Ciência Unesc

Livros danificados por mau uso são expostos na Biblioteca

Livros danificados por mau uso são expostos na Biblioteca
Mostra tem objetivo de conscientizar para o cuidado com as obras (Fotos: Milena Nandi) Mais imagens

Você está lendo, bate aquela fome e o que faz? Um lanchinho rápido, ali mesmo, na mesa em que está estudando. A cena faz parte do cotidiano de muitas pessoas, mas ela pode ter um resultado desastroso: livros sujos por café, leite com achocolatado e farelos, danificados pela ação de insetos atraídos pelos restos de comida. E esses são só alguns dos problemas que a nova exposição da Biblioteca Professor Eurico Back da Unesc traz. Na mostra de obras danificadas os leitores podem ver o que descuidos do cotidiano podem acarretar no acervo do local.

“Queremos chamar a atenção dos leitores sobre os cuidados que devemos ter com as obras, afinal os mais prejudicados são os próprios usuários que precisam repor a obra, já que nem sempre os livros podem ser restaurados. Além disso, os que podem ser restauradas ficam por um período sem poderem ser utilizadas porque estão no Setor de Restauração”, lembra a coordenadora da Biblioteca da Unesc, Elisângela Just.

Quem passar pela Biblioteca até meados de junho poderá conferir os problemas e o que causou os danos: creme de mão, gloss labial, achocolatado, garrafinha de água na mochila, animais de estimação, alimentos. “Sabemos que não é feito intencionalmente, e que todas as ações podem ser evitadas com um pouquinho de cuidado. Na última sexta-feira (26/5) recebemos 10 livros molhados. Algumas pessoas usam o livro para proteger a cabeça da chuva”, conta.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Milena Spilere Nandi 29 de maio de 2017 às 17:12
Compartilhar Comente

Reitor da Unesc lança segunda edição de livro sobre jogos no contexto escolar e familiar

Reitor da Unesc lança segunda edição de livro sobre jogos no contexto escolar e familiar
Lançamento ocorreu durante Seminário de Educação (Fotos: Milena Nandi) Mais imagens

O reitor da Unesc, professor doutor Gildo Volpato, lançou na tarde desta quarta-feira (24/5) a segunda edição do livro “Jogo, Brincadeira e Brinquedo: usos e significados no contexto escolar e familiar”. A obra foi lançada em 2002 pela Cidade Futura e, em 2017, é uma coedição entre Editora Unesc e Annablume Editora e será disponibilizada para venda em livrarias de todo o Brasil.

O livro apresenta os resultados de uma pesquisa sobre jogos, brincadeiras e brinquedos das crianças, além de uma reflexão sobre a importância atribuída a essas atividades tanto no ambiente escolar quanto familiar, no contexto atual. Segundo o autor, é um livro indicado para professores de Educação Infantil, séries iniciais e Educação Física, psicólogos e pais interessados em compreender, incentivar e mediar o processo de desenvolvimento das capacidades psicológicas superiores, culturais e motoras das crianças.

O livro nasceu a partir da dissertação de Mestrado em Educação Física, área de concentração: Teoria e Prática Pedagógica, apresentada em 1999 – Volpato também é doutor em Educação. O livro apresenta alguns indicadores que apontam a possibilidade de a escola vir a ser um lugar mais prazeroso onde o jogo e a brincadeira possam ser elementos mediadores de aprendizagens significativas. “Os jogos e as brincadeiras caracterizam um tempo, uma cultura, uma realidade socioeconômica. São importantes no contexto da aprendizagem tanto na escola quanto na família”, afirmou.

Segundo Volpato, desde o seu lançamento, “Jogo, Brincadeira e Brinquedo: usos e significados no contexto escolar e familiar” têm sido utilizado em programas de formação de professores.

O evento fez parte da programação do 2º Seminário de Educação, Conhecimento e Processos Educativos, realizado nesta segunda, terça e quarta-feira (22, 23 e 24 de maio) pelo PPGE (Programa de Pós-Graduação em Educação da Unesc), no qual Volpato atua como professor.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Milena Spilere Nandi 24 de maio de 2017 às 17:06
Compartilhar Comente

Experiências vividas em projetos de extensão da área das engenharias vira e-book

Experiências vividas em projetos de extensão da área das engenharias vira e-book
Obra foi lançada na tarde desta terça-feira na Unesc (Foto: Milena Nandi) Mais imagens

As experiências vividas por professores e alunos dos cursos da UNA CET (Unidade Acadêmica de Ciências, Engenharias e Tecnologias) viraram o e-book “Práticas e Saberes de Extensão – volume 6”, lançado nesta terça-feira (16/5), na Universidade. A publicação, da Editora Unesc, traz artigos escritos por participantes de nove projetos de extensão desenvolvidos em diferentes Bairros de Criciúma.

Segundo a coordenadora de Extensão da UNA CET, Miquele Padula, o livro digital é o resultado de um trabalho feito a muitas mãos. “Professores, alunos extensionistas, Editora Unesc e organizadores. Cada um teve uma contribuição muito importante neste projeto, que retrata um pouco deste trabalho tão bonito desenvolvido com a comunidade”, comentou.

