Programa de Residência Multiprofissional

Conheça os vencedores da Mostra Fotográfica Topografia da Saúde Coletiva

Conheça os vencedores da Mostra Fotográfica Topografia da Saúde Coletiva
Foram mais de quatro mil votos online (Fotos: Leonardo Ferreira) Mais imagens

As imagens vencedoras da 3ª Mostra Fotográfica Topografia da Saúde Coletiva foram conhecidas nesta sexta-feira (25/10). Foram mais de quatro mil votos online para escolher as melhores fotos, expostas no dos blocos XXI. O evento foi promovido pelo PPGSCol (Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva), dentro da 10ª Semana de Ciência e Tecnologia.

A reitora da Unesc, Luciane Bisognin Ceretta, foi uma das curadoras da Mostra e destacou a importância de valorizar a atuação do profissional e suas ações em prol da comunidade. “A rotina nos bairros é maior do que se conhece. Precisamos valorizar o profissional que dedica sua vida ao bem do próximo. A Mostra, dentro de suas propriedades, cumpre seu papel de estimar e aproximas as pessoas da real vivência deste profissional”, destaca.

A fisioterapeuta Roberta Costa Nunes, uma das vencedoras, conta que seu objetivo foi socializar a essência de sua profissão e de seus colegas. “O senso comum, quando se fala em atuação na comunidade, é pensar em consulta. Porém, dentro do dia a dia a atuação vai além. Pensamos na gestão, no planejamento de ações e em meios de levar mais qualidade de vida para as pessoas”, afirma.

Também foram vencedoras da Mostra as imagens “Plantas Medicinais: Tratamento emancipatório, solidário e ecológico de cura”, de Ângela Rossato, e “Trilhos da Estratégia Saúde da Família”, de Simonia Pereira.

A 3ª Mostra Fotográfica Topografia da Saúde Coletiva

Em 2019, a iniciativa abordou a temática alusiva aos 25 anos de implantação da ESF (Estratégia Saúde da Família) no Brasil e contou com fotos de pessoas da comunidade interna e externa da Universidade. A curadoria da Mostra também foi realizada pelo coordenador do Programa de Residência Multiprofissional, Jacks Soratto.

A exposição teve o objetivo de incentivar a produção fotográfica como uma forma de linguagem artística, compreendendo também os olhares sobre a gestão e as práticas de promoção da saúde, integralidade do cuidado e vivências dos trabalhadores e usuários da ESF.

Além de Soratto e da reitora, a cerimônia também contou com a presença da coordenadora do PPGCSCol, Cristiane Damiani Tomasi.

Leonardo Ferreira - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Leonardo Ferreira Barbosa 25 de outubro de 2019 às 15:07
Compartilhar Comente

Movimento pela Paz Estudantil promove um dia especial em contato com o meio ambiente

Movimento pela Paz Estudantil promove um dia especial em contato com o meio ambiente
Iniciativa levou 150 crianças ao Horto Florestal José Milanese (Fotos: Leonardo Ferreira) Mais imagens

Os estudantes da Escola de Educação Básica Irmã Edviges, de Criciúma, vivenciaram uma tarde especial nesta quinta-feira (10/10), com direito a brincadeiras, contato com o meio ambiente e novos aprendizados. A proposta, feita pelo Mope (Movimento pela Paz Estudantil), do Programa de Residência Multiprofissional da Unesc, levou 150 crianças para uma visita ao Horto Florestal José Milanese. Foram quatro atividades lúdicas e de interação com o ambiente ao redor.

A ação faz parte do projeto pensado para transformar o cenário escolar. Aos 8 anos, Heloisa Gregório Barreto já é apaixonada pela natureza e sabe a importância das plantas e dos animais. “O contato com o verde nos tira da rotina e ensina muita coisa. Na cidade não temos ar puro, não vemos os animais e não nos deparamos com tantas plantas. Sabemos que será cada vez menos, é importante aproveitar”, afirma.



O dia especial fora da sala de aula foi intitulado de “Plante árvores e cultive flores” e contou com o apoio de acadêmicos de Ciências Biológicas da Universidade, que preparam quatro momentos:

  • Trilha: o momento oportunizou um contato direto com o ambiente do Horto. Durante 30 minutos, os estudantes se deparam com pássaros, insetos e plantas por diversos caminhos do local.
  • Trilha guiada: hora de visitar as estufas e conhecer as espécies de plantas cultivadas no espaço.
  • Teoria da vida: uma brincadeira em roda sobre o mundo animal. A ideia é sortear um cartão para cada participante. Em um lado contém o desenho de um animal e no verso curiosidades sobre o ser vivo. Uma vez por rodada o dono do cartão compartilha o que conhece e as informações que tem com os outros participantes.
  • Atividades lúdicas: uma pequena pausa nas conversas sobre o meio ambiente para brincar. Atividades com bola, corrida de saco, pega-pega e outras brincadeira

Mudanças que vão além do cenário escolar

O Movimento pela Paz Estudantil chega ao seu segundo ano. A diretora da escola, Silvia Conceição Reis Spillere, destaca as ações desenvolvidas como positivas. Para ela, o engajamento dos estudantes representa o sucesso da iniciativa. “A cada encontro plantamos sementes. O envolvimento dos estudantes tem sido grande, com importantes diálogos sobre pontos fundamentais para a formação pessoal de cada um deles”, ressalta.

