Biomedicina

Área da Biomedicina tem crescimento no mercado

Área da Biomedicina tem crescimento no mercado
Biomedicina Estética é um dos principais setores em destaque na área de atuação do biomédico (Foto: Divulgação) Mais imagens

Ao ingressar na faculdade de Biomedicina, em 2012, Anelise Carlessi já pensava em atuar na área de estética. Ao longo dos quatro anos do curso a escolha só foi sendo reforçada com o crescimento do mercado no segmento, aliada à qualidade do curso oferecido pela Unesc. Durante a graduação, participou de projetos de iniciação científica e pesquisas, mas seu caminho no mercado já estava definido e ao formar-se iniciou sua atuação em clínica de estética. O investimento em uma clínica própria foi o passo seguinte e atualmente Anelise mantém uma clínica estética onde aplica seus conhecimentos na área de biomedicina estética.

A história da egressa do curso é mais um caso de sucesso entre tantos que optaram por uma das áreas que mais cresce no Brasil, fruto da crescente demanda pelos cuidados com a aparência e a necessidade de formação superior para a atuação como profissional. Isso tem feito com que a formação superior em Biomedicina ganhe cada dia mais espaço no mercado. Com 35 áreas de atuação o curso abre portas também PARA atuação em análises clínicas humanas e veterinárias, reprodução humana, toxicologia, pesquisa, na indústria e até mesmo consultoria. No caso da biomedicina com ênfase na estética, os profissionais formados podem realizar procedimentos estéticos injetáveis, sendo um dos diferenciais.

Essa realidade reflete diretamente na procura pelas vagas no curso superior. Na Unesc o curso de Biomedicina é um dos que mais recebe inscritos nos últimos semestres. Criado em 2012, o curso possui mais de 260 alunos, e a cada semestre oferece 40 novas vagas. Ainda que a habilitação por área seja feita no último semestre, a maioria dos acadêmicos, como Anelise, já sabem onde irão atuar antes mesmo de ingressar. No caso da biomedicina estética muitos já atuam neste mercado e acabam fazendo o curso superior para buscar mais conhecimento e o registro profissional obrigatório para exercer a atividade.

Em abril de 2018 a lei que regulamenta a profissão de esteticista foi sancionada, o que reforçou a necessidade de profissionais com curso superior para atuar em clínicas e realização de procedimentos minimamente invasivos. Mas antes disso a profissão já era regulamentada pelo Conselho Federal de Biomedicina, que em 2014 publicou a resolução 241, definindo os atos e prescrições dos profissionais habilitados para exercer a biomedicina estética.

Conforme o coordenador do curso, professor Emanuel de Souza, outros egressos do curso, assim como Anelise, decidiram empreender na área e hoje possuem consultórios e clínicas estéticas na região.

Crescimento em outras áreas

Segundo dados do Conselho Federal de Biomedicina divulgados no segundo semestre de 2017, atualmente no país há cerca de 50 mil profissionais biomédicos habilitados nas mais diversas especialidades. Além da área de estética, outra que tem atraído estudantes é de diagnóstico por imagem. O curso de Biomedicina da Unesc é hoje referência, com forte atuação na iniciação científica e ligação com os programas de pós-graduação da universidade. “Estamos entre os melhores do país e nossa inserção no mercado de trabalho supera 90%. Resultado do grande trabalho feito pelos professores em sala de aula, qualidade da estrutura oferecida pelo curso, constante oferta de possibilidade de formação extracurricular, através da organização de cursos e eventos acadêmicos, possibilitando ao aluno o contato com profissionais de referência nas diversas áreas de atuação do biomédico”, explica Emanuel de Souza. Ele acrescenta que os acadêmicos do curso têm a oportunidade de participar dos eventos de atenção à saúde e projetos de extensão promovidos pela Universidade.

Perfil do curso

O curso de Biomedicina segue os ideais de excelência de ensino da Unesc. Os professores são altamente capacitados, em sua maioria doutores e mestres, e atuantes no mercado de trabalho, o que, em conjunto com a estrutura física privilegiada de laboratórios, possibilita o diálogo entre teoria e prática nas atividades de ensino desde as primeiras fases do curso.

Os laboratórios de ensino incluem microscopia, anatomia, fisiologia, microbiologia, parasitologia, química, bromatologia, informática, além dos laboratórios de ensino de análises clínicas, onde os alunos podem vivenciar as práticas de análises laboratoriais microbiológicas, micológicas, bioquímicas, imunológicas, entre outras (LENAC I e II).

Outro diferencial no Curso de Biomedicina é o atendimento à comunidade nas Clínicas Integradas. Os alunos realizam técnicas de medicina tradicional chinesa, além do atendimento na estética para pacientes externos e internos à Unesc.

Os acadêmicos são estimulados, desde o início do curso, ao pensamento ético, crítico e à produção científica, realizando iniciação científica nos laboratórios de pesquisa e a participação em eventos nacionais e internacionais. O aluno graduado em Biomedicina pode seguir a carreira acadêmica no momento em que inicia o curso, uma vez que a Unesc conta com programas de Pós-Graduação em nível de mestrado e doutorado com qualidade de excelência. Enquanto graduando, pode seguir como aluno de iniciação científica e quando formado pode ingressar em nossos programas de pós-graduação como mestrando e/ou doutorando.

Há também a constante oferta de possibilidade de formação extracurricular, através da organização de cursos e eventos acadêmicos, possibilitando ao aluno o contato com profissionais de referência nas diversas áreas de atuação do biomédico.

