Centro de memória da Educação do Sul de Santa Catarina da Unesc

Exposição de Edi Balod traz sua trajetória artística à Unesc

Exposição de Edi Balod traz sua trajetória artística à Unesc
Abertura ocorre nesta segunda-feira (Foto: Arquivo) Mais imagens

Saboreando cada caminho que passa, o artista Edi Balod transforma sua trajetória em arte. São experimentos, visões e vivências compondo um universo tão particular, que transborda uma essência única e cheia de significado. Esse mundo será aberto para aqueles que tiverem interesse em mergulhar, ele será o eixo da exposição do artista, intitulada “À Deriva, à Espreita”. A abertura da mostra ocorre nesta segunda-feira (12/9), às 20h30, na Sala Edi Balod, localizada no campus da Unesc.

Os curadores da exposição, professores Amalhene Baesso Reddig e Marcelo Feldhaus, comentaram que a busca interior de Edi Balod se materializa em cenários artísticos e obras de arte que encantam pela multiplicidade de temas, sensibilidade e denúncia. “Ele é daqueles artistas que com paciência elabora sua produção experimentando técnicas. Iniciadas com a escultura em madeira e pedra, seguidas por desenhos, entalhes, pinturas, instalações, poesias, dobraduras e muito mais”, ressaltaram os professores.

A exposição fica aberta para visitação até 14 de outubro e é desenvolvida por meio da Propex (Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão), da UNA HCE (Unidade Acadêmica de Humanidades, Ciências e Educação), do curso de Artes Visuais – Bacharelado e Licenciatura, do Setor de Arte e Cultura e do CEDOC (Centro de Memória e Documentação da Unesc).

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Mayra Antonio De Lima 09 de setembro de 2016 às 20:17
Compartilhar Comente

Exposição vai contar a história da Unesc por meio de audiovisuais

Exposição vai contar a história da Unesc por meio de audiovisuais
Abertura ocorre segunda-feira, com a inauguração do Memorial Unesc (Foto: Arquivo) Mais imagens

São tantas histórias nesses 47 anos. Tantos professores, alunos e funcionários que já passaram pela Unesc e que contribuíram com o crescimento da Instituição. Mas de que forma é possível contar tudo que já aconteceu dentro desses muros? O Cedoc (Centro de Memória e Documentação da Unesc) respondeu a essa pergunta, e vai lançar na próxima segunda-feira (16/5), a exposição “Memória Audiovisual da Unesc”, que traz a história da Universidade contada pelo arquivo audiovisual da Instituição.

A exposição vai abrir o Memorial Unesc, um novo espaço - localizado na antiga recepção da reitoria, no Bloco Administrativo - que será destinado a trazer exposições que falem sobre a memória da Universidade. No evento, que ocorre às 16 horas, também será inaugurada a nova sala do Cedoc, que fica anexa ao Memorial.

“É importante preservar a história da Universidade. Por meio do Memorial Unesc, e das exposições que serão desenvolvidas nele, a comunidade, os alunos e os colaboradores poderão conhecer e relembrar o que já se passou por aqui. É uma forma de recordar e entender os caminhos que fizeram a Unesc ser o que ela é hoje”, comentou o coordenador do Cedoc, Tiago Coelho.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Mayra Antonio De Lima 12 de maio de 2016 às 20:15
Compartilhar Comente

Museu da Unesc recebe prêmio Darcy Ribeiro

Museu da Unesc recebe prêmio Darcy Ribeiro
Arquivo Mais imagens

A Unesc, por meio do Muesc (Museu da Universidade do Extremo Sul Catarinense), recebeu pelo segundo ano consecutivo o Prêmio Darcy Ribeiro. A Universidade foi premiada por meio do projeto “Museus em Movimento: Rizomas”. “Este é o resultado do trabalho sério e competente da equipe que faz do Muesc um espaço educativo em movimento, em prol do conhecimento, da história, da arte, da cultura e da preservação do meio ambiente”, destacou o reitor Gildo Volpato.

O Prêmio Darcy Ribeiro reconhece as melhores ações e práticas educativas nos museus brasileiros. Ao todo foram premiadas 15 práticas e ações de educação museal que valorizam e promovem a preservação do patrimônio cultural. Bahia, Goiás, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo tiveram iniciativas contempladas.

O reconhecimento faz parte do Programa de Fomento aos Museus Ibram (Instituto Brasileiro de Museus) 2012

Museus em Movimento

O projeto “Museus em Movimento: Rizomas” refletiu o papel dos museus no mundo contemporâneo, estabelecendo pontes entre a memória individual e coletiva. Ele interligou os museus de Arqueologia, Zoologia, Infância, o Herbário, o Cedoc (Centro de Documentação e Memória da Unesc) e o Setor de Arte e Cultura da Universidade. O projeto ficou em exposição em maio, durante a 10ª Semana Nacional dos Museus na Unesc, sendo que ocorreu durante o primeiro semestre de 2012.

Fonte: Secom:imprensa@unesc.net

Por: Davi Carrer:dac@unesc.net 23 de novembro de 2012 às 12:00
Compartilhar Comente (6)