Programa de Residência Multiprofissional

Ação em Saúde: I Baile da Saúde

Ação em saúde: I Baile da Saúde, ocorreu nesta segunda (02/09), como ação da disciplina de Interação Comunitária III do curso de Medicina da Unesc, onde o conteúdo trata sobre Educação em Saúde. Toda a ação foi planejada nas aulas ​ a partir do estudo teórico sobre o papel da Educação em Saúde na atenção básica em saúde, e ocorreu numa parceria entre o curso, o Programa de Residências Multiprofissionais em Saúde da Unesc e da Unidade de Saúde Quarta Linha do município de Criciúma com o apoio da Secretaria Municipal de Saúde. O Objetivo da ação foi de promover aprendizados sobre a importância do diálogo na promoção de saúde e na prevenção de agravos, que nesta ação teve como população alvo idosos da comunidade, mobilizados pelos profissionais e clube da terceira idade. Foi uma manhã de dança e conversas importantes sobre assuntos diversos como: prevenção de quedas e doenças mais comuns nas pessoas idosas, a partir da reflexão sobre mitos e verdades sobre hábitos que afetam a saúde. Nesta segunda-feira fria, todos, usuários, estudantes e trabalhadores pudemos aprendem uns com os outros regados a alegria promovida pela dança.

Por: Lisiane Tuon Generoso Bitencourt 03 de setembro de 2019 às 16:31
Compartilhar Comente

Grupo Cuidado do Cuidador do Centro Especializado em Reabilitação (CER II – UNESC)

Na foto a Psicóloga Tamires Rosa Pacheco R1 do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde Mental e Atenção Psicossocial da Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC), também fazem parte da foto os participantes do Grupo Cuidado do Cuidador do Centro Especializado em Reabilitação (CER II – UNESC). Este grupo foi elaborado com auxílio de estagiárias de Psicologia Social do curso de graduação em Psicologia da UNESC.

A literatura aponta mudanças no cuidador e em seu estilo de vida após iniciar suas atividades com a pessoa cuidada, tais mudanças levam para o isolamento social e sobrecarga de trabalho, onde muitos deixam de exercer atividades que anteriormente eram desenvolvidas (BRACCIALLI et al, 2012). Sendo assim, este grupo tem a finalidade de propiciar um ambiente acolhedor e de escuta, com objetivo de compartilhar informações e promover maior qualidade de vida ao cuidador, além de possibilitar troca de experiências e alivio de suas angustias.

São realizados encontros com temáticas definidas de acordo com a demanda levantada no encontro anterior, sendo os convidados e protagonistas os cuidadores familiares, informais e profissionais técnicos contratados para o cuidado domiciliar que utilizam o serviço do CER II - UNESC.

Os cuidadores foram convidados, sendo sempre lembrados da finalidade do grupo e a relevância da participação dos mesmos. São realizados 2 (dois) encontros por mês (nas 2ª e 4ª quintas-feiras de todo mês). Até o momento foram realizados 8 (oito) encontros, conseguindo um público máximo de 10 pessoas. Os participantes relataram suas emoções, vivências, desafios enfrentados, bons resultados e significados do ato de cuidar.

Foi elaborado também para os mesmos uma cartilha que informava o conceito de cuidador e sugestões referente ao autocuidado. São momentos de atenção a estes sujeitos tão importantes no processo de reabilitação. São indivíduos que merecem o cuidado da área da saúde, pois se o cuidador está bem, o cuidado com o paciente será melhor executado.

BRACCIALLI, Lígia Maria Presumido; BAGAGI, Priscilla dos Santos; SANKAKO, Andréia Naomi; ARAUJO, Rita de Cássia Tibério. Qualidade de vida de cuidadores de pessoas com necessidades especiais. Rev Bras de Ed Espec. n. 18, v. 1, p. 113-126. 2012.