Durante oito encontros, 12 eixos de conhecimento estão sendo abordados: Acreditar em si mesmo; Preservar a amizade; Respeitar as diferenças; Cuidar dos animais; Estar presente na vida dos filhos; Saber selecionar as informações; Ame, sorria e abrace; Cultive flores e Plante arvores; Alimente-se bem; Movimente-se; Dê a preferência, e Seja solidário.

O integrante do projeto, Antônio Carlos da Rosa Silva conta que o Movimento tem superado as expectativas, impactando positivamente os estudantes e suas famílias. “Percebemos transformações, principalmente quando uma turma que era considerada com dificuldades passa a ter crescimentos no comportamento, diminuição do bullying, respeito ao próximo, convivência harmoniosa e outros pontos fundamentais para a formação do cidadão”, frisa.

Na escola, o Mope chegou por meio do projeto Nepre (Núcleo de Prevenção e Atenção Educação e Prevenção), onde a escola faz uma leitura do ambiente interno e promove atividades nas temáticas necessárias, como depressão, violência, respeito e igualdade.

O Movimento pela Paz Estudantil faz parte do Programa de Residência Multiprofissional da Universidade e conta com a participação de Lorhan da Silva Menguer e Luiza Borges Rodrigues. A coordenadora do Nepre na escola, Maria Dolores Dnski, acompanhou a ação no Horto.



Leonardo Ferreira - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing 

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Leonardo Ferreira Barbosa 10 de outubro de 2019 às 17:43
Compartilhar Comente

Residência Multiprofissional da Unesc recebe intercâmbio de enfermeiros angolanos

Residência Multiprofissional da Unesc recebe intercâmbio de enfermeiros angolanos
Visitantes participarão de uma atividade de 30 dias como observadores dos residentes (Fotos: Vitor Netto) Mais imagens

Com o objetivo de fomentar a troca de experiências e as vivências da atenção em saúde, 11 estudantes de pós-graduação em Saúde Pública de Angola chegaram, nesta segunda-feira (7/10), em Criciúma. Os acadêmicos vieram para o Brasil para participar como observadores do Programa de Residência Multiprofissional da Unesc, em que vão acompanhar os residentes nas UBS (Unidades Básicas de Saúde) e nas Clínicas Integradas da Universidade. Os visitantes participarão do projeto em um período de 30 dias.

Vindos de Bié e Huambo, duas províncias de Angola, os estudantes são profissionais da área de Enfermagem que atuam na atenção básica de saúde e buscam nos serviços e atendimentos realizados pela Residência, embasamento e experiência para levarem para o país de origem.

Conforme a coordenadora do Núcleo de Saúde Coletiva e do Colegiado das Residências Multiprofissionais, Lisiane Tuon, o interesse da participação partiu dos próprios visitantes. “A Unesc e a Residência já tem experiência na atuação no município e, a partir dessa troca de informações, nós poderemos aprender com o modo de trabalho deles e eles também poderão levar o conhecimento daqui para a Angola”, explica.

O angolano José Cambuta está entre os participantes do grupo e busca colocar em prática no seu país o que aprender no Brasil. “A expectativa é grande e vimos que aqui tem pontos fortes na saúde pública, algumas coisas que queremos implementar lá”, coloca. Um ponto que chamou a atenção de Cambuta é a quantidade de profissionais atuando na Residência e na Universidade. “É um fluxograma muito grande, com um leque de profissionais importantes trabalhando em equipe”, coloca.

A mesma expectativa é compartilhada por Angela Praia, que, vê a troca de experiência como principal motivador desta atividade. “Na saúde pública nós atuamos na vertente da prevenção e aqui vejo que também atuam na empatia, no contato com as pessoas. Essa experiência servirá para vermos como é feito aqui e como podemos melhorar”, enfatiza.

O grupo visitou a Prefeitura e a Secretaria de Saúde de Criciúma no início da tarde. Após o encontro visitaram a Unesc, onde conheceram as Clínicas Integradas, o CER (Centro Especializado em Reabilitação) e tiveram o primeiro contato com os residentes do Programa, que serão seus parceiros nos próximos 30 dias.

O intercâmbio foi mediado pelo Escritório de Relações Internacionais e tem a parceria do PPGSCol (Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva) da Unesc.

Vitor Netto - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Vitor Netto Henrique 07 de outubro de 2019 às 18:49
Compartilhar Comente