Biomedicina

Saúde, meio ambiente e conhecimento no Ipat

Saúde, meio ambiente e conhecimento no Ipat
Acadêmicos de Biomedicina conheceram a estrutura e equipamentos dos laboratórios do Ipat (Fotos: Fagner Santos) Mais imagens

Mesclar teorias vistas em sala de aula à aplicação prática de um dos ramos da Biomedicina: a análise ambiental. Este foi o objetivo da visita da quinta fase do curso de Biomedicina da Unesc aos laboratórios do Instituto de Pesquisas Ambientais Tecnológicas (Ipat) do Parque Científico e Tecnológico (Iparque) da instituição.

Durante a visita, as acadêmicas Maria Júlia Souza e Maria Eduarda Ricardo aproveitaram para tirar todas as dúvidas sobre os procedimentos dos laboratórios. “É uma experiência fora da sala de aula, o que facilita o entendimento da realidade da análise ambiental”, ressaltou a primeira. “Na sala, a professora fala das análises do ar, alimentos e água. Aqui, a gente pode relacionar o que aprendemos com o cotidiano deste ramo da profissão, além de conhecer a estrutura do Iparque”, complementou a segunda.

A visita percorreu os laboratórios de Águas e Efluentes; Solos e Sedimentos; Resíduos; Espectrofotometria Atômica; Cromatografia; Ecotoxicologia e Poluição Atmosférica; e Qualidade do Ar.

Conectar a saúde ao meio ambiente

A professora de Análises Ambientais do curso de Biomedicina, Cláudia Peluso Martins, ressaltou a importância da visita aos laboratórios e estrutura do Ipat. “É uma disciplina relacionada ao meio ambiente, porém dentro de um curso da área da saúde. Precisamos de uma amostragem visual para que os alunos liguem a teoria com a prática”, explicou. “A proposta é conectar o estudo da saúde com o ambiente onde estamos inseridos”, continuou a docente.

O analista de Laboratório e coordenador dos laboratórios do Ipat, Lucas Feliciano Rezende, lembrou que a visita pode servir como base para ligar o Iparque aos futuros profissionais da Biomedicina. “A visita é uma forma de complementar o currículo acadêmico, pois aqui os alunos podem ver, na prática, o que estudam”, disse.

Alguns dos visitantes acabam encontrando, durante o passeio, a fagulha que os guia até a área ambiental. “Muitos voltam para procurar estágios”, revelou. Além de apresentar novos caminhos para os acadêmicos, as visitas também apresentam a estrutura do Iparque para futuros clientes. “Se não voltam para estagiar, com certeza serão clientes, pois realizamos os serviços que o biomédico necessita no seu cotidiano”, finalizou Rezende.

Fagner Santos - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Fagner Santos 27 de maio de 2019 às 14:35
Compartilhar Comente

Unesc presente nas comemorações do aniversário de Morro da Fumaça

Unesc presente nas comemorações do aniversário de Morro da Fumaça
Equipe da Universidade promoveu ações de saúde e conscientização (Fotos: Décio Batista) Mais imagens

O município de Morro da Fumaça está comemorando 57 anos de emancipação político-administrativa e a Unesc está fazendo parte deste momento. Professores e acadêmicos de Biomedicina, Farmácia, Fisioterapia, Nutrição e Odontologia levaram seus conhecimentos e ações de saúde até a praça em frente à prefeitura.

Com atividades como tipagem sanguínea, auriculoterapia, avaliação nutricional e saúde bucal, os representantes da Universidade estão cuidando de quem passa pelo evento. “É um momento especial e nos alegra contribuir. São atividades gratuitas, que reforçam o elo entre comunidade e a nossa Unesc”, afirma a diretora de Extensão, Cultura e Ações Comunitárias, Fernanda Sônego.

A participação da Unesc no evento é uma parceria entre prefeitura de Morro da Fumaça e Diretoria de Extensão, Cultura e Ações Comunitárias. A equipe da Universidade no local conta com mais de vinte pessoas.

Maio Roxo

Neste sábado, das 9 às 12 horas, a Universidade também será parceira da DII SC (Associação de Pessoas com Doenças Inflamatórias Intestinais de Santa Catarina).  Entidades de educação e saúde estarão na Praça Nereu Ramos, no Centro de Criciúma, para conscientizar sobre doenças inflamatórias intestinais.

Leonardo Ferreira - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Leonardo Ferreira Barbosa 17 de maio de 2019 às 11:00
Compartilhar Comente