Centro de memória da Educação do Sul de Santa Catarina da Unesc

Projeto realiza encontro com professores em Urussanga

Projeto realiza encontro com professores em Urussanga
Encontro ocorreu na última semana em Urussanga (Foto: Divulgação) Mais imagens

Representantes do Grupehme (Grupo de Pesquisa História e Memória da Educação) e do Cedoc (Centro de Memória e Documentação da Unesc) participaram na última semana de uma reunião pedagógica com professores da Escola Barão do Rio Branco, de Urussanga. O objetivo do encontro foi apresentar o andamento do projeto “Conservação e preservação do arquivo histórico da EEB Barão do Rio Branco”.

Segundo a professora Giani Rabelo, do Grupehme, o projeto teve início no momento em que representantes do Grupehme e do Cedoc apresentaram o Centro de Memória da Educação do Sul de Santa Catarina e seu funcionamento. “Na mesma ocasião foram demonstradas noções básicas de preservação e conservação de documentos. A partir desta iniciativa, a Escola Barão do Rio Branco demonstrou grande interesse em organizar seu arquivo histórico e desde então este trabalho vem acontecendo nas dependências da escola”, conta.

Foram mais de sete visitas e durante o andamento dos trabalhos, foi oferecida uma oficina de “Higienização e conservação preventiva em documentos” com alunos do Ensino Médio da escola, no Cedoc, com a finalidade de sensibilizá-los sobre o papel deles na preservação do patrimônio educativo.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Milena Spilere Nandi 24 de julho de 2017 às 22:15
Compartilhar Comente

Cedoc recebe alunos do Ensino Fundamental para atividade

Cedoc recebe alunos do Ensino Fundamental para atividade
Estudantes de Criciúma estiveram na Unesc nesta segunda-feira (Foto: Divulgação) Mais imagens

O Cedoc (Centro de Memória e Documentação da Unesc) recebeu, nesta segunda-feira (15/8), alunos da oitava série do Ensino Fundamental da Escola José Rosso, de Criciúma para a atividade “Indústria Carbonífera em Criciúma: Trabalho, Cidade e Operários (as)”, ministrada pela professora da Unesc Michele Gonçalves Cardoso. A atividade educativa faz parte de uma parceria entre o Cedoc e a Secretaria Municipal de Educação.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Milena Spilere Nandi 16 de agosto de 2016 às 18:26
Compartilhar Comente

Cedoc realiza atividades com professores da rede municipal

Cedoc realiza atividades com professores da rede municipal
Atividade ocorreu nesta quarta-feira (Fotos: Divulgação) Mais imagens

O Cedoc (Centro de Memória e Documentação da Unesc) realizou uma formação nesta quarta-feira (10/8) com professores das disciplinas de História, Artes e Informática da rede municipal de Criciúma. A atividade teve como objetivo instrumentalizar sobre o uso e a produção de audiovisual em sala de aula.

O coordenador do Cedoc, Tiago da Silva Coelho, e a equipe do Centro de Memória e Documentação ministraram a capacitação, que foi dividida em duas etapas: uma teórica e uma prática em que os professores produziram audiovisuais de poucos minutos sobre histórias de Criciúma.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Milena Spilere Nandi 11 de agosto de 2016 às 21:19
Compartilhar Comente

Centro de Memória e Documentação realiza atividade com professores da rede municipal

Centro de Memória e Documentação realiza atividade com professores da rede municipal
Alunos serão recepcionados mediante agendamento Mais imagens

Relacionar os acervos do Cedoc (Centro de Memória e Documentação da Unesc) com as atividades já desenvolvidas por professores de Ensino Fundamental nas aulas de História. Esse é objetivo das oficinas temáticas sobre a história da cidade, que iniciaram na última quinta (19/5). A atividade ocorre em parceria com a Prefeitura de Criciúma.

“Serão realizados ainda dois encontros com os professores da rede municipal, estendendo o convite aos professores das séries iniciais do Ensino Fundamental. Já os alunos do oitavo ano serão recepcionados na Unesc e no Cedoc mediante agendamento da Secretária Municipal de Educação e realizarão atividades de noções básicas de higienização e conservação de documentos, cotidiano e vida dos trabalhadores do carvão e produção audiovisual”, explicou o coordenador do Cedoc, Tiago Coelho.

As atividades foram conduzidas pelos professores Tiago Coelho e Michele Gonçalves Cardoso; pelas técnicas Selma Dassi e Taise Figueiredo, e pelas estagiarias Isadora Espíndola e Mirele Fernandes. As atividades foram organizadas pelo Cedoc e pela professora Tatiane dos Santos Virtuoso, assessora de História da Secretaria Municipal de Educação de Criciúma.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Davi Carrer 20 de maio de 2016 às 17:48
Compartilhar Comente