Centro de memória da Educação do Sul de Santa Catarina da Unesc

Unesc realiza Colóquio História e Memória da Educação

Unesc realiza Colóquio História e Memória da Educação
Evento tratou sobre a vida e obra de Paulo Freire (Fotos: Mayara Cardoso) Mais imagens

O Auditório Edson Rodrigues esteve completamente lotado de estudantes sedentos por conhecimento na quinta edição do Colóquio História e Memória da Educação: 50 anos após a Pedagogia do Oprimido - um tributo a vida e obra de Paulo Freire. O evento ocorreu na noite desta quarta-feira (15/8) e reuniu acadêmicos e professores dos cursos de Pedagogia, Psicologia, Mestrado em Educação e História, contando com mais de 100 participantes.

O colóquio é fruto de uma parceria entre o Grupehme (Grupo de Pesquisa História e Memória Da Educação), Grupo de Pesquisa Patrimônio Cultural Histórias e Memórias, Esma (Grupo de Pesquisa Educação, Saúde, Meio Ambiente), Cedoc (Centro de Memória e Documentação) e curso de Pedagogia da Unesc, com o apoio do PPGE (Programa de Pós-Graduação em Educação) da Universidade.

A programação do evento foi dividida entre três turnos, sendo iniciada com a apresentação do documentário Alfabetização em Angicos - A Pedagogia de Paulo Freire, pela manhã. Durante a tarde foi realizada uma mesa-redonda com o tema “Educação Libertadora e compromisso social”, tendo como participantes os professores doutores do PPGE Carlos Renato Carola e Giani Rabelo, sendo mediados pela professora doutora do PPGE Janine Moreira. Já durante a noite o auditório recebeu a conferência “A atualidade do pensamento pedagógico de Paulo Freire”, ministrada pelo professor doutor Thiago Ingrassia Pereira da Universidade Federal da Fronteira Sul.

O foco da conferência foi abordar os conceitos-chave da proposta pedagógica de Paulo Freire, sendo eles inacabamento, dialogicidade e transformação social, considerando sua perspectiva educacional emancipatória. Por meio das explicações trazidas pelo conferencista foi possível ainda levantar informações das obras de Freire fazendo uma analogia com a atualidade.

Informações valiosas


Para a psicóloga, professora e mestra em saúde coletiva, Dipaula Minotto da Silva, a temática levantada ao longo do evento traz esperança em um momento em que existe tanta dificuldade na diferenciação do que é conscientização e o que é doutrinação. “Como docente vejo essa questão como um constante desafio: transformar conversas em diálogos. Acredito que isso seja algo que precisa ser construído dentro da nossa atribuição. Vejo que meu papel é principalmente o de gerar reflexões, isso que Freire nos convida e traz tanto conhecimento”, comentou.

Conforme o professor Thiago, entre os diferenciais de Paulo Freire está a autocrítica, ação que poucos pensadores fazem. “Ele pensa no que dá para mudar em algo que escreveu no passado. Se percebe uma evolução de pensamento ao longo de suas obras e isso é uma das coisas que chama muito a atenção. Um exemplo é a questão da ideologia de gênero. Em seus últimos livros ele tem o cuidado com a linguagem de gênero. Isso é muito interessante. Ele mesmo se avalia, percebe onde poderia estar pecando e muda, evolui”, explica.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Mayara Cardoso 17 de agosto de 2018 às 09:24
Compartilhar Comente

Unesc traz debates sobre os 50 anos da obra Pedagogia do Oprimido

Unesc traz debates sobre os 50 anos da obra Pedagogia do Oprimido
Legado de Paulo Freire norteará os debates nesta quarta-feira (Foto: Divulgação) Mais imagens

Unesc recebe nesta quarta-feira (15/8), professores, estudantes de graduação e de pós, pesquisadores e pessoas da comunidade para debater a vida e a obra do educador Paulo Freire no 5º Colóquio História e Memória da Educação: ​50 anos após a Pedagogia do Oprimido. O evento vai contar com atividades nos três períodos e terá a presença de palestrantes como o professor doutor da ​Universidade Federal da Fronteira Sul, Thiago Ingrassia Pereira​, que vai falar sobre “A atualidade do pensamento pedagógico de Paulo Freire”. O evento ocorre às 19 horas, no Auditório Edson Rodrigues.

A conferência tem como objetivos tratar de conceitos-chave (inacabamento, dialogicidade e transformação social) da proposta pedagógica de Paulo Freire, considerando sua perspectiva educacional emancipatória, além de discutir a atualidade do pensamento pedagógico de Paulo Freire.

Ao longo do evento, os participantes terão acesso às obras de Paulo Freire para a compra e a exposição sobre a vida e obra do autor, bem como a exibição de documentários.

O Colóquio é fruto de uma parceria entre o Grupehme (Grupo de Pesquisa Patrimônio Cultural Histórias e Memórias), Esma (Grupo de Pesquisa Educação, Saúde, Meio Ambiente), Cedoc (Centro de Memória e Documentação da Unesc) e do curso de Pedagogia da Universidade, com o apoio do PPGE (Programa de Pós-Graduação em Educação).

O evento ocorre a cada dois anos e já abordou os temas: História da Infância (2007); História e a Memória Docente (2009); Patrimônio e Cultura Escolar, Cidadania e Desenvolvimento (2011) e Experiências de Preservação do Patrimônio Cultural: Lugares, memórias e Identidades (2016).

Construção coletiva

Segundo a professora do PPGE da Unesc, Giani Rabelo, é preciso fortalecer pensamentos e ações em prol de melhorias para a educação e para o país. “Em 2018 o livro de Paulo Freire, "Pedagogia do Oprimido", completa 50 anos de sua publicação. Esta grande obra, significa para nós educadoras e educadores orgulho e a certeza de que é possível construir algo novo diante de tantos retrocessos sociais que têm roubado a humanidade de brasileiros e brasileiras. Seus escritos nos encorajam para seguirmos na luta em busca de uma escola justa e inclusiva, que alimente a esperança em seus educadores e educandos”, afirma.

Grupehme

Os membros do Grupehme vêm ao longo de suas trajetórias dedicando-se à pesquisa e preservação das variantes do patrimônio histórico educativo de Santa Catarina. Como forma de devolver à sociedade os resultados destes estudos, oferecem palestras, cursos, exposições, publicações, eventos científicos, bem como o Centro de Memória da Educação do Sul de Santa Catarina, no ambiente virtual.

Programação do Colóquio


8h30
Auditór​io Edson Rodrigues (sala 19, Bloco P)
Vídeo e debate sobre Alfabetização em Angicos.
Mediadora​: professora da Unesc Gislene Camargo

13h30
Auditór​io Edson Rodrigues (sala 19, Bloco P)
Mesa-redonda “Educação Libertadora e compromisso social”
Participantes​: professores da Unesc Carlos Renato Carola e Giani Rabelo Mediadora​: Mediadora: professora Janine Moreira

19 horas
Auditór​io Edson Rodrigues (sala 19, Bloco P)
Conferência “A atualidade do pensamento pedagógico de Paulo Freire”
Conferencista: professor da Universidade Federal da Fronteira Sul Thiago Ingrassia Pereira

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Milena Spilere Nandi 10 de agosto de 2018 às 17:39
Compartilhar Comente