Centro de memória da Educação do Sul de Santa Catarina da Unesc

Patrimônio industrial de Criciúma tem grande potencial

Patrimônio industrial de Criciúma tem grande potencial
Pesquisadora da Unicamp debateu sobre o assunto na Unesc (Fotos: Mayra Lima) Mais imagens

A preocupação da preservação do patrimônio industrial é relativamente nova. Ela se refere aos vestígios deixados pela indústria, em seus diversos seguimentos. Em Criciúma temos um exemplo claro em nossas minas, que compõem a história do município por meio de suas construções. Mas por mais que seja visível a importância desses lugares para a história, no Brasil, o patrimônio industrial ainda é pouco falado.

O tema foi debatido durante a abertura do 4º Colóquio de História e Educação da Unesc. O assunto foi abordado pela doutora da Unicamp Cristina Meneguello. Segundo ela, Criciúma tem um alto potencial, entretanto falta entender a importância de preservar a memória por meio de suas construções.

“Quando falamos em patrimônio, trazemos a perspectiva da importância da memória. E por não serem esteticamente atrativos, os patrimônios industriais ainda são deixados de lado em nosso país. É preciso proteger nossas marcas, sejam elas por meio da paisagem, da história oral ou da memória de trabalhadores, mesmo que elas não sejam consideradas belas”, comentou Cristina.

A professora ainda trouxe como exemplo a destruição da primeira fábrica de cerveja do Rio de Janeiro. “Eles destruíram a fábrica, que contava parte da história da cidade, para ampliar o Sambódromo do Rio. E ainda divulgaram vídeos da demolição, achando lindo aquele prédio vindo à baixo, mas na realidade aquilo foi muito triste”, contou.

O Colóquio


As discussões do encontro seguem até quarta-feira (17/8). O segundo dia terá uma mesa redonda sobre “Experiências de preservação do patrimônio escolar” e debates divididos em três eixos temáticos: “Experiências de preservação da memória escolar”, “Educação Patrimonial e educação escolar” e “Arte, cultura e educação: identidade e memória”.

O Colóquio é gratuito e direcionado a pesquisadores de história, da educação e da história da educação, professores de todos os níveis de ensino, alunos dos cursos de Licenciatura e educadores em geral.

Informações e Inscrições

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Mayra Antonio De Lima 16 de agosto de 2016 às 21:25
Compartilhar Comente

Cedoc recebe alunos do Ensino Fundamental para atividade

Cedoc recebe alunos do Ensino Fundamental para atividade
Estudantes de Criciúma estiveram na Unesc nesta segunda-feira (Foto: Divulgação) Mais imagens

O Cedoc (Centro de Memória e Documentação da Unesc) recebeu, nesta segunda-feira (15/8), alunos da oitava série do Ensino Fundamental da Escola José Rosso, de Criciúma para a atividade “Indústria Carbonífera em Criciúma: Trabalho, Cidade e Operários (as)”, ministrada pela professora da Unesc Michele Gonçalves Cardoso. A atividade educativa faz parte de uma parceria entre o Cedoc e a Secretaria Municipal de Educação.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Milena Spilere Nandi 16 de agosto de 2016 às 18:26
Compartilhar Comente

Cedoc realiza atividades com professores da rede municipal

Cedoc realiza atividades com professores da rede municipal
Atividade ocorreu nesta quarta-feira (Fotos: Divulgação) Mais imagens

O Cedoc (Centro de Memória e Documentação da Unesc) realizou uma formação nesta quarta-feira (10/8) com professores das disciplinas de História, Artes e Informática da rede municipal de Criciúma. A atividade teve como objetivo instrumentalizar sobre o uso e a produção de audiovisual em sala de aula.

O coordenador do Cedoc, Tiago da Silva Coelho, e a equipe do Centro de Memória e Documentação ministraram a capacitação, que foi dividida em duas etapas: uma teórica e uma prática em que os professores produziram audiovisuais de poucos minutos sobre histórias de Criciúma.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Milena Spilere Nandi 11 de agosto de 2016 às 21:19
Compartilhar Comente