Iparque

Ozônio e tecnologia pautam encontro entre empresários e pesquisadores, no Iparque

Ozônio e tecnologia pautam encontro entre empresários e pesquisadores, no Iparque
Mais imagens

Conhecer as aplicações práticas das novas tecnologias do ozônio na industria foi o objetivo de mais de 15 empresários e pesquisadores da Região Carbonífera e Florianópolis. Isso porque eles participaram, na última segunda-feira (29), do evento "Ozônio: tendências para o futuro", organizado pela TEC Soluções em Engenharia, com apoio da Incubadora Tecnológica de Ideias e Negócios (ITEC.in) do Parque Científico e Tecnológico (Iparque), da Unesc. A TEC nasceu como empresa incubada na ITEC.in.

"Foi um evento muito produtivo, principalmente na área de tratamento de solos, uma das que mais levantou questionamentos", comentou o engenheiro químico, diretor da TEC e organizador do evento, Hyan Dias Tavares. 

Além de uma palestra ministrada pelo professor Dr. Elídio Angioletto, do Projeto Ozônio, os participantes conheceram as ferramentas para aplicação prática do ozônio da industria. "Com os bons resultados, pretendemos continuar trazendo estes eventos, em parceria com a ITEC.in, levando o nome da incubadora para fora e também crescendo e fortalecendo a comunidade aqui da nossa região", finalizou Tavares. 

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Fagner Santos 30 de abril de 2019 às 18:13
Compartilhar Comente

Por meio do Iparque, Unesc firma parceria com Prefeitura de Lages

Por meio do Iparque, Unesc firma parceria com Prefeitura de Lages
Parceria foi firmada através de convênio (Fotos: Fagner Santos) Mais imagens

Mais uma parceria de sucesso entre a Unesc, por meio do Parque Científico e Tecnológico (Iparque), e prefeituras catarinenses. Desta vez, o prefeito de Lages, Antônio Ceron, assinou, na última sexta-feira (26) o convênio que autoriza o início dos estudos de revisão do Plano Municipal de Saneamento Básico Integrado de Lages. O artigo 19 da Lei Federal Nº 11.445, de 2007, aponta que as revisões do Plano devem ser realizadas em um espaço de tempo de até quatro anos. 

Com a assinatura, o Iparque, por meio do Instituto de Pesquisas Ambientais Tecnológicas (Ipat), executará a revisão. O tempo previsto para a conclusão é de 12 meses. “A Unesc está muito feliz em auxiliar na revisão, que é tão importante para o avanço do município e bem-estar dos lageanos”, colocou o diretor do Iparque, Fernando Bertan, que também ressaltou a capacidade técnica do Iparque de fornecer todo o corpo técnico para o procedimento realizado de forma integrada e englobando as áreas de águas, saneamento, resíduos sólidos e drenagem urbana. Entre outros diversos serviços, a revisão do Plano de Saneamento Básico é uma das possibilidades de parceria entre o Iparque e instituições públicas e privadas. 

“Temos pessoal extremamente capacitado e experiente para que o necessário seja realizado da melhor maneira possível”, completou. A equipe do Ipat iniciará os trabalhos ainda neste mês. No dia 6 de maio, em Lages, serão formados dois conselhos: um Consultivo e um Executivo. Deste último, farão parte os técnicos do Instituto e representantes técnicos da Prefeitura de Lages.

Necessário para direcionar ações

De acordo com o responsável pelo setor de captação de projetos do Iparque, Tales Garcia Antunes, a revisão é um marco para o município. “O Plano Municipal de Saneamento dá uma direção para os gestores e a revisão a cada quatro anos proporciona uma nova visão no que tange às áreas de águas, saneamento, resíduos sólidos e drenagem urbana. Tudo isso, definirá quais a metas que já foram atingidas pela municipalidade e quais são as novas metas, assim como a questão da captação de recursos para execução de projetos”, ressaltou.

