Engenharia Mecânica

Alunos do curso de Engenharia Mecânica fazem entrega de utilitário Motocar ao setor de TI

Alunos do curso de Engenharia Mecânica fazem entrega de utilitário Motocar ao setor de TI
Veículo que estava sem uso por defeitos mecânicos foi consertado pela turma da oitava fase (Fotos: Mayara Cardoso) Mais imagens

Os acadêmicos da oitava fase do curso de Engenharia Mecânica da Unesc realizaram a entrega de um trabalho especial na noite desta terça-feira (13/11). Eles levaram até o setor de TI (Tecnologia da Informação) o tradicional utilitário Motocar, há anos utilizado pela equipe para entregas de equipamentos por todo o campus. O carrinho apresentava defeitos e não estava mais podendo ser utilizado pelo setor, até que uma das colaboradoras teve a ideia de pedir o apoio do curso de Engenharia Mecânica para o seu conserto. Conforme o professor Guilherme De Pieri, responsável pela disciplina de motores, o pedido foi aceito de pronto pelas turmas.

“A primeira turma foi responsável por fazer um relatório completo sobre o Motocar e a segunda, a partir desses relatos detalhados, teve a missão de fazer a manutenção necessária para que ele pudesse voltar a funcionar para que pudéssemos completar a missão”, explica Guilherme.

A entrega foi feita com muita animação, com direito a música e muita festa desde a saída do grupo do IParque até a chegada na Unesc e na sala do setor de TI. No local o gerente de TI, Rogério Antônio Casagrande, fez a entrega de uma placa em homenagem ao grupo que se dedicou para completar o trabalho no Motocar. “Estamos muito felizes com essa parceria e certamente a volta desse equipamento vai auxiliar muito em nosso trabalho pelo campus, além de ele ser o xodó do setor”, comentou.

Para o coordenador do curso, Adriano Michel Bernardin, é uma satisfação acompanhar a alegria dos alunos ao realizarem a entrega. “Ficamos muito felizes com o empenho deles e esse resultado. Queremos firmar cada vez mais parcerias para que o Curso de Engenharia Mecânica colabore em tudo o que for possível. Esse tipo de atividade beneficia os alunos e a Instituição”, destacou.

Mayara Cardoso - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Mayara Cardoso 13 de novembro de 2018 às 21:52
Compartilhar Comente

Projeto Baja Vulcano realiza paella sábado

Projeto Baja Vulcano realiza paella sábado
Alunos de Engenharia Mecânica desenvolveram do zero um veículo de competição (Foto: Arquivo) Mais imagens

O projeto Baja Vulcano, envolve professores e acadêmicos do curso de Engenharia Mecânica, da Unesc, com a parceria de outras graduações, para desenvolver do zero um veículo de corrida off-road para a competição entre alunos de Engenharia de todo o país. O trabalho resultou no protótipo que participou de uma corrida do Baja SAE e que vai passar por um processo de melhoramento. Para arrecadar fundos para o projeto será realizada a segunda edição da Paella Baja Vulcano, neste domingo (11/11), às 12 horas, na Associação da Rio Deserto.

Os ingressos podem ser adquiridos com os participantes do projeto pelos telefones (48) 99120-3732 (Ana); 99103-5632 (Gabriel) ou 99622-5242 (Raiana).


Milena Nandi - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing 

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Milena Spilere Nandi 07 de novembro de 2018 às 13:51
Compartilhar Comente

Engenharia Mecânica e Engenharia de Materiais

Engenharia Mecânica e Engenharia de Materiais
Mais imagens

Um grupo de alunos dos cursos de Engenharia Mecânica e Engenharia de Materiais visitou sábado (22/9) a empresa Softplan, em Florianópolis. Os estudantes, acompanhados pelo professor Rafael Rocha, observaram na prática as aplicações de Gestão de Projetos e Gestão da Inovação.

A organização da viagem de estudos foi feita pelos CAs (Centros Acadêmicos) dos cursos e pelo projeto Baja.

Por: Milena Spilere Nandi 24 de setembro de 2018 às 14:16
Compartilhar Comente

Noite marca celebração de conquistas

Noite marca celebração de conquistas
Colação de grau especial em gabinete reuniu 92 graduandos, familiares e amigos (Foto: Mayara Cardoso) Mais imagens

Na noite desta sexta-feira (10/8) mais 92 profissionais entraram para a lista de egressos da Unesc. Em emocionante cerimônia no Auditório Ruy Hülse, a Universidade formou acadêmicos dos cursos de Administração, Arquitetura e Urbanismo, Ciência da Computação, Enfermagem, Engenharia Ambiental, Engenharia Ambiental e Sanitária, Engenharia Civil, Engenharia de Agrimensura, Engenharia de Materiais, Engenharia de Produção, Engenharia Mecânica, Engenharia Química, Tecnologia em Design de Moda e Tecnologia em Jogos Digitais.

Na colação de grau especial em gabinete os graduandos viveram momentos especiais com direito a beca, capelo e certificado entregues um a um no palco. A cada nome chamado foi possível observar olhos marejados na plateia, lotada de familiares e amigos cheios de orgulho pelas conquistas dos graduandos.

Em seu discurso, a diretora de Extensão, Cultura e Ações Comunitárias da Unesc, Fernanda Sônego, responsável pela condução da cerimônia, destacou a alegria de celebrar tantas conquistas. “Vivemos hoje a celebração de vitórias. Vitórias de cada um de vocês, assim como de seus pais, professores e também da Universidade, que mais uma vez proporcionou o ensino de excelência”, comentou.

Conforme a diretora, com a responsabilidade de cada um a partir de agora atuando como profissionais nas áreas escolhidas, os formandos devem lembrar que a ética, em todos os setores, está além da formação técnica. “Vocês têm o conhecimento e a instrução da Universidade para atuarem, mas o êxito em suas profissões será alcançado apenas com dedicação e comprometimento com a profissão e tudo o que ela envolve e da atitude diante desses conhecimentos. Tenham empatia e principalmente muito amor a cada ação realizada”, completou.

Sonho realizado

Entre os acadêmicos que agora estão formados pela Universidade está a jovem Mariana Lopes Acordi, de 26 anos. Ela foi a única mulher formada na noite desta sexta-feira no curso de Tecnologia em Jogos Digitais. Com seu espaço devidamente conquistado, Mariana afirma que foi natural a convivência com os colegas da turma e que se sente muito feliz em celebrar essa conquista.

Conforme Mariana, a escolha do curso se deu pelo gosto pelos jogos desde muito pequena. “Isso sempre fez parte da minha vida e quando conheci o curso não tive dúvidas de que queria me qualificar nessa área”, comentou. A jovem ainda não trabalha no ramo, mas já desenvolve projetos por conta própria e pretende ainda colocar em prática tudo o que aprendeu na Universidade.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Mayara Cardoso 10 de agosto de 2018 às 21:28
Compartilhar Comente

2º Movimento Solidário Engenharia Mecânica

2º Movimento Solidário Engenharia Mecânica
Mais imagens


Convite especial para você.

Confirmar participação no evento pelo e-mail: engmecanica@unesc.net


 

Por: Carla Roberta Duarte Cardoso 08 de agosto de 2018 às 16:53
Compartilhar Comente