Iparque

Aprovados no Edital de Inovação da Unesc iniciam aceleração com o Programa Galápagos

Aprovados no Edital de Inovação da Unesc iniciam aceleração com o Programa Galápagos
São quatro semanas de aprendizados com a Darwin Startups, considerada e premiada como a melhor do país (Fotos: Leonardo Ferreira) Mais imagens

Os aprovados no Edital de Inovação da Unesc iniciaram, nesta quinta-feira (6/5), a trajetória na Incubadora Tecnológica de Ideias e Negócios (ITEC.in). Logo na primeira experiência, uma oportunidade única: participar do Programa Galápagos, uma aceleração de quatro semanas ministrada pela Darwin Startups, a melhor aceleradora de negócios do país por três anos consecutivos no prêmio Startup Awards.

Além de auxiliar na estruturação de cada um dos dez projetos selecionados, o Programa conecta os selecionados com outras seis propostas já incubadas na ITEC.in, proporcionando contatos e socialização de vivências. “Acreditamos que estas iniciativas terão impactos significativos no desenvolvimento  regional. Estas ideias, aqui apresentadas, e todas as suas construções produzirão, não somente para o empreendedor, mas também a contribuição para a distribuição de emprego e renda para a região, agregando valor. São soluções apresentadas para diferentes públicos, beneficiando-os de acordo com tendências de inovação e tecnologia para a pós-pandemia. Estamos muito felizes”, enfatizou a pró-reitora de Planejamento e Desenvolvimento Institucional, Gisele Coelho Lopes.

A trajetória será composta por quatro ciclos. Cada um tem foco no desenvolvimento de uma startup, dando os insumos para os participantes entenderem o que precisa ser feito para terem sucesso. “Hoje a gente rodou o primeiro módulo, quando eles refletem sobre trajetória, reconhecem suas forças, percebem o ambiente onde estão se inserindo e, principalmente, traçam objetivos, metas e métricas para saber onde e como querem chegar. Já podemos perceber que contamos com uma turma bem diversa, desde negócios que não tem nomes e outros que já faturam. Essa troca é legal, principalmente para quem está começando não cometer os mesmos erros”, explicou Gabriel Pimenta, coordenador de Programas na Origem by Darwin, o braço de educação empreendedora.

Esta é a segunda edição do Programa Galapos, desenvolvida em uma parceria com o Sebrae e a Darwin. Conforme o gerente de Inovação e Empreendedorismo da Unesc, Paulo Priante, é parte fundamental para a Jornada Empreendedora estabelecida pela Instituição. “Este primeiro momento nos possibilita, primeiramente, um nivelamento entre as propostas incubadas. Neste modelo conseguimos fazer com que as próximas etapas tenham entregas consistentes. Os ambientes criados pela Universidade desenvolvem um conceito de rede, que precisa e está sendo expandido. A partir daqui, será possível que eles se conectem ao ecossistema de inovação de Criciúma, da região e do estado”, destacou. 

Novos públicos para expandir os horizontes da inovação 

Estudantes, professores, egressos e colaboradores da Unesc estão entre os selecionados no Edital de Inovação de 2021. Um cenário diferente e promissor, segundo o assessor de Inovação da Unesc, Christian Engelmann. “Conseguimos tirar o pesquisador do laboratório para participar de um programa de inovação. Foi possível contagiar os alunos, que estão saindo da sala de aula para pôr ideias em prática. Colaboradores também estão aqui. Egressos, que se afastaram da Instituição, se reaproximaram. Tudo isso com o propósito de inovar, de causar impactos positivos na sociedade”, comemorou Engelmann.

Trajetória do Programa Galápagos

O start da aceleração foi dado com o Diagnóstico 360º, o momento de entender o mundo das startups e aprender sobre metas, métricas, projeções financeiras e a matriz SWOT, um mecanismo de engajamento estratégico. Na segunda semana os temas serão sobre validação de problemas, cliente, soluções e produto viável mínimo. Dentro da terceira etapa, um incremento dos temas voltados à solução e produto viável mínimo serão ministrados, passando por coleta de dados e resiliência em situações de erros e falhas. Por fim, na quarta semana, o ciclo “Go to market” trará exemplos sobre precificação e teste de mercado, treinamento de pitch, apresentação comercial e meios de abordar e realizar as primeiras vendas.  

