Biomedicina

Começou a 6ª Jornada Acadêmica de Biomedicina da Unesc

Começou a 6ª Jornada Acadêmica de Biomedicina da Unesc
Evento iniciou com um diálogo entre lideranças (Imagem: Reprodução GoogleMeet) Mais imagens

A 6ª Jornada Acadêmica de Biomedicina da Unesc iniciou na tarde desta quarta-feira (11/11), com um diálogo entre autoridades da Universidade, coordenação, professores e estudantes. O momento antecedeu a palestra de Turibio Barros e ficou marcado pela lembrança da trajetória do curso de Biomedicina, dos desafios da pandemia, das contribuições para o desenvolvimento do Sul catarinense e do protagonismo estudantil.

Para a reitora da Unesc, Luciane Bisognin Ceretta, o evento simboliza a concretização de um projeto construído por muitas pessoas. “Participamos ativamente de cada processo na construção desta graduação em Biomedicina, e vê-la crescer e transformando vidas é de muito significado. Hoje, receber Turibio Barros é mais uma mostra da dimensão que o curso assumiu e indo além, para promover saberes científicos, troca de experiências e transforar o espaço em que está inserido”, evidenciou.       

A implantação do projeto também foi relembrada pela pró-reitora Acadêmica da Universidade, Indianara Reynaud Toretti, que destacou o protagonismo estudantil neste processo. “É a força que faz o curso de Biomedicina ser o que é hoje, uma referência regional”, destacou.

Turibio Barros, que proferiu a primeira palestra do evento, é conhecido como o pai da Fisiologia e atuou na Seleção Brasileira de Futebol entre 1991 e 1994.



Coronavírus evidenciou a importância da Biomedicina

Devido a pandemia, a 6ª Jornada Acadêmica de Biomedicina foi pensada para ser totalmente virtual. Neste modelo também tem sido as aulas na Universidade desde o início da pandemia. Dentro deste contexto, o coordenador do curso, Emanuel de Souza, lembrou que 2020 não influenciou apenas em questões acadêmicas.

Para o professor o cenário acelerou o crescimento da profissão, o que reforça a importância de propor eventos como a Jornada. “Vivemos em um ano atípico, porém muito importante para a Biomedicina, que ganhou novas dimensões. Hoje se fala muito no diagnóstico e no desenvolvimento de vacinas, e o Biomédico está inteiramente ligado a estas situações e também a outras fundamentais. Por isso, a busca por estruturar um evento de tamanha grandeza”, explica.

Também participou da abertura o presidente do Centro Acadêmico de Biomedicina, Paulo Cesar Luís dos Santos.

Jornada Acadêmica

A proposta virtual traz a oportunidade de aprender com importantes nomes da profissão. O evento segue até quinta-feira (12/11) com nove atrações, entre roda de conversa, mostra científica e palestras, abordando o presente e o futuro da Biomedicina.

A Jornada, mesmo pensada dentro da Instituição, possibilita a troca de conhecimentos a estudantes, professores, pesquisadores e profissionais do público interno ou externo. A participação poderá ser feita via inscrição, para a contemplação de horas complementares e certificados, e gratuitamente na transmissão ao vivo em YouTube.com/UnescTV.

A inscrição e a programação estão disponíveis no site do evento. Clique aqui.

Leonardo Ferreira - Agência de Comunicação da Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

11 de novembro de 2020 às 16:29
Compartilhar Comente

Jornada Acadêmica de Biomedicina da Unesc traz nomes de relevância internacional

Jornada Acadêmica de Biomedicina da Unesc traz nomes de relevância internacional
Abertura será ministrada pelo fisiologista da Seleção Brasileira de Futebol entre 1991 e 1994, Turibio Barros (Foto: Divulgação) Mais imagens

Vem aí a 6ª Jornada Acadêmica de Biomedicina, um evento virtual e repleto de atrações. Realizada anualmente no mês de novembro de forma presencial, em 2020 a comunicação será via tecnologia. A proposta virtual traz a oportunidade de aprender com importantes nomes da profissão, como a palestra de abertura com Turibio Barros, fisiologista da Seleção Brasileira de Futebol entre 1991 e 1994. O evento ocorre na próxima quarta e quinta-feira (11 e 12/11), e as inscrições podem ser feitas até terça-feira (10/11).

Serão nove atrações, entre roda de conversa, mostra científica e palestras, abordando o presente e o futuro da Biomedicina. Nesta edição, diante das transformações que já haviam sido percebidas e agora foram aceleradas pela pandemia, o evento não terá um eixo central, com o objetivo de ampliar os campos de discussão.

Além de mais possibilidades de temas, a não presencialidade também oportuniza que nomes de grande relevância contribuam para a construção do conhecimento. “O fato de ser virtual possibilitou nomes importantes da Biomedicina, como Turibio Barros, pai da fisiologia que estará palestrando direto de Las Vegas, e Ana Carolina Puga, mãe da biomedicina estética”, afirma Maria Júlia Souza Pereira, acadêmica da oitava fase e presidente da comissão organizadora.

