Engenharia Ambiental e Sanitária

Meleiro tem Plano de Desenvolvimento Socioeconômico lançado com grandes expectativas

Meleiro tem Plano de Desenvolvimento Socioeconômico lançado com grandes expectativas
Fotos: Mayara Cardoso/Agecom/Unesc Mais imagens

Chegou a vez de Meleiro celebrar um passo significativo na caminhada para o desenvolvimento socioeconômico acelerado. Nesta segunda-feira (02/05), a chuva que insistiu em cair em toda a região não foi o suficiente para afastar a comunidade do Lançamento do Plano de Desenvolvimento Socieconômico, primeiro passo do projeto realizado pela Unesc em parceria com o Sebrae e a Associação dos Municípios do Extremo Sul Catarinense (Amesc).

A metodologia a ser aplicada pela Unesc ao longo dos próximos meses foi apresentada pela pró-reitora de Planejamento e Desenvolvimento Institucional da Unesc, Gisele Coelho Lopes. Apesar de dominar as técnicas de planejamento e de análise de dados, conforme Gisele, não será a Unesc a responsável pelo sucesso da ação. “Nós iremos nortear esse processo, mas ele será um sucesso graças ao envolvimento de todos vocês que estão aqui no lançamento e dos que estarão conosco nas próximas etapas de trabalho. Unesc, Sebrae/SC, Amesc e Município estão unindo forças para esse resultado. Quando grandes atores como essas se unem em prol de um objetivo os frutos são inevitavelmente bons”, destacou no evento.

A noite de lançamento do sexto Plano entre os municípios da Amesc, para Gisele, marca mais um momento de grande honra para a Universidade. “A cada encontro como este me sinto privilegiada por podermos estar juntos dos municípios pensando de forma consciente o cenário no qual queremos estar daqui a dez anos. Cada uma das pessoas que participar estará ajudando a definir as rotas a serem percorridas para alcançar os objetivos vislumbrados”, pontuou.

Em mensagem transmitida no evento, a reitora Luciane Bisognin Ceretta deixou também seu recado à comunidade de Meleiro. “Tenho certeza de que o Plano de Desenvolvimento será um divisor de águas para esta cidade de povo guerreiro e engajada. Estamos juntos nesse desafio, ancorados em instituições dispostas a dar o seu melhor pelo objetivo comum. Contem conosco sempre”, enfatizou Luciane.

Oportunidade ímpar

A expectativa no Município é das melhores. Ao menos é o que garante o vice-prefeito Pedro Luiz Schuvartz, que vê no desafio uma grande oportunidade. “Não é algo que já vem elaborado. Não vem em um pacotinho. Vai ser feito com a participação do município, do empresário, agricultor, do varejista. Acho que isso é o mais importante. Se precisamos crescer e sermos melhores, vamos começar com nós mesmos e com planejamento”, pontuou.

Para o prefeito Eder Mattos, este é o momento de analisar os motivos que fizeram com que a cidade deixasse de se desenvolver e, paralelamente, aprender com as lideranças para tomar atitudes ainda mais acertadas daqui em diante. “Cabe neste momento a comparação com os demais municípios e o resgate histórico. Se olharmos os dados atuais vamos observar que Meleiro se destaca em muitas áreas, fruto da dedicação do povo daqui. Nossa raça é trabalhadora e é por ela também que precisamos prospectar o futuro”, acrescentou.

Representando a Regional Sul do Sebrae/SC, Marcos Tondin destacou o significado da participação ativa da comunidade no evento. “Vocês todos poderiam estar confortáveis em casa neste dia de frio e chuva, mas estão aqui dispostos a participar de um movimento que olha para o futuro. Tenho certeza de que é esse empenho que fará a diferença para o sucesso dessa iniciativa na qual Unesc e Sebrae estão juntos dos municípios”, pontuou, enaltecendo ainda a beleza da apresentação que marcou a abertura do evento.

Do TCC à realidade

A egressa do curso de Arquitetura e Urbanismo da Unesc, Cristina Zeni, natural de Meleiro, já é uma representante ativa da Universidade no Município. Ela estudou minuciosamente um Plano de Mobilidade Urbana como tema do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) da graduação e já apresentou no gabinete do prefeito para implementação na cidade. Na noite de lançamento do Plano, a egressa e o prefeito apresentaram ao público o projeto e mostraram que a pesquisa já será valiosa para as diretrizes que serão definidas a partir de agora.

