Iparque

Pesquisadores da Unesc apresentam artigos em evento internacional

Pesquisadores da Unesc apresentam artigos em evento internacional
Encontro Interdisciplinar em Patrimônio Cultural ocorreu em Joinville Mais imagens

Dois pesquisadores representaram a Unesc no 2º Encontro Internacional Interdisciplinar em Patrimônio Cultural. Hélen Bernardo Pagani e Josiel dos Santos, que integram o Setor de Arqueologia da Universidade (Laboratório de Arqueologia Pedro Ignácio Schmitz LÁPIS/Unesc), apresentaram dois artigos. O evento ocorre até esta sexta-feira (23/9), em Joinville.

O encontro teve o objetivo de aprofundar e disseminar a temática do patrimônio cultural. Ele discute uma perspectiva interdisciplinar, enfocando a questão da ética e da inovação. A programação contou com conferências, mesas-redondas, simpósios com apresentação de trabalhos científicos e minicursos. 

Artigos

1 - Levantamento do Estado de Preservação e Conservação da Capela Nossa Senhora da Conceição (“Capela do Taim”) e Sua Inserção no Cotidiano da Comunidade - Rio Grande/RS: Dados Preliminares - autores Hélen Bernardo Pagani; Sarah Olivo; Josiel dos Santos; Juliano Bitencourt Campos.

2 - O Processo de Urbanização e o Patrimônio Histórico Edificado de Araranguá (1970-2015): O Discurso do “Moderno” Como Elemento Identitário autores Richard Vieira Ronconi; Josiel dos Santos; Juliano Bitencourt Campos.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

23 de setembro de 2016 às 10:49
Compartilhar Comente

Mentoring: Programa de incentivo a empreendedores inicia primeiro módulo

Mentoring: Programa de incentivo a empreendedores inicia primeiro módulo
Encontro ocorreu na tarde desta quinta-feira (Fotos: Mayra Lima) Mais imagens

Um programa para desenvolver a liderança em jovens, por Criciúma e pelo mundo. Essa é a ideia da advogada Rosane Nogueira, que já trabalha de forma voluntária com jovens e crianças há muito tempo. Para tirar essa vontade do papel, Rosane se inscreveu no programa Mentoring da Unesc. O primeiro módulo iniciou hoje e vai auxiliar empreendedores a concretizarem suas ideias.

A consultoria é realizada por uma equipe formada por alunos e professores da Unesc e empresários, que irão direcionar o empreendedor, desde a reflexão da sua ideia, modelagem, plano de negócios até a pré-incubação, na Itec-In (Incubadora Tecnológica), localizada no Iparque (Parque Científico e Tecnológico da Unesc).

Segundo Rosane, essa é a oportunidade que faltava para ela. “Eu precisava entender como ia levar essa ideia para o mercado. Tenho interesse de desenvolver o programa também de forma online”, comentou a empreendedora.

Mentoring

A coordenadora do Mentoring, professora Cristiane Dias, deu boas-vindas aos empreendedores e afirmou que eles estão em boas mãos. “Os parceiros, professores e estudantes que estão aqui estão prontos para orientar vocês, cada um com a sua competência na área”, afirmou.

Segundo a coordenadora do Núcleo de Empreendedorismo da Unesc, que desenvolve o programa, Gisele Coelho Lopes, a intenção é dar apoio técnico, dando modelagem à ideia, colaborando com o plano de negócios e a pré-incubação – esta fase pode ocorrer no espaço da Itec-In. “A intenção é dar suporte em todas as etapas e possibilitar, com a pré-incubação, que o empreendedor verifique a eficácia da ideia e o que deve ser melhorado”. A mentoria terá duração de nove meses, sendo que destes, seis serão na fase de pré-incubação.

Saiba mais pelo telefone (48) 3431-4528 ou pelo e-mail ne@unesc.net.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Mayra Lima 23 de setembro de 2016 às 09:38
Compartilhar Comente

Unesc é premiada com Mérito Lojista

Unesc é premiada com Mérito Lojista
Clínicas Integradas e projeto “Brazil Ozônio” receberam a honraria (Fotos: Alfa Comunicação) Mais imagens

As Clínicas Integradas da Unesc e o projetoBrazil Ozônio” foram premiados na noite desta quarta-feira (14/9) pelo Mérito LojistaPrêmio Oreste Vidal, concedido pela CDL (Câmara dos Dirigentes Lojistas) de Criciúma. Realizado bienalmente, ele premia as ações positivas e empreendedoras realizadas de modo ético e responsável que beneficiem o consumidor. Neste ano a honraria teve foco na sustentabilidade e premiou 12 empresas e personalidades. A entrega do reconhecimento ocorreu durante o evento que comemorou os 50 anos da entidade.

As Clínicas Integradas foram vencedoras na categoria Serviços de Saúde e o projeto “Brazil Ozônio”, para a recuperação de solos e recursos hídricos contaminados pela mineração de urânio e carvão com o uso do ozônio, recebeu Menção Honrosa. As iniciativas vencedoras foram indicadas e inscritas pelo Secom (Setor de Comunicação Integrada da Unesc).

