Incubadora tecnológica de ideias e negócios

Ozônio e tecnologia pautam encontro entre empresários e pesquisadores, no Iparque

Ozônio e tecnologia pautam encontro entre empresários e pesquisadores, no Iparque
Mais imagens

Conhecer as aplicações práticas das novas tecnologias do ozônio na industria foi o objetivo de mais de 15 empresários e pesquisadores da Região Carbonífera e Florianópolis. Isso porque eles participaram, na última segunda-feira (29), do evento "Ozônio: tendências para o futuro", organizado pela TEC Soluções em Engenharia, com apoio da Incubadora Tecnológica de Ideias e Negócios (ITEC.in) do Parque Científico e Tecnológico (Iparque), da Unesc. A TEC nasceu como empresa incubada na ITEC.in.

"Foi um evento muito produtivo, principalmente na área de tratamento de solos, uma das que mais levantou questionamentos", comentou o engenheiro químico, diretor da TEC e organizador do evento, Hyan Dias Tavares. 

Além de uma palestra ministrada pelo professor Dr. Elídio Angioletto, do Projeto Ozônio, os participantes conheceram as ferramentas para aplicação prática do ozônio da industria. "Com os bons resultados, pretendemos continuar trazendo estes eventos, em parceria com a ITEC.in, levando o nome da incubadora para fora e também crescendo e fortalecendo a comunidade aqui da nossa região", finalizou Tavares. 

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Fagner Santos 30 de abril de 2019 às 18:13
Compartilhar Comente

Inovação tecnológica e empresarial é foco na Itec.in

Inovação tecnológica e empresarial é foco na Itec.in
Fagner Santos Mais imagens

Alcançar o sucesso empresarial é tarefa complexa. Burocracia, comportamento e expansão do mercado, logística, incertezas nos cenários econômicos, riscos e, principalmente, gestão eficaz dos investimentos são desafios para as empresas. Quando envolvem tecnologia e inovação, as dificuldades são ainda mais desafiadoras. Isto porque a empresa deve encontrar um modelo de negócios escalável para um ambiente de extrema incerteza.

Em um cenário em que grande parte das empresas sucumbem na fase inicial de sua atuação, a Incubadora Tecnológica de Ideias e Negócios (ITEC.in) do Parque Científico e Tecnológico da Unesc (Iparque) incentiva a criação e apoia empreendimentos inovadores que contribuam para a diversificação da matriz econômica e para a geração de emprego e renda da região oferecendo infraestrutura adequada e programas de orientação e capacitação para a gestão dos empreendimentos inovadores.

“É uma incubadora de empresas de base tecnológica, com espaços, recursos tecnológicos e organizacionais compartilhados em um ambiente favorável para conexões e suporte”, detalha o professor da Unesc, Evânio Nicoleit, Gerente da Agência de Inovação da Unesc e responsável pela ITEC.in.

Instalada no Iparque em 2013, a Incubadora tem como missão estimular a criação e o desenvolvimento de empresas que ofereçam produtos ou serviços tecnologicamente inovadores, disponibilizando um ambiente com condições efetivas para abrigar ideias inovadoras e transformá-las em empreendimentos de sucesso. “O foco é apoiar e consolidar empreendimentos inovadores que estão nascendo e incentivar a produção de conhecimento”, explica o professor.

Estrutura própria para empreender

Estão disponíveis 16 salas privativas, mobiliadas e com equipamentos de Tecnologia de Informação e Comunicação, telefonia e internet (cabeada e Wi‑fi), além de uma sala ampliada para reuniões preparada com equipamentos multimídia. “As dimensões das salas podem ser de acordo com as necessidades que a empresa requer para o seu negócio”, coloca o responsável pela ITEC.in.

A Incubadora oferece também diversos serviços, dentre os quais: segurança, recepção, secretaria, restaurante, estacionamento, limpeza dos espaços de uso comum, energia elétrica e água.

