Engenharia Mecânica

Engenharia Mecânica: Para formar profissionais diferenciados e empreendedores

Engenharia Mecânica: Para formar profissionais diferenciados e empreendedores
Entre os projetos desenvolvidos, um dos preferidos é o Baja SAE. Ele é um desafio lançado aos estudantes de engenharia de todo o mundo e que também tem forte envolvimento dos alunos (Foto: Divulgação) Mais imagens

O desenvolvimento das engenharias remonta ao início da criação de ferramentas pela humanidade. Entre as diferentes áreas do conhecimento, a Engenharia Mecânica foi e continua sendo umas das mais abrangentes e impactantes para a sociedade. Foram os engenheiros mecânicos que, a partir de Leonardo da Vinci (século 15), criaram vários dispositivos como: engrenagens, rolamentos, caldeiras, motores, compressores e turbinas. Com estes, foi possível a criação de inúmeras máquinas presentes em nosso cotidiano, como: bicicletas, condicionadores de ar, refrigeradores, eletrodomésticos, trens, caminhões, automóveis e aviões.

No século 21, a Engenharia Mecânica manterá a sua importância e ampliará seus desafios. Com as novas demandas por um mundo mais sustentável e uma sociedade mais conectada, os futurosengenheiros deverão apresentar soluções mais criativas e desenvolver produtos muito mais eficientes e customizados.

Diante da grande abrangência da área, as possibilidades de atuação de um engenheiro mecânico são inúmeras: desenvolvimento de produtos, projetos de mecanismos e máquinas, gerenciamento e controle de qualidade, manutenção industrial, pesquisas tecnológicas e consultoria técnica. Com tantas atribuições, o profissional desta área poderá atuar em diferentes tipos de empresas, ou melhor, empreender seu próprio negócio. Neste sentido, o curso de Engenharia Mecânica da Unesc está estruturado para formar profissionais criativos e, principalmente, inovadores. O curso é pensado para a formação de um engenheiro questionador e que apresente soluções aos problemas propostos. Para isso, a Instituição fez grandes investimentos em laboratórios e, principalmente, em professores. Além disso, algumas metodologias de ensino estão sendo implementadas no curso.

Segundo o coordenador de Engenharia Mecânica da Unesc, Adriano Bernardin, ao longo da grade curricular, todas disciplinas envolvendo cálculos são progressivamente instrumentalizadas, ou seja, poderão ser realizadas com softwares e/ou calculadoras científicas. “A idéia é que o aluno não precise decorar fórmulas. Isso uma máquina faz. Ele precisa é saber interpretar os resultados. Durante a graduação, ele deve experimentar errar e compreender como os fenômenos acontecem. Um engenheiro é um pensador de soluções que sabe usar as ferramentas certas”, afirma.

O coordenador adjunto, Adilson de Oliveira, comenta que a Engenharia Mecânica é um curso muito tradicional e que, na Unesc, ele foi pensado com olhos nas demandas que o país necessitará nos próximos anos e por isso, motiva os graduandos a serem seus próprios chefes. “Desenhamos um curso com ‘fortes’ disciplinas específicas (Termodinâmica, Transmissão de Calor, Mecânica dos Fluido e Controle de Sistemas) e importantes disciplinas aplicadas, como Mecanismos, Motores à Combustão, Vibrações, Processos de Fabricação, Materiais, Instrumentação e Simulação”, conta Oliveira. “Ao mesmo tempo, o aluno de graduação também terá acesso a disciplinas voltadas à gestão de negócios, como: Empreendedorismo, Gestão de Projetos, Organizações Industriais e Gestão da Inovação ”, complementa.

Conforme Bernardin, a Engenharia Mecânica da Unesc não segue modismos, mas fica ligada ao que o mercado e os avanços tecnológicos necessitam. “Atualmente, o mercado está pedindo um bom projetista que pode ser um autônomo, consultor, não necessariamente um empregado. A indústria 4.0 mudará as relações de trabalho e estamos atentos a isso”.

