Iparque

Túnel de Vento: Equipamento inovador e único no sul do Estado é inaugurado na Unesc

Túnel de Vento: Equipamento inovador e único no sul do Estado é inaugurado na Unesc
Instalação foi criada pelos próprios pesquisadores da Universidade (Fotos: Mayra Lima) Mais imagens

Nasce um projeto inovador, criado desde os primeiros rabiscos pelas mãos dos pesquisadores da Unesc. Na tarde desta quinta-feira (22/2), foi inaugurado no Iparque (Parque Cientifico e Tecnológico), da Universidade, o Túnel de Vento. A instalação permite observar, simular e pesquisar o comportamento do ar, entendendo os efeitos de sua passagem através de diversos modelos, como veículos, prédios, hélices, asas de avião, torres, entre outros.

Para o reitor, Gildo Volpato, o Túnel mostra a qualidade do trabalho da Universidade. “Nossos professores pesquisadores aplicaram teoria à prática e criaram um equipamento único no sul de Santa Catarina. Esse é mais um grande feito da Unesc, que se mostra cada vez mais preocupada com o desenvolvimento regional, provocando e reconhecendo o seu valor por meio da inovação”, comentou.

Segundo o diretor da UNA CET (Unidade Acadêmica das Ciências, Engenharias e Tecnologias), Evanio Ramos Nicoleit, os estudantes da Unesc, futuros profissionais, terão uma visão diferenciada por poderem utilizar o Túnel de Vento. “Eles estarão muito mais preparados ao entender de forma prática como funciona o comportamento do ar”, contou.

O diretor do Iparque, Marcos Back, o desenvolvimento do Túnel traz dois grandes protagonistas: os envolvidos e a tecnologia. “Esse equipamento traz a junção de nosso capital intelectual, por meio de nossos professores pesquisadores, com a nossa tecnologia. São grandes potencialidades”, ressaltou.

Entenda o Túnel de Vento

Os modelos a serem analisados são instrumentados com sensores, que podem medir pressões, forças, torques, velocidades, acelerações e ruídos. “A disponibilidade de um equipamento deste porte na região vai trazer inúmeros benefícios para instituições de ensino e empresas, pois diferentes estudos e desenvolvimentos poderão ser realizados com ele”, comentou o gerente do IDT (Instituto de Engenharia e Tecnologia) da Unesc, Ramon Silveira.

Com uma dimensão de 7,5 metros de comprimento, o Túnel de Vento traz uma velocidade máxima de até 60 km/h, com auxílio de simulações via softwares. Segundo Silveira, o ele é único no sul de Santa Catarina. “Considerando a escala do equipamento e as possibilidades de sua expansão e instrumentação, o Túnel pode ser considerado único no sul do Estado e poderá proporcionar inúmeros projetos inovadores”, comenta Silveira.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Mayra Antonio De Lima 23 de fevereiro de 2017 às 13:20
Compartilhar Comente

Unesc é única no sul do Estado a ter um Túnel de Vento

Unesc é única no sul do Estado a ter um Túnel de Vento
Equipamento é similar a esse modelo da Aerolab (Foto:Aerolab) Mais imagens

Observar, simular e pesquisar o comportamento do ar agora é possível na Unesc. Nesta quarta-feira (22/2), às 16h30, será lançado um Túnel de Vento no Iparque (Parque Cientifico e Tecnológico). A instalação, desenvolvida por pesquisadores da Universidade, permite analisar o movimento do ar ao redor dos itens inseridos dentro dele. Com isso, é possível entender os efeitos da passagem do ar através de diversos modelos, como veículos, prédios, hélices, asas de avião, torres, entre outros.

“Os modelos são instrumentados com sensores, que podem medir pressões, forças, torques, velocidades, acelerações e ruídos. A disponibilidade de um equipamento deste porte na região vai trazer inúmeros benefícios para instituições de ensino e empresas, pois diferentes estudos e desenvolvimentos poderão ser realizados com ele”, comentou o gerente do IDT (Instituto de Engenharia e Tecnologia) da Unesc, Ramon Silveira.

Com uma dimensão de 7,5 metros de comprimento, o Túnel de Vento traz uma velocidade máxima de até 60 km/h, com auxílio de simulações via softwares. Segundo Silveira, o ele é único no sul de Santa Catarina. “Considerando a escala do equipamento e as possibilidades de sua expansão e instrumentação, o Túnel pode ser considerado único no sul do Estado e poderá proporcionar inúmeros projetos inovadores”, comenta.

Para os estudantes da Unesc o equipamento servirá como um instrumento de aprendizado prático na verificação de efeitos geométricos, cinemáticos e dinâmicos sendo utilizado nas áreas de Engenharia Mecânica, Civil e Ambiental, além de Arquitetura e Design.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Mayra Antonio De Lima 20 de fevereiro de 2017 às 16:16
Compartilhar Comente

Plano Municipal de Saneamento de 13 municípios catarinenses é elaborado pela Unesc

Plano Municipal de Saneamento de 13 municípios catarinenses é elaborado pela Unesc
Balneário Rincão é um dos beneficiados pelo projeto (Fotos: Divulgação) Mais imagens

A partir de quinta-feira (16/2), 13 municípios catarinenses terão seus Planos Municipais de Saneamento Básico. Os projetos, foram desenvolvidos pela Unesc, por meio do IPAT (Instituto de Pesquisa Ambientais e Tecnológicas). O trabalho é fruto de um convênio assinado em junho de 2014 entre a Unesc e a Funasa (Fundação Nacional de Saúde). A entrega dos projetos, ocorre às 20 horas, na sala 14 do Bloco R2.

A iniciativa coloca Santa Catarina como o primeiro estado da Federação a ter 100% dos municípios com população inferior a 50 mil habitantes, a ter Planos de Saneamento elaborados. O convênio contempla Araquari, Maravilha, Balneário Rincão, Campo Alegre, Garuva, Governador Celso Ramos, Imaruí, Macieira, Pescaria Brava, Saltinho, Sangão, Santa Cecília e Vargem Bonita.

Desenvolvimento


Para que os municípios solicitem recursos junto ao Governo é necessário ter o Plano de Saneamento Básico. A Lei Federal 11.445/2007, que estabelece diretrizes nacionais para o Saneamento Básico, é a que prevê a obrigatoriedade de elaboração do Plano Municipal.

Segundo o diretor do Iparque, Marcos Back, as questões sociais e ambientais estão intimamente ligadas e não é possível pensar em desenvolvimento social sem voltar os olhos para as questões ambientais. “É de extrema importância que os municípios tenham um Plano de Saneamento, para poder agir de maneira correta”, afirma.

Para a realização dos Planos o IPAT contou com uma equipe de 40 profissionais, incluindo engenheiros civis, químicos, ambientais e agrimensores, geólogos, geógrafos, arquitetos, biólogos, economistas, advogados, estatísticos, assistentes sociais, secretárias executivas, desenhistas e estagiários de diferentes cursos da Universidade.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Mayra Antonio De Lima 13 de fevereiro de 2017 às 20:52
Compartilhar Comente