Além do espaço físico

A ITEC.in também oferece apoio contábil, jurídico, de gestão financeira, de custo, de comercialização, de exportação e ainda no desenvolvimento do negócio. Registro de propriedade intelectual, licenciamento de produtos, elaboração de projetos para captação de recursos, ponte com eventos e feiras ligados à área de atuação da empresa e entre outros, também fazem parte da Incubadora.

 A Gerência da Agência de Inovação da Unesc é quem acompanha os empresários. “Capacitação para a gestão do próprio negócio é uma das principais ferramentas para fomentar a implantação de novas empresas e ideias inovadoras”, ressalta Nicoleit.

Como Incubar sua ideia (startup) na ITEC.in?

Para participar, empreendedores de propostas inovadoras devem atender aos editais para seleção de propostas para o programa de Incubação. “É importante lembrar que são selecionados empreendimentos que apresentem ideias, projetos, produtos, processos e protótipos baseados em tecnologia e inovação”, comenta a assistente administrativa da ITEC.in, Cristiane Matias Vargas.

“Após estas etapas, o empreendedor estará apto a incubar sua empresa”, completa. O período máximo de permanência é de até quatro anos, com possibilidade de prorrogação por mais um ano.

Acelerando sua ideia inovadora

Diversas empresas já passaram pela incubadora e ampliaram seu potencial de sucesso. “Aqui a ideia estará em constante aprimoramento e movimento em um ambiente integrado com excelentes oportunidades, conexões e parcerias a fim de que se consolide no mercado”, coloca Cristiane.

Para iniciar esta caminhada na ITEC.in, é necessário ter uma ideia criativa e inovadora em mente e vontade de empreender. “Tanto pessoas físicas quanto pessoas jurídicas podem participar. Estudantes, pesquisadores, empreendedores, empresas em construção, empresas que desejam desenvolver projetos, produtos e serviços inovadores, entre outros”, elenca Nicoleit.

Da mentoria ao sucesso

A Unesc oferece também o Programa Mentoring. “Esta é uma atividade de extensão do Núcleo de Empreendedorismo da Unesc que tem por objetivo oportunizar ao público interno e externo da universidade o acesso à mentoria para o apoio técnico no planejamento e desenvolvimento de novos negócios”, explica Nicoleit. O Mentoring funciona desde a concepção de ideias inovadoras até a pré-incubação, conectando os empreendedores com mentores para o aprimoramento dos projetos.

Os acadêmicos da Unesc também participam na incubadora. “Eles participam como integrantes dos programas, tais como o Núcleo de Empreendedorismo e o próprio Mentoring”, coloca o professor. Também podem participar como autores de ideias para pré-incubação e incubação e na interação entre as empresas e os laboratórios de pesquisa da Unesc. “Acompanham experimentos, ensaios e testes para o desenvolvimento e aprimoramento tecnológico de produtos, processos e serviços baseados em tecnologia inovadora”, finaliza Nicoleit.

Confira as oportunidades e vantagens para as empresas incubadas:

●      Programa de apoio e acompanhamento das empresas incubadas (startups) nos seus Planos de Negócios, Planejamento Estratégico e Planos de Ação;

●      Apoio às empresas incubadas na gestão (financeira, custos, marketing, planejamento, administração geral, produção, operação) de seus negócios;

●      Promoção de capacitações e consultorias;

●      Acompanhamento e divulgação de Editais para projetos com possibilidade captação de recursos junto às agências de fomento;

●      Promoção de cooperação e parcerias entre as incubadas;

●      Apoio técnico para registro de Propriedade Intelectual;

●      Apoio para participação em feiras e eventos pertinentes à área de atuação da incubada;

●      Apoio na identificação de pesquisadores e desenvolvedores que possam colaborar no aprimoramento tecnológico dos produtos, processos e serviços;

●      Apoio técnico para apresentação de projetos a investidores em particular e ao ecossistema de inovação em geral;

●      Interação com o hub de conexões da universidade para acesso às informações científicas e serviços tecnológicos, incluindo a biblioteca universitária.