A Jornada, mesmo pensada dentro da Instituição, possibilita a troca de conhecimentos a estudantes, professores, pesquisadores e profissionais do público interno ou externo. A participação poderá ser feita via inscrição, para a contemplação de horas complementares e certificados, e gratuitamente na transmissão ao vivo em YouTube.com/UnescTV.

A inscrição e a programação estão disponíveis no site do evento. Clique aqui. 

Leonardo Ferreira - Agência de Comunicação da Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

05 de novembro de 2020 às 17:46
Compartilhar Comente

Coronavírus evidencia a importância da Biomedicina

Coronavírus evidencia a importância da Biomedicina
Profissionais atuam em diversas frentes e conquistaram importantes vitórias Mais imagens

Diante de um dos maiores desafios sanitários da história, a Biomedicina brasileira assume um papel de destaque mundial. Este profissional tem realizado contribuições para o controle, diagnóstico e pesquisas sobre o novo coronavírus. Em evidência, conforme o coordenador do curso de Biomedicina da Unesc, Emanuel de Souza, um feito marcou uma importante vitória diante deste desafio: a biomédica doutora Jaqueline Goes de Jesus coordenou a equipe de pesquisas que, apenas 48 horas depois da confirmação do primeiro caso na América Latina, sequenciou o genoma do vírus.



O significado desta ação, que pode ser considerada um dos mais importantes passos para elucidar este problema, é a possibilidade de epidemiologistas, virologistas e especialistas conseguirem desenvolver testes e diagnósticos, e avançar também na pesquisa e desenvolvimento de vacinas. “O resultado tem permitido um melhor entendimento sobre a atuação do patógeno e facilitado a prevenção e o combate. Este mapeamento ajuda a entender como ocorre a disseminação do vírus, suas mutações e consequentemente colabora com o desenvolvimento de testes, diagnósticos e de vacinas”, explica.

Ainda neste primeiro sequenciamento já foram constatadas diferenças do genoma encontrado em Wuhan, na China. “São informações genéticas que possibilitaram a disponibilização de testes moleculares de diagnóstico, como o PCR (Reação em cadeia da polimerase) em tempo real. Uma de suas vantagens é a versatilidade, que permite a detecção mais rápida e assertiva”, destaca o coordenador.  

Amplitude da área possibilita rápidos avanços para a saúde 


A importância desta área do conhecimento pode ser muito bem representada pelo sequenciamento do vírus, mas não fica por aí. Souza também chama atenção para aspectos que vão além da pesquisa, um importante segmento de atuação do biomédico, e atenta para questões técnicas do dia a dia. Como exemplo, o diagnóstico por imagem, um dos mecanismos mais assertivos utilizados para a identificação da novo coronavírus, é mais uma das áreas de atuação do profissional. “A Biomedicina está no laboratório, está na pesquisa, está na clínica de imagem e em muitas outras frentes neste momento tão delicado”, ressalta o coordenador de curso da Unesc.

Outros tratamentos, como a acupuntura, têm garantido a saúde física e emocional das pessoas, elevando a imunidade e criando mais uma forma de defesa ao vírus. A Biomedicina é uma das profissões mais versáteis na área da saúde, com uma atuação macrorregional e um grande índice de empregabilidade.

Formação de excelência em Biomedicina 


Uma formação de excelência, em uma das poucas Universidades com nota máxima na avaliação do MEC (Ministério da Educação), faz toda a diferença, principalmente para a preparação de bons profissionais para o momento vivido em 2020. O Curso de Biomedicina da Unesc é construído por docentes doutores, mestres e especialistas, tanto no ciclo de formação básica quanto no profissionalizante. 

A excelente estrutura física e os laboratórios específicos plenamente equipados possibilitam a interlocução entre teoria e prática desde as primeiras fases. Projetos de extensão também se fazem presentes desde o início da formação, inserindo o estudante na realidade local, e por consequência entregando à sociedade profissionais capacitados e mais humanos. 

Somando-se ao ensino e extensão, a pesquisa completa os três pilares da Universidade e do curso. Os acadêmicos são estimulados, desde o início do curso, à produção científica e a participação em eventos nacionais e internacionais. Em destaque, egressos de Biomedicina integram mais de 70% dos estudantes de um dos melhores programas de pós-graduação do Brasil, o Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde (PPGCS) da Unesc, com nota 6 de 7 na avaliação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

Para viver a experiência de cursar Biomedicina na Unesc, as matrículas para o segundo semestre já estão abertas, por meio do Ingresso sem vestibular e podem ser feitas por meio de contato com o Setor Comercial, no WhatsApp (48) 9 99150433 ou telefone (48) 3431-2500.