Para Cristina, ver seu projeto sendo apresentado em um evento de tamanha importância e, principalmente, vislumbrar sua implementação, é emocionante. “Fiquei realmente emocionada vendo meu trabalho sendo levado em consideração dessa forma. É muito bom ser ouvida e saber que meu estudo poderá ajudar na prática de uma cidade melhor”, destacou.

A participação da profissional é motivo de inspiração para o adolescente Gabriel Cauã Longaretti Toldo, presidente do Grêmio Estudantil da Escola Inês Tonelli Nápoli, de Araranguá, que cediou o evento. O aluno da rede municipal de ensino foi convidado a compor a mesa de autoridades da noite e aproveitou a oportunidade. “Acho muito importante participarmos desses encontros e das decisões que farão parte do nosso futuro. Vou incentivar a todos os jovens que participem dos workshops e acompanhem de perto este projeto que fará a diferença na vida de todos nós”, pontuou.

Esporte e arte

Os participantes foram presenteados com a participação especial do Grupo de Capoeira Armada Brasil, formado por crianças do Grupo de Convivência do CRAS 1 de Meleiro.

O próximo encontro de trabalho do Plano de Desenvolvimento Socioeconômico será realizado no dia 17 de maio às 14h de forma virtual para o primeiro Workshop.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

03 de maio de 2022 às 12:05
Compartilhar Comente

Presidente do DCE da Unesc assume conselho de estudantes da Acafe

Presidente do DCE da Unesc assume conselho de estudantes da Acafe
Foto: Divulgação Mais imagens

O presidente do Diretório Central dos Estudantes (DCE), da Unesc, Vittor Teixeira, assumiu a presidência do Conselho dos DCE’s da Acafe. Ele permanece no cargo até o fim de 2022. “O meu nome foi escolhido em reunião realizada em Itajaí. Permanecerei nesta função até o fim do ano”, salienta Teixeira.

O conselho representa todos os DCEs das Universidades Comunitárias, integrantes do Sistema Acafe, e Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc). Antes de Teixeira, o presidente era Leandro Freitas, do DCE da Univale, que estava no cargo desde o ano passado. “Fico muito honrado e feliz em poder representar a Unesc neste espaço e poder também fortalecer as lutas das comunitárias. Presidir o conselho será um grande desafio e vai exigir muita responsabilidade e trabalho, o qual me sinto muito confortável para encabeçar, pois os conselheiros são muito presentes e atentos às demandas dos estudantes”, enfatiza.

Vittor foi eleito presidente do DCE da Unesc após receber 1.919 votos, em eleição realizada no ano passado. “Ficamos felizes pelo reconhecimento do nosso movimento estudantil, tendo como resultado a escolha para presidir o Conselho dos DCE’s da Acafe. É um reconhecimento que nos enche de orgulho, pois os alunos nos ajudam a construir o ser e o fazer de uma Universidade Comunitária como a Unesc”, destaca a Reitora Luciane Bisognin Ceretta.

Bandeira

Teixeira revela que a principal bandeira frente ao conselho será ampliar a defesa do Programa Uniedu e continuar dialogando com os DCE’s da Acafe. “Tudo isso para garantir a manutenção do 90/10 das bolsas Uniedu, que são fundamentais para a permanência estudantil e manutenção das nossas universidades, que todo recurso investido reverte para a comunidade através dos seus programas de pesquisa e extensão”, pontua.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

03 de maio de 2022 às 11:58
Compartilhar Comente

Na Unesc, um universo de engenharias

Na Unesc, um universo de engenharias
Intimamente ligada com as profissões em alta para o futuro, área conta com diferentes especialidades que se mostram em ascensão no mercado Mais imagens

Quem pensa na palavra “engenharia” já logo imagina números, tecnologia e muito raciocínio técnico. Trata-se de um universo de resolução de problemas, seja por meio de projetos, de alta tecnologia, com uso de formulações e criatividade e com soluções de produtividade. A área, que é das mais tradicionais nos estudos acadêmicos desde o surgimento das universidades, se atualiza com o passar do tempo e mostra protagonismo mesmo com tantas mudanças nos cenários de mercado. A Unesc oferece sete diferentes cursos na área da Engenharia, oportunizando abordagens diferentes para aqueles que pretendem apostar nas ciências exatas.

