Programa de Residência Multiprofissional

Programa de Residência Multiprofissional da Unesc com processo seletivo aberto

Programa de Residência Multiprofissional da Unesc com processo seletivo aberto
São três linhas de pesquisas com inscrições até 15 de janeiro de 2021 (Fotos: Arquivo) Mais imagens

O Programa de Residência Multiprofissional da Unesc oferta uma experiência de especialização focada na interdisciplinaridade e práticas integrativas nos cuidados e tratamento em saúde. Os profissionais interessados em ampliar os seus conhecimentos em uma experiência completa podem buscar uma oportunidade nas áreas de Saúde ColetivaAtenção Básica/Saúde da FamíliaSaúde Mental e Atenção Psicossocial.

Realizada por meio de uma parceria com o Ministério da Saúde e o Ministério da Educação, a Residência Multiprofissional oferece aos participantes bolsas de estudo ao longo de 24 meses, para o desenvolvimento de atividades teóricas e práticas.

O processo seletivo para as três áreas é composto por etapas como prova escrita, análise dos títulos e entrevistas. As inscrições podem ser feitas até 15 de janeiro de 2021. O início das atividades está previsto para o dia 1º de março.

Para a Residência Multiprofissional em Saúde Coletiva, há 12 vagas, sendo: duas para bacharéis em Educação Física, duas para enfermeiros, duas para farmacêuticos, duas para fisioterapeutas, duas vagas para nutricionistas e duas para psicólogos.

Já o programa em Atenção Básica/Saúde da Família irá selecionar nove profissionais: um bacharel em Educação Física, dois graduados em Enfermagem, um em Farmácia, um profissional de Fisioterapia, um nutricionista, dois graduados em Odontologia e um em Psicologia.

A Residência Multiprofissional em Saúde Mental e Atenção Psicossocial está disponibilizando 15 vagas para profissionais com formação em: Educação Física – Bacharelado, duas vagas; Enfermagem, quatro vagas; Farmácia, duas vagas; Nutrição, duas vagas, e Psicologia, cinco vagas.

Inscrições

Os interessados em participar de um dos programas devem fazer a sua inscrição de forma virtual no e-mail selecaoresidencias@unesc.net. Confira o cronograma, a documentação e demais informações dos processos seletivos:

Residência Multiprofissional em Saúde Coletiva 

Residência Multiprofissional em Atenção Básica/Saúde da Família 

Residência Multiprofissional em Saúde Mental e Atenção Psicossocial 

Leonardo Ferreira - Agência de Comunicação da Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

20 de novembro de 2020 às 14:27
Compartilhar Comente (1)

E-book “Análise de vida e saúde” é lançado na Unesc

E-book “Análise de vida e saúde” é lançado na Unesc
Construção envolveu estudantes de Pós-Graduação e acadêmicos da graduação (Fotos: Ana Sofia Schuster) Mais imagens

A atuação acadêmica e a inserção social na comunidade deram origem ao e-book “Análise de vida e saúde”. O trabalho, desenvolvido em uma proposta de integração, analisou a qualidade de vida e de saúde no bairro Santa Bárbara, de Criciúma. A obra foi construída por estudantes do Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva, por meio do Mestrado Profissional, e acadêmicos dos cursos de graduação em Biomedicina, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Nutrição, Medicina, Odontologia e Psicologia. O trabalho foi lançado na noite desta quinta-feira (19/12), na Reitoria da Universidade.

O professor da Instituição e coordenador do Programa de Residência Multiprofissional, Jacks Soratto, explica que a atividade envolveu ensino, pesquisa e extensão. O objetivo foi aproximar os estudantes da realidade em territórios onde a Universidade está inserida e às realidades onde os usuários do SUS (Sistema Único de Saúde) estabelecem suas relações de vida. A proposta também buscou uma compreensão ampliada de saúde de todos os atores envolvidos.

