Biomedicina

Jornada Acadêmica de Biomedicina receberá Roberto Martins Figueiredo, conhecido nacionalmente como Doutor Bactéria

Jornada Acadêmica de Biomedicina receberá Roberto Martins Figueiredo, conhecido nacionalmente como Doutor Bactéria
Profissional tem participações no Fantástico, da Rede Globo, e contribuições para a RecordTV (Foto: Divulgação) Mais imagens

O renomado biomédico brasileiro Roberto Martins Figueiredo, conhecido nacionalmente como Doutor Bactéria, será uma das atrações na Jornada Acadêmica de Biomedicina. A conversa, aberta a estudantes, profissionais da área e interessados sobre o assunto, será realizada no dia 8 de novembro, segunda data do evento, a partir das 17h30 no auditório Ruy Hulse.

Figueiredo, que ganhou notoriedade na televisão com participações no Fantástico, da Rede Globo, e contribuições para a RecordTV, fará a palestra principal. “É um profissional de referência em todo o Brasil, responsável por coordenar um grande laboratório, o Microbiotécnica de São Paulo, e que tem momentos marcantes na televisão” ressalta o coordenador do curso, Emanuel de Souza.

Evento completo

Além da troca de conhecimentos ministrada pelo Doutor Bactéria, o evento, que inicia no dia 7 de novembro, promove mais de 20 atividades, com direito a mini cursos, palestras, mostras científicas e rodas de conversa.

Segundo Souza, este é o maior evento do calendário do curso, com a presença de profissionais renomados e ações para fomentar o interesse pela Biomedicina na região. “O contato com egressos, nomes de grande experiência na área e diálogos sobre as possibilidades da Biomedicina tornam este evento de fundamental importância para a formação acadêmica dos alunos. Durante os encontros, também existe a rica possibilidade de criar contatos e aprender sobre o futuro do profissional, com mais de 30 campos de atuação a sua disposição”, explica.

Para fazer parte deste momento basta entrar em contato com a coordenação do curso para realização da inscrição, no telefone (48)3431- 4523 ou no e-mail biomedicina@unesc.net. A programação completa pode ser acessada clicando aqui. As vagas são limitadas e a aquisição deve ser realizada em pacotes.

Leonardo Ferreira - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Leonardo Ferreira Barbosa 29 de outubro de 2019 às 18:27
Compartilhar Comente

Professora da Unesc recebe prêmio nacional Para Mulheres na Ciência

Professora da Unesc recebe prêmio nacional Para Mulheres na Ciência
Entrega oficial da honraria ocorreu em solenidade no Rio de Janeiro (Fotos: Divulgação) Mais imagens

A Unesc subiu ao palco do 14º Para Mulheres na Ciência, prêmio concedido pela L’Oréal Brasil, em parceria com a Unesco e a ABC (Academia Brasileira de Ciências) para pesquisadoras brasileiras de destaque. A entrega da premiação ocorreu na última semana no Rio de Janeiro, e teve a professora doutora Josiane Budni representando a Universidade e Santa Catarina. Esta é a quinta vez que a Unesc tem uma profissional reconhecida.

A professora do PPGCS (Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde) e coordenadora adjunta do curso de Biomedicina da Unesc esteve entre as sete jovens pesquisadoras laureadas pelo programa, que reconhece e incentiva o trabalho realizado por mulheres cientistas de todo o país. Além de ser a única pesquisadora catarinense a receber o prêmio, Josiane foi a única representante de uma Universidade Comunitária. Com exceção de sua professora, todas as outras pesquisadoras premiadas são de universidades federais ou estaduais brasileiras.

Josiane e as demais vencedoras receberam cada uma, bolsa-auxílio de R$ 50 mil para ser utilizada em um período de dois anos no desenvolvimento de pesquisa aprovado pela comissão julgadora do projeto, composta por 16 profissionais renomados no campo da ciência.

