Centro de memória da Educação do Sul de Santa Catarina da Unesc

Povo Kaingang será tema da 3ª Semana Indígena da Unesc

Povo Kaingang será tema da 3ª Semana Indígena da Unesc
Evento inicia nesta terça-feira na Universidade (Foto: Divulgação) Mais imagens

História e cultura, natureza e territorialidade do povo Kaingang será tema da 3ª Semana Indígena da Unesc. Eles estão entre os mais numerosos povos indígenas do Brasil e sua essência será ventilada por meio de debates, conferências, palestras, exposições e apresentações culturais na Universidade. O encontro inicia na terça-feira (26/4), às 14 horas, na sala 1 do Bloco O da Unesc.

No primeiro dia de evento ocorrem duas conferências, sobre “História e cultura Kaingang - natureza e territorialidade”, às 14h30,  e “Diálogos de Saberes”, às 19 horas. As duas ações contam com o Professor Getúlio Narsizo, liderança indígena da “Terra Indígena Xapecó”.

Na quarta-feira (27/4) também haverá atividade fora do campus. O Grupo de Dança “Ga tan”, da terra Indígena Xapecó estará na Praça Nereu Ramos, às 9 horas, levando sua arte até a comunidade. Ainda na quarta-feira, também ocorre uma apresentação de um documentário “O ritual Kiki da resistência Kaigang”, às 15 horas, na sala 1 do Bloco O, e uma conferência sobre “A proteção jurídica dos indígenas no Brasil – da política indigenista a realidade”, que será ministrada, às 19 horas, pelas doutoras em Direito Thais Luiza Colaço e Kelly Gianezini.

No último dia de evento, na quinta-feira (28/4), ocorre uma conferência, às 14 horas, sobre “Movimentações e especificidades culturais Kaingang”, com o doutor em Ambiente e Desenvolvimento Luís Fernando da Silva Laroque. A programação também conta com uma atividade cultural na Praça do Estudante, às 20h30.

O encontro é organizado pelo curso de História e tem apoio Prograd (Pró-Reitoria de Ensino de Graduação da Unesc), Setor de Arqueologia, Cedoc (Centro de Memória e Documentação da Unesc), Cahel (Centro Acadêmico de História Edson Luís), UNAs (Unidades Acadêmicas) de Ciências Sociais Aplicadas, de Ciências da Saúde e de Humanidades, Ciências e Educação, da Pastoral da Saúde de Criciúma, do PPGCA (Programa de Pós-graduação em Ciências Ambientais), do Neab (Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros, Étnico-Raciais, Indígenas e de Minorias da Unesc) e do Museu de Zoologia.

Confira a programação

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Mayra Antonio De Lima 25 de abril de 2016 às 14:50
Compartilhar Comente