Fagner Santos - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Fagner Santos 08 de abril de 2019 às 14:00
Compartilhar Comente

Estudantes da Unesc entre os vencedores do Startup Weekend Criciúma

Acadêmicos dos cursos de Ciências da Computação, Administração, Design, Engenharia Química e Engenharia Civil da Unesc participaram da terceira edição do Startup Weekend Criciúma, realizado de 28/9 a 30/09 na Plurall Coworking. O case Biscato, um aplicativo que localiza prestadores de serviços, desenvolvido para o mercado de Angola, ficou em segundo lugar entre as 13 equipes formadas pelos 100 participantes do evento. Entre os integrantes do grupo estavam os estudantes angolanos Edmundo Nascimento e Aristóteles Lopes. Também integraram o grupo: Bruno Girardi, André Felipe Fraga e Thiago Águida. "A Biscato é uma ideia que surgiu aqui no Brasil devido a atual realidade que Angola se encontra: altíssima taxa de desemprego. Por esse motivo, a maior parte das pessoas necessitam fazer trabalhos autônomos (bicos ou biscato em Angola) para complementarem sua renda familiar", explica Bruno Girardi. O produto criado auxilia a conexão das pessoas que sabem realizar determinado biscato com alguém que necessita fazê-lo. Em apenas 24 horas houveram mais de 60 inscritos com 7 conexões e 1 negócio fechado. Parte da renda obtida será destinada a instituições de ensino técnico em Angola para capacitar jovem. A Unesc também teve seus acadêmicos premiados com a 3ª colocação, com a ideia "Surfwend". Neste grupo, participaram João Paulo Martins, Victor Pedro Moretti, Caio Canarin Mroninski, Gustavo Perito, Gabriel de Bona, Alef Emerich Vieira e Leonardo Salvaro. Outros acadêmicos e egressos da Unesc também estiveram participando, como o Engenheiro Civil, Vitor Pirolla e o aluno da Engenharia Química, Hyan Dias Tavares, com o projeto Retorno Rápido, que ficou com a menção honrosa. Vitor explica que prestigia os eventos buscando pensar e desenvolver ideias que atendam alguma necessidade da sociedade.  

O SW segue uma sistemática desenvolvida pela Techstars, em parceria com o Google, que é aplicada no mundo todo simultaneamente. Na sexta-feira foram apresentadas ideias, sendo 13 validadas e escolhidas para serem trabalhadas no final de semana, finalizando em um MVP (produto mínimo vendável). No final da tarde de domingo foi feito o pitch, que consiste de uma apresentação curta (no caso da SW 3 minutos) com a finalidade de explicar o negócio para os jurados e para o público presente, incluindo os próprios concorrentes e organizadores.

O SW premiou os três primeiros colocados e ainda fez uma menção honrosa. Para o diretor da Plurall Coworking (empresa que sediou o evento no final da semana e é uma das organizadoras), Claiton Pacheco Galdino, a SW é um evento que permite os jovens testarem todas as etapas de construção de um negócio, tendo como base a metodologia disponível e a criação de um negócio do zero. “Eles podem entender exatamente quais são as complexidades que cada uma dessas etapas têm, principalmente, a validação com o mercado e de ter um MVP." explica.

Essa foi a 3ª edição da SW em Criciúma. O evento foi acompanhado pelo Gestor de Inovação da Unesc, Evanio Nicoleit; pelo Diretor de Pesquisa e Pós-Graduação, Oscar Montedo; pela Coordenadora do curso de Ciências da Computação da Unesc, Ana Claudia Garcia Barbosa; pelo professor do curso de Design, Igor Drudi; egressos e acadêmicos da Unesc.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Ana Sofia Schuster 01 de outubro de 2018 às 09:54
Compartilhar Comente

Dirigentes de instituições da América Latina visitam a Unesc

Dirigentes de instituições da América Latina visitam a Unesc
Comitiva veio conhecer o trabalho em inovação e gestão estratégica (Fotos: Milena Nandi) Mais imagens

Representantes de Instituições de Ensino Superior de sete países da América Latina, estiveram em Criciúma nesta quinta-feira (15/12) para conhecer a estrutura da Unesc e as atividades de P&D (Pesquisa e Desenvolvimento) realizadas no campus, como ela trabalha com inovação e como faz sua gestão estratégica. A comitiva esteve esta semana no Brasil participando do curso do Centro IGLU Região Brasil (Instituto de Gestão e Liderança Universitária) e visitou três Universidades catarinenses. As atividades do curso encerraram no campus da Unesc.

