Incubadora tecnológica de ideias e negócios

Ozônio e tecnologia pautam encontro entre empresários e pesquisadores, no Iparque

Ozônio e tecnologia pautam encontro entre empresários e pesquisadores, no Iparque
Mais imagens

Conhecer as aplicações práticas das novas tecnologias do ozônio na industria foi o objetivo de mais de 15 empresários e pesquisadores da Região Carbonífera e Florianópolis. Isso porque eles participaram, na última segunda-feira (29), do evento "Ozônio: tendências para o futuro", organizado pela TEC Soluções em Engenharia, com apoio da Incubadora Tecnológica de Ideias e Negócios (ITEC.in) do Parque Científico e Tecnológico (Iparque), da Unesc. A TEC nasceu como empresa incubada na ITEC.in.

"Foi um evento muito produtivo, principalmente na área de tratamento de solos, uma das que mais levantou questionamentos", comentou o engenheiro químico, diretor da TEC e organizador do evento, Hyan Dias Tavares. 

Além de uma palestra ministrada pelo professor Dr. Elídio Angioletto, do Projeto Ozônio, os participantes conheceram as ferramentas para aplicação prática do ozônio da industria. "Com os bons resultados, pretendemos continuar trazendo estes eventos, em parceria com a ITEC.in, levando o nome da incubadora para fora e também crescendo e fortalecendo a comunidade aqui da nossa região", finalizou Tavares. 

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Fagner Santos 30 de abril de 2019 às 18:13
Compartilhar Comente

Evento no Iparque discutirá tendências tecnológicas do ozônio na industria

Evento no Iparque discutirá tendências tecnológicas do ozônio na industria
Aplicação prática de ozônio para tratamento da drenagem ácida de minas é uma das possibilidades a serem discutidas (Foto: Projeto Ozônio/Arquivo) Mais imagens

Atualmente presente na indústria, na água que consumimos, no ar que respiramos e até em tratamentos médicos, o ozônio movimenta, hoje, mais de R$ 3,8 bilhões na economia mundial. Com o objetivo de discutir as aplicações práticas da aplicação do ozônio, a Incubadora Tecnológica de Ideias e Negócios (Itec-in) da Unesc, em parceria com a TEC Soluções em Engenharia, realiza, na próxima segunda-feira (29/04) o evento “Ozônio: Tendências para o futuro”.

Com entrada gratuita, o encontro contará com a fala do professor Dr. Elídio Angioletto, do Projeto Ozônio, que possibilitou abertura para o desenvolvimento da tecnologia de aplicação do ozônio e sua aplicação em diversos segmentos da indústria. “A tecnologia já é muito utilizada no exterior, e queremos incentivar o uso na região”, coloca o engenheiro químico e diretor da TEC, Hyan Dias Tavares. A empresa passou pela incubação da Itec.in. 

O Projeto Ozônio foi desenvolvido pela Unesc em parceria com as empresas Brasil Ozônio e Indústrias Nucleares do Brasil (INB) e financiado pelo BNDES. O evento inicia às 9h no Parque Científico e Tecnológico (Iparque) da Unesc, na Rodovia Governador Jorge Lacerda, número 3.800, bairro Sangão, Criciúma. O evento segue até 10h, quando será servido um coffe break. As vagas são limitadas, e as inscrições podem ser feitas aqui.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Fagner Santos 26 de abril de 2019 às 17:00
Compartilhar Comente

Inovação tecnológica e empresarial é foco na Itec.in

Inovação tecnológica e empresarial é foco na Itec.in
Fagner Santos Mais imagens

Alcançar o sucesso empresarial é tarefa complexa. Burocracia, comportamento e expansão do mercado, logística, incertezas nos cenários econômicos, riscos e, principalmente, gestão eficaz dos investimentos são desafios para as empresas. Quando envolvem tecnologia e inovação, as dificuldades são ainda mais desafiadoras. Isto porque a empresa deve encontrar um modelo de negócios escalável para um ambiente de extrema incerteza.

Em um cenário em que grande parte das empresas sucumbem na fase inicial de sua atuação, a Incubadora Tecnológica de Ideias e Negócios (ITEC.in) do Parque Científico e Tecnológico da Unesc (Iparque) incentiva a criação e apoia empreendimentos inovadores que contribuam para a diversificação da matriz econômica e para a geração de emprego e renda da região oferecendo infraestrutura adequada e programas de orientação e capacitação para a gestão dos empreendimentos inovadores.

“É uma incubadora de empresas de base tecnológica, com espaços, recursos tecnológicos e organizacionais compartilhados em um ambiente favorável para conexões e suporte”, detalha o professor da Unesc, Evânio Nicoleit, Gerente da Agência de Inovação da Unesc e responsável pela ITEC.in.