Na cerimônia de entrega da premiação, foram destacadas questões relevantes sobre o ambiente acadêmico, entre elas a desigualdade de gênero e a importância de se investir na área científica, assim como promover mais acesso a meninas e mulheres. A solenidade teve a presença do presidente da L’Oréal Brasil, An Verhulst-Santos, da representante da Unesco no país, Marlova Noleto e do presidente da ABC, Luiz Davidovich.

“Foi indescritível. Inesquecível! Poder conhecer autoridades na área da ciência e das entidades que realizam o Para Mulheres na Ciência, conversar com os avaliadores, conhecer pesquisadoras de todo o pais e ganhar o prêmio foi um presente. Um reconhecimento gigantesco. É muito gratificante representar tantas mulheres cientistas e ver o trabalho reconhecido. Isso dá a convicção que estamos trilhando o caminho certo para fazer um diferencial na ciência”, afirma a professora.

Josiane Budni é graduada em Farmácia e em Análises Clínicas, possui mestrado em Neurociências, doutorado em Bioquímica pela UFSC e pós-doutorado em Ciências da Saúde pela Unesc. Na Unesc, ela é docente do PPGCS (Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde), pesquisadora do Laboratório de Neurologia Experimental e coordenadora adjunta do curso de Biomedicina. É coordenadora do grupo de pesquisa em doenças neurodegenerativas que estuda o envelhecimento e a doença de Alzheimer.

A pesquisa


O projeto que a professora da Unesc irá executar relaciona distúrbios do sono como um fator de risco para a Doença de Alzheimer. A proposta dela é trabalhar uma visão translacional do estudo, ou seja, utilizando experimento em modelos animais e estudo com humano. Josiane explica que o uso dos dois estudos, roedores e humano, dá mais força e base ao projeto e colabora com a ampliação das respostas aos questionamentos levantados pela pesquisa.

Josiane já havia utilizado a melatonina em uma pesquisa para tentar reverter a perda de memória relacionada à doença de e vai usar este hormônio novamente neste novo estudo. A pesquisa consiste em realizar a privação do sono no animal, e depois induzir a doença de Alzheimer neste mesmo animal. A ideia é tentar tratar com melatonina, para ver se ela consegue reverter esse dano causado pelo distúrbio do sono associado com a doença de Alzheimer. “Também quero entender o processo fisiopatológico. O que acontece no animal com distúrbio do sono e com a doença. Será que o dano que vai ter na memória é maior que do que daqueles animais que apresentam os problemas separadamente?”, comenta.

Em um segundo momento, a pesquisadora irá realizar o estudo em humanos. Pessoas com declínio cognitivo leve – que começaram a perder a memória, podendo sinalizar o começo da Doença de Alzheimer – e que têm diagnóstico de apneia do sono serão convidadas a participar da pesquisa.

Milena Nandi – Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Milena Spilere Nandi 17 de outubro de 2019 às 18:04
Compartilhar Comente

Unesc na comunidade

A atuação da Unesc na comunidade se dá também por meio de ações nos municípios. Nesta terça-feira (1º/10), a Universidade, em parceria com o Cras da Santa Luzia, realizou, na praça do bairro, atendimentos de Nutrição e Farmácia, com a participação de professores e estudantes. Orientações sobre o uso racional de medicamentos e avaliação e orientações nutricionais e IMC fizeram parte das atividades.

Já no dia 28 de setembro, profissionais do Setor de Relacionamento e acadêmicos e professores dos cursos de Pedagogia, Odontologia, Fisioterapia estiveram atendendo os moradores de Lauro Müller.

No mesmo dia, estiveram presentes na ação comunitária em Ermo, o Setor de Relacionamento e os cursos de Farmácia (orientações referentes ao uso racional de medicamentos), Biomedicina (tipagem sanguínea), Odontologia (orientações de saúde bucal e sobre atendimento nas Clínicas da Odontologia da Unec), Fisioterapia (terapia manual e auriculoterapia), Enfermagem (orientações sobre saúde e aferição de pressão), Nutrição (avaliação nutricional, IMC e orientações nutricionais) e Psicologia (avaliação do estresse, depressão, qualidade de vida e prevenção ao suicídio).