Os 15 dirigentes estrangeiros, acompanhados por professores brasileiros, foram recepcionados no Iparque (Parque Científico e Tecnológico) pelo reitor Gildo Volpato; pelo diretor do Iparque, Marcos Back; pelo gestor da Aditt (Agência de Desenvolvimento de Inovação e Transferência e Tecnologia da Unesc), Michel Alisson da Silva, e pela coordenadora do Núcleo de Empreendedorismo da Universidade, Gisele Coelho Lopes.

Além de conhecerem as instalações da Itec-In (Incubadora Tecnológica de Ideias e Negócios) e o Setor de Arqueologia, conheceram o laboratório onde funciona o Projeto Pozolana e conversaram com o professor doutor Agenor De Noni sobre este projeto de pesquisa que estuda a utilização de um dos subprodutos do carvão na indústria cimenteira, garantindo o uso de menos energia na fabricação de cimento e conferindo mais durabilidade às construções.

Já o professor doutor Elídio Angioletto apresentou o projeto de pesquisa “Processo de geração e transferência de ozônio na recuperação de solos e recursos hídricos contaminados por metais pesados em mina de urânio”, na qual a Unesc é responsável técnica por aplicar, avaliar e construir indicadores de eficácia da aplicação de ozônio nos solos e nas águas contaminados pela mineração. O grupo conheceu ainda espaços no campus como as Clínicas Integradas, laboratórios, Biblioteca e Museu de Zoologia.

O diretor do Iparque apresentou o funcionamento do local, explicando o trabalho desenvolvido na prestação de serviços para empresas de todo o Brasil, na pesquisa e na formação de novos profissionais nos cursos de graduação da Unesc, além das atividades comunitárias. Já Gisele abordou como o Núcleo de Empreendedorismo busca fomentar inovação e ações empreendedoras na comunidade externa e nos estudantes da Instituição. Ações como o programa Mentoring, que ajuda pessoas a colocarem sua ideia em prática, por meio de mentorias para o desenvolvimento da ideia até a pré-incubação.

O grupo também soube mais sobre o Planejamento Institucional da Unesc, com a responsável pelo setor, Almerinda Bianca Bez Batti Dias, e sobre atividades de ensino, com a pró-reitora de Ensino de Graduação, Maria Aparecida Mello.

Para o reitor da Universidade, receber dirigentes de países como Chile, Colombia, México, El Salvador, Argentina, República Dominicana e Costa Rica foi uma honra para a Instituição. “É um momento importante de diálogo e troca de experiências, além de uma honra poder mostrar o trabalho realizado pela Universidade na área de P&D e que tem sido reconhecido nacionalmente”, comentou Volpato.

O coordenador do Centro IGLU Região Brasil e diretor do Inpeau (Instituto de Pesquisas e Estudos em Administração Universitária), o professor doutor da UFSC Pedro Antônio de Melo, afirmou ter se interessado pelo que viu.

“Estou impressionado com tudo isso. É a primeira vez que venho à Unesc e até então só a conhecia através de palestras do reitor Gildo Volpato. Conheço mais ou menos 300 instituições de ensino brasileiras e estrangeiras e fiquei lisonjeado em poder estar aqui. Esta Universidade possui harmonia e melodia entre a sua equipe, e ritmo acelerado no desenvolvimento do trabalho. Com certeza o modelo que conhecemos aqui traz muitos elementos interessantes para as nossas instituições”, afirmou.

