Laboratório de Plantas Medicinais

Unesc oferece oportunidades de descontos para quem quer voltar a estudar

Unesc oferece oportunidades de descontos para quem quer voltar a estudar
Mais imagens

Independentemente do motivo que tenha provocado a pausa nos estudos, voltar a estudar é um grande passo para alcançar objetivos profissionais e chegar ao sonhado diploma de uma graduação. Quem precisou parar a jornada acadêmica temporariamente encontra uma excelente proposta na Unesc. A Instituição oferece uma oportunidade para voltar às salas de aula de uma Universidade com grande estrutura, profissionais altamente qualificados e com um método de ensino inovador, como a Graduação Multi.

Por meio do programa “Volte a Estudar” a Unesc oferece até 25% de desconto na mensalidade para aqueles que voltarem a estudar no segundo semestre de 2022. Como se não bastasse o desconto, conforme a supervisora da Central de Atendimento ao Acadêmico (Centac), Alessandra Campos Goulart, o melhor de tudo é que o benefício é válido até a conclusão do curso. “É uma boa oportunidade para retomar a graduação. Depois de matriculado o acadêmico pode ainda participar de todos os processos de bolsas, como o UniEdu, a bolsa da Prefeitura para moradores de Criciúma, entre outros. Além disso, ele não precisa fazer todas as disciplinas da grade e a mensalidade se adequa aos créditos escolhidos”, explica.

Como fazer?

Segundo o gerente comercial da Universidade, Augusto Magalhães, “O ‘Volte a Estudar’ é um programa especialmente voltado para quem parou de estudar há mais de dois semestres e isso vale para alunos da Unesc e de outras instituições de ensino. “São 20% para quem não era aluno e 25% para quem era aluno da Unesc. O intuito é fazer com que pessoas que pararam de estudar em qualquer instituição, voltem a estudar na melhor Universidade Comunitária do Sul de Santa Catarina, a Unesc”, comenta.

Para voltar a estudar é simples. “Basta entrar em contato com o Setor Comercial da Universidade. O aluno é matriculado no seu curso e escolhe quantas disciplinas irá cursar”, cita Magalhães.

O pedido de reingresso não tem prazos estipulados, ou seja, é contínuo, sendo que as aulas iniciam no dia 1º de agosto.

Portas abertas

Os interessados em conhecer melhor os mais de 50 cursos de graduação em modelo presencial ou de Educação à Distância (EaD), no projeto Unesc Virtual, cursos técnicos, ou ainda mais de 40 oportunidades em especialização podem entrar em contato com a instituição pelo Whatsapp (48) 99915-0433.

A Central de Atenção ao Estudante (Centac) atende calouros e veteranos pelo contato também no Whatsapp (48) 99644-1887. O e-mail centac@unesc.net também está à disposição  para sanar dúvidas.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

20 de julho de 2022 às 14:02
Compartilhar Comente

Em Praia Grande, Unesc encerra os lançamentos dos Planos de Desenvolvimento da Amesc

Em Praia Grande, Unesc encerra os lançamentos dos Planos de Desenvolvimento da Amesc
Mais imagens

Na noite desta terça-feira (28/06), no auditório da Cooperativa de Eletricidade de Praia Grande (Ceprag), aconteceu o último lançamento do Plano de Desenvolvimento Socioeconômico dos municípios da Amesc.  A cidade, com os seus 10 mil habitantes, foi sede do encerramento da primeira etapa do projeto de desenvolvimento que está sendo realizado pela Unesc, Sebrae/SC e Amesc.

Capital Catarinense dos Canyons, Praia Grande é a porta de entrada para os Aparados da Serra, faz divisa com o Estado do Rio Grande do Sul, pelos municípios de Mampituba e Cambará do Sul. Em solo catarinense faz limite com São João do Sul, Santa Rosa e Jacinto Machado.