O curso

Com cinco anos de duração, o curso de Engenharia Mecânica da Unesc alia teoria e prática e ainda possibilita que o aluno participe de projetos de pesquisa em áreas técnicas relacionadas, com bolsas de iniciação científica. Os acadêmicos têm à disposição uma estrutura que ultrapassa a sala de aula e vai até laboratórios no Iparque (Parque Científico e Tecnológico da Unesc).

O curso oferece ainda disciplinas nas quais os alunos desenvolvem projetos de produtos. Um dos exemplos é o maior túnel de vento do Estado, uma instalação que permite observar, simular e pesquisar o comportamento dos escoamentos, entendendo os efeitos de passagem do ar através de diversos modelos, como veículos, prédios, hélices, asas de avião, torres, entre outros.

Há ainda o projeto Vulcano Baja, no qual os estudantes, orientados por professores, desenvolvem o protótipo de um veículo off-road que leva apenas um piloto e que possa trafegar em terrenos com as mais diferentes condições de solo. Este projeto é uma competição motivada pela Sociedade Internacional de Engenheiros da Mobilidade (SAE). A equipe da Unesc participa desta competição que envolve equipes de acadêmicos de diferentes estados brasileiros.

Em 2017 o curso participou do Enade (Exame Nacional de Desempenho de Estudantes) e obteve a nota 4, de um máximo de 5. Além disso, o Conceito de Curso, índice que equaciona a qualidade, professores e estrutura física, também foi avaliada como 4. Estas notas colocam o curso entre os sete melhores do Estado, incluindo as universidades públicas.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Mayara Cardoso 23 de julho de 2019 às 17:30
Compartilhar Comente

Colação de Grau especial reúne acadêmicos de 16 cursos

Em uma noite de emoção e reconhecimento a Unesc realizou a Colação de Grau especial de 78 formandos de 16 cursos de graduação, que receberam seus diplomas e juraram praticar as suas profissões de acordo com os preceitos da competência, ética e dedicação. Com o auditório Ruy Hülse lotado na noite de sexta-feira, 19/07, a cerimônia reconheceu o esforço destes universitários de diversas cidades de Santa Catarina e até de fora do país, como dois acadêmicos angolanos que concluíram o Bacharelado em Ciência da Computação, Edera Sofia Costa Barreto e Paulo Gonçalo Garcia João. “Foi uma experiência ótima, sem explicação, de muito aprendizado. Levo um carinho especial da universidade", conta Edera, que chegou a Criciúma em 2014 e volta agora formada para trabalhar em Angola.

A cerimônia foi presidida pelo Diretor de Pesquisa e Pós-Graduação da Unesc, Oscar Rubem Klegues Montedo, que esteve ao lado dos professores e coordenadores dos cursos de Arquitetura e Urbanismo, Pedro Kestering, Ciência da Computação, Luciano Antunes, Design de Produto, João Luís Rieth, Direito, Márcia Piazza, Engenharia Ambiental e Sanitária, Paula Tramontin Pavei, Engenharia de Agrimensura, Vanildo Rodrigues, das Engenharias, Miquele Lazarin Padula, Fisioterapia, Ariete Inês Minetto, Odontologia, Diego Anselmo Pires, e Design de Moda, Charlene Vicente Nunes. Em seu discurso aos formandos e familiares Oscar Montedo ressaltou o caráter vitorioso de todos envolvidos na graduação, até a formatura. “A colação de grau é sempre uma cerimônia de vitória de todos. Pais, formandos, professores e da Unesc, que mais uma vez cumpre o seu papel social de levar à sociedade profissionais altamente qualificados”, destacou o Diretor de Pesquisa e Pós-Graduação. Em sua fala lembrou ainda aos graduandos a importância de dar o seu melhor à frente da profissão, sempre com ética, dedicação e compromisso. “A partir de hoje vocês terão toda a liberdade, sempre com responsabilidade. Utilizem a sua liberdade profissional para melhorar a sociedade em qual vivem, do ponto de vista social, econômico e ambiental. E nunca se esqueçam de três características básicas para o sucesso profissional: a educação, o planejamento e a proatividade”, salientou.

