Engenharia Mecânica

Projeto da Unesc fica entre os finalistas estaduais do Prêmio Sebrae de Educação Empreendedora

Projeto da Unesc fica entre os finalistas estaduais do Prêmio Sebrae de Educação Empreendedora
Professores e alunos do curso e profissionais do CER participaram do evento de premiação (Foto: Divulgação) Mais imagens

O projeto “Engrossador de Cabos”, desenvolvido por acadêmicos dos cursos de Design – ênfase em Projeto de Produtos, Engenharia de Materiais e Engenharia Mecânica da Unesc, sob a orientação de professores, está entre os cinco melhores do Estado na categoria Educação Superior do Prêmio Sebrae de Educação Empreendedora. O objetivo do prêmio é reconhecer as boas práticas e incentivar que os alunos das instituições de ensino brasileiras desenvolvam e aperfeiçoem o comportamento empreendedor.

A trabalho da Unesc ficou entre os finalistas da etapa Estadual. Além da categoria Educação Superior, o prêmio reconhece iniciativas de Ensino Fundamental, Ensino Médio e Ensino Técnico. Um projeto de cada categoria representará Santa Catarina na etapa regional Sul, que envolve projetos do Estado, do Paraná e do Rio Grande do Sul, antes da final brasileira.

“O projeto ficou entre cinco selecionados e, segundo a comissão avaliadora do Prêmio Sebrae, a disputa foi acirrada. Competir com instituições de todo o Estado e ficar entre estes selecionados em nossa primeira participação foi um grande êxito”, afirma o coordenador do projeto e do curso de Design da Unesc, João Rieth. A entrega da premiação ocorreu nesta quarta-feira (29/5) e participaram do evento os funcionários do CER (Centro Especializado em Reabilitação), Bruno Minotto Bom e Mayara Carames; os professores do curso de Design, Bárbara Alvarez, Felipe Silveira e João Rieth; e as estudantes do curso, Cássia Possamai e Cecília Turati.

Desenvolvida desde 2014 pelos cursos, em parceria com o CER, a ideia utiliza uma tecnologia de baixo custo capaz de levar qualidade de vida à pessoas com deficiência ou em processo de reabilitação. O resultado da iniciativa foi um Engrossador de Cabos, reproduzido em impressão 3D, capaz de se moldar em ferramentas facilitadoras e ser utilizado por pessoas em recuperação e tratamentos.

Na busca por uma solução, os professores e estudantes acompanharam o dia a dia no CER para compreender as dificuldades envolvidas no tratamento e na rotina dos deficientes físicos. Após compreender, foi a vez de definir materiais, técnicas de produção e o conceito do trabalho. Depois, com o protótipo em fase de desenvolvimento, os pesquisadores geraram alternativas para estabelecer a versão mais assertiva e então foi iniciada a fase de entrega, visando a validação do produto e a realização de testes no modelo obtido.

O resultado final foi um produto em formato de cilindro, que requer um baixo investimento para a produção, capaz de ser moldado de acordo com as necessidades do usuário. O produto está em fase de patente e, atualmente, estuda-se a sua produção em escala por meio da impressora 3D e a distribuição para entidades sem fins lucrativos.


Milena Nandi e Leonardo Ferreira – Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Milena Spilere Nandi 29 de maio de 2019 às 16:32
Compartilhar Comente

Tecnologia assistiva desenvolvida na Unesc será premiada pelo Sebrae

Tecnologia assistiva desenvolvida na Unesc será premiada pelo Sebrae
Ferramenta está em fase de patente e sua imagem não pode ser divulgada (Foto: Arquivo) Mais imagens

Uma tecnologia de baixo custo capaz de levar qualidade de vida à pessoas com deficiência ou em processo de reabilitação. Foi esta a oportunidade que professores e estudantes dos cursos de Design – ênfase em Projeto de Produtos, Engenharia de Materiais e Engenharia Mecânica da Unesc vislumbraram para inovar e fazer o bem. O resultado da iniciativa foi um Engrossador de Cabos, reproduzido em impressão 3D, capaz de se moldar em ferramentas facilitadoras e ser utilizado por pessoas em recuperação e tratamentos.

Nesta quarta-feira (29/5), o trabalho desenvolvido, desde 2014, será reconhecido com o Prêmio Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) Educação Empreendedora, em Florianópolis. “É um momento de grande valor, que demonstra a força dos cursos e reforça nosso empenho frente ao empreendedorismo, à educação e ao desenvolvimento de tecnologias assistivas”, destaca o coordenador do projeto e do curso de Design, João Luiz Rieth.

Os representantes da Universidade receberão a honraria em nível estadual e seguirão na disputa das premiações regionais e nacionais.

A criação da tecnologia  

O produto, desenvolvido em parceria com o Cer (Centro de Reabilitação) e com Núcleo de Saúde Coletiva, surgiu a partir de demandas especiais do Centro de Reabilitação da Universidade.  