Por: Lisiane Tuon Generoso Bitencourt 02 de setembro de 2019 às 16:08
Compartilhar Comente

Encontro da Liga Acadêmica Multiprofissional de Saúde Coletiva - LAMUSC

Na tarde de quarta feira (28/08) as 17h30min a Liga Acadêmica Multiprofissional de Saúde Coletiva (LAMUSC) esteve reunida com profissionais do Serviço Público de Criciúma para discutir a prática do SUS a partir da pauta “ Desafios Encontrados na Rotina do SUS: perspectiva do trabalho em equipe multiprofissional e interdisciplinar e foco na promoção e prevenção de saúde". Durante o debate os residentes presentes enfatizaram aos acadêmicos a importância de “vestir a camisa” do Sistema Único de Saúde e da sua importância na sociedade. Participaram da conversa acadêmicos de vários cursos da Área da Saúde,dentre eles biomedicina, medicina, fisioterapia, odontologia, nutrição e psicologia.

os cursos da Área da 

Por: Lisiane Tuon Generoso Bitencourt 30 de agosto de 2019 às 16:30
Compartilhar Comente

Residência Multiprofissional em Atenção Básica e Saúde Coletiva da Unesc na Quarta Linha

O sábado (6/4), véspera do Dia Mundial da Saúde, foi marcado pela realização de duas ações de impacto pelos integrantes do Programa de Residência Multiprofissional da Unesc, juntamente com acadêmicos dos cursos de graduação da área de saúde e profissionais da Secretaria Municipal de Saúde de Criciúma

No bairro Quarta Linha, a Unesc e a prefeitura de Criciúma realizaram nos turnos da manhã e da tarde a Ação Saúde (ASA), no salão paroquial do bairro, onde foram realizados atendimentos de prevenção e atenção à saúde, incluindo a vacinação contra a Febre Amarela.

Ao longo do dia, mais de 200 moradores da região passaram pelo local para realização gratuita de testes rápidos como HIV, Hepatite B e C, tipagem sanguínea e atendimentos incluindo avaliação nutricional, fisioterapia e auriculoterapia, ginástica corporal, avaliação e orientação odontológica e também espaço para recreação.

O coordenador da Comissão de Residência Multiprofissional da Unesc, Jacks Soratto, explica que o objetivo do projeto ASA é desenvolver encontros com visitas à promoção da saúde, prevenção de agravos e ampliação do entendimento sobre a definição de saúde, incluindo ações pontuais em horários expandidos das Unidades Básicas de Saúde e em todos os territórios onde possui atuação dos residentes. “Foi uma parceria exitosa, exemplo a ser replicado em outros territórios, de modo a integrar os residentes, acadêmicos, professores, profissionais da UBS Quarta Linha e da Secretaria Municipal de Saúde e principalmente o Conselho Local de Saúde que tem uma atuação forte nessa cidade”, explica.

A enfermeira Juliane Zanon, que atua no posto de saúde do bairro Quarta Linha, salienta que a proposta é a promoção da saúde na comunidade, orientando e informando também a comunidade sobre os serviços de saúde ofertados pelas Unidades Básicas de Saúde.

Alunos dos cursos de saúde visitam comunidade do bairro Milanez

Também no sábado, pelo período da manhã, uma outra ação da Unesc chamou a atenção pelas ruas do bairro Milanez. Mais de 150 acadêmicos dos cursos de Farmácia, Nutrição, Psicologia, Odontologia, Enfermagem e Medicina participaram da ação de interação comunitária. Na atividade, que faz parte de uma das disciplinas, é realizada uma análise de vida e saúde dos territórios onde estão inseridos. Neste semestre o projeto será realizado no bairro Milanez. “A proposta é fazer uma análise de vida e saúde do território, conhecer as microáreas, realizar uma pesquisa sobre como as pessoas vivem nestes territórios. Como retorno ao bairro, deixaremos uma síntese dos achados que identificamos”, destaca o professor Jacks Soratto.

Ana Sofia Schuster - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Ana Sofia Schuster 06 de abril de 2019 às 23:09
Compartilhar Comente

ESF Quarta Linha promove evento em alusão ao Dia Mundial da Saúde na quinta feira

A equipe da Estratégia de Saúde da Família do bairro Quarta Linha recebe nesta quinta-feira (05/04) a Feira de Saúde. O evento ocorre em parceria  com o Programa de Residência Multiprofissional da Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC). o O evento ocorre na Praça da Igreja, das 09 às 12 horas no período matutino e das 13:30 às 16:00 horas no período vespertino. Dentre as atividades a serem desenvolvidas destacam-se orientações psicológicas, nutricionais e farmacêuticas; aferiação da pressão arterial; teste de HGT. Além disso serão realizadas duas rodas de conversa com a temática de saúde para todos (10:00 horas e as 15:00 horas) e dois momentos de ginástica laboral (09:00 horas e as 14:00 horas). 

 

Por: Carla Sasso Simon 04 de abril de 2018 às 12:34
Compartilhar