Iparque

Unesc participará do passeio ciclístico em Balneário Rincão

Unesc participará do passeio ciclístico em Balneário Rincão
Mais imagens

A Unesc marcará presença no 16º Passeio Ciclístico da Integração, em Balneário Rincão, que ocorrerá neste sábado (27/01), a partir das 14h. Além de promover ações de saúde e contar com um espaço para apresentação e atendimento à comunidade interessada nos cursos de graduação, a Universidade disponibilizará a oportunidade de os participantes enfeitarem suas bicicletas com adesivos e balões.

Conforme a reitora Luciane Bisognin Ceretta, mais uma vez a Instituição estará junto da comunidade em um evento que já é tradicional na região. “Estamos engajados na sociedade e comprometidos permanentemente com iniciativas como essa que promovam a educação, a saúde e a qualidade de vida”, diz a reitora, destacando que a Instituição também coloca à disposição 20 bicicletas para os funcionários que participarem do passeio. 

O passeio, que tem como tema 'Prevenir, para Salvar + Vidas', terá um percurso de 15 quilômetros pelas principais ruas do Balneário Rincão, com ponto de largada e chegada na Área de Eventos do município. Estima-se a participação de três mil ciclistas de diversas idades e localidades.

Em caso de condições climáticas adversas, o passeio será transferido para o sábado seguinte, dia 3 de fevereiro.

Calendário

O Passeio Ciclístico, integrado ao calendário de ações do Balneário Rincão, é organizado em parceria pela Cruz Vermelha – Criciúma, Equipe Multi-Institucional e Município de Balneário Rincão. 

Todos os participantes que doarem um quilo de alimento não perecível terão direito a sorteios de brindes. Além disso, a comunidade em geral também poderá fazer a doação de alimentos durante a ação, onde um veículo passará para recolher as contribuições solidárias.

Os mantimentos serão entregues para as famílias em vulnerabilidade social do Balneário Rincão conforme a distribuição organizada pelo Centro de Referência de Assistência Social (Cras) do município.   

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

26 de janeiro de 2024 às 16:51
Compartilhar Comente

Professor da Unesc Oscar Montedo é um dos indicados de SC ao Prêmio Confap

Professor da Unesc Oscar Montedo é um dos indicados de SC ao Prêmio Confap
Oscar é indicado à Categoria Pesquisador Inovador Mais imagens

O professor e pesquisador da Unesc, Oscar Klegues Montedo, está na seleta lista de indicados de Santa Catarina ao Prêmio Confap de Boas Práticas em Fomento à Ciência, Tecnologia & Inovação. A iniciativa do Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap) tem foco no reconhecimento em nível nacional as boas práticas de pesquisadores e profissionais de comunicação. Pelo destaque estadual, Montedo representa Santa Catarina na categoria Pesquisador Inovador - Inovação para o Setor Empresarial.

Contar com o colega entre os indicados do Estado, para a reitora Luciane Bisognin Ceretta, representa os resultados dos esforços do professor associados ao apoio institucional ional ao longo dos anos, que nos orgulha ao levar o nome da Unesc e sua marca de excelência ao país. Professor Oscar representa todos os nossos professores pesquisadores dedicados e diferenciados. Somos uma Universidade reconhecida pela qualidade no Ensino, na Pesquisa, na Extensão e na Inovação, e não é por acaso. É por termos profissionais excepcionais como este que nos representará em alto nível entre os principais pesquisadores do país e dos altos investimentos aplicados pela Unesc nas dimensões da Pesquisa e da Inovação”, aponta.

As iniciativas reconhecidas entre as melhores do país no Prêmio Confap são realizadas pelas Fundações de Amparo à Pesquisa (FAPs) no Brasil, e gestores e técnicos de agências de fomento, que tenham desenvolvido ações e procedimentos criativos, diferenciados, inovadores, eficientes e eficazes no fomento ao desenvolvimento e execução da Política Nacional de CT&I e, que por consequência, tenham potencializado a interação entre academia, setor produtivo, governo e sociedade.