O prefeito de Lages agradeceu a parceria, ressaltando a necessidade da revisão. "Para Lages, o estudo de revisão do Plano Municipal de Saneamento Básico Integrado é de fundamental importância, dando suporte às ações, obras e projetos para os próximos 20 anos”, garantiu Ceron, que também apresentou números relacionados ao saneamento básico. “Lages investiu aproximadamente R$ 85 milhões nesta área, nos últimos 8 anos. Com isso, além do Plano de Saneamento, 70% da área urbana terá, em breve, sistema de coleta e tratamento de esgoto sanitário", salientou o gestor.

O Plano Municipal de Saneamento Básico foi implantado em Lages em 2013. A revisão também terá apoio do Consórcio Intermunicipal de Saneamento Básico, Meio Ambiente, Atenção à Sanidade dos Produtos de Origem Agropecuária e Segurança Alimentar (Cisama). A execução das definições do Plano ficarão à cargo das secretarias municipais de Águas e Saneamento (Semasa), Serviços Públicos e Meio Ambiente, assim como a Secretaria de Planejamento e Obras de Lages.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Fagner Santos 29 de abril de 2019 às 15:30
Compartilhar Comente

Unesc inicia semana do trabalhador com programação especial

Unesc inicia semana do trabalhador com programação especial
Dia do Trabalhador é comemorado em 1º de maio (Foto: Arquivo) Mais imagens

Em comemoração ao Dia do Trabalhador, 1º de maio, a Unesc está realizando uma programação especial para reconhecer o valor de quem se dedica diariamente pela Universidade. De segunda a sexta-feira (29 a 3/5), os colaboradores poderão participar, no campus e no Iparque (Parque Científico e Tecnológico), de atividades gratuitas voltadas a saúde, crescimento profissional, esporte, família e o almoço de confraternização, a partir das 11 horas na AM Master Hall. Para participar, o professor ou funcionário deve retirar até duas pulseiras no DDH (Departamento de Desenvolvimento Humano).

#DiaDgratidão

Para compartilhar o sentimento de ser Unesc, durante esta semana o colaborador da Universidade pode compartilhar em suas redes sociais a #DiaDgratidão. Ao registrar o momento, marque a @Unescoficial no Instagram.

Confira a programação especial em comemoração ao Dia do Trabalhador

Segunda e terça-feira (29 e 30/4)

Ritmus: Unesc Saudável
Local: Quadras Poliesportivas do Complexo Esportivo da Unesc
Horário: 12 horas

Funcional: Unesc Saudável
Local: Quadras Poliesportivas do Complexo Esportivo da Unesc
Horário: 17h30 horas

Espaço Dermatofuncional: Nupac (Núcleo de Promoção e Atenção Clínica a Saúde do Trabalhador) 
Local: Hall da Reitoria
Horário: Manhã, tarde e noite

Espaço Visão: Ótico Dinis 
Local: Hall da Reitoria
Horário: Tarde e noite

Massoterapia: Ânima 
Local: Hall da Reitoria e Iparque
Horário: Manhã, tarde e noite

Terça-feira (30/4)

Oficina de origami 
Local: Indefinido
Horário: Manhã e noite

Oficina de Auto Maquiagem 
Local: Bloco XXI A, sala 16
Horário: A partir das 9 horas; segunda turma a partir das 15h30 horas

Oficina de Argila 
Local: Ateliê do curso de Artes Visuais 
Horário: A partir das 15 horas; segunda turma a partir das 19 horas

Palestra: Funcionalidade e Trabalho: Nupac (Núcleo de Promoção e Atenção Clínica a Saúde do Trabalhador) 
Local: Ruy Hülse  
Horário: A partir das 9 horas, com apresentações artísticas

Quarta-feira (1º/5)

Almoço de confraternização
Local: AM Master Hall
Horário: A partir das 11 horas

Sexta-feira (3/5)

Dia da Família 
Local: Bloco Administrativo
Horário: A partir das 17 horas

Leonardo Ferreira - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Leonardo Ferreira Barbosa 29 de abril de 2019 às 14:02
Compartilhar Comente