“A iniciativa estrutura-se na disciplina de Interação Comunitária, dividindo sua atuação entre teoria e prática. Foi realizado um reconhecimento no território, quando os estudantes estiveram presencialmente na comunidade. Eles aplicaram uma entrevista, com a população deste território, e realizaram uma análise deste material. Em seguida os participantes construíram uma síntese dos principais achados durante o semestre e que é foram materializados como conteúdo informativo devolvido à população”, explica.

O resultado final, em 2019, foi entregue e especialmente nesta edição acompanhado com o lançamento do e-book. A análise de vida e saúde levou em consideração dados relacionados a determinantes sociais de saúde: sociodemográfico, educação, trabalho e gestão pública, segurança, habitação, lazer, transporte, saneamento, meio ambiente, infraestrutura e outros aspectos da saúde.

Durante a apresentação do e-book, a reitora da Unesc, Luciane Bisognin Ceretta, agradeceu a participação de toda a equipe do projeto, incluindo o presidente da Associação dos Moradores do Bairro Santa Bárbara, Ricardo Gaspar. Ela foi uma das autoras da obra. "O resultado que trazemos hoje é muito maior do que a materialização do e-book. Ela é a representação coletiva, de uma luta histórica em prol de objetivos de aprendizagem e formação do profissional da área da saúde, diante daquilo que as diretrizes curriculares nacionais de fato se propõem em todos os cursos de graduação", salienta reitora.

Leia o trabalho clicando aqui.

Leonardo Ferreira - Assessoria de Comunicação, Imprensa e Marketing 

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

22 de dezembro de 2019 às 22:23
Compartilhar Comente

Conheça os vencedores da Mostra Fotográfica Topografia da Saúde Coletiva

Conheça os vencedores da Mostra Fotográfica Topografia da Saúde Coletiva
Foram mais de quatro mil votos online (Fotos: Leonardo Ferreira) Mais imagens

As imagens vencedoras da 3ª Mostra Fotográfica Topografia da Saúde Coletiva foram conhecidas nesta sexta-feira (25/10). Foram mais de quatro mil votos online para escolher as melhores fotos, expostas no dos blocos XXI. O evento foi promovido pelo PPGSCol (Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva), dentro da 10ª Semana de Ciência e Tecnologia.

A reitora da Unesc, Luciane Bisognin Ceretta, foi uma das curadoras da Mostra e destacou a importância de valorizar a atuação do profissional e suas ações em prol da comunidade. “A rotina nos bairros é maior do que se conhece. Precisamos valorizar o profissional que dedica sua vida ao bem do próximo. A Mostra, dentro de suas propriedades, cumpre seu papel de estimar e aproximas as pessoas da real vivência deste profissional”, destaca.

A fisioterapeuta Roberta Costa Nunes, uma das vencedoras, conta que seu objetivo foi socializar a essência de sua profissão e de seus colegas. “O senso comum, quando se fala em atuação na comunidade, é pensar em consulta. Porém, dentro do dia a dia a atuação vai além. Pensamos na gestão, no planejamento de ações e em meios de levar mais qualidade de vida para as pessoas”, afirma.

Também foram vencedoras da Mostra as imagens “Plantas Medicinais: Tratamento emancipatório, solidário e ecológico de cura”, de Ângela Rossato, e “Trilhos da Estratégia Saúde da Família”, de Simonia Pereira.

A 3ª Mostra Fotográfica Topografia da Saúde Coletiva

Em 2019, a iniciativa abordou a temática alusiva aos 25 anos de implantação da ESF (Estratégia Saúde da Família) no Brasil e contou com fotos de pessoas da comunidade interna e externa da Universidade. A curadoria da Mostra também foi realizada pelo coordenador do Programa de Residência Multiprofissional, Jacks Soratto.

A exposição teve o objetivo de incentivar a produção fotográfica como uma forma de linguagem artística, compreendendo também os olhares sobre a gestão e as práticas de promoção da saúde, integralidade do cuidado e vivências dos trabalhadores e usuários da ESF.

Além de Soratto e da reitora, a cerimônia também contou com a presença da coordenadora do PPGCSCol, Cristiane Damiani Tomasi.