Representar a Universidade e o estado, conforme Oscar, lhe remete a um sentimento de ainda maior comprometimento à Instituição, à ciência e à Pesquisa. “Me senti muito feliz e grato à Unesc por indicar meu nome para concorrer ao Prêmio. Foi um privilégio poder participar da etapa estadual, representando uma Universidade Comunitária como a nossa Unesc, com tanta tradição na Pesquisa e Inovação, e com tantos pesquisadores de destaque”, garante.

“Ter sido contemplado com o primeiro lugar na etapa estadual na categoria Inovação para o Setor Empresarial me trouxe alegria e despertou um senso ainda maior de responsabilidade, afinal, representarei a Unesc e todo o Estado na etapa nacional. Além disso, estarei representando outras três Instituições de Ensino Superior da Acafe, a Uniplac, a Univille e a UNC, já que sou docente permanente do PPGSP, em associação destas IES com a Unesc”, frisa o pesquisador.

A possibilidade de conquistar o destaque, de acordo com Oscar, é viabilizada graças à atuação em uma Universidade diferenciada, que investe em Pesquisa e Inovação. “Estamos em uma Instituição excepcional, que pretende estar cada vez mais próxima da sociedade e que dá as melhores condições aos seus pesquisadores, em especial aqueles que estão nos Programas de Pós-Graduação, para realizarem suas atividades de Pesquisa e Inovação e interagirem com o setor produtivo, no meu caso”, acrescenta.

O representante da Unesc

Oscar Klegues Montedo tem graduação em Química Industrial, em Engenharia Química e em Programa Especial de Formação Pedagógica, mestre em Engenharia Química, doutor em Ciência e Engenharia de Materiais e pós-doutor.

Ele atua como professor e pesquisador no Programa de Pós-Graduação em Ciência e Engenharia de Materiais; é coordenador-adjunto do Programa de Pós-Graduação em Sistemas Produtivos e docente do curso de Engenharia Química da Unesc.

O profissional conta com extensa experiência na elaboração e na execução de projetos de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação nas áreas de Engenharia Química, com ênfase em processos químicos, controle de processos, qualidade e produtividade, e de Engenharia de Materiais.

A cerimônia de premiação nacional está prevista para ser realizada em março de 2024.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

23 de janeiro de 2024 às 18:27
Compartilhar Comente

Iparque está apto para a certificação de material asfáltico

Iparque está apto para a certificação de material asfáltico
Anúncio foi realizado na manhã desta quinta-feira em um workshop na Unesc(Fotos: Décio Batista/Agecom/Unesc) Mais imagens
Confira a matéria na íntegra aqui

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

30 de novembro de 2023 às 15:43
Compartilhar Comente

Pesquisa da Unesc no Geoparque Mundial Caminhos dos Cânions do Sul é publicada em e-book da Unesco

Pesquisa da Unesc no Geoparque Mundial Caminhos dos Cânions do Sul é publicada em e-book da Unesco
Mais imagens

Engajada nas causas regionais, a Unesc desempenha papel significativo no Geoparque Mundial da Unesco Caminhos dos Cânions do Sul. Esse comprometimento tornou-se ainda mais notável com a inclusão de uma pesquisa no e-book “Unesco Bridges 2023”, divulgado recentemente.

O resumo intitulado “Promovendo a Sustentabilidade Ambiental, Econômica e Social no Território do Geoparque Mundial da Unesco Caminhos dos Cânions do Sul: Explorando a Paisagem, a Arqueologia, a História e a Cultura dos Povos Indígenas como Instrumentos Educacionais”, sintetiza as ações dos docentes e estudantes da Unesc, em colaboração com a equipe técnica do próprio Geoparque.