A pró-reitora de Planejamento e Desenvolvimento Institucional da Universidade, Gisele Coelho Lopes, comentou do privilégio de percorrer todos os municípios da Amesc. “Estamos tendo o privilégio de conhecer todos os cantos dessa região maravilhosa. O Plano nos oportuniza conhecer as especificidades de cada município e entender seus potenciais. Estamos em uma região localizada entre a serra e mar, com a BR-101 atravessando no meio de um grande potencial logístico e rico em recursos naturais. Nas 15 cidades que passamos, observamos a probabilidade do desenvolvimento de novas vertentes econômicas, então eu vejo essa região como um grande potencial. Eu já conhecia toda a Amesc, mas agora eu vejo o Extremo Sul catarinense com outro olhar, com motivação e otimismo para fazer com que este pedaço de Santa Catarina esteja no radar e na vitrine nacional e internacional. Mas para que tudo isto aconteça será necessária a mobilização das forças vivas desta comunidade.  O engajamento da Unesc é tirar todas as ideias do papel e torná-las realidade. A Universidade se sente acolhida por essa região e como comunitária temos este compromisso de transformar este território. Privilégio e gratidão pela oportunidade de estar aqui é esse o sentimento no final desta etapa”, pontuou.

Com sua economia sustentada pela agricultura, através do cultivo de arroz e banana, hoje Praia Grande desponta como um promissor polo de turismo ecológico devido à sua posição geográfica. Agora, surgem novas oportunidades devido à criação do Geoparque que abrange Santa Catarina e o Rio Grande do Sul.

O integrante do Observatório de Desenvolvimento Socioeconômico da Universidade, Douglas Leffa Pirola, explicou aos presentes no evento a metodologia a ser utilizada na confecção do Plano, através da consulta pública e, depois, pelo encontro virtual a ser realizado através do Google Meet no início do mês de julho.

Com a força e apoio da população, o prefeito Elisandro Pereira Machado, pretende construir um desenvolvimento equilibrado para os próximos 10 anos. “Ficamos muito felizes de estar com a Unesc e com o Sebrae participando do Plano de Desenvolvimento. A Universidade está presente aqui no nosso município. É gratificante trabalhar com este corpo técnico da Unesc muito bem preparado e que vem ajudando a desenvolver toda a nossa Região Sul e vai auxiliar na elaboração de um grande Plano para o nosso progresso nos próximos anos. Agradeço a magnífica reitora Luciane Bisognin Ceretta e também a pró-reitora Gisele Coelho, por estar colaborando e nos ajudando com esta ação”, agradeceu.

O vice-presidente da Câmara de Vereadores, Loro Gomes, agradeceu a presença da Unesc e do Sebrae/SC e destacou a importância desta iniciativa que irá fazer bem para Praia Grande, bem como aos demais 14 municípios da Amesc. Parabéns a todos os envolvidos pela grandeza desse Plano. Ele chega em boa hora, nossa cidade está crescendo muito ao longo dos últimos anos e está se tornando uma potência turística. Temos que valorizar bastante a agricultura familiar, o comércio e as empresas. Hoje estamos com uma demanda de mais de 100 vagas de emprego. Precisamos capacitar nossas mãos de obra para prestar um melhor atendimento aos turistas. Quero dizer que nós da Câmara de Vereadores estamos à disposição para apoiar este grande projeto de desenvolvimento”, comentou.

O presidente da Associação dos Municípios da Região do Extremo Sul Catarinense (Amesc) e prefeito de Timbé do Sul Roberto Biava, era só elogiou ao trabalho até aqui executado pela Universidade e Sebrae. “Agradecimento à Unesc e ao Sebrae por esse magnífico trabalho que estão realizando para toda região do Vale do Araranguá. Agora, cada um de nós vai saber do seu potencial. Praia Grande é um exemplo de turismo que nós temos que seguir. Grande parte das nossas cidades tem as encostas da Serra e isto tem que ser melhor aproveitado. O Extremo Sul era uma área que até pouco tempo atrás, a gente dizia que não existia no Estado de Santa Catarina. Acredito que a partir desse estudo, eu tenho certeza que qualquer que seja o governador do estado, vai dar uma olhada diferente para nós”, ressaltou.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

29 de junho de 2022 às 09:38
Compartilhar Comente

Professores e alunos da Unesc participam de Avaliação do Ensino de Graduação

Professores e alunos da Unesc participam de Avaliação do Ensino de Graduação
Mais imagens

Professores e acadêmicos da Unesc já podem participar da Avaliação do Ensino de Graduação, executada pelo Setor de Avaliação Institucional da Universidade.

A ação, tradicional na Universidade, conforme o coordenador do Setor de Avaliação Institucional, Thiago Francisco, é um mecanismo institucional importante para o desenvolvimento de informações. “O objetivo é contribuir para a evolução dos projetos pedagógicos dos cursos da Universidade, contribuindo para diversas ações institucionais, entre elas o Programa de Formação Continuada de Docentes e as Comunidades de Aprendizagem”, fala.

