Programa de Residência Multiprofissional

Sanitarista: profissional aliado à saúde da comunidade

Sanitarista: profissional aliado à saúde da comunidade
Mais imagens

Na semana em que se celebra o Dia do Sanitarista, conheça mais sobre a especialidade que atua diretamente com a  Saúde Coletiva e a formação que a Unesc oferece na área

Um profissional capacitado com conhecimento e experiência capazes de analisar de forma completa a saúde pública local, elencando ações prioritárias e propondo as melhores soluções e alternativas diante do cenário no qual está inserido. Esse é o Sanitarista, profissional de extrema importância em todos os níveis de serviços e que tem o dia 2 de janeiro como data na qual é celebrada sua função. 

Reconhecendo o inestimável poder de transformação de tal papel na sociedade, a Unesc, desde 2015, conta com o PPGSCol (Programa de Pós-graduação em Saúde Coletiva). O Programa oferece o Mestrado Profissional na área, dividido em três linhas de pesquisa. 

O resultado diferenciado do trabalho do profissional Sanitarista, conforme a coordenadora do PPGSCol, Cristiane Tomasi, se dá por meio da competência para pesquisa e análise crítica nos temas da epidemiologia aplicada, a promoção da saúde, educação e gestão do trabalho, tudo isso de forma a melhorar o serviço de saúde coletiva oferecido à comunidade. 

De acordo com Cristiane, profissionais de diversas áreas, que desempenham ou tenham interesse em desempenhar atividades na área da saúde podem fazer o mestrado profissional, não se restringindo apenas aos profissionais com formação na área da saúde.

Resultados práticos 

Ao longo dos primeiros cinco anos de atividades, nos quais mais de 60 profissionais foram formados, os resultados dos estudos e trabalhos realizados pelo Programa já beneficiaram inúmeras pessoas. 

Conforme a coordenadora, os pesquisadores, docentes e egressos do PPGSCol vêm desenvolvendo uma série de atividades com impacto para a saúde coletiva da região Sul do estado. 

“Nossos docentes e egressos desempenham trabalhos tanto na gestão dos serviços de saúde quanto na assistência direta ao usuário do serviço de saúde. Desse modo as vivências, discussões e pesquisas realizadas durante o mestrado permitem ofertar cuidado mais qualificado ao usuário de saúde, implementação de novas estratégias de gestão, organização e reorganização de serviços de saúde”, destaca. 

Ainda de acordo com Cristiane, entre os assuntos que já foram temas de trabalhos realizados pelo PPGSCol estão a avaliação de recursos diagnósticos em odontologia, análise de demandas a partir das chamadas realizadas ao SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), segurança do paciente na atenção primária em saúde, panorama do casos de HIV, série de pesquisas e intervenções na área de saúde do trabalhador, entre outros. Tais estudos, conforme Cristiane, têm gerado evidências científicas a partir da realidade da saúde coletiva  da região Sul do estado de Santa Catarina e Norte do Rio Grande do Sul. 

Mayara Cardoso - Assessoria de Imprensa - AICOM UNESC

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

03 de janeiro de 2020 às 14:10
Compartilhar Comente

Co-fundador e CEO da Leadership Development International faz palestras gratuitas na Unesc

Co-fundador e CEO da Leadership Development International faz palestras gratuitas na Unesc
Mais imagens

Com ênfase na liderança de processos produtivos resoluções de conflitos, a Unesc irá receber nos dias 13 e 14 de agosto a palestra “A Sabedoria na Liderança dos Negócios: As emergências das experiências chinesas do Dr.Chan Kei Thong”, ministrada pelo próprio Thong. Aberta a comunidade externa e a forma de acesso é por meio de 1 kg de alimento não perecível.

Entre as pautas abordadas estão “A sabedoria da Liderança” e “O negócio como missão”. A palestra do dia 13 o público alvo são os Gestores de Empresas e Entidades e Gestores  e professores da Unesc. Além disso, Thong também palestrará para a gestores de escolas e secretários de educação, no dia 14 de agosto. Professores e gestores da Universidade estarão participando de todas as etapas que compõem o evento. Este é um passo à frente no processo de envolvimento de Professores e Gestores da Unesc neste novo ciclo de Inovação tecnológica de processos, produtos na universidade.

Conheça o palestrante

Dr. Thong é membro da equipe da Singapore Cru há 40 anos e co-fundador e CEO da LDi (Leadership Development International). Sob sua liderança na LDi, o empreendimento se tornou um dos sistemas mais influentes na educação internacional, com escolas espalhadas pela China e no Oriente Médio. O orçamento anual da empresa chega aos 35 milhões de dólares, empregando mais de 800 funcionários.

O palestrante possui Diploma Técnico da Singapore Polytechnic, Bacharel em Ciências em Administra pela Universidade de Nova York, Mestrado em Artes em Estudos Bíblicos pela Escola Internacional de Teologia, Mestrado em Administração de Empresas pela Universidade Estadual da Califórnia e doutorado honorário da Trinity Western University. Atualmente ele ministra cursos on-line de liderança, por meio do programa de Mestrado em Artes em Liderança da Trinity Western University, além de orientar líderes da China e do Oriente Médio.

