Biomedicina

Profissionais e acadêmicos discutem sobre a inclusão da pessoa com deficiência

Profissionais e acadêmicos discutem sobre a inclusão da pessoa com deficiência
CER Unesc levou experiências à Jornada da Saúde e oitavo Simpósio de Residência na Unesc (Foto: Mayara Cardoso) Mais imagens

O segundo dia de Jornada da Saúde e Simpósio de Residência na Unesc contou com a participação especial da equipe do Centro Especializado em Reabilitação (CER) da Universidade. O grupo trouxe para uma Roda de Conversa o tema “Inclusão da pessoa com deficiência”, destacando as práticas adotadas e resultados obtidos dentro do Centro desde a sua criação.

Fizeram parte da discussão na noite desta terça-feira (9/10) a professora doutora Lisiane Tuon, a mestre em Saúde Coletiva Leyce da Rosa, a psicóloga Luana Ramos Bez, a terapeuta ocupacional Mayara Carames e o odontólogo representante do Núcleo de Saúde Coletiva, Rafael Amaral.

Abrindo as falas, a professora Lisiane Tuon fez um panorama sobre a criação do Centro de Reabilitação e a evolução no processo de acolhimento e tratamento de pacientes na região ao longo desses últimos cinco anos. Destacando a importância das políticas públicas voltadas à saúde e a importância do trabalho multiprofissional em prol do paciente, Lisiane salientou ainda a relevância do Centro para a região em atendimento, tanto à pessoas com deficiência física quanto com deficiência intelectual. “Afirmo com plena certeza que hoje, o CER é referência regional. Ele trabalha muito forte com uma linha de cuidados com as pessoas com deficiência, que por muitas vezes não tem onde procurar esse atendimento e até precisam de um fechamento de diagnóstico mais completo”, destacou.

Também participando da conversa, a mestre em Saúde Coletiva Leyce da Rosa, fez questão de destacar o processo de acolhimento dentro da estrutura do CER e a forma como o planejamento do tratamento é realizado. “Desde o diagnóstico nós trabalhos com a equipe formada por enfermeiro estomoterapeuta, fisioterapeutas, fonoaudiólogas, médicos ortopedistas e neurologistas, psicólogas, nutricionista, farmacêutico, assistente social, pedagogo e dentista. De forma conjunta nós traçamos os trabalhos, sempre priorizando aquilo que é mais importante para o paciente e sua família. Queremos saber deles, qual o seu objetivo principal ao buscar o tratamento para que possamos lutar por isso”, destacou.

Nesta quarta-feira (10/10), o evento contará com outra Roda de Conversa, dessa vez com os secretários de saúde da AMREC. O encontro marcará a entrega da carta proposta, elaborada nos dias da III Jornada da Saúde e VIII Simpósio da Residência Multiprofissional

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Mayara Cardoso 09 de outubro de 2018 às 21:50
Compartilhar Comente

II Jornada Acadêmica de Biomedicina

II Jornada Acadêmica de Biomedicina
Mais imagens

No ano de 2016 a profissão de Biomedicina completou 50 anos de existência no Brasil, contemplando 34 habilitações que permitem melhor qualificação profissional para atuação nas esferas científica de universidades, institutos de pesquisas, nos serviços de diagnóstico laboratorial e assessoria de apoio a serviços médicos.

Os avanços científicos e tecnológicos somados às expectativas das empresas no mercado globalizado extremamente competitivo têm provocado súbitas transformações no exercício do trabalho em saúde, exigindo dos profissionais qualificações mais elevadas, além do desenvolvimento de competências e habilidades que permitam a estes profissionais enfrentar os obstáculos inerentes às novas demandas profissionais.

Em Novembro de 2015, o Curso de Biomedicina da Universidade do Extremo Sul Catarinense, na cidade de Criciúma, realizou a “I Jornada Acadêmica do Curso de Biomedicina da UNESC”. O sucesso do evento nos permitiu firmar um compromisso com o público participante, de torná-lo tradicional proporcionando sempre novas atualizações nas áreas da Biomedicina.

O Evento tem o intuito de contribuir com a difusão do conhecimento e aperfeiçoamento da área biomédica promovendo a integração dos Acadêmicos de Biomedicina e Biomédicos da Região Sul Catarinense, pesquisadores e profissionais da área da saúde com enfoque na multidisciplinaridade da profissão.

Serão dois dias dedicados à discussão de temas relevantes para a consolidação da profissão biomédica na região. Será oferecido na Jornada Acadêmica: minicursos, palestras, mostra científica e atividades de interação entre os participantes. Proporcionando a atualização dos profissionais e acadêmicos nos temas mais recentes e em destaque da profissão, como, por exemplo, Biomedicina Estética, Perfusão extracorpórea, Perícia Criminal, Citopatologia e pesquisas científicas.

As inscrições para a II Jornada Acadêmica de Biomedicina podem ser feitas pelo site: https://www.doity.com.br/ii-jornada-academica-do-curso-de-biomedicina

Por: Márcia Da Silva Natal 10 de outubro de 2016 às 16:36
Compartilhar Comente

SAVE THE DATE

SAVE THE DATE
Mais imagens

Estamos preparando um evento que vai agitar o curso de Biomedicina!!

Reservem a data e formem suas equipes!

Por: Márcia Da Silva Natal 30 de setembro de 2016 às 16:00
Compartilhar Comente

I Jornada Acadêmica do Curso de Biomedicina e V Café com a Biomedicina

I Jornada Acadêmica do Curso de Biomedicina e V Café com a Biomedicina
Mais imagens

O Curso de Biomedicina promoverá nos dias 19 e 20 de Novembro a I Jornada Acadêmica do Curso de Biomedicina e V Café com a Biomedicina em comemoração do Dia do Biomédico.

Neste ano serão ofertados 3 mini cursos voltados para as areas de habilitação biomedica.

O evento, que celebra o dia do Biomédico, trará temas das mais diversas áreas, relacionados à saúde, proporcionando aos acadêmicos e demais interessados conhecer as vastas possibilidades que o mercado de trabalho oferece. Ao mesmo tempo a Jornada irá possibilitar a qualificação profissional através de minicursos e a divulgação dos projetos de pesquisa e extensão realizados pelos acadêmicos.

As inscrições para a I Jornada Acadêmica do Curso de Biomedicina e V Café com a Biomedicina devem ser realizadas na coordenação do curso até o dia 30 de Outubro.

As vagas para os minicursos são limitadas!!

Por: Márcia Da Silva Natal 15 de outubro de 2015 às 11:41
Compartilhar Comente