Na oportunidade a comunidade acadêmica participa ativamente do processo que envolve todas as tomadas de decisões. “Um dos pontos fortes do processo está na condição de oferecer um espaço democrático de escuta, que complementa todos os outros mecanismos que fortalecem a cultura de avaliação da Unesc. Como Universidade Comunitária desde a sua concepção, tem na avaliação um instrumento importante de reflexão e diálogo sobre suas práticas, permitindo que discussões possam ocorrer no âmbito dos processos de ensino, pesquisa e extensão”, pontua Thiago.

Alunos e professores podem participar da avaliação pelo link: https://webapp8.unesc.net/avaliacao/index.php.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

29 de junho de 2022 às 09:32
Compartilhar Comente

Meleiro tem Plano de Desenvolvimento Socioeconômico lançado com grandes expectativas

Meleiro tem Plano de Desenvolvimento Socioeconômico lançado com grandes expectativas
Fotos: Mayara Cardoso/Agecom/Unesc Mais imagens

Chegou a vez de Meleiro celebrar um passo significativo na caminhada para o desenvolvimento socioeconômico acelerado. Nesta segunda-feira (02/05), a chuva que insistiu em cair em toda a região não foi o suficiente para afastar a comunidade do Lançamento do Plano de Desenvolvimento Socieconômico, primeiro passo do projeto realizado pela Unesc em parceria com o Sebrae e a Associação dos Municípios do Extremo Sul Catarinense (Amesc).

A metodologia a ser aplicada pela Unesc ao longo dos próximos meses foi apresentada pela pró-reitora de Planejamento e Desenvolvimento Institucional da Unesc, Gisele Coelho Lopes. Apesar de dominar as técnicas de planejamento e de análise de dados, conforme Gisele, não será a Unesc a responsável pelo sucesso da ação. “Nós iremos nortear esse processo, mas ele será um sucesso graças ao envolvimento de todos vocês que estão aqui no lançamento e dos que estarão conosco nas próximas etapas de trabalho. Unesc, Sebrae/SC, Amesc e Município estão unindo forças para esse resultado. Quando grandes atores como essas se unem em prol de um objetivo os frutos são inevitavelmente bons”, destacou no evento.

A noite de lançamento do sexto Plano entre os municípios da Amesc, para Gisele, marca mais um momento de grande honra para a Universidade. “A cada encontro como este me sinto privilegiada por podermos estar juntos dos municípios pensando de forma consciente o cenário no qual queremos estar daqui a dez anos. Cada uma das pessoas que participar estará ajudando a definir as rotas a serem percorridas para alcançar os objetivos vislumbrados”, pontuou.

Em mensagem transmitida no evento, a reitora Luciane Bisognin Ceretta deixou também seu recado à comunidade de Meleiro. “Tenho certeza de que o Plano de Desenvolvimento será um divisor de águas para esta cidade de povo guerreiro e engajada. Estamos juntos nesse desafio, ancorados em instituições dispostas a dar o seu melhor pelo objetivo comum. Contem conosco sempre”, enfatizou Luciane.

Oportunidade ímpar

A expectativa no Município é das melhores. Ao menos é o que garante o vice-prefeito Pedro Luiz Schuvartz, que vê no desafio uma grande oportunidade. “Não é algo que já vem elaborado. Não vem em um pacotinho. Vai ser feito com a participação do município, do empresário, agricultor, do varejista. Acho que isso é o mais importante. Se precisamos crescer e sermos melhores, vamos começar com nós mesmos e com planejamento”, pontuou.

Para o prefeito Eder Mattos, este é o momento de analisar os motivos que fizeram com que a cidade deixasse de se desenvolver e, paralelamente, aprender com as lideranças para tomar atitudes ainda mais acertadas daqui em diante. “Cabe neste momento a comparação com os demais municípios e o resgate histórico. Se olharmos os dados atuais vamos observar que Meleiro se destaca em muitas áreas, fruto da dedicação do povo daqui. Nossa raça é trabalhadora e é por ela também que precisamos prospectar o futuro”, acrescentou.