Veja a programação completa

13 de agosto - Para gestores de empresas e entidades e gestores e professores da Unesc

- 15 às 18 horas – A sabedoria da Liderança

- 19h30 às 21h30 – O negócio como missão

14 de agosto - Para gestores de escolas e secretários de educação, gestores e professores da Unesc

- 9 às 12 horas – A liderança nos processos educativos e a resolução de conflitos

- 14 às 17 horas – Princípios de liderança para a construção de comunidades

Vitor Netto - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Ana Sofia Schuster 09 de agosto de 2019 às 09:04
Compartilhar Comente

Mestranda da Unesc é uma das representantes do Sul do Estado na 16ª Conferência Nacional de Saúde

Mestranda da Unesc é uma das representantes do Sul do Estado na 16ª Conferência Nacional de Saúde
Carine dos Santos Cardoso é enfermeira em Sombrio e aluna do Mestrado em Saúde Coletiva (Fotos: Milena Nandi) Mais imagens

A aluna do PPGSCol (Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva da Unesc), Carine dos Santos Cardoso, é um dos quatro profissionais que representarão as regiões da Amurel, da Amrec e da Amesc na 8ª Conferência Nacional de Saúde, de 4 a 7 de agosto, em Brasília. A enfermeira de Sombrio foi eleita uma das representantes da macrorregião durante a 8ª Conferência Estadual, que ocorreu de 4 a 6 de junho, em Florianópolis.

Carine trabalha na Estratégia de Saúde da Família de Sombrio há dez anos e possui especializações em Urgência e Emergência, na Unesc, Saúde da Família, pela UFSC, e Gestão Clínica nas Regiões de Saúde, pelo Hospital Sírio Libanês. É mestranda em Saúde Coletiva na Unesc desde o início de 2019.

Ela colaborou com a organização da Conferência Municipal de Saúde de Sombrio, em março de 2019, e foi ministrante de um encontro sobre “Saúde como Direito”. Foi eleita delegada e participou da 8ª Conferência Estadual de Saúde, que teve como tema central “Democracia e Saúde”. “Tive a possibilidade de conhecer outras realidades e ter contato com profissionais de outros municípios. Isso é enriquecedor”, comenta Carine. “Quando a gente faz o que ama, fica feliz em participar. O amor à minha profissão e ao SUS é o que me move”, complementa.

As 6 mil propostas encaminhadas pelos diferentes municípios catarinenses passaram por uma triagem e 300 foram avaliadas durante a Conferência Estadual. Elas foram divididas nos eixos: “Saúde como Direito”, “Consolidação dos princípios do Sistema Único de Saúde” e “Financiamento adequado e suficiente para o SUS”.

Por incentivo dos colegas da Conferência, Carine se candidatou para participar da etapa nacional. Para o evento, que ocorrerá em Brasília, Santa Catarina será representada por 80 delegados, sendo 40 usuários do SUS e as outras 40 pessoas divididas em 20 profissionais de saúde (Carine se enquadra nesse grupo e será uma das quatro profissionais da Amurel, Amrec e Amesc), dez gestores e dez prestadores de serviço.

“Aqui fazemos saúde coletiva e não é por acaso. É que somos apaixonados pelo Sistema Único de Saúde e o meu papel na Conferência é defender o SUS, que é um patrimônio do cidadão brasileiro. Irei representar a Unesc e vamos defender as propostas de saúde para a nossa região”, afirma Carine.

Propostas como criação de políticas públicas para o financiamento em saúde, a inserção de outros profissionais na atenção básica, atenção para a política de saúde mental serão levadas para o evento nacional. “Quero me reunir com os professores do Mestrado para verificar quais das propostas elencadas podemos levar para a Conferencia Nacional”. 

Espaço democrático

O professor do PPGSCol, Jacks Soratto, afirma que as conferências de saúde municipal, estadual e nacional são um espaço de participação nas decisões do SUS. “A Conferência ocorre a cada quatro anos e essa é especial porque ela é a 16ª e tem como título “8 + 8” Democracia e Saúde", em alusão à 8ª Conferência Nacional de Saúde, que foi realizada em 1986 e foi um marco histórico no Brasil para a garantia do direito à saúde”, afirma.

Ainda, para a coordenadora do Mestrado em Saúde Coletiva, professora Cristiane Damiani Tomasi “a participação de Carine no evento nacional é motivo de orgulho para colegas e professores, uma vez que o PPGSCol objetiva a formação de mestres em Saúde Coletiva, profissionais esses, comprometidos com a qualidade da assistência e com a defesa do SUS”.

Milena Nandi - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing 

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Milena Spilere Nandi 12 de junho de 2019 às 09:49
Compartilhar Comente