Segundo o professor do Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais (PPGCA), pesquisador do Laboratório de Arqueologia Pedro Ignácio Schmitz (Lapis) da Unesc e coordenador do projeto, Juliano Bitencourt Campos, anualmente são selecionadas iniciativas desenvolvidas em várias regiões do mundo. 

Ele destaca que o projeto foi aprovado para o e-book por ser uma proposta que combina Pesquisa e Extensão, enraizadas em um território que busca a disseminação do saber e a promoção educacional voltada às comunidades tradicionais.

“No contexto dessa iniciativa, destacamos a dualidade de abordar períodos remotos, típica da arqueologia, enquanto também dialogamos com as comunidades contemporâneas, incluindo povos indígenas presentes no território em questão. É uma sequência de eventos que nos honrou com a publicação deste resumo, contendo contribuições do mundo”, diz, entusiasmado.

No resumo apresentado no e-book, os pesquisadores abordaram que o projeto desenvolvido no Geoparque resultou na criação de um mapeamento abrangente do patrimônio arqueológico, histórico e cultural dos povos indígenas na região.

“Por meio da disseminação de conhecimento, essa iniciativa aspira a construir uma sociedade mais justa, equitativa, inclusiva e sustentável dentro da comunidade local. O foco central reside na necessidade de fortalecer os laços de solidariedade e promover uma cultura de paz e cidadania, ressaltando fatores intrínsecos à localidade, como história, cultura, patrimônio, território e biodiversidade”, explica Campos.

O Geoparque Mundial da Unesco Caminhos dos Cânions do Sul engloba dois estados brasileiros e sete municípios (sendo três municípios do Rio Grande do Sul – Torres, Mampituba e Cambará do Sul – e quatro municípios de Santa Catarina – Praia Grande, Jacinto Machado, Timbé do Sul e Morro Grande), que recebeu a chancela da Unesco em abril de 2022. 

A organização conta com uma equipe técnica composta por profissionais das estruturas municipais, que trabalham em conjunto com instituições parceiras e comunidades locais para implementar ações no território.

Sobre o projeto desenvolvido no local

O projeto estabelece uma relação de longa data entre a Unesc, o setor público representado pelo Geoparque Mundial da Unesco Caminhos dos Cânions do Sul e as comunidades indígenas das aldeias Tekoá Marangatu e Tekoá Nhu Porã. Por meio de uma pedagogia voltada para a descolonização da memória e da imaginação humana por meio de um diálogo sócio-cultural-ambiental, esse projeto utiliza a troca de conhecimento em ambientes educativos formais e não formais.

Ele encara a “alfabetização cultural” como um instrumento essencial para compreender a interligação entre território, ambiente e cultura, e como esses elementos se entrelaçam para impulsionar o surgimento de uma identidade holística. Isso conecta as pessoas à paisagem, permitindo que elas se identifiquem como parte integrante do todo. “Este projeto abrange uma ampla gama de fontes, incluindo pesquisa, disciplinas acadêmicas e ensino abordando temas relevantes para a região, como patrimônio, campo, arqueologia, ecologia e geobiodiversidade”, explica.

As escolas envolvidas no projeto passam por várias etapas, incluindo visitas de equipes, treinamentos e intercâmbios de conhecimento entre professores e alunos. Também envolve atividades inclusivas com os alunos, como a elaboração de uma cartografia participativa em sala de aula. Com o objetivo de promover níveis sustentáveis na região onde atua, o projeto está em constante evolução e expansão. 

A pesquisa conta com apoio do Edital nº. 514/2022 Extensão PROPIEX - Diretoria de Extensão, Cultura e Ações Comunitárias, projetos de extensão por área de conhecimento da Unesc. 

