Biomedicina

Celebrações: colação de grau de mais 43 acadêmicos marca última formatura do ano na Unesc

Celebrações: colação de grau de mais 43 acadêmicos marca última formatura do ano na Unesc
Formandos, familiares e amigos comemoraram as conquistas na tarde desta quinta-feira no Auditório Ruy Hülse (Fotos: Mayara Cardoso) Mais imagens

A última cerimônia de colação de grau especial do ano na Unesc foi marcada pela emoção. Na tarde desta quinta-feira (20/12) celebraram a formatura 43 acadêmicos da Universidade acompanhados de colegas, amigos e familiares no Auditório Ruy Hülse.

Os cursos que tiveram alunos concluintes foram Arquitetura e Urbanismo, Artes Visuais, Biomedicina, Ciências Biológicas, Ciências Contábeis, Direito, Engenharia Ambiental e Sanitária, Engenharia Civil, Fisioterapia, História, Letras - Língua Portuguesa, Odontologia, Psicologia e Tecnologia em Design de Moda.

Entre os formandos mais alegres da tarde esteve o jovem Afonso David Nkadi, de 26 anos. Natural de Angola, ele vive em Criciúma há mais de cinco anos e comemora neste fim de ano a conquista do diploma de biomédico, um sonho realizado. Apesar de já ter conquistado seu objetivo inicial, Afonso permanecerá no Brasil, em Criciúma e na Unesc. “Fui muito bem recebido aqui. Na Unesc recebi todo o suporte que precisei e fiz muitos amigos. Já estou matriculado na Pós-Graduação e quero continuar meus estudos”, garantiu.

Mayara Cardoso -  Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Mayara Cardoso 20 de dezembro de 2018 às 18:24
Compartilhar Comente

Noite de formatura: mais 90 sonhos realizados

Noite de formatura: mais 90 sonhos realizados
Unesc formou na noite desta segunda-feira profissionais de diversas áreas (Fotos: Mayara Cardoso) Mais imagens

O Auditório Ruy Hülse esteve lotado na noite desta segunda-feira (17/12) para a cerimônia de colação de grau em gabinete dos cursos de Biomedicina, Enfermagem, Fisioterapia, Nutrição e Moda. No total foram 90 novos profissionais com sonhos realizados e habilitados para exercerem suas profissões. Ao longo da cerimônia, a emoção tomou conta de formandos, familiares e amigos, que acompanharam o momento exato em que foram oficialmente iniciadas novas carreiras.

Compuseram a mesa de autoridades da colação de grau o coordenador do curso de Biomedicina, Emanuel de Souza; a coordenadora do curso de Enfermagem, Ioná Vieira Bez Birolo; a representante da coordenação do curso de fisioterapia, professora Evelin Vicente; a coordenadora do curso de Nutrição, Rita Suselaine Vieira Ribeiro; a coordenadora do curso de Tecnologia em Design de Moda, Charlene Vicente Amâncio Nunes e a pró-reitora acadêmica, Indianara Reynaud Toreti.

Entre a mensagem deixada pela pró-reitora aos formandos, esteve o sentimento de gratidão a cada um e a seus pais pela confiança depositada na Universidade e o desejo de que tenham sucesso por onde forem, sempre lembrando dos ensinamentos que vão além da teoria. “Vocês são diversos, diferentes, mas estão vivendo em comum o mesmo momento. É o momento de alçar voo em busca de sua própria realização pessoal e profissional. Vocês passam hoje a ter mais autonomia, mais liberdade, e quanto maior a liberdade maior a responsabilidade. Cada vez mais as escolhas serão pessoais e intransferíveis. Que não lhes falte a técnica tampouco a ética profissional”, destacou.

Mayara Cardoso - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Mayara Cardoso 17 de dezembro de 2018 às 22:07
Compartilhar Comente

Noite para ficar na memória

Noite para ficar na memória
Mais de 60 graduandos de Biomedicina e Odontologia colaram grau neste sábado (Fotos: Milena Nandi) Mais imagens

O dia 15 de dezembro de 2018 vai ficar guardado na memória e no coração de mais de 60 alunos dos cursos de Biomedicina e Odontologia da Unesc. A data marcou o fim de uma etapa importante na vida pessoal e profissional dos acadêmicos, que receberam o certificado de conclusão do curso superior em uma cerimônia na Sociedade Recreativa Mampituba, que reuniu amigos, familiares, professores e gestores da Universidade.