Proteção intelectual e de desenvolvimento

Além de toda a estrutura de excelência já disponibilizada pela Agência de Desenvolvimento, Inovação e Transferência de Tecnologia (Aditt), os incubados contam com a colaboração do Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT). Suas marcas, desenvolvimentos tecnológicos e até propostas já estabelecidas podem recorrer ao NIT para proteção intelectual e transferência destas expertises. “Isso faz com que elas sejam reconhecidas no mercado e tenham seu valor consolidado. A partir da propriedade intelectual, a empresa pode abrir um leque de ações que a engrandeçam”, pontuou o coordenador do Núcleo, Evanio Ramos Nicoleit.

Também contribuiu para o encontro o Chief Customer Officer (CCO) na Origem by Darwin, João Marinelli. A participação presencial contou com ações de biossegurança, garantidas pela Sala de Situação. Os presentes sentaram-se a mais de um metro e meio um do outro, tinham disponível álcool e tiveram de usar máscara o tempo todo. Após deixarem o espaço, toda a sala foi desinfectada com gás de ozônio, assim como foi antes, para a preparação do ambiente.

Leonardo Ferreira - Agência de Comunicação da Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

06 de maio de 2021 às 20:54
Compartilhar Comente

Incubadora Tecnológica de Ideias e Negócios da Unesc inova na metodologia e expande estrutura para auxiliar empreendedores

Incubadora Tecnológica de Ideias e Negócios da Unesc inova na metodologia e expande estrutura para auxiliar empreendedores
Investimentos trazem mais assertividade na incubação; Processo de reestruturação conta com mais ações para os próximos anos (Fotos: ArquivoUnesc) Mais imagens

Alinhada às transformações do mercado, a Incubadora Tecnológica de Ideias e Negócios (ITEC.in) da Unesc está em processo de reformulação. Criada em 2013, junto ao Iparque (Parque Científico e Tecnológico) da Universidade, a ITEC.in nasceu com o objetivo de dar suporte à empreendedores. Em 2020, mesmo em meio a crise instaurada pelo coronavírus, vem ganhando um novo modelo para ir além de potencializar negócios. 

Conforme a pró-reitora de Desenvolvimento e Planejamento Institucional, Gisele Coelho Lopes, o movimento está alinhado a política de inovação da Universidade, voltada para o desenvolvimento de soluções de negócios, processos e produtos. “Este espaço, onde os empreendedores podem encontrar a oportunidade de desenvolver a sua idéia, se consolida como uma vitrine de destaque frente ao mercado. A Unesc, considerando o seu DNA como comunitária, apresenta seu novo projeto de Incubadora Tecnológica preparada para receber os novos negócios, dando condições de crescimento e consolidação. É a garantia de sustentabilidade econômica aliada a processos ágeis e um desempenho estratégico”, frisa Gisele.

A Incubadora se coloca agora em um processo mais amplo de atuação, para auxiliar no complexo processo de empreender no Brasil, que apresenta um cenário com burocracia, mudança rápida de comportamento do mercado, empecilhos de logística, instabilidade econômica e outros obstáculos que fazem da gestão eficaz dos investimentos uma necessidade pontual. “A nova abordagem será mais próxima das empresas incubadas, em uma dinâmica que vai conectar os empreendimentos ao corpo docente da Unesc e à expertise do mercado Sul catarinense, em uma rede que possibilite o desenvolvimento”, destaca o gerente de Inovação e Empreendedorismo, Paulo Priante.

A nova metodologia conta com um programa de progressão, de acordo com o estágio da ideia incubada e que oferta um desenvolvimento mais assertivo. O mecanismo classifica o negócio em três níveis. “O empreendimento pode estar ainda na fase de idealização ou já ser um produto minimamente vendável. O cenário interno é avaliado por uma banca de especialistas, e posteriormente há a aplicação da metodologia de crescimento específica, com processos de formatação do negócio, posicionamento de mercado, construção de uma identidade e outras diversas ações para fortalecer o empreendimento. Ao fim, a entrega é de um negócio pronto para ser acelerado e até entrar no mercado”, enfatiza o coordenador da ITEC.in, Gustavo Bisognin.

Além da nova metodologia, a ITEC.in também expande sua estrutura. O primeiro Ambiente de Inovação já está disponível para os empreendedores no Parque Científico e Tecnológico (Iparque), com salas de reuniões e cocriação, recursos tecnológicos e iniciativas organizacionais compartilhadas para conexões e suporte. Ao longo de 2021, novos espaços serão reproduzidos no campus da Universidade, em Criciúma, e também há projetos para a Cidade Universitária, em Araranguá.