Instalada no Iparque em 2013, a Incubadora tem como missão estimular a criação e o desenvolvimento de empresas que ofereçam produtos ou serviços tecnologicamente inovadores, disponibilizando um ambiente com condições efetivas para abrigar ideias inovadoras e transformá-las em empreendimentos de sucesso. “O foco é apoiar e consolidar empreendimentos inovadores que estão nascendo e incentivar a produção de conhecimento”, explica o professor.

Estrutura própria para empreender

Estão disponíveis 16 salas privativas, mobiliadas e com equipamentos de Tecnologia de Informação e Comunicação, telefonia e internet (cabeada e Wi‑fi), além de uma sala ampliada para reuniões preparada com equipamentos multimídia. “As dimensões das salas podem ser de acordo com as necessidades que a empresa requer para o seu negócio”, coloca o responsável pela ITEC.in.

A Incubadora oferece também diversos serviços, dentre os quais: segurança, recepção, secretaria, restaurante, estacionamento, limpeza dos espaços de uso comum, energia elétrica e água.

Além do espaço físico

A ITEC.in também oferece apoio contábil, jurídico, de gestão financeira, de custo, de comercialização, de exportação e ainda no desenvolvimento do negócio. Registro de propriedade intelectual, licenciamento de produtos, elaboração de projetos para captação de recursos, ponte com eventos e feiras ligados à área de atuação da empresa e entre outros, também fazem parte da Incubadora.

 A Gerência da Agência de Inovação da Unesc é quem acompanha os empresários. “Capacitação para a gestão do próprio negócio é uma das principais ferramentas para fomentar a implantação de novas empresas e ideias inovadoras”, ressalta Nicoleit.

Como Incubar sua ideia (startup) na ITEC.in?

Para participar, empreendedores de propostas inovadoras devem atender aos editais para seleção de propostas para o programa de Incubação. “É importante lembrar que são selecionados empreendimentos que apresentem ideias, projetos, produtos, processos e protótipos baseados em tecnologia e inovação”, comenta a assistente administrativa da ITEC.in, Cristiane Matias Vargas.

“Após estas etapas, o empreendedor estará apto a incubar sua empresa”, completa. O período máximo de permanência é de até quatro anos, com possibilidade de prorrogação por mais um ano.

Acelerando sua ideia inovadora

Diversas empresas já passaram pela incubadora e ampliaram seu potencial de sucesso. “Aqui a ideia estará em constante aprimoramento e movimento em um ambiente integrado com excelentes oportunidades, conexões e parcerias a fim de que se consolide no mercado”, coloca Cristiane.

Para iniciar esta caminhada na ITEC.in, é necessário ter uma ideia criativa e inovadora em mente e vontade de empreender. “Tanto pessoas físicas quanto pessoas jurídicas podem participar. Estudantes, pesquisadores, empreendedores, empresas em construção, empresas que desejam desenvolver projetos, produtos e serviços inovadores, entre outros”, elenca Nicoleit.

Da mentoria ao sucesso

A Unesc oferece também o Programa Mentoring. “Esta é uma atividade de extensão do Núcleo de Empreendedorismo da Unesc que tem por objetivo oportunizar ao público interno e externo da universidade o acesso à mentoria para o apoio técnico no planejamento e desenvolvimento de novos negócios”, explica Nicoleit. O Mentoring funciona desde a concepção de ideias inovadoras até a pré-incubação, conectando os empreendedores com mentores para o aprimoramento dos projetos.

Os acadêmicos da Unesc também participam na incubadora. “Eles participam como integrantes dos programas, tais como o Núcleo de Empreendedorismo e o próprio Mentoring”, coloca o professor. Também podem participar como autores de ideias para pré-incubação e incubação e na interação entre as empresas e os laboratórios de pesquisa da Unesc. “Acompanham experimentos, ensaios e testes para o desenvolvimento e aprimoramento tecnológico de produtos, processos e serviços baseados em tecnologia inovadora”, finaliza Nicoleit.

Confira as oportunidades e vantagens para as empresas incubadas:

●      Programa de apoio e acompanhamento das empresas incubadas (startups) nos seus Planos de Negócios, Planejamento Estratégico e Planos de Ação;

●      Apoio às empresas incubadas na gestão (financeira, custos, marketing, planejamento, administração geral, produção, operação) de seus negócios;

●      Promoção de capacitações e consultorias;

●      Acompanhamento e divulgação de Editais para projetos com possibilidade captação de recursos junto às agências de fomento;

●      Promoção de cooperação e parcerias entre as incubadas;

●      Apoio técnico para registro de Propriedade Intelectual;

●      Apoio para participação em feiras e eventos pertinentes à área de atuação da incubada;

●      Apoio na identificação de pesquisadores e desenvolvedores que possam colaborar no aprimoramento tecnológico dos produtos, processos e serviços;

●      Apoio técnico para apresentação de projetos a investidores em particular e ao ecossistema de inovação em geral;

●      Interação com o hub de conexões da universidade para acesso às informações científicas e serviços tecnológicos, incluindo a biblioteca universitária.

Fagner Santos - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Fagner Santos 08 de abril de 2019 às 14:00
Compartilhar Comente