Na busca por uma solução, os professores e estudantes acompanharam o dia a dia no CER para compreender as dificuldades envolvidas no tratamento e na rotina dos deficientes físicos. Após compreender, foi a vez de definir materiais, técnicas de produção e o conceito do trabalho. Depois, com o protótipo em fase de desenvolvimento, os pesquisadores geraram alternativas para estabelecer a versão mais assertiva e então foi iniciada a fase de entrega, visando a validação do produto e a realização de testes no modelo obtido.

O resultado final foi um produto em formato de cilindro, que requer um baixo investimento para a produção, capaz de ser moldado de acordo com as necessidades do usuário.

A estudante de Design, Cassia Possamai, acompanhou o projeto até os testes e afirma que os resultados foram promissores. “Na primeira tentativa a utilização foi feita por uma senhora pós AVC (Acidente Vascular Cerebral). Com a utilização da ferramenta, na opção de faca acoplada, ela conseguiu voltar a manusear e cortar um material de resistência similar a comida. Além de opções cortantes, outros itens podem ser adaptados na ferramenta e devolver parte da naturalidade na ação para quem passou por momentos de impossibilidades”, explica Cassia.

Com os bons resultados obtidos, o produto está em fase de patente. Segundo Rieth, atualmente estuda-se a produção em escala por meio da impressora 3D e a distribuição para entidades sem fins lucrativos. Outra possibilidade é estender a parceria do curso com o CER e implantar um centro permanente de Design no local, a exemplo de importantes instituições de saúde do Brasil, como o Hospital Sarah Kubitschek de Brasília.

Além de Cassia e Rieth, também fizeram parte do projeto os acadêmicos Catherine Marcon, Cássia Possamai, Wendell Motta e Cecília Turati; os professores Bárbara Alvarez, Felipe Silveira e Haron Fabre; e Lisiane Tuon, também como coordenadora.

Leonardo Ferreira - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Leonardo Ferreira Barbosa 27 de maio de 2019 às 18:56
Compartilhar Comente

Unesc recebe visita de consultor técnico do Grupo Randon

Unesc recebe visita de consultor técnico do Grupo Randon
Ademir Picinini esteve no Iparque para ver trabalho desenvolvido em laboratório (Foto: Divulgação) Mais imagens

O trabalho em pesquisa desenvolvido no Iparque (Parque Científico e Tecnológico da Unesc), por professores e acadêmicos da Instituição, foi reconhecido mais uma vez pelo mercado. Recentemente, o local recebeu a visita do consultor da empresa Fras-le, do Grupo Randon, de Caxias do Sul, Ademir Picinini, que esteve no Lafen (Laboratório de Fenômenos de Superfície) e em demais laboratórios utilizados pelos cursos de Engenharia Mecânica e Engenharia de Materiais e dialogou sobre a interação técnica e científica, em curso, entre o laboratório e a empresa.

No Lafen, foram apresentados os fundamentos da pesquisa que está em desenvolvimento e que está relacionado à parceria entre a Universidade e a Fras-le. Os estudos envolvem avaliações do par de atrito de novos freios a disco e, segundo o pesquisador do Lafen e professor da Unesc, Adilson Oliveira, a avaliação dos mecanismos de desgaste é fundamental para o aperfeiçoamento dos atuais sistemas tribológicos. “Os resultados poderão indicar uma tendência para o desenvolvimento de novos produtos para o setor automotivo. Para a instituição, este tipo de parceria permite a colaboração e a troca de conhecimentos entre engenheiros, estudantes e pesquisadores. Outra grande contribuição desta interação é a aproximação dos acadêmicos e bolsistas dos desafios do mercado”, afirma.

Para a chefe do Lafen e professora da Unesc, Angela Arnt, a interação com a empresa é um dos pontos fortes deste desenvolvimento e a existência de um canal de comunicação com a empresa e a colaboração do engenheiro da Fras-le, Diego Masotti, na parceria, indica que a empresa e a universidade estão exercitando a verdadeira Open Innovation.

Na visita ao Lafen, o consultor da Fras-le também foi acompanhado pela bolsista do curso de Engenharia de Materiais, Marina Kauling.

A Fras-le fabrica autopeças e figura entre as maiores fornecedoras de materiais de fricção do mundo. A empresa atua com foco na segurança e no controle de movimentos nas estradas, trilhos e pistas de pouso e comercializa seus produtos em mais de 120 países. Possui nove unidades fabris em diferentes países e centros de distribuição na Alemanha, Argentina, Colômbia e Holanda, e operações comerciais na África do Sul, Chile, Emirados Árabes Unidos, Estados Unidos e México.

Milena Nandi – Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Milena Spilere Nandi 07 de maio de 2019 às 13:53
Compartilhar Comente