Potencializando ideias inovadoras

Mais do que o desenvolvimento técnico, os incubados também podem usufruir de suportes contábil, jurídico, de gestão financeira, de custo, de comercialização, de exportação e desenvolvimento do negócio. Registro de propriedade intelectual, licenciamento de produtos, elaboração de projetos para captação de recursos, ponte com eventos e feiras ligados à área de atuação da empresa também fazem parte do processo de incubação. 

Neste sete anos, mais de cem ideias já foram potencializadas na ITEC.in. No momento, 11 empresas estão inseridas e outras seis prospectam uma entrada. São cases de potencial sucesso nacional, como a UpAir que já atua na Incubadora e quer entrar no mercado da aviação executiva com uma proposta para revolucionar a prestação de serviços do segmento. 

A plataforma vai permitir o fretamento de aeronaves online, diretamente com o Táxi Aéreo, e sem intermediadores. O cliente terá o menor preço do mercado, aeronaves certificadas, e poderá comparar centenas de aeronaves em poucos minutos.

Para ter um empreendimento incubado, basta ter uma ideia criativa e inovadora em mente e vontade de empreender. As propostas podem ser inscritas em editais de seleção ofertados por instituições de fomento à educação e inovação, como a Unesc, a Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc) e o poder público. Outro meio de entrada é a inscrição para avaliação da banca. 

A ITEC.in ainda proporciona:

●      Programa de apoio e acompanhamento das empresas incubadas (startups) nos seus Planos de Negócios, Planejamento Estratégico e Planos de Ação;

●      Apoio às empresas incubadas na gestão (financeira, custos, marketing, planejamento, administração geral, produção, operação) de seus negócios;

●      Promoção de capacitações e consultorias;

●      Acompanhamento e divulgação de editais para projetos com possibilidade captação de recursos junto às agências de fomento;

●      Promoção de cooperação e parcerias entre as incubadas;

●      Apoio na identificação de pesquisadores e desenvolvedores que possam colaborar no aprimoramento tecnológico dos produtos, processos e serviços;

●      Apoio técnico para apresentação de projetos a investidores em particular e ao ecossistema de inovação em geral;

●      Interação com o hub de conexões da Universidade para acesso às informações científicas e serviços tecnológicos, incluindo a biblioteca universitária.
 

Os empreendedores também recebem o apoio da equipe da Aditt (Agência de Desenvolvimento, Inovação e Transferência de Tecnologia). Além de Priante e Bisognin, a equipe é composta pelo coordenador do NIT, Evanio Ramos Nicoleit (Núcleo de Inovação Tecnológica ); pela coordenadora do Núcleo de Empreendedorismo, Cristiane Dias; pelo coordenadora do Núcleo de Empreendedorismo de Araranguá, Diogo Moraes; pelo assessor de Inovação, Christan Engelmann, e pela assistente administrativa, Marina Dutra.

Leonardo Ferreira - Agência de Comunicação da Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

26 de outubro de 2020 às 12:10
Compartilhar Comente

Projeto de Extensão oferecerá aulas práticas para o ensino médio no Iparque

Projeto de Extensão oferecerá aulas práticas para o ensino médio no Iparque
Fagner Santos Mais imagens

Professores e diretores da Escola Governador Heriberto Hulse conheceram, na última semana, os laboratórios do curso de Engenharia de Materiais da Unesc, alocados no Iparque - Parque Científico e Tecnológico. A visita tem relação com o projeto de extensão “Atividades Práticas com Alunos do Ensino Médio de Escolas Públicas como Ferramenta para Conhecimento da Área das Engenharias”. Os alunos da instituição terão acesso a aulas práticas dentro das instalações do Iparque.

Os visitantes foram guiados pela equipe do projeto, atualmente liderada pela professora e coordenadora do curso de Engenharia de Materiais, Ângela Beatriz Coelho Arnt, e pelo professor Felipe Zanette da Silveira. “O objetivo é que os professores conheçam toda a estrutura que os alunos utilizarão ao realizarem as aulas no Iparque”, explicou Ângela.

A visita percorreu os laboratórios de Processamento de Polímeros, Materiais Cerâmicos e Fundição. “Estes são os ambientes que os alunos irão utilizar durante as atividades práticas”, colocou a coordenadora do curso. Durante a visita foi possível conhecer também os laboratórios dos cursos de Design, Engenharia Mecânica e Engenharia Química. O objetivo é fomentar a busca pelos cursos de engenharias, em especial a Engenharia de Materiais.