Fazem parte do projeto, além da equipe técnica do Geoparque Gislael Floriano, a equipe de professores e estudantes da Unesc, como os professores do PPGCA Juliano Bitencourt Campos; Jairo José Zocche; professora do curso de História Lucy Ostetto;  professor do curso de Artes Mikael Miziescki; Doutorando do PPGCA José Gustavo Santos, e os graduandos do curso de História Bruno Moreira Carola e Estefani de Oliveira Serafim.

Sobre o Bridges: Ciência da Sustentabilidade orientada para as humanidades Bridges é uma coalizão global de ciência da sustentabilidade organizada dentro do Programa de Gestão de Transformações Sociais (MOST) da Unesco. 

Como uma iniciativa liderada por humanidades, o Bridges promove colaborações transformadoras nos cursos acadêmicos das artes, humanidades, ciências sociais e naturais em parceria com diversas comunidades.

Esses projetos têm como alvo a abordagem ativa das realidades enfrentadas por populações vulneráveis, comunidades e territórios regionais afetados por pressões sociais e ambientais, frequentemente associadas às mudanças climáticas, perda de biodiversidade, extinção de espécies, poluição e aquecimento dos sistemas marinhos, terrestres e atmosféricos em todo o mundo.

Saiba mais: https://bridges.earth/

Saiba mais: https://canionsdosul.org/


 

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

16 de agosto de 2023 às 15:51
Compartilhar Comente

Vereadores de Osório visitam o Iparque e as Clínicas Integradas

Vereadores de Osório visitam o Iparque e as Clínicas Integradas
Mais imagens

Uma comitiva composta pelos vereadores de Osório (RS), liderada pelo presidente da Câmara, vereador Miguel Calderon, pelo vice-presidente, vereador João Pereira, além do diretor administrativo do Legislativo, Nézio Dias Marçal, e o assessor jurídico da Casa, Roberson dos Reis, visitou o Parque Científico e Tecnológico (Iparque) da Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc) nesta semana. A visita teve como objetivo conhecer a estrutura do Parque e explorar possibilidades de parcerias para o desenvolvimento tecnológico e econômico da região.

A comitiva percorreu as instalações do local, conhecendo os laboratórios e os centros de pesquisa. A oportunidade permitiu aos vereadores entenderem o funcionamento do Iparque e como a Unesc tem contribuído para o desenvolvimento da região. Os visitantes estiveram também nas Clínicas Integradas da Universidade.

O Iparque é um ambiente inovador, que visa fomentar a interação entre a Universidade, empresas e a comunidade, impulsionando a Pesquisa e o desenvolvimento de tecnologias. 

O Iparque

Instalado em uma área de mais de 900 mil metros quadrados, o local dispõe de 30 laboratórios e mais de 6,2 mil metros quadrados de área construída, onde atuam cerca de 60 profissionais altamente qualificados que prestam serviços para órgãos públicos e privados, além de contribuir com o Ensino, a Pesquisa, a Extensão e a Inovação.

O espaço é composto pelo Instituto de Pesquisas Ambientais e Tecnológicas (Ipat); o Instituto de Engenharia e Tecnologia (IDT); o Instituto de Alimentos (Iali), além da Incubadora Tecnológica de Ideias e Negócios (Itec.in), do Centro de Pesquisa e Estudos Ambientais (Cpea) e do Centro de Engenharia e Geoprocessamento (Cegeo).

“O Iparque é o maior e mais completo parque tecnológico da região Sul de Santa Catarina que possui a essência de uma Universidade Comunitária que completa 55 anos em 2023. Por meio de profissionais altamente qualificados e de um ambiente composto por tecnologia de ponta, presta diversos serviços que contribuem com o desenvolvimento de nossa região. Além de toda a contribuição com a comunidade, o Parque Tecnológico também está voltado à construção do conhecimento, uma vez que professores e alunos fazem parte do corpo técnico e atuam em pesquisas nas mais diversas áreas”, enfatiza a reitora da Unesc, Luciane Bisognin Ceretta.


 

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

28 de julho de 2023 às 09:41
Compartilhar Comente