Leonardo Ferreira - Agência de Comunicação da Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

15 de julho de 2020 às 18:11
Compartilhar Comente

Noite de comemorações

Noite de comemorações
Mais de 50 estudantes confraternizaram em uma colação de grau especial (Fotos: Leonardo Ferreira) Mais imagens

A noite deste sábado (8/2) ficará marcada na vida dos mais de 50 egressos formados pela Unesc. Concluintes dos cursos de Psicologia, Biomedicina e Fisioterapia, os agora profissionais colaram grau em uma cerimônia repleta de emoções, em memória da estudante de Psicologia Sara Delfino Campos. 

O momento especial vivenciado pelos formandos também se transformou em uma marca importante para a Universidade e para o Sul de Santa Catarina: a Unesc, em seus 52 anos de história, já entregou ao mercado de trabalho mais de 35 mil profissionais capacitados para atuar de forma inovadora, assertiva e humana.

A reitora da Instituição, Luciane Bisognin Ceretta, lembrou que a vida é feita de períodos e destacou a importância desta noite. “Chegou a hora de alçar voo, sem esquecer das responsabilidades. A partir de hoje cada um que aqui recebe seu diploma passa a ter um lugar de destaque na vida das pessoas, fazendo a diferença por meio do cuidado, do carinho, do profissionalismo e sobre tudo da humanidade”, afirmou.

A reitora também destacou um grande ano em 2019, relembrando conquistas que marcaram a história da Universidade, como o destaque na premiação “As Melhores Empresas para Trabalhar no Brasil 2019”, o reconhecimento da Alesc (Assembleia Legislativa de Santa Catarina) com o Certificado de Responsabilidade Social – Troféu Destaque SC, e o reconhecimento do MEC (Ministério da Educação) com a nota máxima (Conceito 5 de 5). 

“Nossa Universidade está sempre crescendo e buscando elevar sua excelência. Ao formar-se na Unesc, o estudante conclui seus estudos em uma Instituição comprometida a honrar sua dedicação, sempre o colocando como protagonista”, destacou a reitora. 

Viva o orgulho de ser Unesc

Quer ir além de cursar uma graduação, vivenciando uma experiência acadêmica única? A Unesc está com matrículas abertas para o primeiro semestre de 2020. Basta clicar aqui e saber mais. 

Leonardo Ferreira - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

08 de fevereiro de 2020 às 22:41
Compartilhar Comente

E-book “Análise de vida e saúde” é lançado na Unesc

E-book “Análise de vida e saúde” é lançado na Unesc
Construção envolveu estudantes de Pós-Graduação e acadêmicos da graduação (Fotos: Ana Sofia Schuster) Mais imagens

A atuação acadêmica e a inserção social na comunidade deram origem ao e-book “Análise de vida e saúde”. O trabalho, desenvolvido em uma proposta de integração, analisou a qualidade de vida e de saúde no bairro Santa Bárbara, de Criciúma. A obra foi construída por estudantes do Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva, por meio do Mestrado Profissional, e acadêmicos dos cursos de graduação em Biomedicina, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Nutrição, Medicina, Odontologia e Psicologia. O trabalho foi lançado na noite desta quinta-feira (19/12), na Reitoria da Universidade.

O professor da Instituição e coordenador do Programa de Residência Multiprofissional, Jacks Soratto, explica que a atividade envolveu ensino, pesquisa e extensão. O objetivo foi aproximar os estudantes da realidade em territórios onde a Universidade está inserida e às realidades onde os usuários do SUS (Sistema Único de Saúde) estabelecem suas relações de vida. A proposta também buscou uma compreensão ampliada de saúde de todos os atores envolvidos.

“A iniciativa estrutura-se na disciplina de Interação Comunitária, dividindo sua atuação entre teoria e prática. Foi realizado um reconhecimento no território, quando os estudantes estiveram presencialmente na comunidade. Eles aplicaram uma entrevista, com a população deste território, e realizaram uma análise deste material. Em seguida os participantes construíram uma síntese dos principais achados durante o semestre e que é foram materializados como conteúdo informativo devolvido à população”, explica.

O resultado final, em 2019, foi entregue e especialmente nesta edição acompanhado com o lançamento do e-book. A análise de vida e saúde levou em consideração dados relacionados a determinantes sociais de saúde: sociodemográfico, educação, trabalho e gestão pública, segurança, habitação, lazer, transporte, saneamento, meio ambiente, infraestrutura e outros aspectos da saúde.

Durante a apresentação do e-book, a reitora da Unesc, Luciane Bisognin Ceretta, agradeceu a participação de toda a equipe do projeto, incluindo o presidente da Associação dos Moradores do Bairro Santa Bárbara, Ricardo Gaspar. Ela foi uma das autoras da obra. "O resultado que trazemos hoje é muito maior do que a materialização do e-book. Ela é a representação coletiva, de uma luta histórica em prol de objetivos de aprendizagem e formação do profissional da área da saúde, diante daquilo que as diretrizes curriculares nacionais de fato se propõem em todos os cursos de graduação", salienta reitora.

Leia o trabalho clicando aqui.

Leonardo Ferreira - Assessoria de Comunicação, Imprensa e Marketing 

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

22 de dezembro de 2019 às 22:23
Compartilhar Comente