Por: Milena Spilere Nandi 02 de outubro de 2019 às 18:00
Compartilhar Comente

Parceria entre Unesc e CloseToMe promove visibilidade de profissionais da saúde recém-formados

Parceria entre Unesc e CloseToMe promove visibilidade de profissionais da saúde recém-formados
Plataforma disponibiliza uma gama de especialistas e o agendamento de consultas (Fotos: Arquivo) Mais imagens

Com o objetivo de dar visibilidade para o profissional de atenção à saúde, a Unesc e a plataforma CloseToMe firmaram uma parceria que beneficiará os egressos recém-formados da Universidade. O serviço promove o contato da população com os profissionais de saúde e, por meio do convênio firmado, os formados na Unesc poderão se cadastrar na plataforma de forma gratuita.

A plataforma disponibiliza para a sociedade uma gama de profissionais cadastrados e suas especialidades, além da possibilidade do gerenciamento de agendas para atendimentos e consultas. A partir da parceria, os recém-formados da Unesc nos cursos da área da saúde, como Biomedicina, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Medicina, Nutrição, Odontologia e Psicologia, e os profissionais de Educação Física terão um ano de gratuidade a partir do cadastro no aplicativo.

A ferramenta apresenta para a comunidade a oportunidade de oferecer profissionais de qualidade e a agilidade nos agendamentos. Conforme o gerente de Inovação, Evânio Nicoleit, este mecanismo é uma nova forma de contato das pessoas com os especialistas. “Hoje enfrentamos um problema gravíssimo que é a demora para encontrar um profissional, consultas caras e a lentidão para conseguir um agendamento. Por meio desse projeto, o profissional terá mais visibilidade e acesso pela comunidade”, comenta.

A CloseToMe é uma plataforma que surgiu por meio do Programa Mentoring e pelo Núcleo de Empreendedorismo da Unesc. Para o cadastro, o profissional deve acessar o appclosetome.com.br, por meio da opção de “Cadastro Profissional”.

Para mais informações, entre em contato pelo e-mail: contato@closetome.com.br ou WhatsApp (48) 99948-0981.

Vitor Netto - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Vitor Netto Henrique 02 de outubro de 2019 às 13:16
Compartilhar Comente

Aluna tem trabalho premiado em evento nacional

Aluna tem trabalho premiado em evento nacional
Mais imagens

A acadêmica do curso de Biomedicina e aluna de iniciação científica do Laboratório Neurologia Experimental da Unesc, Karolyne De Pieri Pickler, foi premiada com Menção de Honra ao Mérito, durante o 6º Simpósio Zebrafish como Modelo Animal para Pesquisa. O reconhecimento veio pelo trabalho "Weekly ethanol exposure alters dopaminergic parameters in zebrafish brain" (Exposição semanal ao etanol altera parâmetros dopaminérgicos no cérebro de peixe-zebra), apresentado durante o evento, que ocorreu entre os dias 26 e 28 de setembro, na Faculdade de Medicina da USP, em São Paulo.

Karolyne participou do evento juntamente com integrantes do Laboratório Neurologia Experimental, do PPGCS (Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde), como o professor Eduardo Pacheco Rico e 10 pesquisadores – entre alunos de graduação que atuam com iniciação científica e mestrandos e doutorando do PPGCS.

O grupo divulgou as pesquisas realizadas nas áreas de alcoolismo, por Rico e da doença da urina do xarope de bordo, realizada pelo professor do PPGCS, Emilio Luiz Streck.

Por: Milena Spilere Nandi 01 de outubro de 2019 às 13:58
Compartilhar Comente