Engenharia Ambiental e Sanitária, Engenharia Civil, Engenharia Química, Engenharia Mecânica e Engenharia de Produção. Cada um em um nicho, os cursos levam a credibilidade e a experiência da Unesc somadas ao perfil inovador e tecnológico da Instituição.

A procura pelos cursos de graduação em engenharia, conforme a coordenadora da área, Angela Piccinini, assim como a empregabilidade acompanhada pela Universidade, demonstram a viabilidade da área e o potencial em todos os âmbitos. “Nossos acadêmicos têm abertura constante no mercado. Apresentando-se enquanto estudantes ou egressos da Universidade eles já têm diferenciais nas vagas que pleiteiam. Temos Engenharias nas quais chega a faltar alunos para indicar para o número de empresas que procuram indicações”, destaca Angela.

Além da qualificação dos professores mestres e doutores, e da atuação do estudante em ações de pesquisa científica e diretamente ligado à comunidade por meio da Extensão, a Universidade oferece a estrutura física do campus e do Parque Científico e Tecnológico (IParque) como grandes diferenciais no processo de aprendizagem. “Temos como aliadas a tradição dos cursos de engenharias e as possibilidades de inovação que eles nos oferecem a cada instante. Em cada uma das opções os professores estão preparados, por meio da implementação do projeto institucional Graduação Multi, a colocarem os estudantes frente a frente com a prática profissional desde as primeiras fases, proporcionando experiências formativas diferentes em cada encontro”, acrescenta a coordenadora.

Portas abertas para a transformação

Todos os cursos de engenharia da Universidade estão com vagas em aberto para início já no segundo semestre de 2022. As matrículas para estes e as mais de 50 outras opções em graduação são simples, mas é preciso garantir as vagas nas novas turmas.

Interessados em iniciar na Universidade uma nova jornada de evolução pessoal e profissional podem entrar em contato com a Instituição para obter mais informações sobre as inúmeras oportunidades de bolsas, descontos e formas de ingresso pelo Whatsapp (48) 99915-0433.

A Universidade oferece ainda opção de agendamento de visitas para que o acadêmico e seus familiares conheçam os espaços nos quais poderá estudar ao longo da graduação.

Conheça mais as opções em engenharia

Entre as dúvidas mais comuns dos alunos que procuram a Universidade para conhecer mais a fundo os cursos, de acordo com Ângela, está a área de atuação e a função de cada uma das engenharias. Para isso, a Instituição aponta explicações simples sobre cada uma delas:

Engenharia Ambiental e Sanitária

A temática ambiental é transversal em todos os segmentos de negócio, inclusive vista como diferencial competitivo e agenda constante em várias empresas e organizações. Um dos cursos mais clássicos e reconhecidos quando se fala em meio ambiente é a Engenharia Ambiental e Sanitária.  Comprometido com o desenvolvimento sustentável, o profissional formado na área atua no planejamento e coordenação de projetos de preservação e desenvolvimento, tratamento de água e esgoto, descarte de resíduos, redes de distribuição de água e outras áreas. Esse profissional é fundamental para a preservação da natureza e seus recursos, altamente conectada com as demandas do futuro.

Engenharia Civil

Está área capacita profissionais para o trabalho nas áreas de construção civil, estruturas, fundações, geotecnia, hidráulica, rodovias e transportes. Além disso, o profissional pode atuar projetista, executor de obras, gerenciamento, inspeção, fiscalização, perícia, ou ainda, manutenção de obras. O curso da Unesc busca formar engenheiros civis com forte embasamento técnico, científico e prático, para que assim, possa atuar de forma a identificar e resolver problemas em variados espaços, com foco no desenvolvimento sustentável e melhoria do ambiente de vida.