Evento no Iparque discutirá tendências tecnológicas do ozônio na industria

Evento no Iparque discutirá tendências tecnológicas do ozônio na industria
Aplicação prática de ozônio para tratamento da drenagem ácida de minas é uma das possibilidades a serem discutidas (Foto: Projeto Ozônio/Arquivo) Mais imagens

Atualmente presente na indústria, na água que consumimos, no ar que respiramos e até em tratamentos médicos, o ozônio movimenta, hoje, mais de R$ 3,8 bilhões na economia mundial. Com o objetivo de discutir as aplicações práticas da aplicação do ozônio, a Incubadora Tecnológica de Ideias e Negócios (Itec-in) da Unesc, em parceria com a TEC Soluções em Engenharia, realiza, na próxima segunda-feira (29/04) o evento “Ozônio: Tendências para o futuro”.

Com entrada gratuita, o encontro contará com a fala do professor Dr. Elídio Angioletto, do Projeto Ozônio, que possibilitou abertura para o desenvolvimento da tecnologia de aplicação do ozônio e sua aplicação em diversos segmentos da indústria. “A tecnologia já é muito utilizada no exterior, e queremos incentivar o uso na região”, coloca o engenheiro químico e diretor da TEC, Hyan Dias Tavares. A empresa passou pela incubação da Itec.in. 

O Projeto Ozônio foi desenvolvido pela Unesc em parceria com as empresas Brasil Ozônio e Indústrias Nucleares do Brasil (INB) e financiado pelo BNDES. O evento inicia às 9h no Parque Científico e Tecnológico (Iparque) da Unesc, na Rodovia Governador Jorge Lacerda, número 3.800, bairro Sangão, Criciúma. O evento segue até 10h, quando será servido um coffe break. As vagas são limitadas, e as inscrições podem ser feitas aqui.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Fagner Santos 26 de abril de 2019 às 17:00
Compartilhar Comente

Convênio entre Unesc e Funasa faz de Santa Catarina destaque nacional

Convênio entre Unesc e Funasa faz de Santa Catarina destaque nacional
Prefeitura de Santo Amaro da Imperatriz recebeu oficialmente nesta segunda-feira o documento do Plano Municipal de Saneamento Básico elaborado através do convênio (Fotos: Mayara Cardoso) Mais imagens

Santa Catarina é o primeiro estado da Federação com 100% dos municípios com população inferior a 50 mil habitantes a ter PMSB (Plano Municipal de Saneamento Básico) elaborados. A conquista veio por meio de convênio assinado em 2013 entre a Unesc e a Funasa (Fundação Nacional de Saúde), que beneficiou 14 municípios que passaram a contar com um planejamento de metas e ações no horizonte de 20 anos. Nesta segunda-feira (22/04), a prefeitura de Santo Amaro da Imperatriz recebeu de forma oficial o documento do PMSB, finalizando as entregas de todas as cidades contempladas no convênio.

Estiveram na Universidade para receber em mãos o documento o prefeito Edésio Justen acompanhado de sua equipe, que não se furtou a agradecer por diversas vezes o empenho da equipe da Unesc em prol da finalização do Plano ainda antes do prazo previsto. “Estamos muito felizes e satisfeitos com o serviço oferecido. Ocorreu tudo certo e só temos a agradecer. Nunca esqueçam de Santo Amaro, pois não esqueceremos da Unesc”, destacou.

Ao ouvir sobre a importância do Plano para a cidade, que com o documento em mãos poderá encaminhar questões de extrema necessidade como a Coleta Seletiva e outras licitações que tinham essa questão pendente, a reitora da Unesc, Luciane Bisognin Ceretta, destacou sua satisfação em mais uma vez ver na prática o trabalho qualificado da equipe se transformar em resultados incríveis. “Estamos muito orgulhosos de termos feito parte desta conquista do município e terminado o trabalho em tempo hábil, o que é uma das nossas principais premissas. Contem sempre conosco para novas parcerias que possam trazer benefícios para a cidade”, salientou.