Na prática

O projeto possui capacidade para atender 15 alunos por turma. Estes alunos serão transportados da escola até o Iparque onde lá poderão interagir com o cotidiano do Engenheiro de Materiais. “Os alunos terão a oportunidade de aplicar os conhecimentos do ensino médio nas atividades desenvolvidas nos laboratórios. As práticas iniciarão com as matérias-primas, passarão pelos processos de fabricação polimérico, metálico e cerâmico, até a obtenção de um produto ao final das atividades”, disse Zanette.

Este é o segundo ano de atuação do projeto. Em 2018, com a participação da Escola Padre Miguel Giacca, mais de 100 alunos foram beneficiados direta ou indiretamente. “Este ano contamos também com a participação da Escola Governador Heriberto Hulse e estimamos atender mais de 160 alunos em 2019”, comentou o coordenador do projeto.

Escolas interessadas em participar do projeto podem entrar em contato com a Gerência Regional de Educação de Criciúma (Gered), que faz a ponte entre as escolas e o projeto, ou diretamente com o departamento do curso de Engenharia de Materiais pelo telefone (48) 3431 2639.

Fagner Santos - Assessoria de imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Fagner Santos 10 de abril de 2019 às 14:02
Compartilhar Comente

Unesc dialoga com presidente e lideranças da Fiesc

Unesc dialoga com presidente e lideranças da Fiesc
Comitiva foi acolhida na Universidade na manhã desta quinta-feira (14/3) (Foto: Leonardo Ferreira/Assessoria de Imprensa) Mais imagens

O presidente Mario Cezar de Aguiar e os principais executivos Sul Catarinense da Fiesc (Federação das Indústrias de Santa Catarina) estiveram na Unesc na manhã desta quinta-feira (14/3) para falar sobre educação, tecnologia, inovações e possíveis parcerias. As lideranças da Federação foram acolhidas na reitoria da Universidade pela reitora, Luciane Bisognin Ceretta, pelo vice-reitor, Daniel Preve, e pelos pró-reitores, coordenadores e professores da Instituição Comunitária.

Para a reitora, a vinda da diretoria à Universidade e ao Sul de Santa Catarina aproxima instituições e resultará em iniciativas positivas para a região. Luciane também destaca a visita como um marco importante na retomada da educação. “Momentos assim levam nossa Universidade para além de seus muros e oportunizam trocas valiosas. A importância desta conversa se destaca, já que vivemos uma retomada na valorização do ensino profissional e sabemos que a Unesc pode seguir contribuindo para o desenvolvimento catarinense”, afirma a reitora.

Durante a conversa, Mario Cezar de Aguiar conheceu o campus universitário e o Iparque (Parque Científico Tecnológico). O presidente também apresentou suas perspectivas para a gestão frente à Fiesc e a valorização das Universidades. “Em 10 de agosto, assumi a Federação com alguns objetivos. Um deles é pensar no trabalhador. O cidadão de Santa Catarina é empreendedor, luta dia após dia por seus objetivos e é referência no Brasil e no mundo. Por isso devemos dar sua devida importância, capacitá-lo e possibilitar seu crescimento. Para conquistar este objetivo, identificamos a oportunidade nas universidades e na educação, aproximando instituições como a Unesc com a indústria e promovendo qualidade de ensino e de vida”, destaca Aguiar.

Futuro

Concretizando a iniciativa, Luciane entregou um termo de compromisso aos executivos da Federação. O documento oficializa os interesses de trabalhos em conjunto, em prol da comunidade. Segundo o vice-presidente Regional Sul, Diomício Vidal, o ato reafirma a parceria que já é realizada há mais de 30 anos. “Sempre mantivemos parcerias que vislumbraram soluções para temas recorrentes do Sul Catarinense”, destaca.

Também abordado no termo, a Unesc será representada a nível estadual e seus serviços e suas contribuições ao desenvolvimento regional serão tema em reuniões da Federação. “A Universidade tem muito a contribuir, mas também muito a apender. Queremos levar nossa região e seu potencial a um novo patamar, ampliando nossas ações e possibilidades”, frisa Luciane.

A carta foi passada das mãos da reitora ao presidente da Federação, que avaliou a iniciativa como positiva e de grande importância para o objetivo da visita. “Acredito que podemos avançar ainda mais no assunto da educação profissional. Por isso estamos na Unesc. Aqui vislumbramos um campo de possibilidades e avanços”, afirma.

