasil em 2010.

Os representantes da Universidade apresentaram cinco trabalhos do grupo Coleta Seletiva Solidária, que atua desde 2001 na inclusão social de catadoras e catadores do município de Criciúma. Os professores da Unesc ainda participaram de uma roda de conversa com lideranças do movimento nacional de catadores e pesquisadores de instituições do Sul do país.

Por: Milena Spilere Nandi 06 de novembro de 2018 às 10:24
Compartilhar Comente

Professores do PPGCA participam da conclusão do Plano de Manejo da APA da Baleia Franca

Professores do PPGCA participam da conclusão do Plano de Manejo da APA da Baleia Franca
Plano está em processo de construção desde 2015 (Foto: Divulgação) Mais imagens

Os professores do PPGCA (Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais) Carlyle Torres Bezerra de Menezes e Robson dos Santos, dos cursos de Engenharia Ambiental e Sanitária e Ciências Biológicas respectivamente, estão participando da etapa final de elaboração do Plano de Manejo da APA (Área de Proteção Ambiental) da Baleia Franca.

Nesta quarta-feira (3/10) ocorreu, na sede do Ifsc (Instituto Federal de Santa Catarina) de Garopaba, a reunião plenária da APA, que corresponde a etapa final da elaboração do Plano de Manejo. O Plano vem sendo construído, desde 2015, de forma participativa e com a presença dos diversos setores da sociedade que integram o seu território. Neste processo, ocorreram diversas oficinas setoriais com a participação dos diversos seguimentos da sociedade, culminando com esta etapa final de planejamento.

A reunião é uma continuidade das plenárias, ocorridas ao longo da última quinta e sexta-feira (27/9 e 28/9). Nas reuniões anteriores foram debatidas propostas de ordenamento territorial para a área da APA, a partir das contribuições ocorridas ao longo de mais de três anos, com a realização de oficinas setoriais, de planejamento participativo, grupos de trabalhos e plenárias.

Conforme Menezes, nesta última etapa estão sendo debatidas as propostas de alterações, complementações, exclusões e inclusões de zonas, normas e objetivos. “Estas etapas estão sendo o coroamento de um intenso processo de construção, de forma participativa, do plano de manejo desta unidade inserida na categoria de uso sustentável”, comenta.

Após esta etapa final, com a aprovação em plenária do Plano de Manejo, o texto seguirá para o ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade), em Brasília, para uma última revisão do ponto de vista jurídico, seguida da sua publicação. Após o processo, será constituído um importante instrumento de gestão e zoneamento econômico-ecológico para o território da APA da Baleia Franca, maior unidade de conservação marinho-costeira de uso sustentável na região Centro-Sul de Santa Catarina.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Vitor Netto 03 de outubro de 2018 às 19:18
Compartilhar Comente

Projeto de extensão desenvolve atividades em escola de Criciúma

Projeto de extensão desenvolve atividades em escola de Criciúma
Mais imagens

O projeto de extensão “Ações para Educação Ambiental”, desenvolvido pelos cursos de Ciências Biológicas, Engenharia Ambiental e Sanitária e Geografia realizou mais uma atividade. Na última semana, os professores Carlyle Torres Bezerra de Menezes, Miriam da Conceição Martins e Yasmine de Moura da Cunha, juntamente com as acadêmicas Gisele Delavechia Rodrigues e Talita Machado Elias visitaram a Escola de Educação Básica Silva Alvarenga, no Bairro Metropol, em Criciúma, e apresentaram para a diretora Roseli Henrique Fernandes Marcolino, as atividades que serão desenvolvidas pelo projeto ao longo de dois anos.

Por: Milena Spilere Nandi 02 de outubro de 2018 às 11:52
Compartilhar Comente

Educação ambiental

Professores e estudantes do curso de Engenharia Ambiental e Sanitária e de Ciências Biológicas, desenvolvem o projeto de extensão “Educação Ambiental com Enfoque na Reserva Biológica Estadual do Aguaí – SC” com alunos de escolas da região. Nesta segunda-feira (24/9), eles fizeram reuniões na Escola de Educação Básica José do Patrocínio, em Siderópolis com o diretor Mericles Rossa e demais assessoras pedagógicas e na Escola de Educação Básica Udo Deeke, em Treviso, com o diretor Jean Carlos Buogo para apresentar as atividades que serão desenvolvidas ao longo de dois anos e conhecer a estrutura das escolas.

O projeto tem a participação das professoras Marta Valéria Hoffmann, Miriam da Conceição Martins e Paula Tramontin Pavei e dos acadêmicos bolsistas Carlos Henrique Devilla Marcello e Lia Cristiam Nascimento dos Santos.

Por: Milena Spilere Nandi 26 de setembro de 2018 às 17:10
Compartilhar Comente