A formatura reuniu formandos de Arquitetura e Urbanismo, Ciência da Computação, Design de Produto, Design de Moda, Direito, Fisioterapia, Medicina Odontologia, Fisioterapia, Psicologia, Tecnologia em Jogos Digitais, Engenharia Ambiental, Engenharia Civil, Engenharia Química, Engenharia de Materiais.

Ana Sofia Schuster - AICOM Unesc 

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Ana Sofia Schuster 19 de julho de 2019 às 21:47
Compartilhar Comente

Engenharia Mecânica para formar profissionais diferenciados e empreendedores

Engenharia Mecânica para formar profissionais diferenciados e empreendedores
Estudantes participam de projetos desenvolvidos em disciplinas ao longo do curso (Fotos: Arquivo) Mais imagens

O desenvolvimento das engenharias remonta ao início da criação de ferramentas pela humanidade. Entre as diferentes áreas do conhecimento, a Engenharia Mecânica foi e continua sendo umas das mais abrangentes e impactantes para a sociedade. Foram os engenheiros mecânicos que, a partir de Leonardo da Vinci (século 15), criaram vários dispositivos como: engrenagens, rolamentos, caldeiras, motores, compressores e turbinas. Com estes, foi possível a criação de inúmeras máquinas presentes em nosso cotidiano, como: bicicletas, condicionadores de ar, refrigeradores, eletrodomésticos, trens, caminhões, automóveis e aviões.

No século 21, a Engenharia Mecânica manterá a sua importância e ampliará seus desafios. Com as novas demandas por um mundo mais sustentável e uma sociedade mais conectada, os futuros engenheiros deverão apresentar soluções mais criativas e desenvolver produtos muito mais eficientes e customizados. 

Diante da grande abrangência da área, as possibilidades de atuação de um engenheiro mecânico são inúmeras: desenvolvimento de produtos, projetos de mecanismos e máquinas, gerenciamento e controle de qualidade, manutenção industrial, pesquisas tecnológicas e consultoria técnica. Com tantas atribuições, o profissional desta área poderá atuar em diferentes tipos de empresas, ou melhor, empreender seu próprio negócio. Neste sentido, o curso de Engenharia Mecânica da Unesc está estruturado para formar profissionais criativos e, principalmente, inovadores.

O curso é pensado para a formação de um engenheiro questionador e que apresente soluções aos problemas propostos. Para isso, a Instituição fez grandes investimentos em laboratórios e, principalmente, em professores. Além disso, algumas metodologias de ensino estão sendo implementadas no curso.

Segundo o coordenador de Engenharia Mecânica da Unesc, Adriano Bernardin, ao longo da grade curricular, todas disciplinas envolvendo cálculos são progressivamente instrumentalizadas, ou seja, poderão ser realizadas com softwares e/ou calculadoras científicas. “A idéia é que o aluno não precise decorar fórmulas. Isso uma máquina faz. Ele precisa é saber interpretar os resultados. Durante a graduação, ele deve experimentar errar e compreender como os fenômenos acontecem. Um engenheiro é um pensador de soluções que sabe usar as ferramentas certas”, afirma.

O coordenador adjunto, Adilson de Oliveira, comenta que a Engenharia Mecânica é um curso muito tradicional e que, na Unesc, ele foi pensado com olhos nas demandas que o país necessitará nos próximos anos e por isso, motiva os graduandos a serem seus próprios chefes. “Desenhamos um curso com ‘fortes’ disciplinas específicas (Termodinâmica, Transmissão de Calor, Mecânica dos Fluido e Controle de Sistemas) e importantes disciplinas aplicadas, como Mecanismos, Motores à Combustão, Vibrações, Processos de Fabricação, Materiais, Instrumentação e Simulação”, conta Oliveira. “Ao mesmo tempo, o aluno de graduação também terá acesso a disciplinas voltadas à gestão de negócios, como: Empreendedorismo, Gestão de Projetos, Organizações Industriais e Gestão da Inovação ”, complementa.