O presidente também foi convidado a participar da palestra com o tenente-coronel da Força Aérea Brasileira, engenheiro, astronauta e ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Marcos Cesar Pontes. O evento está pré-agendado para o dia 28 de março.

Na oportunidade, Aguiar também se prontificou a participar do Congresso Sul Catarinense de Administração e Comércio Exterior, realizado na Universidade.

Em nome da Unesc, também participaram do encontro a diretora de Extensão, Cultura e Ações Comunitárias, Fernanda Sônego; a gerente de Atendimento ao Estudante, Mira Dagostin; a chefe de gabinete, Gisele Coelho Lopes; a coordenadora da Sala dos Municípios e do Núcleo de Empreendedorismo, Izabel Regina de Souza; o diretor de Pesquisa e Pós-graduação, Oscar Montedo; o diretor do Iparque, Fernando Marco Bertan; o gerente do Escritório de Negócios, Henrique Vargas; a coordenadora do Aicom (Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing), Ana Sofia Schuster e o professor e pesquisador da Universidade Elídio Angioletto.

Além de Aguiar e Vidal, a Federação foi representada pelas gerentes de operações do Sesi (Serviço Social da Indústria) e Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial), Graziela da Silva Branco e Márcia Adriana Pelepek Teixeira, e pelo superintendente do Sesi e diretor regional do Senai, Fabrizio Machado Pereira.

A vinda ao Sul


De 12 a 15 de março, as lideranças do Fiesc estão instaladas na região. A programação conta com diálogos em Braço do Norte, Capivari de Baixo, Criciúma, Tubarão e Nova Veneza. 

Leonardo Ferreira – Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Leonardo Ferreira Barbosa 14 de março de 2019 às 13:11
Compartilhar Comente

Semana de Ciência e Tecnologia da Unesc com inscrições abertas

Semana de Ciência e Tecnologia da Unesc com inscrições abertas
Prazo vai até o dia 8 de agosto. Inscritos podem ser contemplados com premiação em dinheiro Mais imagens

A Unesc vai abrir suas portas para a inovação e para o conhecimento mais uma vez. A 9ª edição da STC (Semana de ciência e Tecnologia), que ocorre entre 22 e 26 de outubro, já está com o período de inscrições de trabalhos aberto. Em 2018, o evento vai ter como temática a “Ciência para a Redução das Desigualdades” e a expectativa é de que mais de 10 mil pessoas circulem pelo campus, transformando-o em um ambiente de integração com palestras, painéis, apresentações de trabalhos, minicursos, workshops, oficinas e atrações culturais.

Segundo a coordenadora da comissão organizadora do evento, Merisandra Côrtes de Mattos Garcia, a temática busca contribuir por meio das ciências para a redução das desigualdades no Brasil. Além de incentivar a inclusão da ciência e da tecnologia na sociedade.

O diretor de Pesquisa e Pós-Graduação, Oscar Montedo, lembra a importância de eventos como a SCT e destaca a criação de ambientes favoráveis para a criação de informação e de soluções para a sociedade. “A ciência e a tecnologia estão presentes na nossa vida. A ciência é a arte do conhecimento e a tecnologia é a aplicação desta arte. A soma destes elementos cria resultados que contribuem com a comunidade e está presente em nossos celulares, roupas, medicamentos, prédios e pontes”, destaca Montedo.

Participação da comunidade

Além dos alunos e professores, a Semana também abre espaço para que a comunidade exponha suas ideias e inove em quase cem atividades. Merisandra destaca que o objetivo é criar espaços de criação e discussão. “A Semana de Ciência e Tecnologia oportuniza a apresentação e discussão de ideias, experiências e descobertas. Convidamos aos inquietos que compartilhem suas experiências na pesquisa, na extensão, nas práticas de ensino voltadas à docência e em outras manifestações de conhecimento”, convida.

O evento é promovido em comemoração à Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, incentivada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação.

Mais informação

Durante a Semana de Ciência e Tecnologia ainda são realizados o 18º Seminário de Iniciação Científica, o 10º Salão de Extensão, o 8º Salão de Ensino, o 4º Salão de Pós-Graduação, a 5º Feira de Inovação, o 5º Talento Musical, a 4ª Feira de Ciências, o 3º Workshop de Arqueologia, o 3º Innovation Bootcamp e o 1º Ciclo de Palestras do Museu de Zoologia.

Para se inscrever clique aqui.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Leonardo Ferreira Barbosa 26 de julho de 2018 às 17:53
Compartilhar Comente