Leonardo Ferreira - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Leonardo Ferreira Barbosa 25 de outubro de 2019 às 15:07
Compartilhar Comente

Movimento pela Paz Estudantil promove um dia especial em contato com o meio ambiente

Movimento pela Paz Estudantil promove um dia especial em contato com o meio ambiente
Iniciativa levou 150 crianças ao Horto Florestal José Milanese (Fotos: Leonardo Ferreira) Mais imagens

Os estudantes da Escola de Educação Básica Irmã Edviges, de Criciúma, vivenciaram uma tarde especial nesta quinta-feira (10/10), com direito a brincadeiras, contato com o meio ambiente e novos aprendizados. A proposta, feita pelo Mope (Movimento pela Paz Estudantil), do Programa de Residência Multiprofissional da Unesc, levou 150 crianças para uma visita ao Horto Florestal José Milanese. Foram quatro atividades lúdicas e de interação com o ambiente ao redor.

A ação faz parte do projeto pensado para transformar o cenário escolar. Aos 8 anos, Heloisa Gregório Barreto já é apaixonada pela natureza e sabe a importância das plantas e dos animais. “O contato com o verde nos tira da rotina e ensina muita coisa. Na cidade não temos ar puro, não vemos os animais e não nos deparamos com tantas plantas. Sabemos que será cada vez menos, é importante aproveitar”, afirma.



O dia especial fora da sala de aula foi intitulado de “Plante árvores e cultive flores” e contou com o apoio de acadêmicos de Ciências Biológicas da Universidade, que preparam quatro momentos:

  • Trilha: o momento oportunizou um contato direto com o ambiente do Horto. Durante 30 minutos, os estudantes se deparam com pássaros, insetos e plantas por diversos caminhos do local.
  • Trilha guiada: hora de visitar as estufas e conhecer as espécies de plantas cultivadas no espaço.
  • Teoria da vida: uma brincadeira em roda sobre o mundo animal. A ideia é sortear um cartão para cada participante. Em um lado contém o desenho de um animal e no verso curiosidades sobre o ser vivo. Uma vez por rodada o dono do cartão compartilha o que conhece e as informações que tem com os outros participantes.
  • Atividades lúdicas: uma pequena pausa nas conversas sobre o meio ambiente para brincar. Atividades com bola, corrida de saco, pega-pega e outras brincadeira

Mudanças que vão além do cenário escolar

O Movimento pela Paz Estudantil chega ao seu segundo ano. A diretora da escola, Silvia Conceição Reis Spillere, destaca as ações desenvolvidas como positivas. Para ela, o engajamento dos estudantes representa o sucesso da iniciativa. “A cada encontro plantamos sementes. O envolvimento dos estudantes tem sido grande, com importantes diálogos sobre pontos fundamentais para a formação pessoal de cada um deles”, ressalta.

Durante oito encontros, 12 eixos de conhecimento estão sendo abordados: Acreditar em si mesmo; Preservar a amizade; Respeitar as diferenças; Cuidar dos animais; Estar presente na vida dos filhos; Saber selecionar as informações; Ame, sorria e abrace; Cultive flores e Plante arvores; Alimente-se bem; Movimente-se; Dê a preferência, e Seja solidário.

O integrante do projeto, Antônio Carlos da Rosa Silva conta que o Movimento tem superado as expectativas, impactando positivamente os estudantes e suas famílias. “Percebemos transformações, principalmente quando uma turma que era considerada com dificuldades passa a ter crescimentos no comportamento, diminuição do bullying, respeito ao próximo, convivência harmoniosa e outros pontos fundamentais para a formação do cidadão”, frisa.

Na escola, o Mope chegou por meio do projeto Nepre (Núcleo de Prevenção e Atenção Educação e Prevenção), onde a escola faz uma leitura do ambiente interno e promove atividades nas temáticas necessárias, como depressão, violência, respeito e igualdade.

O Movimento pela Paz Estudantil faz parte do Programa de Residência Multiprofissional da Universidade e conta com a participação de Lorhan da Silva Menguer e Luiza Borges Rodrigues. A coordenadora do Nepre na escola, Maria Dolores Dnski, acompanhou a ação no Horto.