A solenidade de colação de grau foi presidida pela reitora, Luciane Bisognin Ceretta, acompanhada na mesa de honra pelos coordenadores dos cursos de Biomedicina, Emanuel de Souza e de Odontologia, Renan Ceretta, da professora de Odontologia, Patrícia Simões Pires e da estudante da Unesc, Carla Martins, representante do DCE (Diretório Central dos Estudantes). A professora Fernanda Sônego foi a paraninfa dos formandos e a professora Josiane Budni, a patronesse.

Segundo Luciane, o momento dos graduados é de alçar novos voos em busca da própria realização profissional e pessoal. “Vocês passam a ter mais autonomia e mais liberdade. E quanto maior a liberdade, maior a responsabilidade. Cada vez mais as escolhas e as opções serão pessoais e intransferíveis. Que não lhes falte a técnica, tampouco a ética profissional. Muito da técnica vocês aprenderam nos anos do curso e continuarão aprendendo ao longo da vida. Muito da formação humana e ética vocês também receberam na nossa Unesc e puderam perceber que as técnicas e equipamentos são apenas meios a serviço do homem que devem estar dispostos unicamente para melhorar a vida das pessoas. O que tranquiliza a todos nós é que vocês estão preparados e serão todos, sem exceção, excelentes profissionais por tudo que vivenciaram e por todas as experiências que tiveram na nossa Universidade. Demonstrem isso com gestos e ações. Vocês são sinônimos de vitória e de competência. Não aceitem menos do que isso”, afirmou.  

Bianca de Matos Magnus, do curso de Odontologia, recebeu homenagem do CRO (Conselho Regional de Odontologia), pela sua atuação acadêmica. Já a graduanda Maria Laura Uggioni, foi homenageada pelo CRB (Conselho Regional de Biomedicina) como melhor desempenho durante a graduação.

A reitora da Unesc foi homenageada pelos cursos de Odontologia e Biomedicina pela gestão à frente da Universidade e pelo prêmio que receberá em Oxford, na Inglaterra, como “Melhor Gestor de 2018”, pela European Business Assembly, no dia 18 de dezembro. No evento, a reitora representará a Unesc, que será reconhecida como “Melhor Instituição Regional”.

Milena Nandi - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing 

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Milena Spilere Nandi 15 de dezembro de 2018 às 22:50
Compartilhar Comente

CIPA e SESMT efetivam o mapa de risco da Clínica de Odontologia

CIPA e SESMT efetivam o mapa de risco da Clínica de Odontologia
Trabalho foi realizado com ajuda dos acadêmicos da terceira fase do curso de Biomedicina (Fotos: Divulgação) Mais imagens

Nesta quarta-feira (12/12), membros da CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes), do SESMT (Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho) e da Clínica de Odontologia estiveram reunidos para efetivar o mapa de risco do Serviço de Odontologia. A coleta de dados foi realizada no primeiro semestre de 2018 pela terceira fase do curso de Biomedicina, na disciplina de Biossegurança. Os resultados foram apresentados posteriormente a membros da Clínica, SESMT, diretoria de ensino e CIPA e, nesta quarta-feira, uma nova visita foi realizada para efetivar as informações primeiramente coletadas. No encontro, os profissionais compararam os dados extraídos pelos alunos, com estatísticas e informações expostas pelo SESMT e funcionários da Clínica.

O Mapa de Risco é uma representação ilustrada de um conjunto de fatores presentes nos locais de trabalho que podem acarretar prejuízos à saúde dos trabalhadores, como acidentes e doenças de trabalho. O material tem por objetivo a conscientização dos funcionários que ali atuam sobre as possíveis ameaças, sendo fundamental para a promoção da Segurança e Saúde do Trabalho.

A escolha da Clínica de Odontologia foi feita por meio de reunião ordinária da CIPA, em concordância com todos os membros, por ser um local que pode oferecer diversos tipos de risco, sejam eles biológicos, ergonômicos ou de acidentes.

A avaliação do grupo é de que os alunos envolvidos fizeram excelente trabalho. “Agora cabe à CIPA, ao SESMT e à Clínica de odontologia comparar as informações com dados estatístico e efetivar o material, dando finalização ao trabalho”, diz o presidente da CIPA Marlon Gonçalves Zilli.

Mayara Cardoso - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Mayara Cardoso 12 de dezembro de 2018 às 17:56
Compartilhar Comente