Por se tratar de uma Universidade Comunitária, o curso de Biomedicina da Unesc oferece intensa inserção do aluno na comunidade, através de eventos de atenção à saúde e projetos de extensão, com oferta de acupuntura, tipagem sanguínea, dosagem de glicose, informação em saúde, entre outras ações executadas pelos alunos na comunidade, em escolas e demais setores públicos. Ele está entre os melhores do país e sua inserção no mercado de trabalho supera 90%.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Mayara Cardoso 22 de julho de 2019 às 21:35
Compartilhar Comente

Projeto Viver SUS: dia de embarcar em uma grande experiência

Projeto Viver SUS: dia de embarcar em uma grande experiência
Estudantes da área da saúde e residentes estarão em sete municípios até sexta-feira (19/7) (Fotos: Leonardo Ferreira) Mais imagens

O campus da Unesc foi tomado pelo desejo de fazer a diferença e os 70 participantes do Viver SUS (Projeto Vivências e Estágios na Realidade do Sistema Único de Saúde) embarcaram em mais uma jornada. A segunda-feira (15/7) amanheceu fria e chuvosa, mas logo foi aquecida pelos estudantes da área da saúde e residentes do Programa de Residência Multiprofissional da Universidade. Eles estarão em sete municípios do Sul catarinenses até sexta-feira (19/7), para aprender e colaborar com os processos voltados ao SUS. Nesta edição, o evento será marcado pelo aniversário de 25 anos da Estratégia Saúde da Família. 

A animação dos participantes é resultado do novo formato do Projeto Vivências e Estágios na Realidade do Sistema Único de Saúde, com foco na prática e na inserção comunitária. “A ideia é aproximar os integrantes e a comunidade, em uma forma mais atuante de atendimento. Este novo olhar proporcionará momentos de observação das demandas em saúde e de construção para atende-las. Nos dias finais de experiências, o que foi pensado resultará em ações práticas que farão diferença na realidade local”, conta o assessor de Ações Comunitárias e atual coordenador do projeto, Rafael Amaral.

A residente Nayara Moraes está participando pela primeira vez. Ela viu no Viver Sus a possibilidade de colaborar. “Estou muito entusiasmada com a experiência de vivenciar a realidade e poder auxiliar nos assuntos de necessidade local. É uma oportunidade única e espero contribuir com melhorias para as problemáticas do município”, afirma.

Já Taira de Oliveira, também residente, está participando pela terceira vez. Para ela, o Viver Sus vai além de um projeto de extensão. “É um paradigma na vida profissional de quem participa. Quando participei em 2016, a primeira vez, não imaginava os efeitos que causaria em minha trajetória. Hoje sou psicóloga. Minha profissão é voltada, em grande maioria, para um público particular. Assim o Viver SUS me fez ver além do consultório, e me mostrou uma rede de atenção que funciona, e pode proporcionar qualidade de vida aos usuários”, destaca.

Para a diretora de Extensão, Cultura e Ações Comunitárias, Fernanda Sônego, histórias como as Taira e Nayara se completam e dão vida ao Projeto. “A troca de conhecimentos resulta em contribuições para o município, para a trajetória profissional dos participantes e para a integração dos colegas e das áreas de conhecimento. É um novo olhar, que transforma realidades e relações ao aproximar a Universidade da comunidade”, afirma.

Nesta edição, os representantes da Unesc estarão presentes em Criciúma, Nova Veneza, Sangão, Jaguaruna, Turvo, Sombrio e Balneário Gaivota, comtemplando as regiões da AMREC (Associação dos Municípios da Região Carbonífera), AMUREL (Associação dos Municípios da Região de Laguna) e AMESC (Associação dos Municípios do Extremo Sul Catarinense).

Estão presentes no Projeto acadêmicos dos cursos de Biomedicina, Enfermagem, Educação Física - Bacharelado, Farmácia, Fisioterapia, Medicina, Nutrição, Psicologia e Odontologia da Universidade, e os residentes do Programa de Residência Multiprofissional em Atenção Básica, Saúde da Família e Saúde Mental. Antes de os municípios receberem os visitantes, os integrantes participaram de uma capacitação.

Leonardo Ferreira - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Leonardo Ferreira Barbosa 15 de julho de 2019 às 10:40
Compartilhar Comente

Unesc realiza ações de saúde nos bairros Maria Céu e Milanese

Unesc realiza ações de saúde nos bairros Maria Céu e Milanese
Atividades envolveram estudantes de saúde e o Programa de Residência Multiprofissional (Fotos: Divulgação) Mais imagens

A Unesc esteve presente na comunidade neste sábado (29/7), com ações de orientação e atividades voltadas a saúde. A data ficou marcada pelo encerramento da disciplina Interação Comunitária, que teve a integração dos cursos da saúde e envolveu mais de 200 acadêmicos.

No bairro Maria Céu, profissionais do Programa de Residência Multiprofissional socializaram conhecimentos com moradores do bairro. As atividades envolveram diálogos e ações práticas.

No bairro Milanese, estudantes dos cursos de Biomedicina, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Nutrição, Medicina e Psicologia concluíram a última etapa da Interação Comunitária, com a entrega da cartilha “Analise de vida e saúde”. Clique aqui para ler.

Leonardo Ferreira - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Leonardo Ferreira Barbosa 01 de julho de 2019 às 12:23
Compartilhar Comente