Iparque

Iparque realiza projetos de melhorias no imóvel do Instituto Diomício Freitas

Iparque realiza projetos de melhorias no imóvel do Instituto Diomício Freitas
Trabalhos executados pelo Cegeo irão regularizar e adequar as instalações da instituição(Fotos: Divulgação) Mais imagens

Uma universidade comunitária busca sempre promover o bem da sua comunidade. Assim, a Unesc por meio do Centro de Engenharia e Geoprocessamento (Cegeo) no Iparque, está colaborando com o Instituto de Educação Especial Diomício Freitas, para melhorar as condições no imóvel da instituição.

“Fomos procurados pelo pessoal do Instituto, para fazer projetos de engenharia visando melhorias na sede. Como departamento de uma universidade comunitária, nos colocamos à disposição, sem custo, para a realização dos trabalhos. Neste mês já foi realizado o projeto na prevenção de incêndio para a liberação do habite-se junto ao Corpo de Bombeiros. Agora estamos realizando um processo de levantamento fotogramétrico e topográfico junto aos colaboradores para melhorar a acessibilidade e mobilidade nos ambientes do imóvel”, explicou o coordenador do Cegeo, Jóri Ramos Pereira.

Para Vilson Paganini Bellettini, secretário voluntário na atual diretoria do Instituto, o prédio necessita de algumas adequações que são obrigatórias para a segurança e conforto dos alunos. “Somos muito gratos pela atenção do pessoal do Cegeo/Iparque. Estão nos ajudando muito com a prestação de serviço voluntária. Com os estudos prontos, poderemos ir em busca de recursos para a implantação das melhorias como: rampas e elevador, que darão oportunidades aos jovens com dificuldade de locomoção, poderem acessar as salas de aulas, no piso superior” relatou o secretário.

Vilson declarou ainda, que espera continuar com a parceria e, se for possível, expandir para outras áreas da Unesc como, educação física, artes, saúde, etc.

O que faz o Instituto Diomício Freitas

O Instituto de Educação Especial Diomício Freitas, uma instituição filantrópica sem fins lucrativos, foi fundada no ano de 1985 com o objetivo de atender jovens com deficiência intelectual. A instituição é vinculada à Associação Pestalozzi, mantida por uma diretoria e voluntários da comunidade. O Instituto procura preparar, qualificar e encaminhar os estudantes ao mercado de trabalho, oportunizando a inclusão social e o exercício da cidadania, se consolidando como referência na qualificação de jovens e adultos aptos para o trabalho. Ao longo de mais de 30 anos de atividades, o Instituto Diomício Freitas, tem realizado um grande serviço junto a comunidade dando importância e relevância na educação especial.

Na instituição o aluno é estimulado e orientado através das oficinas oferecidas. A organização busca a valorização e respeito às diferenças, atendendo às necessidades e desenvolvendo o potencial desses alunos, como forma de garantir seu direito à educação, fundado no princípio da diversidade.

Acesse aqui para conhecer mais sobre o Instituto E.E.Diomício Freitas

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

14 de julho de 2021 às 15:08
Compartilhar Comente

Unesc Araranguá visita município de Terra de Areia

Unesc Araranguá visita município de Terra de Areia
Agenda faz parte de visitas para aproximação com as administrações públicas do Extremo Sul (Foto: Divulgação) Mais imagens

Após dois anos da instalação da unidade da Unesc em Araranguá, a Universidade vem ganhando espaços e atenção dos municípios da região e até do estado vizinho. A diretora Izabel Regina de Souza iniciou uma série de visitas em cidades do litoral gaúcho nos últimos dias e, nesta semana, foi a vez de Terra de Areia receber a equipe da Unesc. 


O encontro contou com a participação da Secretária de Administração e Planejamento, Jaqueline de Mattos, o secretário da Fazenda, Edinho Justin, a secretária executiva de gabinete, Quézia Andrade, o secretário de obras, José Carlos dos Santos, o procurador, Marcelo Piazenola, a bióloga, Eloísa Francisco, o arquiteto Francismar da Rosa e o engenheiro Cirineu Correia. 


Para a diretora da Unesc Araranguá, a universidade pode colaborar com a gestão pública em diversas áreas. “A Unesc é uma das maiores Universidades entre as duas capitais do Sul, Florianópolis e Porto Alegre, e por isso podemos oferecer soluções às prefeituras como na área do saneamento básico, plano diretor e plano de turismo e cultura”, explicou. 


Além de Isabel, acompanham as visitas o gerente do Escritório de Negócios da Universidade, Henrique Vargas, o gestor do Parque Científico e Tecnológico (IParque), Fernando Marco Bertan, e o coordenador do Centro de Engenharia e Geoprocessamento (Cegeo), Jóri Ramos Pereira.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

09 de julho de 2021 às 17:07
Compartilhar Comente