Iparque

Projeto Design para o Varejo aproxima acadêmicos da Unesc com prática profissional

Projeto Design para o Varejo aproxima acadêmicos da Unesc com prática profissional
Demandas de mercado moldaram os produtos e ambientes desenvolvidos pelos acadêmicos (Fotos: João Rieth) Mais imagens

Luminárias, estantes, suportes para vasos decorativos e até mesmo espaços de lazer para crianças e adultos durante as compras. Estas foram algumas das mais de 10 propostas de produtos desenvolvidas por acadêmicos da disciplina de Introdução ao Design, da primeira fase do curso de Design da Unesc durante o projeto ‘Design para o Varejo’. O encerramento do projeto ocorreu na última quinta-feira (11), após apresentação final das produções.

A iniciativa partiu dos professores do curso, João Rieth e Maico Carlos, e contou com o auxílio do assistente do LabDesign do Parque Científico e Tecnológico (Iparque) da Unesc, Anderson Camargo, bem como a parceria das lojas Casa Valdinei e Faça Você, que receberam as propostas de produtos criadas pelos acadêmicos participantes.

Projeto incentiva a prática profissional

Através da identificação de demandas não atendidas, entrevistas com clientes, pesquisa de mercado e criação de personas, os acadêmicos desenvolveram produtos ou ambientes que poderiam estar presentes nas Lojas Valdinei, comércio onde o projeto foi aplicado. “Tivemos a criação de placas que sinalizam os setores da loja, produtos que clientes gostariam de adquirir, como uma estante ou capa protetora para colchonetes de treino”, exemplificou o professor João Rieth.

E a loja parceira do projeto aprovou as criações. “É um projeto muito interessante, não imaginávamos que tudo sairia tão perfeito, com produtos e ideias tão legais. Sem dúvida levaremos todos em consideração”, disse a arquiteta e administradora Luciana Marangoni, diretora da Casa Valdinei.

Ela auxiliou os acadêmicos com a experiência que possui em relação a produtos para varejo. “Acredito que o meu olhar como alguém que está inserido no ambiente comercial auxiliou os acadêmicos em questões como valor dos produtos e usabilidade, criar um produto que resolva um problema, que consiga ser vendido e que o consumidor esteja procurando”, afirmou Luciana, que também parabenizou a iniciativa. “É um projeto enriquecedor. Parabéns para a Unesc e o curso de Design por proporcionar esta proximidade com as vivências do dia a dia do profissional desta área”, concluiu.

Fagner Santos - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Fagner Santos 13 de julho de 2019 às 14:48
Compartilhar Comente

Iparque e Lauro Müller juntos na busca pela gestão integrada de território municipal

Iparque e Lauro Müller juntos na busca pela gestão integrada de território municipal
Proposta de revisão foi debatida entre Cegeo e Prefeitura (Foto: Helen Pagani) Mais imagens

A parceria entre o Parque Científico e Tecnológico (Iparque) da Unesc e a Prefeitura de Lauro Müller ganhou um novo capítulo. Na última semana, técnicos do Centro de Engenharia e Geoprocessamento (Cegeo) estiveram reunidos com técnicos da Administração Municipal lauro-milense para discutir estudos e propostas para a revisão do perímetro urbano do município.

Ainda antes de debater a revisão, o novo coordenador do Cegeo, Jóri Ramos Pereira, foi apresentado aos representantes da Administração Municipal. Na ocasião, ele ressaltou a importância do estudo para a Unesc e para o município, bem como a integração entre profissionais do Cegeo e técnicos da Prefeitura. “Parabenizo a iniciativa do município de procurar este serviço tão importante para a gestão territorial e desenvolvimento de Lauro Müller”, comentou Pereira.

Saiba mais sobre a revisão do perímetro urbano

Durante a reunião, uma proposta de novo perímetro urbano lauro-milense foi debatida junto aos profissionais do Cegeo e técnicos da Prefeitura. A proposta partiu do Conselho das Cidades de Lauro Müller. “Recebemos a proposta, e agora vamos avaliar e aplicar estudos técnicos para aprimorar e melhorar ainda mais a nova delimitação do perímetro urbano”, colocou a arquiteta e urbanista do Cegeo, Renata Moretto Urbano.

Além dos profissionais do Cegeo e técnicos da Prefeitura, o representante da Epagri, Paulo Cesar Freiberger, também esteve presente na reunião. Ele auxiliou ambos os lados a entenderem aspectos fundamentais do município e que devem ser respeitados durante os estudos para delimitação de novo perímetro urbano. “Temos que levar em conta a grande força que o agronegócio exerce no município, principalmente com a suinocultura, avicultura, gado leiteiro, fumo e milho”, explicou Renata.

Outro ponto debatido foi o agroturismo, modalidade turística que vem sendo estudada pelo Município de Lauro Müller. “Será um estudo de revisão minucioso e com foco nas paisagens naturais do município, bem como as rotas turísticas gastronômicas, históricas e culturais que Lauro Müller procura expandir”, detalhou Renata.

A equipe do Cegeo já iniciou os trabalhos referentes à primeira revisão do perímetro urbano do município, que seguirá para revisão por parte do Conselho das Cidades. “Aí, partimos para as oficinas participativas com as comunidades envolvidas”, apontou a arquiteta e urbanista do Cegeo, Helen Bernardo Pagani. “Com este contato, saberemos como funciona cada localidade, suas especificidades, anseios e necessidades a serem abordadas na revisão do perímetro urbano”, frisou Helen.

A revisão do Perímetro Urbano é apenas a primeira parte de uma série de atividades a serem executadas pelo Cegeo em Lauro Müller. Outros produtos incluem a implantação do Sistema Geo, cadastro imobiliário, rede Geodésica, Planta de Valores Genéricos, Plano Diretor, Código de Obras, Tributário e Postura e Diagnóstico Socioambiental.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Fagner Santos 09 de julho de 2019 às 16:45
Compartilhar Comente