Biomedicina

Área da Biomedicina tem crescimento no mercado

Área da Biomedicina tem crescimento no mercado
Biomedicina Estética é um dos principais setores em destaque na área de atuação do biomédico (Foto: Divulgação) Mais imagens

Ao ingressar na faculdade de Biomedicina, em 2012, Anelise Carlessi já pensava em atuar na área de estética. Ao longo dos quatro anos do curso a escolha só foi sendo reforçada com o crescimento do mercado no segmento, aliada à qualidade do curso oferecido pela Unesc. Durante a graduação, participou de projetos de iniciação científica e pesquisas, mas seu caminho no mercado já estava definido e ao formar-se iniciou sua atuação em clínica de estética. O investimento em uma clínica própria foi o passo seguinte e atualmente Anelise mantém uma clínica estética onde aplica seus conhecimentos na área de biomedicina estética.

A história da egressa do curso é mais um caso de sucesso entre tantos que optaram por uma das áreas que mais cresce no Brasil, fruto da crescente demanda pelos cuidados com a aparência e a necessidade de formação superior para a atuação como profissional. Isso tem feito com que a formação superior em Biomedicina ganhe cada dia mais espaço no mercado. Com 35 áreas de atuação o curso abre portas também PARA atuação em análises clínicas humanas e veterinárias, reprodução humana, toxicologia, pesquisa, na indústria e até mesmo consultoria. No caso da biomedicina com ênfase na estética, os profissionais formados podem realizar procedimentos estéticos injetáveis, sendo um dos diferenciais.

Essa realidade reflete diretamente na procura pelas vagas no curso superior. Na Unesc o curso de Biomedicina é um dos que mais recebe inscritos nos últimos semestres. Criado em 2012, o curso possui mais de 260 alunos, e a cada semestre oferece 40 novas vagas. Ainda que a habilitação por área seja feita no último semestre, a maioria dos acadêmicos, como Anelise, já sabem onde irão atuar antes mesmo de ingressar. No caso da biomedicina estética muitos já atuam neste mercado e acabam fazendo o curso superior para buscar mais conhecimento e o registro profissional obrigatório para exercer a atividade.

Em abril de 2018 a lei que regulamenta a profissão de esteticista foi sancionada, o que reforçou a necessidade de profissionais com curso superior para atuar em clínicas e realização de procedimentos minimamente invasivos. Mas antes disso a profissão já era regulamentada pelo Conselho Federal de Biomedicina, que em 2014 publicou a resolução 241, definindo os atos e prescrições dos profissionais habilitados para exercer a biomedicina estética.

Conforme o coordenador do curso, professor Emanuel de Souza, outros egressos do curso, assim como Anelise, decidiram empreender na área e hoje possuem consultórios e clínicas estéticas na região.

Crescimento em outras áreas

Segundo dados do Conselho Federal de Biomedicina divulgados no segundo semestre de 2017, atualmente no país há cerca de 50 mil profissionais biomédicos habilitados nas mais diversas especialidades. Além da área de estética, outra que tem atraído estudantes é de diagnóstico por imagem. O curso de Biomedicina da Unesc é hoje referência, com forte atuação na iniciação científica e ligação com os programas de pós-graduação da universidade. “Estamos entre os melhores do país e nossa inserção no mercado de trabalho supera 90%. Resultado do grande trabalho feito pelos professores em sala de aula, qualidade da estrutura oferecida pelo curso, constante oferta de possibilidade de formação extracurricular, através da organização de cursos e eventos acadêmicos, possibilitando ao aluno o contato com profissionais de referência nas diversas áreas de atuação do biomédico”, explica Emanuel de Souza. Ele acrescenta que os acadêmicos do curso têm a oportunidade de participar dos eventos de atenção à saúde e projetos de extensão promovidos pela Universidade.

Perfil do curso

O curso de Biomedicina segue os ideais de excelência de ensino da Unesc. Os professores são altamente capacitados, em sua maioria doutores e mestres, e atuantes no mercado de trabalho, o que, em conjunto com a estrutura física privilegiada de laboratórios, possibilita o diálogo entre teoria e prática nas atividades de ensino desde as primeiras fases do curso.

