Biomedicina

Extensionistas contam experiências do Projeto Rondon

Extensionistas contam experiências do Projeto Rondon
Grupo ficou de 10 a 21 de julho dividido em oito municípios catarinenses (Fotos: Vitor Netto) Mais imagens

"É muito intenso, porque você aprender a conviver com as diferenças entre várias pessoas e conhecer a comunidade de lugares que você não conhecia é bem gratificante". É assim que a acadêmica da 10ª fase de psicologia, Marieli Mezari, resume a sua experiência no projeto Rondon. Ela e mais dez extensionistas da Unesc participaram do último projeto Rondon: Operação Encantos do Vale, dos dias 10 a 21 de julho. Na tarde desta terça-feira (7/8) eles estiveram com a diretora de Extensão, Cultura e Ações Comunitárias, Fernanda Sônego, para relatar as suas experiências vividas no projeto.

O Rondon tem por finalidade desenvolver programas e projetos comprometidos com a inclusão social, com a produção e a disseminação do conhecimento para a melhoria da qualidade de vida das pessoas e para a formação do profissional cidadão. Os alunos participantes dos cursos de Psicologia, Odontologia, Medicina, Biomedicina e Enfermagem da Unesc, acompanhados do assessor de Ações Comunitárias da diretoria de Extensão, Cultura e Ações Comunitárias, Rafael Amaral, que foi o preceptor do grupo, ficaram divididos em oito municípios catarinenses. O projeto teve parceria com a Udesc (Universidade do Estado de Santa Catarina). 

De acordo com Marieli, o que a motivou a participar foi a necessidade de realizar atividades relacionadas à extensão junto a graduação. “Eu sempre fui envolvida com Pesquisa, e sentia a falta de algo a mais, já que eu estava entrando na 10ª fase do curso e não tinha participado dessa experiência de Extensão tão intensa como o Rondon”, comenta.

Amaral já havia participado do projeto quando acadêmico, porém desta vez foi o preceptor do grupo. “São duas experiências diferentes, pois dessa vez foi o desafio de coordenar pessoas vindas de vários lugares do país, com diferentes cursos de graduação por um só motivo, a extensão”, pontua.

Conforme Fernanda, a Universidade se sente contente com a participação dos acadêmicos no projeto. “Para nós que defendemos a Extensão e que prezamos por ações sociais, é uma felicidade ver um resultado tão positivo que o Rondon apresenta”, enfatiza.

Ao todo, 546 oficinas foram desenvolvidas pelos extensionistas de todo o projeto. Entre as atividades estiveram coleta e conscientização sobre o lixo, artesanatos e brinquedos com materiais recicláveis, revitalização de praças, alimentação saudável, primeiros socorros, saúde da mulher, atividades físicas para a terceira idade entre outras dinâmicas.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Vitor Netto 07 de agosto de 2018 às 20:54
Compartilhar Comente