Biomedicina

Biomedicina na Unesc: formação de excelência para profissão mais que atual

"Confira a matéria na íntegra:"

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

23 de janeiro de 2024 às 17:45
Compartilhar Comente

Acadêmicos de Biomedicina conhecem um dos maiores laboratórios do Brasil

Acadêmicos de Biomedicina conhecem um dos maiores laboratórios do Brasil
Mais imagens

Os estudantes de Biomedicina da Unesc tiveram a oportunidade de participar de uma visita técnica a um dos maiores laboratórios de análises clínicas do país, o Laboratório DB Diagnósticos do Brasil, localizado em São José dos Pinhais, no Paraná.

No dia 5 de novembro, um grupo de 40 alunos e os professores Emanuel de Souza e Hugo Galvane acompanharam todo o processo de trabalho dentro de um grande laboratório, no qual são realizados mais de 100 mil exames por dia, como hematológicos, imunológicos, bioquímicos, testes moleculares e pesquisa de alérgenos. “Procuramos oportunizar momentos como esse aos acadêmicos, pois são experiências dessa magnitude que qualificam e despertam interesse dos alunos cada vez mais”, afirma Souza. 

Por: Milena Spilere Nandi 12 de novembro de 2019 às 09:00
Compartilhar Comente

Unesc na comunidade

A atuação da Unesc na comunidade se dá também por meio de ações nos municípios. Nesta terça-feira (1º/10), a Universidade, em parceria com o Cras da Santa Luzia, realizou, na praça do bairro, atendimentos de Nutrição e Farmácia, com a participação de professores e estudantes. Orientações sobre o uso racional de medicamentos e avaliação e orientações nutricionais e IMC fizeram parte das atividades.

Já no dia 28 de setembro, profissionais do Setor de Relacionamento e acadêmicos e professores dos cursos de Pedagogia, Odontologia, Fisioterapia estiveram atendendo os moradores de Lauro Müller.

No mesmo dia, estiveram presentes na ação comunitária em Ermo, o Setor de Relacionamento e os cursos de Farmácia (orientações referentes ao uso racional de medicamentos), Biomedicina (tipagem sanguínea), Odontologia (orientações de saúde bucal e sobre atendimento nas Clínicas da Odontologia da Unec), Fisioterapia (terapia manual e auriculoterapia), Enfermagem (orientações sobre saúde e aferição de pressão), Nutrição (avaliação nutricional, IMC e orientações nutricionais) e Psicologia (avaliação do estresse, depressão, qualidade de vida e prevenção ao suicídio).

Por: Milena Spilere Nandi 02 de outubro de 2019 às 18:00
Compartilhar Comente

Aluna tem trabalho premiado em evento nacional

Aluna tem trabalho premiado em evento nacional
Mais imagens

A acadêmica do curso de Biomedicina e aluna de iniciação científica do Laboratório Neurologia Experimental da Unesc, Karolyne De Pieri Pickler, foi premiada com Menção de Honra ao Mérito, durante o 6º Simpósio Zebrafish como Modelo Animal para Pesquisa. O reconhecimento veio pelo trabalho "Weekly ethanol exposure alters dopaminergic parameters in zebrafish brain" (Exposição semanal ao etanol altera parâmetros dopaminérgicos no cérebro de peixe-zebra), apresentado durante o evento, que ocorreu entre os dias 26 e 28 de setembro, na Faculdade de Medicina da USP, em São Paulo.

Karolyne participou do evento juntamente com integrantes do Laboratório Neurologia Experimental, do PPGCS (Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde), como o professor Eduardo Pacheco Rico e 10 pesquisadores – entre alunos de graduação que atuam com iniciação científica e mestrandos e doutorando do PPGCS.

O grupo divulgou as pesquisas realizadas nas áreas de alcoolismo, por Rico e da doença da urina do xarope de bordo, realizada pelo professor do PPGCS, Emilio Luiz Streck.

Por: Milena Spilere Nandi 01 de outubro de 2019 às 13:58
Compartilhar Comente

Premiação nacional de pesquisadora da Unesc é tema de reportagem

O Laboratório de Neurologia Experimental do PPGCS (Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde) da Unesc recebeu nesta quarta-feira (21/8) a visita da equipe de reportagem da NSC TV de Criciúma. O motivo foi o Prêmio Para Mulheres na Ciência, conquistado pela professora do PPGCS e coordenadora adjunta do curso de Biomedicina, Josiane Budni, e que levou a Unesc a ser a única Instituição de Ensino Superior de Santa Catarina a ter o trabalho de uma pesquisadora entre os premiados na edição de 2019 do programa realizado pela L´oreal, Unesc e pela ABC (Academia Brasileira de Ciência).

Saiba mais sobre esta conquista

Por: Milena Spilere Nandi 21 de agosto de 2019 às 16:48
Compartilhar Comente