Para o editor da Editora Unesc, Dimas de Oliveira Estevão, publicações como o e-book reforçam a diversidade de temas abordados pela Editora e possibilitam que um número cada vez maior de pessoas tenha acesso aos saberes acadêmicos. Já o diretor da UNA CET, Evanio Nicoleit, ressaltou que o e-book é um dos resultados das ações desenvolvidas pelos cursos da Unidade Acadêmica, que trazem benefícios tanto para a comunidade quanto para professores e estudantes.

O assessor da Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da Universidade, Reginaldo Vieira, ressaltou que o e-book lançado nesta terça-feira é o sexto de um projeto que prevê 10 volumes de livros digitais com relatos do trabalho de extensão desenvolvido pelas quatro UNAs da Instituição, reunindo mais de 120 artigos escritos por professores e acadêmicos.

O lançamento da obra foi uma promoção da Editora Unesc, UNA CET e Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da Universidade e teve a presença dos participantes dos projetos de extensão e dos organizadores do e-book: professores Evanio Nicoleit, Luciane Ceretta, Marta Hoffman e Miquele Padula.

O e-book traz artigos sobre os projetos de extensão:

“Educação ambiental em escolas públicas com enfoque na qualidade do ar”;
“Qualificação de ambientes escolares inclusivos: extensão universitária na E.M.E.I.E. F”; “Casa de Passagem São José, Criciúma”;
“Contribuição com a qualificação dos ambientes da edificação a partir da extensão universitária”;
“Laboratório de sistemas construtivos sustentáveis: um modelo físico-educacional”;
 “Habitação social em Criciúma: levantamento de habitabilidade da produção do período de período 1985-2010”;
“Uma alternativa de qualificação para egressos e egressas do Presídio Santa Augusta de Criciúma, por meio da construção civil”;
“Informática para a melhor idade: relato de uma experiência”;
“Inclusão digital e os processos pedagógicos: o uso de tablets no Bairro da Juventude”;
“A informática como ferramenta de inclusão das pessoas com deficiência da APAE de Criciúma".

O e-book está disponível no blog da UNA CET (clique aqui)

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Milena Spilere Nandi 16 de maio de 2017 às 17:25
Compartilhar Comente

E-book traz experiências vividas em projetos de extensão da área das engenharias

E-book traz experiências vividas em projetos de extensão da área das engenharias
Atividades comunitárias da UNA CET foram reunidas em obra (Foto: Arquivo) Mais imagens

As experiências vividas e os conhecimentos adquiridos por professores e estudantes dos cursos da UNA CET (Unidade Acadêmica de Ciências, Engenharias e Tecnologias) foram reunidos no e-book “Práticas e Saberes de Extensão – volume 6”, que será lançado terça-feira (16/5), às 14 horas, na sala 1 do Bloco O.

O lançamento da obra é uma promoção da Editora Unesc, UNA CET e Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da Universidade.

Organizado pelos professores Evânio Nicoleit, Luciane Ceretta, Marta Hoffman e Miquele Padula o e-book traz o relato de professores e alunos que participam de nove projetos de extensão:
- “Educação ambiental em escolas públicas com enfoque na qualidade do ar”;
- “Qualificação de ambientes escolares inclusivos: extensão universitária na E.M.E.I.E. F”; “Casa de Passagem São José, Criciúma”;
- “Contribuição com a qualificação dos ambientes da edificação a partir da extensão universitária”;
- “Laboratório de sistemas construtivos sustentáveis: um modelo físico-educacional”;  “Habitação social em Criciúma: levantamento de habitabilidade da produção do período 1985-2010”;
- “Uma alternativa de qualificação para egressos e egressas do Presídio Santa Augusta de Criciúma, por meio da construção civil”;
- “Informática para a melhor idade: relato de uma experiência”;
- “Inclusão digital e os processos pedagógicos: o uso de tablets no Bairro da Juventude”;
- “A informática como ferramenta de inclusão das pessoas com deficiência da APAE de Criciúma”.

O e-book está disponível no blog da UNA CET (clique aqui)

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Milena Spilere Nandi 12 de maio de 2017 às 21:38
Compartilhar Comente

Editora Unesc lança e-book sobre economia do Sul catarinense

Editora Unesc lança e-book sobre economia do Sul catarinense
Obra faz parte de um projeto do curso de Ciências Econômicas (Foto: Divulgação) Mais imagens

A Editora Unesc lança, nesta segunda-feira (15/5), o e-bookEnsaios sobre a Economia Sul Catarinense” volume 3, organizado pelos professores Dimas de Oliveira Estevam e Thiago Rocha Fabris. O livro digital será apresentado ao público, às 13h30, na sala 1 do Bloco O. Neste evento, a Editora Unesc conta com a parceria do PPGDS (Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Socioeconômico).

O evento marca a retomada de um projeto do curso de Ciências Econômicas da Unesc, com o objetivo de divulgar trabalhos acadêmicos sobre a economia da região, desenvolvidos por professores e alunos de diversas universidades de Santa Catarina.

A obra teve a colaboração de pesquisadores de diversas Instituições de Ensino Superior do Estado. Os capítulos foram organizados com o propósito de apresentar dados e informações sobre a economia da região Sul, com o objetivo de compartilhar pesquisas, fortalecer as redes de colaboração e, especialmente, contribuir para sensibilizar o público das organizações de pesquisa, instituições governamentais e privadas a temas relevantes da economia da região.

​O projeto prevê que a obra lançada em formato digital, também será disponibilizada em formato impresso.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Milena Spilere Nandi 12 de maio de 2017 às 20:14
Compartilhar Comente