Representando a Regional Sul do Sebrae/SC, Marcos Tondin destacou o significado da participação ativa da comunidade no evento. “Vocês todos poderiam estar confortáveis em casa neste dia de frio e chuva, mas estão aqui dispostos a participar de um movimento que olha para o futuro. Tenho certeza de que é esse empenho que fará a diferença para o sucesso dessa iniciativa na qual Unesc e Sebrae estão juntos dos municípios”, pontuou, enaltecendo ainda a beleza da apresentação que marcou a abertura do evento.

Do TCC à realidade

A egressa do curso de Arquitetura e Urbanismo da Unesc, Cristina Zeni, natural de Meleiro, já é uma representante ativa da Universidade no Município. Ela estudou minuciosamente um Plano de Mobilidade Urbana como tema do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) da graduação e já apresentou no gabinete do prefeito para implementação na cidade. Na noite de lançamento do Plano, a egressa e o prefeito apresentaram ao público o projeto e mostraram que a pesquisa já será valiosa para as diretrizes que serão definidas a partir de agora.

Para Cristina, ver seu projeto sendo apresentado em um evento de tamanha importância e, principalmente, vislumbrar sua implementação, é emocionante. “Fiquei realmente emocionada vendo meu trabalho sendo levado em consideração dessa forma. É muito bom ser ouvida e saber que meu estudo poderá ajudar na prática de uma cidade melhor”, destacou.

A participação da profissional é motivo de inspiração para o adolescente Gabriel Cauã Longaretti Toldo, presidente do Grêmio Estudantil da Escola Inês Tonelli Nápoli, de Araranguá, que cediou o evento. O aluno da rede municipal de ensino foi convidado a compor a mesa de autoridades da noite e aproveitou a oportunidade. “Acho muito importante participarmos desses encontros e das decisões que farão parte do nosso futuro. Vou incentivar a todos os jovens que participem dos workshops e acompanhem de perto este projeto que fará a diferença na vida de todos nós”, pontuou.

Esporte e arte

Os participantes foram presenteados com a participação especial do Grupo de Capoeira Armada Brasil, formado por crianças do Grupo de Convivência do CRAS 1 de Meleiro.

O próximo encontro de trabalho do Plano de Desenvolvimento Socioeconômico será realizado no dia 17 de maio às 14h de forma virtual para o primeiro Workshop.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

03 de maio de 2022 às 12:05
Compartilhar Comente

Presidente do DCE da Unesc assume conselho de estudantes da Acafe

Presidente do DCE da Unesc assume conselho de estudantes da Acafe
Foto: Divulgação Mais imagens

O presidente do Diretório Central dos Estudantes (DCE), da Unesc, Vittor Teixeira, assumiu a presidência do Conselho dos DCE’s da Acafe. Ele permanece no cargo até o fim de 2022. “O meu nome foi escolhido em reunião realizada em Itajaí. Permanecerei nesta função até o fim do ano”, salienta Teixeira.

O conselho representa todos os DCEs das Universidades Comunitárias, integrantes do Sistema Acafe, e Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc). Antes de Teixeira, o presidente era Leandro Freitas, do DCE da Univale, que estava no cargo desde o ano passado. “Fico muito honrado e feliz em poder representar a Unesc neste espaço e poder também fortalecer as lutas das comunitárias. Presidir o conselho será um grande desafio e vai exigir muita responsabilidade e trabalho, o qual me sinto muito confortável para encabeçar, pois os conselheiros são muito presentes e atentos às demandas dos estudantes”, enfatiza.

Vittor foi eleito presidente do DCE da Unesc após receber 1.919 votos, em eleição realizada no ano passado. “Ficamos felizes pelo reconhecimento do nosso movimento estudantil, tendo como resultado a escolha para presidir o Conselho dos DCE’s da Acafe. É um reconhecimento que nos enche de orgulho, pois os alunos nos ajudam a construir o ser e o fazer de uma Universidade Comunitária como a Unesc”, destaca a Reitora Luciane Bisognin Ceretta.

Bandeira

Teixeira revela que a principal bandeira frente ao conselho será ampliar a defesa do Programa Uniedu e continuar dialogando com os DCE’s da Acafe. “Tudo isso para garantir a manutenção do 90/10 das bolsas Uniedu, que são fundamentais para a permanência estudantil e manutenção das nossas universidades, que todo recurso investido reverte para a comunidade através dos seus programas de pesquisa e extensão”, pontua.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

03 de maio de 2022 às 11:58
Compartilhar Comente