Ouvir o Mercado

Bernardin afirma que a Engenharia Mecânica da Unesc não segue modismos, mas fica ligada ao que o mercado e os avanços tecnológicos necessitam. “Atualmente, o mercado está pedindo um bom projetista que pode ser um autônomo, consultor, não necessariamente um empregado. A indústria 4.0 mudará as relações de trabalho e estamos atentos a isso”.

O curso

Com cinco anos de duração, o curso de Engenharia Mecânica da Unesc alia teoria e prática e ainda possibilita que o aluno participe de projetos de pesquisa em áreas técnicas relacionadas, com bolsas de iniciação científica. Os acadêmicos têm à disposição uma estrutura que ultrapassa a sala de aula e vai até laboratórios no Iparque (Parque Científico e Tecnológico da Unesc).

O curso oferece ainda disciplinas nas quais os alunos desenvolvem projetos de produtos. Um dos exemplos é o maior túnel de vento do Estado, uma instalação que permite observar, simular e pesquisar o comportamento dos escoamentos, entendendo os efeitos de passagem do ar por meio de diversos modelos, como veículos, prédios, hélices, asas de avião, torres, entre outros.

Há ainda o projeto Vulcano Baja, no qual os estudantes, orientados por professores, desenvolvem o protótipo de um veículo off-road que leva apenas um piloto e que possa trafegar em terrenos com as mais diferentes condições de solo. Este projeto é uma competição motivada pela Sociedade Internacional de Engenheiros da Mobilidade (SAE). A equipe da Unesc participa desta competição que envolve equipes de acadêmicos de diferentes estados brasileiros.

Outro projeto realizado recentemente foi uma melhoria dos carrinhos utilizados no transporte de livros por funcionários na Biblioteca Professor Eurico Back, da Unesc. Os estudantes e professores adaptaram o modelo já existente e também fizeram um novo modelo pensando em facilitar o trabalho dos funcionários e melhorar a ergonomia destes equipamentos.

Em 2017 o curso participou do Enade (Exame Nacional de Desempenho de Estudantes) e obteve a nota 4, de um máximo de 5. Além disso, o Conceito de Curso, índice que equaciona a qualidade, professores e estrutura física, também foi avaliada como 4. Estas notas colocam o curso entre os sete melhores do Estado, incluindo as universidades públicas.

Engenharia Mecânica: Um espírito de curiosidade

Bernardin e Oliveira afirmam ainda que a formação de um de engenheiro mecânico exige uma grande dedicação por parte dos acadêmicos e, de certa forma, também um espírito de curiosidade muito grande. Para os coordenadores do curso da Unesc, um país que necessita de desenvolvimento econômico sempre precisará de bons profissionais da área de Engenharia Mecânica. Sendo assim, apostando em um crescimento de 3,5% ao ano, nos próximos cinco anos, ambos acreditam que em breve faltarão profissionais desta natureza no mercado brasileiro.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Milena Spilere Nandi 01 de fevereiro de 2019 às 16:21
Compartilhar Comente

A bola vai rolar nos intercursos de suíço e voleibol da Unesc

A bola vai rolar nos intercursos de suíço e voleibol da Unesc
Nos gramados, a competição chegou às fases finais e, na quadra, estão apenas começando Mais imagens

É hora de torcer pelo seu curso na Unesc. As equipes do Intercursos de Voleibol Feminino vão entrar em quadra pela primeira vez e as disputas do Campeonato de Suíço chegaram a sua fase decisiva. Nesta sexta feira (26/5) as duas equipes do curso de Educação Física (Licenciatura) abrem as oitavas de finais no Suíço e, no sábado (27/5), ocorrem as disputas de Voleibol.

No gramado

No início, 18 equipes entraram em campo para busca o título do torneio de suíço. Confira as disputas que ocorrem nos Campos de Suíço da Universidade:

Na quadra

Para o Intercursos de voleibol, que ocorre no Ginásio do Colégio Unesc, quatro equipes buscam a taça. Confira a programação:

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

26 de maio de 2017 às 11:04
Compartilhar Comente