Leonardo Ferreira - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing 

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Leonardo Ferreira Barbosa 10 de outubro de 2019 às 17:43
Compartilhar Comente

Projeto Viver SUS: dia de embarcar em uma grande experiência

Projeto Viver SUS: dia de embarcar em uma grande experiência
Estudantes da área da saúde e residentes estarão em sete municípios até sexta-feira (19/7) (Fotos: Leonardo Ferreira) Mais imagens

O campus da Unesc foi tomado pelo desejo de fazer a diferença e os 70 participantes do Viver SUS (Projeto Vivências e Estágios na Realidade do Sistema Único de Saúde) embarcaram em mais uma jornada. A segunda-feira (15/7) amanheceu fria e chuvosa, mas logo foi aquecida pelos estudantes da área da saúde e residentes do Programa de Residência Multiprofissional da Universidade. Eles estarão em sete municípios do Sul catarinenses até sexta-feira (19/7), para aprender e colaborar com os processos voltados ao SUS. Nesta edição, o evento será marcado pelo aniversário de 25 anos da Estratégia Saúde da Família. 

A animação dos participantes é resultado do novo formato do Projeto Vivências e Estágios na Realidade do Sistema Único de Saúde, com foco na prática e na inserção comunitária. “A ideia é aproximar os integrantes e a comunidade, em uma forma mais atuante de atendimento. Este novo olhar proporcionará momentos de observação das demandas em saúde e de construção para atende-las. Nos dias finais de experiências, o que foi pensado resultará em ações práticas que farão diferença na realidade local”, conta o assessor de Ações Comunitárias e atual coordenador do projeto, Rafael Amaral.

A residente Nayara Moraes está participando pela primeira vez. Ela viu no Viver Sus a possibilidade de colaborar. “Estou muito entusiasmada com a experiência de vivenciar a realidade e poder auxiliar nos assuntos de necessidade local. É uma oportunidade única e espero contribuir com melhorias para as problemáticas do município”, afirma.

Já Taira de Oliveira, também residente, está participando pela terceira vez. Para ela, o Viver Sus vai além de um projeto de extensão. “É um paradigma na vida profissional de quem participa. Quando participei em 2016, a primeira vez, não imaginava os efeitos que causaria em minha trajetória. Hoje sou psicóloga. Minha profissão é voltada, em grande maioria, para um público particular. Assim o Viver SUS me fez ver além do consultório, e me mostrou uma rede de atenção que funciona, e pode proporcionar qualidade de vida aos usuários”, destaca.

Para a diretora de Extensão, Cultura e Ações Comunitárias, Fernanda Sônego, histórias como as Taira e Nayara se completam e dão vida ao Projeto. “A troca de conhecimentos resulta em contribuições para o município, para a trajetória profissional dos participantes e para a integração dos colegas e das áreas de conhecimento. É um novo olhar, que transforma realidades e relações ao aproximar a Universidade da comunidade”, afirma.

Nesta edição, os representantes da Unesc estarão presentes em Criciúma, Nova Veneza, Sangão, Jaguaruna, Turvo, Sombrio e Balneário Gaivota, comtemplando as regiões da AMREC (Associação dos Municípios da Região Carbonífera), AMUREL (Associação dos Municípios da Região de Laguna) e AMESC (Associação dos Municípios do Extremo Sul Catarinense).

Estão presentes no Projeto acadêmicos dos cursos de Biomedicina, Enfermagem, Educação Física - Bacharelado, Farmácia, Fisioterapia, Medicina, Nutrição, Psicologia e Odontologia da Universidade, e os residentes do Programa de Residência Multiprofissional em Atenção Básica, Saúde da Família e Saúde Mental. Antes de os municípios receberem os visitantes, os integrantes participaram de uma capacitação.

Leonardo Ferreira - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Leonardo Ferreira Barbosa 15 de julho de 2019 às 10:40
Compartilhar Comente