Engenharia Mecânica

2º Movimento Solidário Engenharia Mecânica

2º Movimento Solidário Engenharia Mecânica
Mais imagens


Convite especial para você.

Confirmar participação no evento pelo e-mail: engmecanica@unesc.net


 

Por: Carla Roberta Duarte Cardoso 08 de agosto de 2018 às 16:53
Compartilhar Comente

Tópicos de Física Moderna

Tópicos de Física Moderna
Mais imagens

O curso de Engenharia Mecânica da UNESC inova mais uma vez neste semestre. Seguindo a grade do curso, está lançando a disciplina de Tópicos de Física Moderna, com objetivo de aproximar os futuros engenheiros dos mais novos conceitos físicos que estão construindo o Sec. XXI.  Segundo os coordenadores do curso, a idéia é apresentar aos alunos os princípios fundamentais da Relatividade Geral, restrita e principalmente alguns conceitos fundamentais da Física Quântica. Além disso, os idealizadores indicam este tipo de conhecimento é importante para aqueles alunos curiosos, entusiasmados com o saber, inovadores e até mesmo aqueles pretendem fazer alguma pós-graduação nas áreas mais avançadas das Engenharias e ou Materiais.

Outro destaque é que é a primeira vez que este tipo de disciplina será oferecida em um curso de graduação, pois geralmente este tipo de conteúdo fica restrito aos cursos de Bacharelado em Física Pura ou em disciplinas de Pós-graduação nas Engenharias.

Segundo o professor, Dr. Estevan Grosch, que é Bacharel em Física e Doutor em Engenharia Mecânica pela UFSC, este tipo de conteúdo poderá abrir a mente de muitos estudantes e motivá-los a buscar e desenvolver tecnologias com muito maior valor agregado. Segundo Estevan, é fundamental que os engenheiros entendam os fenômenos e os mecanismos que estão por trás de todos os avanços tecnológicos presenciados nas ultimas décadas. Segundo o pesquisador, a radiação de corpo negro, o  efeito fotoelétrico, os semicondutores e os raios lasers, são apenas alguns termos que estão em destaque em nosso cotidiano, mas os quais, a maioria das pessoas não sabe o seu verdadeiro significado. Para o professor, a maioria dos grandes avanços tecnológicos, que ainda estão por vir, contempla os conceitos da Física Moderna.

O curso será oferecido como disciplina optativa da Engenharia Mecânica, mas estará disponível a qualquer estudante da universidade. O mesmo terá uma carga horária de 4 créditos, sendo realizado nas quartas-feiras.  Corra lá!

Por: Carla Roberta Duarte Cardoso 07 de agosto de 2018 às 18:59
Compartilhar Comente

Mini Curso Projeto de Veículos Automotores

Aconteceu no dia 23/09 o minicurso de Projeto de Veículos Automotores com o Prof. Lauro Cesar Nicolazzi. O mesmo possui graduação em engenharia e doutorado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal de Santa Catarina. Atualmente é professor do departamento de Engenharia Mecânica da UFSC atuando na modelagem estática e dinâmica de automóveis. Titular das disciplinas da área de projeto mecânico para o curso de graduação e pós-graduação da UFSC. O mini curso teve duração de 4h. O mini curso abordou sobre  o projeto de veículos automotores em geral, porém, com ênfase nos sistemas de suspensão e direção.O eventofoi realizado pelo curso de Engenharia Mecânica, Centro Acadêmico do curso e  Equipe Vulcano Baja SAE – UNESC.

Por: Carla Roberta Duarte Cardoso 24 de setembro de 2017 às 13:42
Compartilhar Comente

Almoço em prol Projeto Baja Sae

História da Competição 
O projeto Baja SAE foi criado na Universidade da Carolina do Sul, Estados Unidos, em 1976. Em 1994 lançava o Projeto Baja SAE BRASIL. 
Desde 1997 a SAE BRASIL também apoia a realização de eventos regionais do Baja em vários estados do país como Rio Grande do Sul, São Paulo, Minas Gerais e Bahia.

Metas
*Terminar fabricação do protótipo até final de outubro de 2017;
*Participar da competição regional sul 2017, que ocorrerá em Passo Fundo/RS entre os dias 17-19 de novembro de 2017.

Por: Carla Roberta Duarte Cardoso 24 de setembro de 2017 às 13:13
Compartilhar Comente

XXVI International Materials Research Congress

XXVI International Materials Research Congress
Mais imagens

Os professores doutores Adriano Michael Bernardin e Ângela Beatriz Coelho Arnt estiveram representando o Curso de Engenharia de Materiais no XXVI International Materials Research Congress, Cancún,México com apresentações de trabalhos desenvolvidos nos laboratórios do I.parque.

Por: Carla Roberta Duarte Cardoso 25 de agosto de 2017 às 16:27
Compartilhar Comente