Para a coordenadora das Clínicas Integradas, o principal do prêmio é ser um disparador de motivação para professores, acadêmicos e todos os colaboradores das Clínicas integradas. “Nos leva a repensar as práticas, a buscar cada vez mais a qualificação diária dos serviços ofertados. E o nosso agradecimento vai para a comunidade, que acredita na Unesc, no potencial formador e transformador que as Clínicas têm a oferecer ao coletivo”, afirma.

Segundo o coordenador da pesquisa do projeto "Brasil Ozônio", Elídio Angioletto, é uma honra para toda a equipe receber essa distinção da CDL na comemoração de seus 50 anos, pois que existem muitos outros projetos na região com a temática de práticas sustentáveis que poderiam ter sido escolhidos. “A aplicação em larga escala dessa tecnologia trazida pelo projeto modificaria profundamente a realidade dos 11 municípios da Região Carbonífera e de outros municípios em que as Bacias Hidrográficas dos rios Araranguá, Urussanga e Tubarão estão inseridas. Ambientalmente os ganhos são enormes e a tecnologia é competitiva com outros tipos de tratamento que são atualmente empregados”, comenta o pesquisador.

Clínicas Integradas

Nelas, os moradores de toda Amrec e Amesc têm acesso gratuito aos Serviços de Medicina, Fisioterapia, Psicologia, Nutrição, Enfermagem, Odontologia, Biomedicina. Além disso, a população recebe medicamentos por meio da Farmácia Solidária (só no primeiro semestre de 2016 foram R$ 440 mil em medicamentos doados), atendimento em Podologia, na Farmácia Escola, no Ambulatório de Feridas e no CER (Centro Especializado em Reabilitação).

Só no primeiro semestre de 2016, as Clínicas Integradas realizaram 46.874 atendimentos. Além de beneficiar a comunidade, o local funciona como uma Clínica Escola, na qual os estudantes dos cursos da área da saúde da Unesc colocam a teoria em prática, com a supervisão de professores da Universidade.

Projeto “Brazil Ozônio”


No projeto “Processo de geração e transferência de ozônio na recuperação de solos e recursos hídricos contaminados por metais pesados em mina de urânio”, a Unesc, por meio do Iparque (Parque Científico e Tecnológico), é responsável técnica por aplicar, avaliar e construir indicadores de eficácia da aplicação de ozônio nos solos e nas águas contaminados pela mineração.

O projeto é desenvolvido com instituições de vários estados e já obteve resultados que comprovaram a possibilidade de recuperação da drenagem ácida gerada em área de mineração e a possibilidade de uso da água para irrigar plantações e para os animais beberem. Desde 2015 ocorrem estudos da recuperação e tratamento de drenagem ácida da mina São Geraldo, pertencente à Carbonífera Rio Deserto, em Criciúma, com o uso de ozônio.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Milena Spilere Nandi 15 de setembro de 2016 às 19:48
Compartilhar Comente

Projeto de Arqueologia realiza atividades com professores de Balneário Rincão

Projeto de Arqueologia realiza atividades com professores de Balneário Rincão
Primeiro encontro ocorreu nesta quinta-feira (Fotos: Divulgação) Mais imagens

O projeto de extensão “Arqueologia Pública no Extremo Sul Catarinense: incentivando os pequenos a valorizar e a preservar seu patrimônio”, iniciou a ação com professores da Escola José Réus, de Balneário Rincão, nesta quinta-feira (1º/9). Na primeira etapa as atividades, divididas em três módulos, serão executadas com na forma de workshops e saídas de campo, evidenciando a contexto arqueológico, paisagístico e histórico cultural da comunidade.

O projeto tem duração de dois anos e as atividades envolvem o Museu de Arqueologia de Balneário Rincão, o Setor de Arqueologia e os cursos de História e de Ciências Biológicas da Unesc e fazem parte dos projetos de extensão desenvolvidos pela UNA HCE (Unidade Acadêmica de Humanidades, Ciências e Educação).

Segundo o coordenador do projeto e do Setor de Arqueologia da Unesc, Juliano Bittencourt Campos, o objetivo é realizar atividades de educação patrimonial e ambiental com os educadores e alunos da Escola José Réus, na Lagoa dos Freitas. “As oficinas serão realizadas em espaços formais e não formais de ensino, utilizando a escola, Museu de Arqueologia, espaço pedagógico do Setor de Arqueologia da Universidade, sitio arqueológico Lagoa dos Freitas e biomas da comunidade de Balneário Rincão”, explicou.

A abertura das atividades do projeto teve a presença do vice prefeito de Balneário Rincão, Olírio José Lino, da diretora da Escola José Réus, Valcinéia Borges, da museóloga do Museu de Arqueologia de Balneário Rincão, Elis Machieski, da professora da Unesc e participante do projeto, Lucy Cristina Ostetto, dos acadêmicos de História Jodoel Cardoso e Alexandre Sachet, e dos pesquisadores do Setor de Arqueologia da Universidade, Josiel dos Santos e Diego Moser.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Milena Spilere Nandi 02 de setembro de 2016 às 20:17
Compartilhar Comente