Iparque

Colaboradores participam de capacitação sobre gerenciamento de áreas contaminadas

Colaboradores participam de capacitação sobre gerenciamento de áreas contaminadas
Atividade ocorreu esta semana no Iparque Mais imagens

Os colaboradores da Unesc participaram de uma capacitação técnica e de melhoramento profissional na temática de gerenciamento de áreas contaminadas, no Iparque (Parque Científico e Tecnológico), ao longo desta semana (28 a 30/3). A atividade foi realizada de forma integrada pelos setores de Projetos Ambientais, Laboratório de Água e Solo e Centro de Engenharia e Geoprocessamento, promovida pela DDH (Departamento de Desenvolvimento Humano).

A ministrante foi Erika Von Zuben, com mais de 19 anos de experiência no mercado ambiental. Ela é instrutora técnica da ABNT da série de normas de Gerenciamento de Áreas Contaminadas e diretora técnica da AESAS (Associação Brasileira das Empresas de Consultoria e Engenharia Ambiental).

“O curso se faz pertinente, pois com o advento da Resolução CONAMA nº 420, de 28 de dezembro de 2009, o gerenciamento de áreas contaminadas tornou-se factível, com adoção de medidas que assegurem o conhecimento das características dessas áreas e dos impactos por ela causados, proporcionando os instrumentos necessários à tomada de decisão quanto às formas de intervenção mais adequadas”, explicou o engenheiro de segurança no trabalho e ambiental da Unesc, Éder Costa Cechella.

Cehella explica que o gerenciamento visa a minimizar os riscos a que estão sujeitos a população e o meio ambiente, por meio de estratégia constituída por etapas sequenciais, em que a informação obtida em cada etapa é a base para a execução da etapa posterior. "A Resolução também trata, com enfoque especial, sobre critérios e valores orientadores de qualidade do solo quanto a presença de substâncias químicas no solo. Os mesmos indicam as concentrações naturais de substâncias químicas presentes no compartimento ambiental, devendo os órgãos ambientais competentes dos Estados e Distrito Federal, obtê-los em até 4 anos da publicação da respectiva Resolução", informou o engenheiro.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Davi Carrer 31 de março de 2017 às 15:53
Compartilhar Comente

Escolas da região aprendem sobre arqueologia e patrimônio na Unesc

Escolas da região aprendem sobre arqueologia e patrimônio na Unesc
Mais de 300 crianças já visitaram o Laboratório de Arqueologia (Fotos: Divulgação) Mais imagens

Estudantes de escolas públicas e particulares de Criciúma e região estão aprendendo sobre Educação Patrimonial na Unesc. Só no mês de março, mais de 300 crianças estiveram no Lapis (Laboratório de Arqueologia Pedro Ignácio Schmitz). As atividades têm o objetivo de demonstrar o que é a arqueologia e a importância da preservação deste patrimônio.

Para o coordenador do Lapis, Juliano Campos, estes projetos reforçam a missão institucional da Unesc, que por meio dos seus três pilares: ensino, pesquisa e extensão, promove a qualidade e a sustentabilidade do ambiente de vida. “As atividades de extensão apresentam-se como o intercâmbio necessário entre o ambiente universitário e as comunidades, constituindo-se na integração e na complementação entre o ensino e a pesquisa”, afirma.

Campos comenta ainda sobre a importância de aproximar a arqueologia dos estudantes. “Desta forma, as crianças vivenciam na prática os hábitos culturais dos grupos indígenas pré-históricos e históricos, e acabam por descobrir um passado que se estrutura através da cultura material, materiais arqueológicos, analisados pela equipe do laboratório”, ressaltou.

Participe

Além das atividades que ocorrem na Universidade, a equipe de educação patrimonial do laboratório também atende as instituições de ensino quem solicitam atividades de educação. As escolas que quiserem participar de atividades de educação e conhecer o laboratório de Arqueologia da Unesc podem agendar visitas de março a dezembro pelo telefone (48) 3444-3760 ou pelo e-mail arqueologia@unesc.net. Mais informações na página do laboratório (clique aqui).

 

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Mayra Antonio De Lima 27 de março de 2017 às 16:24
Compartilhar Comente

Pesquisadores da Unesc participam de evento de arqueologia em Portugal

Pesquisadores da Unesc participam de evento de arqueologia em Portugal
Museu de Arte Pré-Histórica de Mação abrigará o evento (Foto: Divulgação) Mais imagens

A Unesc participa, nos dias 28 e 29 de março, da 12ª edição das Jornadas Ibero-americanas de Arqueologia e Patrimônio, em Mação, Portugal. Pesquisadores do Lapis (Laboratório de Arqueologia Pedro Ignácio Schmitz) e do PPGCA (Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais) vão apresentar trabalhos. A Universidade é um dos parceiros do evento, que atrai arqueólogos, antropólogos e especialistas da América do Sul, Portugal, Itália e Espanha para compartilharem os seus estudos e as suas experiências científicas.

Os pesquisadores da Unesc vão apresentar os seguintes trabalhos:
- “Indústrias líticas dos concheiros litorâneos do Extremo Sul Catarinense: 3500 a 1500 anos antes do presente”. Autores – Cristian Michel Hildebrando; Marcos César Pereira Santos e Juliano Bitencourt Campos.
- “A Relação entre Matérias-Primas e Tecnologia Lítica no Território Pré-Histórico do Extremo Sul Catarinense, Brasil”. Autores – Juliano Gordo Costa; Marcos César Pereira Santos; Sara Raquel Mendes Cura e Juliano Bitencourt Campos.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Milena Spilere Nandi 24 de março de 2017 às 18:23
Compartilhar Comente

Representantes da Petrobras participam de reunião na Unesc

Representantes da Petrobras participam de reunião na Unesc
Visita ocorreu nesta quinta-feira no Iparque e na Reitoria (Fotos: Leonardo Ferreira) Mais imagens

A Unesc recebeu a visita nesta quinta-feira (23/3) de representantes da Petrobras Logística de Gás, para um encontro sobre a conclusão dos PRADs (Plano de Recuperação de Áreas Degradadas), próximas ao Iparque (Parque Científico Tecnológico). Os técnicos da Petrobras também se reuniram com o reitor Gildo Volpato.

Durante a vinda do gerente da ICC (Indústria Carboquímica Catarinense), Leonardo Clemente, e técnicos que gerenciam e acompanham as obras de recuperação até a Universidade, foram abordados com a equipe do Iparque os cuidados necessários para manutenção da área que está em processo de recuperação, bem como a sua vigilância e monitoramento, além do uso futuro do local.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Milena Spilere Nandi 24 de março de 2017 às 17:19
Compartilhar Comente