Os laboratórios de ensino incluem microscopia, anatomia, fisiologia, microbiologia, parasitologia, química, bromatologia, informática, além dos laboratórios de ensino de análises clínicas, onde os alunos podem vivenciar as práticas de análises laboratoriais microbiológicas, micológicas, bioquímicas, imunológicas, entre outras (LENAC I e II).

Outro diferencial no Curso de Biomedicina é o atendimento à comunidade nas Clínicas Integradas. Os alunos realizam técnicas de medicina tradicional chinesa, além do atendimento na estética para pacientes externos e internos à Unesc.

Os acadêmicos são estimulados, desde o início do curso, ao pensamento ético, crítico e à produção científica, realizando iniciação científica nos laboratórios de pesquisa e a participação em eventos nacionais e internacionais. O aluno graduado em Biomedicina pode seguir a carreira acadêmica no momento em que inicia o curso, uma vez que a Unesc conta com programas de Pós-Graduação em nível de mestrado e doutorado com qualidade de excelência. Enquanto graduando, pode seguir como aluno de iniciação científica e quando formado pode ingressar em nossos programas de pós-graduação como mestrando e/ou doutorando.

Há também a constante oferta de possibilidade de formação extracurricular, através da organização de cursos e eventos acadêmicos, possibilitando ao aluno o contato com profissionais de referência nas diversas áreas de atuação do biomédico.

Por se tratar de uma Universidade Comunitária, o curso de Biomedicina da Unesc oferece intensa inserção do aluno na comunidade, através de eventos de atenção à saúde e projetos de extensão, com oferta de acupuntura, tipagem sanguínea, dosagem de glicose, informação em saúde, entre outras ações executadas pelos alunos na comunidade, em escolas e demais setores públicos. Ele está entre os melhores do país e sua inserção no mercado de trabalho supera 90%.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Mayara Cardoso 22 de julho de 2019 às 21:35
Compartilhar Comente

Workshop em Imagenologia

O Curso de Biomedicina organizou, no último dia 5 de Abril, uma oficina na área de Imagenologia. O tema foi: Posicionamento Radiológico em Radiologia convencional. O Professor Ricardo Martins Saibt foi quem ministrou o workshop.
Todas as vagas inicialmente ofertadas foram preenchidas, mostrando o quanto a área de diagnóstico por imagem vem crescendo entre os acadêmicos de Biomedicina.
O Curso foi constituído na sua totalidade em teórico/prático e foi um sucesso.
"Sempre buscamos ofertar para nossos acadêmicos cursos nas mais diversas áreas de atuação do Biomédico, uma vez que esses momentos auxiliam e muito no direcionamento profissional" explica o Coordenador do Curso Professor Emanuel de Souza.
Novos Cursos já estão em fase final de planejamento e logo serão divulgados e suas inscrições iniciadas!!
 

Por: Jessica Paim Da Silva Peruchi 09 de abril de 2018 às 14:20
Compartilhar Comente

A bola vai rolar nos intercursos de suíço e voleibol da Unesc

A bola vai rolar nos intercursos de suíço e voleibol da Unesc
Nos gramados, a competição chegou às fases finais e, na quadra, estão apenas começando Mais imagens

É hora de torcer pelo seu curso na Unesc. As equipes do Intercursos de Voleibol Feminino vão entrar em quadra pela primeira vez e as disputas do Campeonato de Suíço chegaram a sua fase decisiva. Nesta sexta feira (26/5) as duas equipes do curso de Educação Física (Licenciatura) abrem as oitavas de finais no Suíço e, no sábado (27/5), ocorrem as disputas de Voleibol.

No gramado

No início, 18 equipes entraram em campo para busca o título do torneio de suíço. Confira as disputas que ocorrem nos Campos de Suíço da Universidade:

Na quadra

Para o Intercursos de voleibol, que ocorre no Ginásio do Colégio Unesc, quatro equipes buscam a taça. Confira a programação:

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

26 de maio de 2017 às 11:04
Compartilhar Comente