Comitiva internacional


Os dirigentes de instituições de ensino de países da América Latina que visitaram a Unesc foram:

Reitor da Universidade Centroamericana José Simeón Cañas (El Salvador) Andreu Oliva De La Esperanza
Diretor de Faculdade da Universidade Tecnológica Metropolitana (Chile), Carlos Rojas Rios
Diretora do Departamento de Gestão Organizacional da Universidade do Rosário (Colômbia), Carole Tovar Siachoque
Diretora da Universidade de Guanajuato (México), Elisa Gómez Hernández
Diretor do Departamento de Ciências Sociais, Jurídicas e Econômicas da Universidade Nacional de Chilecito (Argentina), Gérman Oscar Antequera
Diretor do  ProteinLab da Universidade Tecnológica Metropolitana (Chile), Héctor Torres Bustos
Diretor do Departamento de Verificações da Universidade Central do Leste (República Dominicana), Jeyson Ulises López Alvare
Gestor de Melhoramento de Processos e Estruturas Institucionais da Universidade do Rosário (Colômbia), Jorge Fernandez Nope
Chefe de Processos de Apoio da Universidade do Rosário (Colômbia), Leonardo Arango Martínez
Vice-reitora de Desenvolvimento da Universidade de Playa Ancha (Chile), Maria Francisca Briones Rosas
Diretor de Docência da Universidade Técnica Nacional (Costa Rica), Mario Gómez Gómez
Vice-reitor de Cultura e Bem-Estar da Universidade de Cauca (Colômbia), Milton Arango Quintana
Diretor de Escola da Universidade Tecnológica Metropolitana (Chile), Rodrigo Fernando Geldes Requena
Diretora de Carreira em Contabilidade e Finanças/Contadoria Pública da Universidade Técnica Nacional (Costa Rica), Tamy Soto Gonzáles

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Milena Spilere Nandi 15 de dezembro de 2016 às 21:18
Compartilhar Comente

Empresas da Itec.In terão apoio de projeto de extensão

Empresas da Itec.In terão apoio de projeto de extensão
Iniciativa que envolve cursos da UNA CSA foi lançada hoje (Fotos: Divulgação) Mais imagens

Os empresários com projetos incubados na Itec.In (Incubadora Tecnológica de Ideias e Negócios) do Iparque (Parque Científico e Tecnológico da Unesc), terão mais um auxílio para o desenvolvimento de seus negócios. Na tarde de hoje (24/4), foi lançado o projeto de extensão “Assessoria na Gestão, Capacitação Empresarial e Empreendedorismo para as Empresas Incubadas da Itec.in”, que irá prestar consultoria aos negócios. Representantes das nove empresas participantes da Itec.In – seja utilizando o espaço físico ou recebendo orientações – alunos e professores envolvidos no projeto participaram do evento, no Iparque.

A professora Gisele Silveira Coelho, uma das participantes do projeto, explica que durante dois anos, as empresas incubadas e vinculadas a Itec.In irão receber assessoria e consultoria para o seu crescimento. As atividades serão desenvolvidas semanalmente e incluem capacitações de acordo com as necessidades de cada iniciativa. “Entre as atividades está a revisão do plano estratégico da empresa, envolvendo a parte financeira, de marketing, produção e recursos humanos, com orientações aos empresários e discussões sobre ações a serem adotadas”, afirma.

O projeto de extensão envolverá estudantes e professores dos cursos de Administração, Administração com habilitação em Comércio Exterior, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas e os cursos de Tecnologia em Gestão. O projeto é vinculado a UNA CSA (Unidade Acadêmica de Ciências Sociais Aplicadas) e terá a participação dos professores Ricardo Pieri, Milla Guimarães, Thiago Fabris, Volmar Madeira, Dorival Giassi, Gisele Silveira Coelho e dos alunos Guilherme Spiazzi dos Santos, Kelly Mello, Caroline Almeida e Betina Brehm.

Além dos participantes do projeto, esteve presente no evento, o diretor do Iparque, Marcos Back.

Fonte: Secom

Por: Milena Spilere Nandi 24 de abril de 2014 às 17:56
Compartilhar Comente