Engenharia Química

Uma das grandes apostas do futuro, a profissão de engenheiro químico se volta ao desenvolvimento de processos industriais que empregam diversas transformações físicas e químicas. As oportunidades para o profissional envolvem indústrias das mais variadas áreas, incluindo a pesquisa e extensão. O engenheiro químico cria técnicas de extração de matérias-primas, assim como de sua utilização ou transformação em produtos químicos e petroquímicos, como tintas, plásticos, têxteis, farmacêuticos, cosméticos, papel, celulose, alimentos, fertilizantes, cerâmica, cervejarias, estações de tratamento de águas e rejeitos industriais. Além disso, é muito comum a atuação do engenheiro químico em cargos relacionados à gestão, vendas, treinamento e relacionamento de pessoas. O engenheiro químico pode utilizar suas habilidades e competências para empreender e desenvolver novos negócios.

Engenharia Mecânica

Tradição e tecnologia acompanham este Engenheiro. A Mecânica é a área das Engenharias que cuida da gestão de projetos, desenvolvimento de novos produtos, construção e manutenção de máquinas e equipamentos. Além do emblemático setor automobilístico, este profissional é responsável pelo dimensionamento de sistemas de refrigeração, hidráulico, pneumático, soldagem, usinagem e ruídos. Além disso, as competências adquiridas permitem uma forte interação com a área de novos materiais e até instrumentação. Os Engenheiros Mecânicos são os responsáveis pela criação de grande parte que acompanham processos diariamente.

Engenharia de Produção

Função altamente estratégica, o engenheiro de produção é um dos cérebros das organizações. Este é o ramo da engenharia que gerencia os recursos humanos, financeiros e materiais para melhorar a qualidade e aumentar a produtividade de um sistema produtivo. O engenheiro de produção é peça fundamental em indústrias de manufatura e prestadoras de serviços.

As descrições contam com diretrizes do Guia do Estudante, da Editora Abril.

Texto: Mayara Cardoso/ Agecom/ Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

22 de abril de 2022 às 14:47
Compartilhar Comente

Unesc integra diretoria da ADVB Santa Catarina

Unesc integra diretoria da ADVB Santa Catarina
Fotos: Mayara Cardoso/Agecom/Unesc Mais imagens

Em mais uma ação que demonstra a importância da Unesc em nível estadual e a presença da Instituição no ecossistema do desenvolvimento, a Universidade passa a ocupar cadeira na diretoria da Associação de Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil em Santa Catarina (ADVB SC). A diretoria da Associação tomou posse na noite desta segunda-feira (07/03), tendo a pró-reitora de Planejamento e Desenvolvimento Institucional da Unesc, Gisele Coelho Lopes, entre os empossados.

A presidência da ADVB passa a estar sob comando do também criciumense Claiton Pacheco. A diretoria que estará ao seu lado é comporta por 40 lideranças do setor, divididas em sete regiões: Grande Florianópolis, Litoral, Meio-Oeste, Norte, Oeste, Sul, Vale do Itajaí e Serra.

Para Gisele, integrar o grupo de grandes profissionais da área é uma honra, em especial por representar a Universidade e seus princípios. “Estaremos a frente da diretoria de Desenvolvimento Socioeconômico, uma área que faz parte parte também da missão da nossa Unesc. Estamos muito felizes por integrar ainda mais de perto esse ecossistema, contribuindo com nossa experiência e aprendendo com os colegas e suas vivências”, destacou.

O grupo trabalhará a frente da ADVB no biênio 2022/2023.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

08 de março de 2022 às 08:34
Compartilhar Comente

Aulas na Unesc serão retomadas na quarta-feira

Aulas na Unesc serão retomadas na quarta-feira
Neste sábado (26/02), as turmas devem comparecer à universidade normalmente (Foto: Marciano Bortolin/Agecom/Unesc) Mais imagens

Devido ao feriado de Carnaval, conforme Calendário Acadêmico, a Unesc estará em recesso. Por isso, não haverá aulas de graduação e pós-graduação na segunda-feira (28/02). Neste sábado (26/02) as turmas devem comparecer à universidade normalmente.

A Central de Atendimento ao Estudante (Centac), a Biblioteca Central Professor Eurico Back e os setores administrativos seguem o mesmo calendário.

O Iparque funcionará normalmente na segunda-feira (28/02), das 8h às 12h e das 13h às 17h.

Já nas Clínicas Integradas, o Estomizados, a Farmácia Escola, o Ambulatório de Feridas e o Nuprevips funcionarão normalmente.

O Colégio Unesc também acompanhará o recesso da Universidade.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

25 de fevereiro de 2022 às 17:36
Compartilhar Comente