Biomedicina

Saúde, meio ambiente e conhecimento no Ipat

Saúde, meio ambiente e conhecimento no Ipat
Acadêmicos de Biomedicina conheceram a estrutura e equipamentos dos laboratórios do Ipat (Fotos: Fagner Santos) Mais imagens

Mesclar teorias vistas em sala de aula à aplicação prática de um dos ramos da Biomedicina: a análise ambiental. Este foi o objetivo da visita da quinta fase do curso de Biomedicina da Unesc aos laboratórios do Instituto de Pesquisas Ambientais Tecnológicas (Ipat) do Parque Científico e Tecnológico (Iparque) da instituição.

Durante a visita, as acadêmicas Maria Júlia Souza e Maria Eduarda Ricardo aproveitaram para tirar todas as dúvidas sobre os procedimentos dos laboratórios. “É uma experiência fora da sala de aula, o que facilita o entendimento da realidade da análise ambiental”, ressaltou a primeira. “Na sala, a professora fala das análises do ar, alimentos e água. Aqui, a gente pode relacionar o que aprendemos com o cotidiano deste ramo da profissão, além de conhecer a estrutura do Iparque”, complementou a segunda.

A visita percorreu os laboratórios de Águas e Efluentes; Solos e Sedimentos; Resíduos; Espectrofotometria Atômica; Cromatografia; Ecotoxicologia e Poluição Atmosférica; e Qualidade do Ar.

Conectar a saúde ao meio ambiente

A professora de Análises Ambientais do curso de Biomedicina, Cláudia Peluso Martins, ressaltou a importância da visita aos laboratórios e estrutura do Ipat. “É uma disciplina relacionada ao meio ambiente, porém dentro de um curso da área da saúde. Precisamos de uma amostragem visual para que os alunos liguem a teoria com a prática”, explicou. “A proposta é conectar o estudo da saúde com o ambiente onde estamos inseridos”, continuou a docente.

O analista de Laboratório e coordenador dos laboratórios do Ipat, Lucas Feliciano Rezende, lembrou que a visita pode servir como base para ligar o Iparque aos futuros profissionais da Biomedicina. “A visita é uma forma de complementar o currículo acadêmico, pois aqui os alunos podem ver, na prática, o que estudam”, disse.

Alguns dos visitantes acabam encontrando, durante o passeio, a fagulha que os guia até a área ambiental. “Muitos voltam para procurar estágios”, revelou. Além de apresentar novos caminhos para os acadêmicos, as visitas também apresentam a estrutura do Iparque para futuros clientes. “Se não voltam para estagiar, com certeza serão clientes, pois realizamos os serviços que o biomédico necessita no seu cotidiano”, finalizou Rezende.

Fagner Santos - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Fagner Santos 27 de maio de 2019 às 14:35
Compartilhar Comente

Mapa de risco de laboratórios do Iparque é apresentado para gestores e alunos

Mapa de risco de laboratórios do Iparque é apresentado para gestores e alunos
Levantamento foi realizado pela CIPA e curso de Biomedicina (Foto: Milena Nandi) Mais imagens

Novos espaços da Universidade receberam o mapeamento de risco. Na tarde desta sexta-feira (9/6), gestores, professores e membros da CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes) e do SESMT (Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho) conheceram o resultado do levantamento de dados que indicam riscos físicos, químicos, biológicos, ergonômicos e acidentais em laboratórios do Iparque (Parque Científico e Tecnológico da Unesc).

A apresentação foi feita por alunos da terceira fase do curso de Biomedicina, que se dividiram em cinco equipes para realizar o levantamento. O trabalho, realizado pela CIPA e pelo curso com o apoio do SESMT, contem informações sobre os diferentes espaços dos laboratórios Físico Químico de Alimentos e Gerenciamento de Resíduos; de Microbiologia; de Resíduos/Solos e Águas e Efluentes; Atmosférico e Serviços de Amostragem e de Absorção Atômica e Cromatografia e sobre boas práticas de biossegurança.

Segundo o presidente da CIPA, Marlon Zilli, o mapeamento fornece informações importantes sobre os espaços de uma maneira que facilite a visualização pelas pessoas dos riscos presentes nos locais de trabalho.

A atividade teve a participação de alunos da terceira fase do curso de Biomedicina das professoras da Unesc, Claudia Peluso Martins e Liziara Silva Fraporte. Os resultados do mapeamento de risco serão apresentados em 9 de junho, no Iparque.

A apresentação teve a presença da pró-reitora de Administração e Finanças, Kátia Soratto; do gerente do IDT (Instituto de Engenharia e Tecnologia), Ramon Silveira; da coordenadora dos laboratórios do IALI (Instituto de Alimentos) e do IPAT (Instituto de Pesquisas Ambientais e Tecnológicas), Maria da Glória dos Santos; da analista administrativa Iparque, Suzete Eyng; e do coordenador do curso de Biomedicina, Emanuel de Souza.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Milena Spilere Nandi 09 de junho de 2017 às 20:31
Compartilhar Comente

CIPA e curso de Biomedicina fazem mapa de risco de laboratórios do Iparque

CIPA e curso de Biomedicina fazem mapa de risco de laboratórios do Iparque
Atividades foram assessoradas pelo Sesmt (Foto: Divulgação) Mais imagens

Laboratórios do Iparque (Parque Científico e Tecnológico da Unesc) receberam na sexta-feira (12/5) a visita de alunos da terceira fase do curso de Biomedicina, integrantes da Cipa (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes) e do Sesmt (Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho) para a coleta de dados com o objetivo de elaboração de uma proposta do mapeamento de risco destes espaços.

O grupo visitou os laboratórios: Físico Químico de Alimentos e Gerenciamento de Resíduos; de Microbiologia; de Resíduos/Solos e Águas e Efluentes; Atmosférico e Serviços de Amostragem e de Absorção Atômica e Cromatografia e foi recebido pela coordenadora dos laboratórios do IALI (Instituto de Alimentos) e do IPAT (Instituto de Pesquisas Ambientais e Tecnológicas), Maria da Glória dos Santos, e demais funcionários dos laboratórios estudados, que acompanharam os acadêmicos e os integrantes da CIPA e do Sesmt durante a atividade.

“O mapeamento de riscos é previsto pela NR 5 como uma das atribuições da CIPA e na gestão atual, ​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​foi optado por contemplar estes laboratórios do Iparque”, comenta o presidente da CIPA, Marlon Zilli.

A atividade teve a participação das professoras da Unesc, Claudia Peluso Martins e Liziara Silva Fraporte. Os resultados do mapeamento de risco serão apresentados em 9 de junho, no Iparque.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Milena Spilere Nandi 15 de maio de 2017 às 21:37
Compartilhar Comente