Ação primordial

Segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde), o investimento em saneamento pode reduzir os custos com saúde, melhorar a qualidade de vida da população, além de colaborar com a preservação ambiental, com a redução da poluição dos cursos d´água originários da disposição inadequada dos esgotos e resíduos sólidos. Nesse sentido, os PMSB tornam-se primordiais para a qualidade de vida da população.

O coordenador de projetos ambientais do Ipat (Instituto de Pesquisas Ambientais e Tecnológicas) e do Iparque (Parque Científico e Tecnológico) da Unesc, Sérgio Galatto, explica que os Planos Municipais de Saneamento Básico são documentos norteadores para os eixos do saneamento: sistema de abastecimento de água e esgotamento sanitário; manejo de águas pluviais e drenagem urbana; e limpeza urbana e manejo dos resíduos sólidos.

“Nós capacitamos e damos assessoria técnica às equipes municipais para que, em conjunto com os técnicos do Iparque, venham contribuir na elaboração dos planos. Nos PMSBs são definidos objetivos e estabelecidos programas e metas num horizonte para até 20 anos. Há as metas emergenciais e as de curto prazo, que são de até oito anos, bem como as metas de médio (até 12 anos) e longo prazo (até 20 anos). Dentro do plano vão as metas a serem cumpridas e o custo estimado para estas, onde auxilia o município na captação de recursos para colocar em prática as ações e posteriormente cumprir as metas”, explica Galatto.

A partir do edital lançado pela Funasa, os planos contemplaram até 2015 os municípios de Araquari, Balneário Rincão, Campo Alegre, Garuva, Governador Celso Ramos, Imaruí, Macieira, Pescaria Brava, Saltinho, Sangão, Santa Cecília e Vargem Bonita. Após a conclusão dos PMSBs dos 12 municípios, foram feitos termos aditivos de prazo para a elaboração também dos municípios de Maravilha e Santo Amaro da Imperatriz.

Assessoramento

Uma equipe formada por 25 profissionais, incluindo engenheiros civis, químicos, ambientais e agrimensores, geólogo, geógrafo, arquiteto, biólogos, economista, advogado, estatístico, assistente social, secretária executiva e desenhistas, todos ligados à Universidade, atuou no projeto. Galatto explica que os profissionais se dividiram em três frentes, compreendendo as regiões Sul, Norte e Oeste de Santa Catarina. As equipes então fizeram levantamentos de campo identificando diferentes situações, como disposição de resíduos sólidos, lançamento de esgoto sanitário, estação de tratamento de água e redes de distribuição de água de abastecimento, bem como a malha de drenagem pluvial e aspectos sociais.

“Cada município foi compartimentado em unidade territorial de análise e planejamento denominada de UTAP (urbana e rural). Em cada unidade foram realizadas, no mínimo, três audiências públicas para propiciar a participação, debate comunitário e lideranças das comunidades relacionadas aos problemas na prestação de serviços de abastecimento de água e tratamento de esgoto, por exemplo, para o município. Ao final, é realizada uma conferência para a apresentação do plano”, explica o coordenador de projetos ambientais do Ipat.

Após o plano ser aprovado pela comissão técnica do município, pela população por meio da participação comunitária e pela Funasa, este segue à Câmara Municipal de Vereadores para aprovação, constituindo em lei municipal. “O município recebe o Plano visando orientar no planejamento em relação à gestão de saneamento ambiental por 20 anos, independente da gestão pública. A cada quatro anos, conforme estabelece a legislação federal (Lei n° 11.445/2007) é necessária uma revisão do plano, para validar o cumprimento das metas e planejar o que precisará ser feito. A Câmara de Vereadores e a própria comunidade são quem fiscalizam o cumprimento das metas pelo poder municipal. O Ministério Público também está envolvido neste processo”, comenta.

Milena Nandi e Mayara Cardoso – Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Mayara Cardoso 22 de abril de 2019 às 17:37
Compartilhar Comente