Iparque

Pesquisadores da Unesc participam de evento internacional de zooarqueologia

Pesquisadores da Unesc participam de evento internacional de zooarqueologia
Apresentação de resultados ocorreu no Uruguai (Foto: Divulgação) Mais imagens

Pesquisadores da Unesc participaram esta semana no 3º Encontro Acadêmico do Grupo de Trabalho de Zooarqueologia Neotropical do Conselho Internacional de Zooarqueologia. O evento ocorreu em San José, no Uruguai de quarta a sexta-feira (22 a 24/11), onde foram desenvolvidas atividades acadêmicas e científicas em período integral. A programação contou com trabalhos nas quatro áreas temáticas principais: Panorama da Zooarqueologia Latino-Americana; Zooarqueologia, Interfaces e Patrimônio Arqueológico; Teoria e Métodos na Pesquisa Zooarqueológica; Educação e Integração do Conhecimento em Zooarqueologia.

“Quadro arqueofaunístico de um sambaqui do Extremo Sul Catarinense: Dados preliminares e tendências de exploração de ecossistemas” foi o título da apresentação que o pesquisador Diego Pavei do Lapis (Laboratório de Arqueologia Pedro Ignácio Schmitz) da Unesc e do Lepaarq (Laboratório de Antropologia e Arqueologia) da UFPel (Universidade Federal de Pelotas).

O estudo é uma parceria dos dois laboratórios. O Lapis coordena as pesquisas arqueológicas no Litoral do Extremo Sul Catarinense há mais de cinco anos. O trabalho é de autoria de Diego Dias Pavei, Carol Borges, Juliano Bitencourt Campos e Marcos César Pereira Santos, e apresenta dados inéditos sobre a relação que sociedades pré-históricas litorâneas estabeleceram com os ecossistemas circundantes.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Milena Spilere Nandi 24 de novembro de 2017 às 16:10
Compartilhar Comente